Viseu: artistas locais e nacionais fazem a edição deste ano do Festival Outono Quente

Oitenta artistas de duas companhias internacionais, 14 nacionais e 17 locais, vão animar de 01 a 10 de outubro a décima edição do Festival Outono Quente, em Viseu.
“Sonhos, teatro, magia, música, histórias, oficinas, jogos, poesia, marcha e muita energia” é o que a associação cultural Zunzum promete levar ao Parque Aquilino Ribeiro.
“Esta crise afeta grande parte dos artistas. O objetivo foi dar prioridade aos nossos artistas, às produções locais e nacionais”, justificou o presidente da Zunzum, Roger Bento, durante a conferência de imprensa de apresentação da programação.
No que respeita a presenças internacionais, Roger Bento disse que estará em Viseu o britânico Drew Colby, com um teatro de sombras intitulado “My shadow and me”, no dia 04 de outubro. No dia anterior, tem lugar uma oficina de teatro de sombras, aberto a famílias.
A vice-presidente da Zunzum, Márcia Leite, referiu que o outro espetáculo internacional se intitula “Nada”, de Javi Tirado, e acontece dentro de uma caixa.
“Só uma pessoa pode assistir ao espetáculo de cada vez. São quatro minutos”, explicou.
Zé Mágico estreia no Outono Quente o espetáculo “Era uma vez um homem”, que propõe “um futuro imaginado”, e a Gira Sol Azul apresenta, pela primeira vez em Viseu, “Sophia”, um concerto feito de poemas e de textos de Sophia de Mello Breyner, que esteve em residência na Casa da Música.
Roger Bento afirmou que o Outono Quente abrirá na tarde de dia 01 com “Agostinho e felicidade”, do Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, que andará pelas ruas de Viseu a anunciar o festival e a convidar as pessoas a participarem nele.
À noite, é reposto o espetáculo “De volta sem Magalhães”, do teatro Onomatopeia, da Zunzum, que estreou em dezembro de 2020 mas que “a pandemia não deixou levar novamente a palco”, contou.
“Sopa de Jerimu”, da cooperativa cultural Circolando (dia 07), “Terra”, do Trigo Limpo Teatro ACERT (dia 02), e “A verdadeira história da Carochinha”, da companhia Ponto Produções (dia 03), são outros espetáculos que integram a programação.
Roger Bento aludiu ainda à “Marcha dos Sonhos”, um projeto que acompanha o Outono Quente há várias edições e que tem como objetivo envolver a comunidade, com ou sem formação artística, na construção de uma performance de rua.
“É um projeto feito em conjunto com outras associações, que tem vindo a dar os seus frutos, envolvendo cada vez mais pessoas”, sublinhou.
Segundo o responsável, a acompanhar os espetáculos durante estes dez dias, haverá oficinas de cerâmica, de macramê, de costura criativa e de jardins suspensos, além de sessões de saúde e de bem estar.
A décima edição do Outono Quente – que terá entradas gratuitas, mas sujeitas a reserva - conta com um apoio financeiro de 50 mil euros do município (ao qual acresce um apoio não financeiro no valor de 12.500 euros).

 

Autor: Irene Ferreira
2021-09-21 09:32:35

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo celebra 'Abril' com música, uma arruada, um simulacro e uma sessão solene

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Penalva do Castelo, têm início na noite de quarta, estendendo-se para o dia de feriado, quinta-feira (24 e 25 de abril).
Na quarta-feira, às 21h00, a Praça do Antigo Município acolhe um concerto de música tradicional com Daniel Pereira Cristo. No feriado, depois do hastear da bandeira na Câmara Municipal, às 09h00, segue-se a arruada com o movimento associativo do concelho ao som da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
De acordo com a autarquia, para as 11h00 está agendado o simulacro de um acidente de viação, pelos bombeiros locais. Durante a tarde, o concerto “50 anos de Abril” pela Banda Recreativa está agendado para as 15h00, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, com a presença de João Marcelo de Carvalho.
A sessão solene “Os 50 anos da Democracia” acontece às 16h00 no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Local/Regional

Este ano, a GNR de Viseu já sinalizou mais de mil terrenos por limpar

No âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, a GNR continua a realizar ações de sensibilização junto da população. Ações que acontecem até ao final deste mês de abril, sendo que a partir de 01 de maio arranca a fase de fiscalização da limpeza dos terrenos, com aplicação de coimas para os proprietários incumpridores.
Desde 2019 que a GNR tem registado uma diminuição do número de sinalizações por falta de limpeza de terrenos.
No distrito de Viseu, em 2023 foram sinalizados 1650 casos, em 2022 foram 1258 e em 2021 sinalizou 1391 terrenos por limpar. Em 2020 foram registados 2410 incumprimentos e em 2019 foram 3213.
Este ano, e ainda com dados provisórios, a GNR de Viseu já registou 1107 terrenos em incumprimento de gestão de combustível.

Local/Regional

Trabalhadores da alimentação, limpeza e outros, do Hospital de Viseu, em greve esta segunda-feira

Os Serviços de Alimentação, Lavandaria, Resíduos e Manutenção do Hospital de Viseu sofrem, esta segunda-feira (22 de abril), os efeitos da greve dos trabalhadores da empresa Such, responsável por esses setores.
Afonso Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, explica que o protesto se deve ao facto de a empresa ter recusado negociar o aumento dos salários e para reivindicar melhores condições de trabalho.
Em dia de greve, os trabalhadores da empresa Such também pretendem concentrar-se, a partir das 09h00, na entrada do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Fim-de-semana, na região de Viseu, vai contar com mais nuvens e até pode chover e trovejar

O fim-de-semana (20 e 21 de abril), na região de Viseu, vai contar com maior nebulosidade principalmente durante o dia de sábado.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu nublado, aguaceiros, que por vezes podem ser fortes e acompanhados de trovoadas. A temperatura desce ligeiramente.
Para domingo, o céu vai apresentar-se com menos nuvens, mas ainda podem ocorrer aguaceiros e trovoada. No domingo, a temperatura volta a subir.

Arte e Cultura

Penalva do Castelo: Real recebe, no domingo, mais um Encontro de Música Popular (com áudio)

A freguesia de Real, no concelho de Penalva do Castelo, recebe, na tarde de domingo (21 de abril), mais um Encontro de Música Popular. É a 11ª edição.
À semelhança de edições anteriores, o evento também conta com expositores de artesanato e produtos da terra.
O evento, organizado pela Associação Cultural Recreativa e Social de Real (ACRSR), associa-se, este ano, ao percurso pedestre “Trilho de Ryal” que acontece durante a manhã, como realça Paulo Martins, presidente da associação.
No encontro participam grupos de música de Povolide, Cinfães e Mangualde, para além da anfitriã Tuna Realense.
Paulo Martins sublinha que este tipo de eventos é uma mais valia, já que dá a conhecer a freguesia e o concelho e também pela troca de experiências e conhecimentos entre grupos de música participantes.

Local/Regional

Viseu: homem morreu num acidente com um trator em S. João de Lourosa

Um homem de 74 anos morreu na manhã desta sexta-feira (19 de abril) num acidente com um trator, na freguesia de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu. O acidente ocorreu numa propriedade agrícola, onde a vítima estaria a realizar alguns trabalhos com recurso ao trator.
De acordo com informações do Comando SUB regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, o óbito foi declarado no local, sendo o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viseu, INEM e GNR, apoiados por sete viaturas.