O espetáculo “A Viagem” está de regresso ao Teatro Viriato, esta sexta-feira e sábado (dias 25 e 26 de outubro), às 21h00 e às 17h00 (respetivamente) dez anos após a estreia em Viseu.
Concebido e dirigido por Filipa Francisco, com cocriação do Rancho Folclórico de Torredeita, é baseado na relação entre dança tradicional e dança contemporânea. No sábado, depois do espetáculo, é ainda lançado o livro “A Viagem” e o álbum duplo com os melhores momentos da banda sonora criada por António-Pedro.
De acordo com o Teatro Viriato, “A Viagem” problematiza o modo como as manifestações populares aderem e procuram a modernidade, originando novos significados e uma nova apropriação e entendimento do seu papel nos dias de hoje. Confrontando a herança viva das danças tradicionais com a dança contemporânea, Filipa Francisco aprofunda a sua reflexão em torno da dimensão social e política da arte, deslocando o seu trabalho artístico para espaços e linguagens que aumentam as possibilidades de encontro com o público.
O desejo de Filipa Francisco para trabalhar a união entre arte popular e arte contemporânea nasceu durante uma viagem a Ramallah, na Palestina, onde conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. Dessa experiência surgiu a consciência de que a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade, nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições.
“A Viagem” é um projeto que, recorrendo a danças tradicionais e contemporâneas, ensina a improvisar. Coloca o foco na imaginação múltipla, na aceitação de vários corpos, na desconstrução dos movimentos criando em conjunto novos passos, novas relações entre as pessoas, novos futuros.
Foto: © Joana Patita