O secretário de Estado Adjunto e da Saúde e o presidente da Câmara Municipal de Cinfães inauguraram, esta segunda-feira (07 de fevereiro), a nova Unidade de Saúde de Nespereira que vai servir uma população inscrita de 1725 utentes. A obra, projetada e executada pela Câmara Municipal, resulta da requalificação, remodelação e apetrechamento da antiga escola primária da Feira, através de um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde do Norte.
O presidente da Câmara Municipal, Armando Mourisco, relembrou os ganhos enormes na saúde e na melhoria da qualidade de vida dos cinfanenses, com a cobertura de médicos de família a 100%, o arranque da medicina dentária, a resposta eficaz e sempre em proximidade face à pandemia, as consultas de pedopsiquiatria e mais recentemente as consultas de urologia no Centro de Saúde de Cinfães, deixando o repto para que outras consultas de especialidade sejam uma realidade. O autarca de Cinfães deixou também um apelo ao secretário de Estado relativamente à Unidade de Fisioterapia em Cinfães, ansiada e reivindicada há muito tempo, e já candidatada pela Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
Já o secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que a Unidade de Saúde de Nespereira é um exemplo do trabalho de parceria que as autarquias devem desenvolver. António Lacerda Sales vincou a melhoria das condições de trabalho para os profissionais de saúde, a quem agradeceu o trabalho que realizado especialmente nestes tempos de pandemia, assim como a melhoria das condições de prestação de cuidados e de proximidade às populações. O governante deixou ainda o compromisso de manter e reforçar o trabalho de proximidade com a Câmara de Cinfães e entidades locais.
O novo edifício é constituído por dois pisos, em que o rés-do-chão contempla um gabinete de isolamento, dois gabinetes médicos, um gabinete de Saúde Infantil, um gabinete de Planeamento Familiar, um Gabinete de Enfermagem, uma receção/secretariado, sala de espera, bem como áreas de apoio necessárias e inerentes ao funcionamento da Unidade de Saúde e o primeiro andar, uma sala de reuniões e um espaço para formação totalmente equipado para o efeito.
O valor global do investimento ascende a cerca de 318 mil euros.