Esta sexta-feira, dia 11 de outubro, o encenador e ator Elmano Sancho apresenta no Teatro Viriato, em Viseu, a peça de teatro “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, um espetáculo com o qual procura descobrir qual é o significado do sacrifício nos dias de hoje.
Elmano Sancho, encenador, ator premiado, dramaturgo e autor de diferentes textos, partiu do relatório de Witold Pilecki, que se entregou às SS, voluntariamente, com o intuito de criar uma organização clandestina de resistência em Auschwitz, para criar um espetáculo que fala sobre resistência.
“Mas, afinal, quem são as pessoas que se sacrificam? Sacrificam-se de forma voluntária ou são forçadas? E o que significa o Sacrifício, hoje, na sociedade individualista da perversão, ancorada na falsa ideologia de segurança e na ausência de comunidade?” Estas foram algumas das perguntas a que o encenador tentou responder com a peça.
“A estrutura do texto é composta por dez quadros que retratam um determinado período da história. Cada quadro representa uma conversa, silenciosa, com figuras reais ou imaginárias: Witold Pilecki (Segunda Guerra Mundial); Hebe de Bonafini (Mães de Maio); David Wojnarowizc (Epidemia do VIH/SIDA); Gaël Faye e Beata Umubyeyi Mairesse (Genocídio do Ruanda); Susan Sontag (11 de setembro de 2001); Laurent Gaudé (Atentados de Paris de 2015); Delphine Horvilleur (Conflito Israelo-Palestiniano) e Deus (atualidade)”, explica Elmano Sancho, salientando que “o vaivém entre o íntimo e o universal, a seriedade e o humor, a esperança e o desespero, a dúvida e o conhecimento, o desconforto e a incerteza, pauta a história que, aqui e agora, se procura contar: a da defesa incessante da democracia e da liberdade, ontem, hoje e amanhã”.
Foto: © Joana Linda