Viseu: Autarquia aprova investimento superior a 1,6 milhões de euros na coesão territorial

O Municipio de Viseu aprovou esta quinta-feira (02 de setembro), em reunião de Câmara, as empreitadas relativas à Estação Elevatória de Águas Residuais de Bigas e das Redes de Água e Esgotos em Casaldeiro. Na sessão foi ainda aprovado o lançamento de vários concursos que, a juntar às obras referidas, fazem um investimento global superior a 1,6 milhões de euros.

"A coesão territorial e a aposta nas diferentes freguesias do concelho é uma prioridade para Viseu. Continuamos a trabalhar intensamente com a certeza de que, no fim deste percurso, as 25 freguesias de Viseu estarão mais atrativas, mais sustentáveis e melhor preparadas para enfrentar os desafios do futuro", afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

A obra da Estação Elevatória de Águas Residuais de Bigas, na freguesia de Lordosa, representa um investimento de 348 mil euros e será levada a cabo pela empresa Embeiral – Engenharia e Construção, S.A. No que respeita às Redes de Água e Esgotos em Casaldeiro, em S. Pedro de France, a empreitada, no valor de 179 mil euros, foi adjudicada à empresa Persovias, Lda. Salienta-se que em 3 anos, apenas nesta freguesia de baixa densidade, o investimento global na área da água e saneamento já supera os 870 mil euros. Ainda nesta área, destaque para a abertura de procedimento da primeira fase da empreitada de saneamento básico no Bairro do Paúl no Caçador, pelo preço base de 246 mil euros.

Ao nível das acessibilidades, o Município de Viseu vai avançar com o concurso para a empreitada na EN 323, que prevê a correção de curvas entre Nogueira de Cota e Cepões. Esta via faz a ligação entre Viseu e o concelho vizinho de Vila Nova de Paiva, e constitui o principal acesso da freguesia de Cota à sede do concelho, servindo 973 habitantes. A obra visa requalificar o pavimento, suavizar curvas existentes para as dimensões regulamentares e sinalizar adequadamente a via e cruzamentos. Também será melhorado o sistema de drenagem de águas pluviais.

Os trabalhos, que permitirão melhorar as condições de segurança da via, serão divididos em duas fases. O investimento na 1ª fase, cujo concurso foi agora aprovado e corresponde à requalificação entre a ponte do Rio Vouga e Nogueira de Cota, é superior a 410 mil euros. A 2.ª fase, correspondente à requalificação entre Cepões e a Ponte do Rio Vouga, será executada posteriormente.

Por último, a Câmara deliberou ainda a abertura de procedimento para a obra de requalificação da Rua Campo da Bola, em Mundão. A intervenção no arruamento, que serve de ligação entre o Parque Industrial e a povoação, em Mundão, tem um prazo de execução de 175 dias. Inclui a pavimentação do alargamento nas zonas onde a faixa de rodagem é mais apertada, prolongamento da rede pública de abastecimento de água, execução de valetas em betão para drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização horizontal e vertical. Está prevista também uma zona de estacionamento, junto campo de jogos, no alinhamento da faixa de rodagem. O investimento do Município de Viseu ronda os 363 mil euros.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-02 15:19:29

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Educação

Politécnico de Viseu mostra-se à comunidade, este sábado

Este sábado (20 de abril), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai estar de portas abertas para toda a comunidade.
Entre as 10h00 e as 19h00, o Multiusos do Politécnico vai mostrar as ofertas e atividades da instituição de Ensino Superior. Uma mostra que decorre na sequência dos Dias Abertos IPV 2024 nos quais os alunos puderam visitar laboratórios e espaços educativos das escolas superiores integradas e que contou com mais de mil alunos de várias escolas secundárias e profissionais do distrito de Viseu.
No edifício Multiusos, este sábado, vão estar representadas as escolas que coabermpõem o IVP, sendo que os alunos podem esclarecer dúvidas e obter informações.
De acordo com o Politécnico, a iniciativa conta ainda com diversas atividades paralelas, em espaços envolventes, desde sessões de informação sobre o acesso ao ensino superior, sessões de informação sobre a oferta formativa institucional, assim como divulgação dos apoios sociais.

Local/Regional

Moimenta da Beira: homem conduzia camião com matrícula falsa

Por falsificação de matrícula, um homem de 49 anos foi constituído arguido pela GNR, no concelho de Moimenta da Beira.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram um veículo pesado de mercadorias, com intuito de proceder à fiscalização. No seguimento das diligências policiais conseguiram verificar que o veículo ostentava uma matrícula cujos caracteres não correspondiam à viatura em circulação, bem como, o número de identificação do veículo não correspondia ao que constava no documento único automóvel. Na sequência da ação, o veículo foi apreendido e o proprietário foi constituído arguido.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Local/Regional

Sátão: 'Memórias de Abril' estreia, este sábado, no Cineteatro Municipal

O espetáculo “Memórias de abril”, que estreia este sábado (20 de abril), às 21h00, no Cineteatro Municipal de Sátão, pelas mãos da Escola Municipal de Teatro de Sátão, com criação de Florbela de Sá Cunha, pretende celebrar as conquistas da Revolução dos Cravos, e festejar a efeméride dos 50 anos de liberdade.
De acordo com a autarquia, a peça é um mosaico, uma colagem, "que nos dá uma ideia de como os anos da ditadura salazarista foram vividos na altura. Evoca histórias da resistência aos agentes da PIDE, como a de Catarina Eufémia, o peso da censura, o papel das mulheres, dos poetas, dos soldados na guerra do Ultramar".
No espetáculo, com música ao vivo executada pelo grupo SemGénero, "é celebrado o poder da palavra e da música". A democracia – como um lugar de liberdade onde convivem diferentes vozes e opiniões – serve de fio condutor ao espetáculo que partindo do cancioneiro poético-musical associado ao 25 abril, traz memórias do antes de abril de 74.

Arte e Cultura

Mangualde: 'Manhãs Sénior' sobem ao palco do Complexo Paroquial, este sábado à noite (com áudio)

Depois de, em janeiro, ter passado pelo auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, a peça de teatro “Manhãs Sénior” da CulturDão (Associação de Cultura e Artes do Dão) sobe ao palco do Complexo Paroquial de Mangualde, este sábado (20 de abril) à noite (21h30).
É um trabalho dos alunos de teatro da Universidade Sénior de Mangualde, inspirada nos programas de televisão emitidos durante as manhãs, como realça o encenador Rafael Pina.

Local/Regional

Linha da Beira Alta encerrou há dois anos. Final de junho é a nova data de reabertura

Esta sexta-feira (19 de abril) são assinalados dois anos do encerramento da Linha da Beira Alta, no troço entre Pampilhosa da Serra e Guarda, devido às obras de requalificação e modernização da via. Nessa altura, o prazo de conclusão da intervenção eram nove meses, mas acabou por não ser cumprido, sendo adiado para 12 de novembro do ano passado, mas mais uma vez não foi conseguido, tendo a Infraestruturas de Portugal (IP) apontado “diversos constrangimentos” e “a falta de capacidade do mercado da construção resultante da atual conjuntura mundial, bem como do período de forte investimento que o país atravessa”.
A última data prevista para a conclusão das obras, avançada pela IP, é no final do primeiro semestre deste ano.

Política

Deputados do PS, PSD e Chega, eleitos por Viseu, intergram diversas Comissões Parlamentares

O deputado do PSD, eleito por Viseu, Carlos Santiago, tomou posse como vice-presidente da 13ª Comissão Parlamentar e passou a integrar a Comissão do Poder Local e da Coesão Territorial e como suplente, a Comissão de Agricultura e Pescas, a Comisão de Defesa Nacional e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
Também a social democrata eleita por Viseu, Isabel Fernandes vai, neste mandato, integrar, como membro efetivo, a Comissão de Saúde e como suplente a Comissão de Agricultura e Pescas e a Comissão de Agricultura e Pescas.
Já o deputado Pedro Alves integra a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, como membro efetivo, a Comissão de Educação e Ciência e como suplente a Comissão de Defesa Nacional.
Do lado do Partido Socialista, os deputados eleitos por Viseu também integram diversas comissões. José Rui Cruz pertence à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação (suplente), à Comissão de Saúde (suplente) e à Comissão de Ambiente e Energia. Já a socialista Elza Pais integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Saúde (suplente). João Azevedo foi também reeleito vice-presidente da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial, faz parte da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial.
Do partido Chega, eleito por Viseu, João Tilly integra, como efetivo, a Comlissão de Assuntos Europeus e como suplente, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Defesa Nacional.