Os quatro deputados do PSD eleitos por Viseu consideram que a decisão do encerramento da Urgência em Cirurgia e Ortopedia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), durante a noite, durante o mês de novembro, e da via verde coronária estar inativa durante doze dias é mais uma evidência “preocupante” do caos em que o Governo Socialista colocou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em comunicado, os parlamentares social-democratas referem que o encaminhamento que o CHTV faz para os Hospitais da Universidade de Coimbra revela a incompetência do primeiro-Ministro, António Costa, e do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na gestão do SNS. "Esvaziaram o SNS de pessoal, de valências, de investimento público, e deixaram infraestruturas críticas do interior do país, como é o caso do CHTV, ao abandono", sustenta Hugo Carvalho.
"Dizia o primeiro-Ministro no debate do Orçamento do Estado que o país tem bons resultados porque o PS tem ‘boas políticas’. Tão boas as políticas que todos os viseenses vão ter que assistir ao triste, infeliz e preocupante encerramento das suas Urgências. Será caso para dizer que o resultado destas ‘boas políticas' é mesmo mau demais", refere o parlamentar.
Os deputados eleitos por Viseu, pelo PSD, acrescentam que é importante que António Costa e o Governo “exerçam as suas competências, encontrem soluções e façam o trabalho necessário de reforma global do SNS, nomeadamente para resolver os graves problemas que se enfrentam no setor". “Que parem de passar o seu rolo compressor por cima das propostas do PSD e assumam o mau resultado da cegueira ideológica a que deixaram o SNS vulnerável, apenas a troco da sua manutenção do poder”, referem.