Cáritas de vários países estiveram em Viseu onde debateram e visitaram a comunidade cigana

A Cáritas Diocesana de Viseu recebeu representantes das Cáritas da Sérvia, da Macedónia, da República Checa, da Hungria e da Bélgica, ao abrigo do programa “Comunidade de Partilha”.  De acordo com a Diocese, a iniciativa traduziu-se num encontro de troca de experiências e de práticas, de forma a se perceber como cada país trabalha no apoio e inclusão da etnia cigana.
A visita surgiu no âmbito de um projeto internacional, onde a Cáritas Diocesana de Viseu representa Portugal,
com o objetivo de apoiar a inclusão da etnia cigana e influenciar políticas sociais.
O encontro teve início no Centro Sócio-Cultural, com a troca de experiências de cada um dos países representados, tendo sido debatida a discriminação de que a etnia cigana é alvo, tal como a dificuldade que estas pessoas têm no acesso ao mercado de trabalho, aos cuidados de saúde, à educação e à habitação, problemas que se revelaram transversais a todos os países.
Também o apoio financeiro dado às Cáritas, por parte das entidades governamentais para as ajudar junto desta comunidade foi um dos temas abordados, verificando-se que ainda há um longo caminho a percorrer nesta área, estando atualmente Portugal numa posição mais favorável.
Durante o dia, os representantes visitaram a Feira Semanal, o Centro Comunitário de Paradinha, o Bairro da Balsa, São João de Lourosa e ainda famílias que  vivem em barracas, nomeadamente em Teivas e em Silgueiros.
De acordo com o Diácono Felisberto Marques, presidente da direção da Cáritas Diocesana de Viseu, “o essencial desta visita cumpriu-se através da partilha de experiências e da divulgação do trabalho feito localmente pela Cáritas de Viseu, à semelhança da Cáritas de Setúbal”, com quem estiveram reunidos na segunda-feira.
O responsável acredita ainda que este encontro de trabalho “lhes pode servir de motivação para mobilizarem os poderes públicos para conseguirem um maior apoio, já que naqueles países as Cáritas trabalham quase em exclusivo só com os seus próprios meios ou com ajudas de outras Cáritas que têm maiores recursos”.
O dia terminou com uma apresentação do trabalho que é feito nos vários países, no Seminário Maior de Viseu, onde estiveram presentes os parceiros institucionais locais da Cáritas Diocesana.

 

 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-10-09 17:08:46

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Tarouca espera mais de meio milhar de pessoas para o Trail do Sino e da Castanha, este domingo

A quarta edição do Trail do Sino e da Castanha, em Tarouca, acontece este domingo (10 de novembro), com mais de 500 participantes e vários pontos do país.
A prova, que surgiu em 2019, volta este ano a explorar os trilhos de Granja Nova, Formilo e Vila Chã da Beira com o Trail Médio de 17 km, o Mini Trail de 11 km, com a caminhada de 11 km e com a Mini Caminhada de 6 km.
Para além do desafio desportivo, os participantes serão, segundo a autarquia de Tarouca, brindados com iguarias típicas da região. “Esta é uma oportunidade única de degustar a gastronomia local, proporcionando uma experiência completa de desporto e cultura”, refere.
O evento é organizado pela Vale Varosa - Associação de Desenvolvimento Local, Câmara Municipal de Tarouca, e União de Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira.

Local/Regional

Lamego: Escola Secundária de Latino Coelho assinalou, esta sexta-feira, os 144 anos

A Escola Secundária de Latino Coelho, em Lamego, assinalou, esta sexta-feira (08 de novembro), 144 anos de atividade. A sessão solene juntou a comunidade educativa e contou com a apresentação, como é tradição, do selo postal comemorativo dos 144 anos do estabelecimento de ensino. O trabalho final teve por base fotografias a preto e branco concebidas pelos formandos do curso de técnico de multimédia.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, elogiou a recente requalificação do edifício que, segundo referiu, melhorou a vivência diária de centenas de alunos e dos professores, oferecendo agora condições ao nível do melhor que existe no país na área da educação.
O autarca também anunciou que, em breve, o Município de Lamego irá avançar com intervenções na Escola Secundária da Sé, na Escola Básica de Lamego e no Mercado Municipal, que passará a acolher o segundo pólo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
"A Educação é um pilar estratégico da nossa atuação municipal para proporcionarmos as melhores condições à comunidade educativa. Neste sentido, reafirmo a nossa total disponibilidade para continuarmos a colaborar com os agrupamentos de escolas", fundamenta.
A cerimónia pública terminou com uma visita guiada às instalações do novo Centro Tecnológico Especializado em Energias Renováveis que entrou em funcionamento, no início do atual ano letivo. O investimento, na ordem de 1 milhão e 148 mil euros, foi criado na Escola Secundária Latino Coelho, “representando uma aposta muito forte na promoção do ensino profissional no concelho”. 

Local/Regional

No fim-de-semana, as nuvens prometem ser poucas, na região de Viseu, mas a temperatura sobe e desce

Depois do tempo cinzento que marcou a tarde desta sexta-feira (08 de novembro), o fim-de-semana será, na região de Viseu, de poucas nuvens.
Para este sábado, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir da tarde. Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã, com vento moderado. Para além da ligeira descida da temperatura, (mínima e máxima), existe também a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal.
Para domingo, a temperatura máxima volta a subir para valores a rondar os 20 graus.
O céu vai manter-se geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade, em especial por nuvens altas, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
O vento vai soprar ligeiramente mais forte nas terras altas, a partir do final da tarde.

Arte e Cultura

'Feliz Aniversário' leva João Baião ao Pavilhão Multiusos de Viseu, esta sexta-feira e sábado

O ator e apresentador João Baião está, esta sexta-feira e sábado (08 e 09 de novembro), em Viseu, para apresentar o espetáculo “Feliz Aniversário”. A iniciativa, uma peça de comédia, acontece no Pavilhão Multiusos, às 21h30.
O espetáculo é baseado numa obra original de Marc Camoletti, sendo adaptado por João Baião.
Ao palco sobem, para além de João Baião, Heitor Lourenço, Cristina Oliveira, Joana França, Fernando Gomes e Bruna Andrade.

Local/Regional

Escola de Outono, em Nelas e Viseu, propõe reflexão sobre as alterações nas paisagens do interior

A Escola Superior Agrária de Viseu organiza uma Escola de Agroecologia, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre processos de mudança, revitalização e valorização dos territórios, paisagens e comunidades rurais do interior, a partir de dinâmicas agroecológicas.
Segundo a instituição de Ensino Superior, os territórios têm enfrentado mudanças nos últimos 50 anos, com a desruralização e o abandono das práticas agrícolas tradicionais a conduzirem a alterações na paisagem.
A Escola de Outono de Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis, organizada em parceria com o Município de Nelas e a Universidade de Santiago do Chile, decorre entre esta segunda e terça-feira (de 11 a 13 de novembro), em Nelas e Viseu. 
A Escola de Outono pretende proporcionar aprendizagem e troca de conhecimentos focada na valorização e preservação dos territórios e paisagens rurais singulares através de um programa prático e reflexivo dividido em três eixos — paisagens e memórias bioculturais, fatores de evolução e estratégias de preservação.

Local/Regional

Viseu: Institutos Politécnicos encontram-se para falar sobre a qualidade das instituições de ensino

No âmbito do Dia Mundial da Qualidade, a Subcomissão para Avaliação e Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) realiza, esta segunda-feira (11 de novembro), o 1º Encontro da Qualidade do CCISP. Em cima da mesa vai estar a temática “Novas abordagens e perspetivas futuras da garantia da qualidade nas instituições de ensino superior”.
De acordo com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), O encontro tem como objetivos sensibilizar para a importância e necessidade de investimento na qualidade e perspetivar desafios da qualidade nas IES e decorre do percurso que a Subcomissão para Avaliação e Qualidade do CCISP tem vindo a desenvolver com as instituições que o Conselho representa.
Na iniciativa participam, o presidente do European Quality Assurance Register for Higher Education (EQAR), Stéphane Lawick, sobre os desafios da qualidade no ensino superior na Europa, e o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Pinto Guerreiro, sobre as implicações da avaliação institucional e respetivas perspetivas para o futuro.
O encontro conta, ainda, com a apresentação de projetos/casos de boas práticas, no âmbito da qualidade, em quatro instituições portuguesas de ensino superior, nomeadamente o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Politécnico de Setúbal.
O encontro acontece na Aula Magna do Politécnico de Viseu.