Viseu: Executivo aprovou homenagem a oito personalidades e entidades no Dia do Município

João Caiado, Capitão Arnaldo Costeira, Ernesto Paes de Almeida, Manuel Almeida Lucas e António José Marques de Matos Almeida, são as personalidades que serão galardoadas no Dia do Município de Viseu, na próxima terça-feira (21 de setembro). Às individualidades, juntam-se três coletividades do concelho, nomeadamente o Dínamo Clube Estação, a Casa de Saúde de São Mateus e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estevão.
 
“Depois de um ano terrível para o país e o mundo e, pelas razões que todos conhecem, também de forma muito contundente para Viseu, o Município faz questão de celebrar o 21 de setembro e homenagear estas personalidades e coletividades que tanto fizeram pela nossa vida em comunidade”, afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. A autarquia de Viseu não esqueceu o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde durante este período, que Conceição Azevedo considerou “inexcedível e com uma abnegação, altruísmo e compaixão que ultrapassa em muito o dever e obrigações profissionais”.
Nesse sentido, o Município de Viseu aprovou também um Voto de Louvor a estes profissionais, a realizar no Dia do Município. “No momento em que surgiram os primeiros sinais de recuo da pandemia, foram eles que, com o seu conhecimento e experiência, aconselharam e deram o seu melhor para manter a situação controlada. Quando foi necessário recuar, porque o surto epidemiológico recrudesceu, foram também os Profissionais de Saúde que abdicaram das suas férias, das horas de convívio com os seus entes queridos e, muitas vezes, da sua vida familiar para, uma vez mais, dar a resposta que os portugueses necessitavam”, lê-se no texto, que destaca ainda “o papel desempenhado por todos os viseenses, que foram capazes de dar o seu melhor durante os últimos 18 meses”.
No que respeita aos galardões Municipais, nomeadamente às Medalhas de Mérito a atribuir, as diferentes personalidades e instituições serão distinguidas pelo “meritório trabalho desenvolvido no concelho”. João Caiado tem um longo percurso na área Educativa e, nos últimos 30 anos destacou-se como Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, em Repeses. Ernesto Paes de Almeida é homenageado em virtude da recente doação ao Museu Nacional Grão Vasco de uma coleção de obras de arte de grande valor. Já no caso de Manuel Almeida Lucas, o Município vem reconhecer o percurso empreendedor e inovador que fez no concelho e na região, onde se dedicou à área da restauração. António José Marques de Matos Almeida é distinguido pela carreira como cavaleiro, durante a qual conquistou vários prémios e vitórias para Viseu.
Entre as coletividades, será homenageado o Dínamo Clube Estação que, ao longo de 50 anos de existência, formou milhares de jovens viseenses em diferentes modalidades desportivas. A Casa de Saúde de São Mateus, que este ano celebrou 60 anos de vida, receberá a Medalha de Mérito por todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde dos viseenses. Também na área da Saúde, será ainda galardoado o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, pelo apoio e promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência profunda. Foi ainda aprovada a atribuição da Medalha de Valor e Altruísmo ao Capitão de Abril Arnaldo Costeira, responsável pelo comando da Companhia Operacional do Regimento de Infantaria 14, de Viseu, durante a revolução dos cravos.
De referir que o Dia do Município de Viseu será ainda marcado pela homenagem ao antigo Presidente da Câmara. António Almeida Henriques será distinguido com a Medalha de Ouro do Município e com o Viriato de Ouro, a mais elevada condecoração de Viseu, aprovada em Assembleia Municipal. “Nunca esqueceremos o que fez por nós, por Viseu e pela região. António Almeida Henriques merece a nossa sentida homenagem”, conclui Conceição Azevedo.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-16 12:54:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo celebra 'Abril' com música, uma arruada, um simulacro e uma sessão solene

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Penalva do Castelo, têm início na noite de quarta, estendendo-se para o dia de feriado, quinta-feira (24 e 25 de abril).
Na quarta-feira, às 21h00, a Praça do Antigo Município acolhe um concerto de música tradicional com Daniel Pereira Cristo. No feriado, depois do hastear da bandeira na Câmara Municipal, às 09h00, segue-se a arruada com o movimento associativo do concelho ao som da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
De acordo com a autarquia, para as 11h00 está agendado o simulacro de um acidente de viação, pelos bombeiros locais. Durante a tarde, o concerto “50 anos de Abril” pela Banda Recreativa está agendado para as 15h00, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, com a presença de João Marcelo de Carvalho.
A sessão solene “Os 50 anos da Democracia” acontece às 16h00 no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Local/Regional

Este ano, a GNR de Viseu já sinalizou mais de mil terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.

Local/Regional

Trabalhadores da alimentação, limpeza e outros, do Hospital de Viseu, em greve esta segunda-feira

Os Serviços de Alimentação, Lavandaria, Resíduos e Manutenção do Hospital de Viseu sofrem, esta segunda-feira (22 de abril), os efeitos da greve dos trabalhadores da empresa Such, responsável por esses setores.
Afonso Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, explica que o protesto se deve ao facto de a empresa ter recusado negociar o aumento dos salários e para reivindicar melhores condições de trabalho.
Em dia de greve, os trabalhadores da empresa Such também pretendem concentrar-se, a partir das 09h00, na entrada do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai contar com mais nuvens e até pode chover e trovejar

O fim-de-semana (20 e 21 de abril), na região de Viseu, vai contar com maior nebulosidade principalmente durante o dia de sábado.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu nublado, aguaceiros, que por vezes podem ser fortes e acompanhados de trovoadas. A temperatura desce ligeiramente.
Para domingo, o céu vai apresentar-se com menos nuvens, mas ainda podem ocorrer aguaceiros e trovoada. No domingo, a temperatura volta a subir.

Arte e Cultura

Penalva do Castelo: Real recebe, no domingo, mais um Encontro de Música Popular (com áudio)

A freguesia de Real, no concelho de Penalva do Castelo, recebe, na tarde de domingo (21 de abril), mais um Encontro de Música Popular. É a 11ª edição.
À semelhança de edições anteriores, o evento também conta com expositores de artesanato e produtos da terra.
O evento, organizado pela Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR), associa-se, este ano, ao percurso pedestre “Trilho de Ryal” que acontece durante a manhã, como realça Paulo Martins, presidente da associação.
No encontro participam grupos de música de Povolide, Cinfães e Mangualde, para além da anfitriã Tuna Realense.
Paulo Martins sublinha que este tipo de eventos é uma mais valia, já que dá a conhecer a freguesia e o concelho e também pela troca de experiências e conhecimentos entre grupos de música participantes.

Local/Regional

Viseu: homem morreu num acidente com um trator em S. João de Lourosa

Um homem de 74 anos morreu na manhã desta sexta-feira (19 de abril) num acidente com um trator, na freguesia de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu. O acidente ocorreu numa propriedade agrícola, onde a vítima estaria a realizar alguns trabalhos com recurso ao trator.
De acordo com informações do Comando SUB regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, o óbito foi declarado no local, sendo o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viseu, INEM e GNR, apoiados por sete viaturas.