Foi apresentado, em Viseu, um estudo que revela baixa 'abrupta' de anticorpos em idosos vacinados

Em Viseu foi esta quinta-feira apresentado um estudo do Algarve Biomedical Center e da Fundação Champalimaud sobre os anticorpos nas pessoas idosas depois da vacinação. Um estudo do Algarve Biomedical Center e da Fundação Champalimaud realizado em mais de cinco mil pessoas vacinadas.
O concluiu que, passados quatro meses após duas doses de vacina contra a covid-19, há uma “diminuição abrupta” dos anticorpos.
“Há uma diminuição abrupta dos anticorpos em pessoas com mais de 70 anos que tenham tido duas doses de vacina e quatro meses após a vacinação completa. Contrariamente, as pessoas que tiveram covid-19 e que receberam uma dose de vacina mantêm níveis altos de anticorpos ao longo de todo o tempo”, anunciou o responsável do estudo do Algarve Biomedical Center.
Nuno Marques concluiu assim a apresentação do estudo denominado “Protetor covid-19”, realizado, com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, durante 15 dias do mês de agosto nas regiões do Alentejo e Algarve, em 5.174 residentes e trabalhadores em lares de idosos.
Do total de pessoas analisadas, 2.303 foram funcionários de lares e 2.871 foram utentes residentes. A população do estudo foi maioritariamente feminina, e entre os funcionários a idade média foi de 47 anos enquanto nos utentes foi de 85 anos. Destes, 2.277 têm mais de 80 anos e mais de 1.000, têm mais de 90 anos.
Nuno Marques explicou que os objetivos do estudo, “o maior do género", era perceber qual a percentagem de utentes e funcionários de lares que possuem anticorpos para a covid-19, durante quanto tempo utentes e funcionários mantêm anticorpos após a vacinação, se a presença de anticorpos varia com a idade e se haveria diferenças na presença de anticorpos entre as pessoas vacinadas com duas doses e as que tiveram covid-19 e receberam uma dose de vacina.
“O estudo mostrou que nos funcionários temos anticorpos presentes em 79% deles e nos utentes em 46% deles. É uma diferença estatisticamente significativa e altamente considerável entre os dois, mas este dado precisava de ser trabalhado de outra forma para se compreender melhor”, avisou.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, assistiu à apresentação do estudo e, no final, disse que "fica evidente que não podemos baixar a guarda, do ponto de vista de manter as medidas de proteção, naturalmente com uma capacidade de irmos evoluindo, como fomos evoluindo”.
A governante alertou que “há muitas outras características deste isolamento que depois também têm efeitos nefastos nas pessoas” e apelou para que se cuide “dos outros lados da pandemia, nomeadamente do isolamento dos idosos”.
Ana Mendes Godinho disse que uma das medidas preventivas para proteger os idosos é “a testagem aos funcionários à entrada dos lares que vai manter-se” no programa de outono e inverno que está a ser preparado e pediu “a abertura para as visitas, sempre com medidas de prevenção, para retomar a vida de forma tranquila” também nos lares.
Nuno Marques anunciou que o estudo vai ser enviado para instituições europeias.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-16 14:32:37

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo: bebé morreu em creche

Um bebé de três meses morreu esta segunda-feira, dia 15 de abril, na creche da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.
A criança foi encontrada por funcionárias em paragem cardiorrespiratória. Enquanto os bombeiros não chegavam ao local, as primeiras iniciativas de reanimação foram realizadas pela equipa de enfermagem da Misericórdia. Trabalhos de reanimação que surtiram efeito, sendo o óbito declarado no local pelo médico da VMER de Viseu. O corpo da bebé foi encaminhado para o gabinete médico-legal do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Câmara de Lamego melhora relvado do Estádio dos Remédios

A Câmara Municipal de Lamego realizou uma intreveção no relvado natural do Estádio dos Remédios. Nas últimas semanas, foram realizados diversos trabalhos para beneficiar a infraestrutura, nomeadamente a escarificação da relva, uma nova sementeira e o espalhamento de areia, seguido da respetiva furação (verti-drain) e adubação. "A autarquia está a investir mais 48 mil e 600 euros para garantir a manutenção e conservação deste equipamento, durante o período de um ano", explica.
O investimento pretende, de acordo com a autarquia, prolongar a vida útil do relvado, tornando-o mais uniforme para oferecer as melhores condições de segurança aos atletas que o utilizam.
Recentemente, a autarquia de Lamego também procedeu à reabilitação extraordinária do relvado sintético do Estádio dos Remédios, utilizado sobretudo pelas camadas jovens dos clubes de futebol, e concretiza a reabilitação do relvado natural, de forma a torná-lo praticável para a atividade desportiva.

Local/Regional

Penalva do Castelo assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Penalva do Castelo vai associar-se, uma vez mais, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado na  próxima quinta-feira,18 de abril. Assim, nesse dia, a autarquia divulga, nas nas plataformas digitais do município (facebook e website), o vídeo “Viagem pela intervenção do Mosteiro do Santo Sepulcro”. Também no domingo, dia 21 de abril,  dinamiza a 2ª edição do percurso temático “Passeio pelo património e encantos da Serra da Paramuna”, em Esmolfe. De acordo com a Câmara Municipal, a iniciativa permite o contacto "muito próximo" coma fauna e flora do local, a visita às estevas floridas e a contemplação do pôr do sol do ponto mais alto da Serra. A autarquia penalvense acrescenta que a participação é gratuita, mas carece de inscrição até quinta-feira.

Desporto

Sátão recebeu Campeonato Nacional de Orientação

O Clube de Orientação de Viseu – Natura, a Federação Portuguesa de Orientação, o Município de Sátão e o Município de Vila Nova de Paiva, organizaram, no fim-de-semana (13 e 14 de abril), os Campeonatos Nacionais de Orientação 2024, na vertente de Sprint e Distância Longa (10 anos depois da primeira organização de Campeonatos Nacionais pelo Clube de Orientação de Viseu – Natura).
Em Vila Boa Ferreira de Aves, concelho de Sátão, estiveram presentes mais de 400 atletas, com idades compreendidas entre os 6 e os 83 anos.
Além de apurar os Campeões Nacionais de Distância Longa e Sprint, o evento contou para o ranking da Taça de Portugal de Orientação Pedestre e Taça de Portugal de Sprint.

Desporto

Kickboxing: Alexandre Loio (Tondela) foi homenageado em Coimbra

Atleta da Academia Loios de Tondela, Alexandre Loio, foi homenageado na Gala “Coimbra - Mérito no Desporto”.  O atleta representou a Associação Académica da Universidade de Coimbra pela qual foi Campeão Nacional de Kickboxing Universitário, na época de 2022/23.
A Associação Lois considera que “mais do que o sucesso individual é um sucesso de todos que fazem parte da coletividade, desde os imprescindíveis companheiros de treino que há anos o acompanham aos nossos treinadores que o motivam e apoiam”.   

Local/Regional

Mangualde: Quintela de Azurara conta com espaços de refúgio em caso de catrástrofes (com áudio)

Com o objetivo de proteger a população local de qualquer tipo de catástrofe, a Junta de Freguesia de Quintela de Azurara criou três locais de refúgio e um local de abrigo.
Os espaços foram criados depois de a freguesia ter solicitado à Proteção Civil de Mangualde que fosse implementado o programa Aldeia Segura – Pessoas Seguras, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
À Dão Digital, o presidente da Junta, Rui Marques, justificou a medida com a extensa mancha florestal que rodeia a freguesia, apesar de Quintela de Azurara não ser considerada Freguesia Prioritária. No concelho de Mangualde, relativamente a 2023, apenas Freixiosa e São João da Fresta Freguesias Prioritárias. Estatuto atribuído pelo Governo e publicado em Diário da República.
O local de abrigo é o Centro Social e os locais de refúgio estão localizados em Canelas, Fetais da Serra e junto ao Centro Social. A respetiva sinalética de orientação já foi colocada nos locais de acesso.