Aguiar da Beira: novo presidente quer ouvir os funcionários da autarquia antes de tomar decisões

O presidente eleito para a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Virgílio Cunha (Unidos Pela Nossa Terra), congratula-se pelo resultado de domingo (26 de setembro) e disse pretender ouvir os trabalhadores do município antes de tomar decisões.
Virgílio Cunha foi o cabeça de lista do movimento independente UPNT e sucede ao autarca também independente Joaquim Bonifácio, que não se recandidatou ao terceiro mandato.
O futuro líder do executivo municipal de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa que as prioridades do mandato serão definidas após a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos eleitos no domingo e depois de ouvir os funcionários.
“Nós vamos tomar posse, vamos dialogar com os funcionários da autarquia, porque entendemos que nas autarquias o poder político só consegue fazer um bom trabalho se, efetivamente, tiver os funcionários motivados e também todos a puxar pelo desenvolvimento do concelho e a querer o desenvolvimento do concelho”, afirmou.
Assim, segundo Virgílio Cunha, a prioridade é reunir com os funcionários, “discutir alguns assuntos e motivar todo o pessoal da autarquia para um desígnio e para um projeto que é trabalhar em prol do concelho”.
Questionado sobre as primeiras medidas a tomar após a tomada de posse, o autarca independente adiantou que “poderão ser várias e de diversos segmentos”, de acordo com a análise que vier a ser feita nas reuniões “com o pessoal da autarquia”.
“As medidas poderão até ser várias em simultâneo. Agora, neste momento, não tenho uma que deva apontar já como [sendo] para o primeiro dia ou segundo dia. São coisas que veremos a seu tempo, com calma. Estamos interessados em realmente desenvolver [o concelho] e em tomar medidas nesse sentido. Mas, neste momento, digamos que estamos ainda a fazer a análise e iremos fazer a análise da situação, para ver onde é que devemos primeiro incidir”, disse.
Virgílio Cunha afirmou, ainda, que a vitória obtida no ato eleitoral de domingo foi “expressiva”.
“Foi uma vitória expressiva, com a qual nos identificamos e estamos gratos ao povo que considerou sermos uma boa equipa para governarmos os destinos da Câmara durante estes quatro anos”, declarou. A candidatura do movimento independente UPNT (“Unidos Pela Nossa Terra”) liderada por Virgílio Cunha obteve 52,16% dos votos (três mandatos), a do PSD 40,04% (dois mandatos), a do Chega 4,18% e a candidatura do PCP/PEV 0,31% dos votos.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-29 11:34:25

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado, esta quinta-feira, em Sátão

O Município de Sátão associou-se, esta quinta-feira (18 de abril) às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO. Este ano o tema é “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Para celebrar o dia, o Município de Sátão, através da disciplina de História e das professoras Conceição Lima e Márcia Teixeira, do Agrupamento de Escolas, realizou uma caminhada, com os alunos do 10ºD, até à Capela de Nossa Sra. da Esperança, localizada em Abrunhosa. "Foi feita uma visita guiada à Capela, com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da requalificação dos espaços e da manutenção dos mesmos, como indica a Carta de Veneza, para que assim o nosso passado e a nossa história se possam manter por muitos anos e chegar sempre às gerações futuras", explica a autarquia, acrescentando que a visita foi uma mais-valia para os alunos, cujo programa letivo inclui o estudo da arte barroca.
"Destacamos ainda o património arqueológico e religioso existente no concelho de Sátão, salientando a Orca do Tanque – em requalificação, a Orca de Forles, requalificada recentemente, os Conventos de Santa Eufémia e o do Senhor Santo Cristo da Fraga em Ferreira de Aves, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos em Romãs e o Santuário do Sr. da Agonia em Avelal", conclui.

Local/Regional

Autarquia de Nelas precisa de técnico de informática para apoiar votação ao Parlamento Europeu

A pensar na eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para dia 09 de junho, a Câmara Municipal do Nelas tem a decorrer um processo de recrutamento para Técnico de Apoio Informático.
Pela primeira vez, em todas as assembleias/secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. Em virtude da alteração, a Câmara Municipal do Nelas pretende contar com técnico de apoio informático junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
"Para a realização da tarefa, o técnico deverá frequentar uma ação de formação de um dia (seis horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pela Câmara Municipal", explica a autarquia, acrescentando que o processo será testado no dia 01 de junho nas assembleias de voto.
"A esta vaga, podem concorrer cidadãos com o mínimo de 18 anos, com 12º ano ou Ensino Superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações", e ter realizado, com aprovação, os seguintes cursos disponíveis gratuitamente na Plataforma NAU:

• Agentes Eleitorais - Membros de Mesa - www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/

• Membros de Mesa - Cadernos Eleitorais Desmaterializados - http://www.nau.edu.pt/.../membros-de-mesa-cadernos.../

• Cidadão Ciberseguro - www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/

Inscrições através do formulário disponível em https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt devem ser realizadas até à próxima terça-feira (dia 23 de abril).

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por violência doméstica. A vítima era a própria mãe

Pelo crime de violência doméstica, um homem de 62 anos foi detido pela GNR, no concelho de Viseu.
No seguimento de uma denúncia, que dava conta de uma alegada situação de violência doméstica, os militares deslocaram-se para o local onde o suspeito ameaçou a vítima, a própria mãe, uma mulher de 83 anos.
No seguimento das diligências policiais, o suspeito foi detido e apreendida uma arma de ar comprimido, a qual tinha sido utilizada para intimidar e ameaçar a vítima.
O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Viseu, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento da vítima.

Local/Regional

Cinfães: GNR deteve homem por posse ilegal de armas em contexto de violência doméstica

No âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Cinfães, um homem de 59 anos foi detido pela GNR.
Os militares apuraram que o agressor infligia violência verbal e física sobre uma mulher de 58 anos.
No decorrer das diligências policiais, a GNR realizou buscas e apreendeu duas caçadeiras, uma carabina, um revólver, uma arma de ar comprimido, 14 munições e 24 cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cinfães.

Desporto

Viseu: Joaquim Escada deixa Associação de Andebol e assume vice presidência da Federação (com áudio)

Joaquim Escada, que durante os últimos 14 anos liderou a Associação de Andebol de Viseu, deixou o cargo para avançar para a vice-presidência da Federação Portuguesa da modalidade. Depois de há uns anos ter recusado o convite, vai ocupar o novo cargo na próxima semana. 
À Dão Digital, Joaquim Escada, disse que se trata de um desafio em prol do andebol a nível nacional.
Depois da saída de Joaquim Escada, o novo presidente da Associação de Andebol de Viseu é Henrique da Conceição, até aqui vice-presidente da coletividade. Joaquim Escada considera que a associação está bem entregue.
O novo vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol não tem dúvidas que a prática do Andebol tem vindo a crescer na região e no país.

Desporto

Eleições para a AFV decorrem esta sexta-feira. José Carlos Lopes é recandidato à presidência

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai a eleições esta sexta-feira (19 de abril). O atual presidente, José Carlos Lopes, é candidato único para mais quatro anos à frente do organismo.
Aquando da recandidatura, José Carlos Lopes realçou a “transparência, dedicação e proximidade” como valores fundamentais para o segundo mandato. A lista, liderada pelo atual presidente, conseguiu o apoio de 88 Clubes/SAD’s /Núcleos de árbitros, num total de 94. 
O ato eleitoral para os órgãos sociais decorre na sede da AFV entre as 16h00 e as 21h00.