Hoje é assinalado o Dia Mundial da Pessoa com doença de Alzheimer (com áudio)








Esta terça-feira (21 de setembro) é assinalado o Dia Mundial da Pessoa com doença de Alzheimer. Uma doença cada vez mais falada no país e no mundo. Para José Carreira, coordenador do Centro de Apoio Alzheimer de Viseu, é importante que a sociedade dê mais importância ao Alzheimer.
Para assinalar o Dia Mundial da pessoa com a doença de Alzheimer, o Centro de Apoio Alzheimer de Viseu abre uma sala de terapia destinada a quem sofre da doença.
Ao longo deste mês, em Viseu têm decorrido diversas atividades para alertar para o Alzheimer. Vários edifícios têm sido iluminados com luz roxa, a cor que identifica a doença. Estão também patentes exposições. José Carreira fala dos objetivos.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-21 11:24:12

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu Dão Lafões debate combate aos fogos florestais em Mangualde, Madrid e Bruxelas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai organizar um conjunto de três workshops em Mangualde, Madrid e Bruxelas, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Os workshops, intitulados “Igniting Change", têm como objetivo divulgar os primeiros resultados do projeto, bem como partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas, com relevância regional e nacional.
O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, vai realizar-se esta quarta-feira, dia  17 de abril, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O programa inclui uma primeira parte dedicada à apresentação dos resultados por parte dos parceiros do projeto, nomeadamente a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Segue-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que conta com intervenções de entidades como a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.
Mais dois workshops estão agendados para Madrid e Bruxelas, a 07 e 22 de maio. Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. “Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território”, explica a CIM.

Local/Regional

Penalva do Castelo: despiste de trator provoca um morto na freguesia de Pindo

Uma vítima mortal, um homem, é o resultado de um acidente de trator ocorrido na manhã desta terça-feira (16 de abril), no concelho de Penalva do Castelo.
De acordo com informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, tratou-se do despiste do trator na Estrada Municipal 1468, próximo da Quinta da Vinha, na freguesia de Pindo.
O acidente aconteceu poucos minutos depois das 09h00. Para o local foram chamados os Bombeiros de Penalva do Castelo, a VMER de Viseu e a GNR, num total de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas.

Local/Regional

A cidade de Viseu concretizou mais uma geminação. Desta vez com uma cidade espanhola, a de León

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Alcaide da Câmara Municipal de León, José Antonio Diez Díaz, celebram um Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade.
“Esta parceria histórica entre Viseu e León desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre as duas cidades”, avançou o autarca viseense. “Esta é uma oportunidade única para o crescimento mútuo e a construção de um futuro mais próspero e integrado para as duas comunidades. Estou convicto que este compromisso hoje assumido criará oportunidades significativas para o nosso crescimento”, sublinhou o presidente.
Também o Alcaide de León, José Diaz, realçou que “no ano passado, a Câmara Municipal de León aprovou, por unanimidade, sem fissuras nem polémicas, a proposta de declarar as nossas cidades irmãs. Desta forma, reconhecemos todos os laços históricos que nos unem e as alianças que, a partir de agora, construiremos sobre eles. Espanha e Portugal partilham tanta história que nos consideramos e nos sentimos irmãos de sangue e de legado. Espanhóis e portugueses estão unidos por laços de fraternidade que o tempo não pode apagar”.
“Anos de convivência e crescimento que justificam, e agora avançam, o interesse que a Câmara Municipal de Viseu demonstrou por esta irmandade como oportunidade para uma união protocolar e institucional que alicerça as suas raízes no passado do Reino de Leão e que se cimenta nas colaborações atuais e projetos conjuntos económicos, sociais e culturais”, justificou José Diaz.
“Vamos dar a esta grandeza a nossa base para consolidar um futuro esperançoso para o nosso povo. Muito obrigado pelo acolhimento, pela colaboração e pelo desejo de fraternidade que hoje nos traz aqui e nos abre um futuro magnífico”, concluiu o Alcaide.
À data, Viseu é geminada com 13 cidades, em territórios como Cabo Verde, França, Polónia, Itália, Bulgária, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Costa do Marfim e China, a par de Portugal, concretamente com as cidades de Elvas e Cascais e, agora, Espanha.

Desporto

Kartcross: Alexandre Borges (Nelas) vence Open de Castelo Branco, antes de arrancar a nova temporada

Em contagem decrescente para o início do Campeonato de Portugal de Kartcross, o Open de Castelo Branco abriu as hostilidades da época, acolhendo, alguns dos nomes que irão marcar a época desportiva de 2024.
Alexandre Borges, o piloto da NelaSport, marcou presença com o novo Semog Attack, fazendo a estreia a nova viatura de competição e da recém-criada divisão 2 do kartcross, em provas oficiais em Portugal.
Ainda em fase de adaptação a estas novas especificações, o piloto de Nelas, entrou,d e acordo com o clube, determinado em não deixar os créditos por mãos alheias e desde cedo demonstrou que estaria na luta pela vitória, averbando o tempo mais rápido nos treinos cronometrados.
Na final de domingo (14 de abril), desde cedo que assumiu a liderança, a qual não viria a largar até ao cair da bandeira de xadrez, averbando assim a primeira vitória do Semog Attack, logo na prova de estreia em Portugal.
“Chegámos a Castelo Branco, completamente às escuras. Em primeiro porque estivemos em contrarrelógio a terminar o kartcross para conseguir estar presentes, pelo que foi o meu primeiro contacto com este novo modelo da Semog em pista, por outro lado, não tínhamos qualquer referência de como seria a competitividade desta nova motorização em pista, comparativamente aos 600. Face a tudo isto, só posso considerar que foi uma vitória importante e que nos dá bons indicadores para a primeira prova do campeonato, agendada já para o fim de semana de 04 e 05 de maio, em Mação”, refere Alexandre Borges.

Local/Regional

Novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu é inaugurado esta terça-feira

Esta terça-feira (16 de abril) é inaugurado o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu, situado na Freguesia de Rio de Loba, junto à Feira de Gado.
O Centro de Recolha Oficial resulta de investimento municipal e é constituído por dois pavilhões, um destinado a serviços/apoio e outro destinado ao alojamento dos animais. De acordo com a autarquia viseense, a obra teve como objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.
Também esta terça-feira, pelas 15h00, o presidente e vice-presidente da Câmara de Viseu visita o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, para a assinatura do protocolo entre o município e a associação, para acolhimento de animais recolhidos na via pública e para esterilização e identificação com registo de animais abandonados, recolhidos na via pública.

Local/Regional

Penalva do Castelo: bebé morreu em creche

Um bebé de três meses morreu esta segunda-feira, dia 15 de abril, na creche da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.
A criança foi encontrada por funcionárias em paragem cardiorrespiratória. Enquanto os bombeiros não chegavam ao local, as primeiras manobras de reanimação foram realizadas pela equipa de enfermagem da Misericórdia. Trabalhos de reanimação que não surtiram efeito, sendo o óbito declarado no local pelo médico da VMER de Viseu. O corpo da bebé foi encaminhado para o gabinete médico-legal do Hospital de Viseu.