Congresso do Chega, em Viseu, arranca esta sexta-feira com propostas de alterações estatutárias

O Congresso do Chega arranca esta sexta-feira (26 de novembro) em Viseu, com André Ventura a anunciar que irá propor alterações na organização e nos órgãos do partido, apesar de pretender que a reunião magna seja de “união” e de “mobilização”.
Em declarações à Lusa, o líder do Chega antecipou o Congresso do partido, que se reúne entre sexta-feira e domingo em Viseu, afirmando esperar que seja uma reunião “pacificadora”, capaz de “mobilizar e unir o partido para as legislativas”.
“Nessa perspetiva, espero que seja o Congresso de maior união de todos os que já tivemos – este já vai ser o quarto congresso do partido – e espero que seja a mobilização de forças definitiva para as legislativas, deixando um pouco de lado as dinâmicas e as tensões internas que o partido tem, naturalmente, e que seja capaz de, neste momento, focar-se no essencial, que são as eleições de dia 30 de janeiro”, frisou.
Convocado depois de o Tribunal Constitucional ter considerado que as alterações estatutárias introduzidas no Congresso de Évora, em setembro de 2020, foram ilegais, a reunião magna deste fim de semana irá ratificar as alterações em questão, mas também introduzir novas mudanças “relativas aos órgãos, à organização do partido e a algumas questões de natureza mais técnica”.
“Mas não se prevê nenhuma alteração de fundo da orgânica do partido, pelo menos nas propostas na Direção, não sei se nas propostas dos congressistas vamos ter alguma alteração”, frisou André Ventura, afirmando esperar que “seja um congresso com o mínimo de alterações possíveis”.
O líder do Chega salientou ainda que irá apresentar listas próprias para a Direção, Jurisdição e Mesa do partido, apesar de serem "pontuais", mostrando-se também confiante de que a mudança de nomes não irá criar tensões internas no partido.
“Estou a procurar nomes agregadores e de pessoas que possam, dentro do possível, integrar, compreender e aceitar as várias tendências do partido, (…) nomes que não criem mais fratura, que não aprofundem divisões, mas que promovam consensos”, frisou, informando ainda que a Direção Nacional vai ser “maioritariamente de continuidade”.
Além das propostas de André Ventura, deram também entrada, até ao momento, duas moções de alterações estatutárias, segundo consta no site do partido.
Uma proposta visa que a duração dos mandatos das estruturas locais, regionais e distritais do partido sejam de dois anos, contrariamente aos quatro anos atuais, e a outra que os conselhos de jurisdição distrital passem também a ter “competências para a instauração, instrução, elaboração e análise dos processos disciplinares que se insiram na sua área de jurisdição”.
O Congresso arranca na sexta-feira às 20h00 na Expocenter de Viseu, com o encerramento dos trabalhos previsto para domingo às 17h00.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-11-26 10:20:00

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: concurso para nova direção do Museu Grão Vasco já foi aberto

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, é um dos seis espaços museológicos do país que aguardam nova direção. O concurso internacional já foi aberto pela entidade Museus e Monumentos de Portugal (MMP) e abrange também o Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado, o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, o Museu Nacional de Conímbriga, o Museu Nacional de Soares dos Reis/Casa-Museu Fernando de Castro e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo/Igreja das Mercês.
O prazo de submissão termina a 13 de novembro e os novos diretores entram em funções no dia 01 de fevereiro de 2025, ficando em funções até 2027.
Em setembro já haviam sido abertos concursos para a direção do Museu de Lamego, para o Museu Nacional do Azulejo, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, e para o Museu Nacional de Machado de Castro.

Local/Regional

Viseu: Cáritas Diocesana requalifica casas para abrigar pessoas em situação vulnerável

A Cáritas Diocesana de Viseu assinou o auto de consignação para a requalificação de quatro casas em ruínas, antigas Moradias Vicentinas, ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT).
De acordo com a Diocese de Viseu, as casas vão acolher pessoas em situação vulnerável, nomeadamente migrantes, pessoas sem-abrigo, refugiados ou vítimas de violência doméstica.
As habitações, vendidas pela Fundação São José à Cáritas, ficam situadas na Rua Padre Miguel Selis, próximo ao Seminário das Missões, em Viseu.
O Diácono Felisberto Marques, presidente da direção da Cáritas Diocesana de Viseu, explicou que a obra, que deverá estar concluída em junho do próximo ano, representa um investimento de 360 mil euros, dos quais 246 mil euros são comparticipados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O restante valor terá de ser suportado por fundos próprios, esperando o responsável que também venha a existir algum apoio por parte da autarquia local.
“É mais uma valência que a Cáritas assume no serviço aos mais necessitados. Já temos a creche para as crianças, o Centro Comunitário em Paradinha a trabalhar com adolescentes, jovens e adultos, o Programa Escolhas no Bairro da Balsa direcionado para adolescentes e jovens e agora esta valência vem dar uma resposta social que ainda não existia destinada a adultos fragilizados, com necessidade de um teto que os abrigue em situações de necessidade extrema”, explicou o presidente da Cáritas.
A importância desta nova resposta social para o concelho também foi enaltecida por Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, que diz vir colmatar uma “lacuna neste segmento”, assegurando que “a Câmara acompanhará este esforço” da Cáritas. 

Local/Regional

Vitor Santos lança nova edição do livro sobre Ética e Envolvimento Parental na Prática Desportiva

Com o objetivo de abordar a ética desportiva, o Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, o viseense Vitor Santos, acaba de lançar a 2ª edição do livro “Educar o Sonho: Ética e Envolvimento Parental na Prática Desportiva”. Esta nova edição, com 198 páginas, surge seis anos depois do lançamento da obra. O autor do livro explica que o objetivo principal se mantém. “Que este livro seja uma ferramenta de trabalho eficaz”, refere, acrescentando que a nova edição “está atualizada e amplamente enriquecida com novos textos”. Vitor Santos apostou também em “códigos QR para acesso a vários vídeos que reforçam a mensagem”. O livro conta, novamente, com as participações de João Luís Esteves, José Lima, Duarte Gomes, Júlio Garganta e Rui Tovar.
A revisão dos textos foi efetuada por Alda Batista e as ilustrações são da responsabilidade de Paulo Medeiros.

Local/Regional

Previsão de chuva e trovoada coloca distrito de Viseu com aviso amarelo, na noite desta terça-feira

A previsão de chuva, por vezes forte, e a possibilidade de trovoada colocam o distrito de Viseu sob aviso amarelo, no final desta terça-feira (15 de outubro).
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vigora entre as 18h00 e as 00h00.
Segundo o IPMA, a partir de quarta-feira (16 de outubro) está ainda prevista uma descida das temperaturas, da mínima e da máxima. Os valores da máxima vão estar abaixo dos 20 graus.

 

Arte e Cultura

Cine Clube de Viseu promove, até sábado, mais uma edição do Festival Vista Curta (c/ áudio)

Entre esta terça-feira e sábado (de 15 a 19 de outubro) acontece mais uma edição do Festival Vista Curta do Cine Clube de Viseu.
Ao longo dos próximos cinco dias e noites, em destaque vão estar filmes em competição, cine-concertos, sessões para escolas e uma exposição, como explica José Pedro Pinto, da organização.
Mais uma vez, os filmes de realizadores de Viseu também vão estar em destaque, mas também películas produzidas a nível nacional. O Vista Curta pretende ainda, esta semana, levar o cinema às escolas da região. De acordo com José Pedro Pinto, as sessões acontecem desde o Ensino Básico ao Superior.
As sessões de cinema, até sábado, acontecem na sala do IPDJ de Viseu, às 21h30.

Local/Regional

Dia Mundial da Alimentação é assinalado, esta quarta-feira, em Nelas

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, esta quarta-feira (16 de outubro) o Município de Nelas, através do serviço de Educação, promove a ação “Nutri Lanche” dirigida aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho. Com lugar no Auditório Multiusos de Nelas, às 18h00, a iniciativa tem, de acordo com a autarquia, como o objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis, nomeadamente a preparação de lanches nutritivos para o dia-a-dia escolar. Assim, Maria Inês Paula, técnica de execução do Projeto Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões, vai partilhar dicas úteis e receitas saudáveis, equilibradas e variadas de lanches para os alunos e famílias, seguindo-se uma demonstração ao vivo com a confeção de lanches simples e práticos e degustação.
Além da apresentação das receitas, serão também abordados temas considerados  importantes para a gestão familiar, como a conservação de alimentos e a higienização das lancheiras.