Paralímpicos: nadador de Castro Daire consegue diploma na final dos 50m livres S11

Marco Meneses, nadador de Castro Daire, termina a final dos 50m livres S11 no 8.º lugar com o tempo de 28.02 segundos e bate o recorde nacional da especialidade pela segunda vez no mesmo dia. 
Este é o segundo diploma para Portugal nestes Jogos Paralímpicos que decorrem em Tóquio.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-27 10:22:40

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde:Assembleia Municipal Jovem aconteceu esta terça-feira. Várias propostas foram apresentadas

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolheu, esta terça-feira (23 de abril), a 3ª edição da  Assembleia Municipal Jovem de Mangualde.
A atividade, promovida pela Assembleia Municipal tem como objetivo criar políticas orientadas para as preocupações e necessidades dos jovens do concelho. Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, realçou a importância da colaboração dos jovens no desenvolvimento do concelho.
Duas listas e a Associação de Estudantes apresentaram diversas medidas que consideram importantes para os jovens locais. A lista A propôs, à autarquia, a circulação de um autocarro urbano, a criação de uma agenda cultural, apoio de transporte aos alunos das escolas que pretendam participar nas iniciativas abertas das diversas universidades e ainda a construção de um pavilhão multiusos, como refere Gonçalo Nogueira.
Já a lista “B” sugeriu a criação de equipas de voluntários, mais atividades de lazer para manter os jovens no concelho, maior divulgação dos eventos municipais e também a criação de  bebedouros nas escolas e ecopontos, como salienta Mariana Loureiro.
Por fim, o representante da Associação de Estudantes, Diogo Rodrigues, também sugeriu a construção de um complexo polidesportivo e a criação de um Centro de Apoio e Incentivo ao Estudo.
 Presente na sessão esteve o presidente da Câmara Municipal. Marco Almeida considerou as medidas, apresentadas pelos alunos, como pertinentes e realçou que algumas estão a ser pensadas pela autarquia. O autarca considera os contributos dos jovens fundamentais.

Local/Regional

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira venceu a sessão distrital do Programa Euroescola

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, ficou em primeiro lugar na fase distrital do Programa EUROSCOLA de 2024. Cinco das vinte e quatro escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Viseu, concorreram ao Euroscola: Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e Escola Secundária Alves Martins.
O tema do concurso na edição 2024 é "Promover a paz, os seus valores e bem-estar dos povos”.
O júri, constituído por: Leonor Barata (Presidente do Júri) – Vereadora com os pelouros do Património, Cultura, Ciência, Turismo e Ação Social da Câmara Municipal de Viseu, Joana Martins – Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu e Adriano Resende – Tenente-Coronel, Comandante do Comando Territorial de Viseu da GNR, avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral, tendo atribuído a vitória ao Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, representado pelos alunos Rodrigo Frias e Afonso de Melo Augusto.
O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.
O Euroscola, em Portugal, é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira. Podem concorrer todas as Escolas do Ensino Secundário que participam no Programa Parlamento dos Jovens.

Local/Regional

Mangualde: Câmara Municipal sensibiliza alunos para uso seguro da Internet

Com o objetivo de alertar para o uso seguro da internet, o Município de Mangualde está a promover esta terça-feira (23 de abril) sessões de sensiblização.Cristiane Miranda e Tito Morais do projeto "Agarrados à NET " dialogaram durante a manhã com alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) sobre a dependência online. "Uma temática muito importante para os estudantes, que pretende promover o bem estar digital", considerou o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa.
A iniciativa, integrada na "Escola Aberta", conta ainda com uma sessão dirigida aos pais e encarregados de educação, marcada para as 18h00.

Local/Regional

Construção da nova residência de estudantes do IPV vai avançar. Já foi assinado auto de consignação

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinou, na segunda-feira (22 de abril), o auto de consignação da empreitada para a construção da residência de estudantes IV e para a requalificação das três outras residências existentes.
Dois projetos importantes no aumento da oferta de alojamento para os estudantes, segundo o IPV.
As obras são realizadas no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada tem um valor superior a oito milhões de euros e tem uma duração prevista de 16 meses.
José Costa, Presidente do IPV, sublinhou que “esta empreitada, que melhora e aumenta a oferta de alojamento para estudantes, é uma nova e forte razão no momento das candidaturas ao ensino superior para escolher Viseu e o IPV, com o Campus Politécnico em constante valorização”.
“A nova residência, a renovação das outras três e outras edificações já previstas vão tornar o Campus Politécnico, cada vez mais, um espaço de excelência da vida académica”, acrescenta a instituição de Ensino Superior.

Local/Regional

Chuva e temperaturas mais baixas marcam a região de Viseu nos próximos dias (com áudio)

Esta semana regressa a chuva à região de Viseu. A partir de quinta-feira (25 de abril), as nuvens aumentam e a chuva volta para ficar durante vários dias. A temperatura também está a descer para valores considerados pouco normais para a época, como explica a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com as previsões, o vento vai continuar a soprar com alguma intensidade.

 

Local/Regional

Viseu: cerca de 600 escuteiros percorreram as ruas de Mundão no âmbito do 'Jangalvis'

No passado fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a Paróquia de Mundão recebeu cerca de 600 Lobitos, oriundos da Diocese e região de Viseu, no âmbito do “Jangalvis 2024”, uma atividade
escutista, preparada pela Equipa Regional da Primeira Secção da Junta Regional de Viseu, dedicada aos escuteiros mais novos, os lobitos, com idades entre os 6 e os 10 anos.
Distribuídos por vários jogos, os lobitos tiveram de ultrapassar desafios que colocaram à prova habilidades físicas, memória e raciocínio e, acima de tudo, a união e capacidade trabalho em equipa.
“O tema do Jangalvis foi ‘Valoriza-te O Burro’ e está relacionado com uma história criada para ser tema da atividade, que falava de uma Burra Mirandesa chamada Estrela que estava triste por pensar que era a única da sua espécie, já que nos seus passeios e idas às feiras não encontrava outros como ela. A missão dos lobitos era encontrar mais burros mirandeses e assim alegrar a Estrela”, explica a Equipa Regional.
De acordo com os responsáveis, este tema “pretendia dar a conhecer aos participantes a espécie dos Burros Mirandeses e alertar para o risco de extinção que esta espécie corre”, acrescentando que, além de “consciencializar para a preservação da espécie e do ecossistema, também estava implícita a valorização pessoal de cada um dos participantes e das amizades que são fundamentais para todos”.
Nesta atividade estiveram, ainda, presentes quatro representantes da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino para ajudar os lobitos a conhecer melhor o Burro Mirandês. 
De acordo com a organização, “o tema da extinção de espécies e do cuidado com a natureza é o terminar de um ciclo de três anos, em que foram abordados: o Lobo Ibérico, em 2022, o Lince Ibérico, em 2023, e agora o Burro Mirandês.
Os escuteiros participaram ainda na Eucaristia, no sábado, que teve lugar no adro da Igreja de Mundão. O dia terminou em festa com o tradicional fogo de conselho escutista e depois com um “assustador” e animado jogo noturno.
A manhã de domingo foi de exercício com zumba, karaté e crossfit, atividades que promoveram a saúde e o bem-estar físico e proporcionaram momentos de muita animação.
O “Jangalvis” terminou com a “Canção do Adeus”, um momento marcante que encerra todas as atividades escutistas.