Estudo nacional sobre asma chega ao distrito de Viseu

Os concelhos de Vouzela e Tondela integram o estudo “EPI-ASTHMA - Prevalência e caracterização das pessoas com asma, de acordo com a gravidade da doença, em Portugal”. A iniciativa chegou à zona Centro do país, depois de passar por diversos concelhos dos distritos do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo. O estudo, que pretende determinar a prevalência da asma, assim como caracterizar o perfil do doente asmático, chega agora aos concelhos de Vouzela, Tondela, Coimbra, Leiria, Ovar, Aveiro e Arazede.  A partir da próxima segunda-feira, 20 de março, utentes de sete unidades de saúde são convidados a participar através de contactos telefónicos. As pessoas que aceitarem o convite serão novamente contactadas para avaliação de sintomas respiratórios, podendo ser convidadas a participar numa avaliação clínica, que será realizada numa unidade móvel, para a confirmação do diagnóstico de asma. 
A implementação do estudo, uma iniciativa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Universidade do Minho (UMinho), do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e da AstraZeneca, irá decorrer em todo o território continental, em articulação com médicos de 38 unidades de saúde dos cuidados de saúde primários de todo o país e contará com uma unidade móvel. Segundo a organização, na região Centro do país prevê-se a avaliação por telefone de 900 pessoas, 221 pessoas na unidade móvel e a caracterização de 55 doentes com asma.
A conclusão do estudo a nível nacional está prevista para 2023, com uma avaliação de 7500 pessoas por telefone, 1800 pessoas na unidade móvel e caracterizados 460 doentes com asma.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2023-03-16 11:58:59

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Tarouca espera mais de meio milhar de pessoas para o Trail do Sino e da Castanha, este domingo

A quarta edição do Trail do Sino e da Castanha, em Tarouca, acontece este domingo (10 de novembro), com mais de 500 participantes e vários pontos do país.
A prova, que surgiu em 2019, volta este ano a explorar os trilhos de Granja Nova, Formilo e Vila Chã da Beira com o Trail Médio de 17 km, o Mini Trail de 11 km, com a caminhada de 11 km e com a Mini Caminhada de 6 km.
Para além do desafio desportivo, os participantes serão, segundo a autarquia de Tarouca, brindados com iguarias típicas da região. “Esta é uma oportunidade única de degustar a gastronomia local, proporcionando uma experiência completa de desporto e cultura”, refere.
O evento é organizado pela Vale Varosa - Associação de Desenvolvimento Local, Câmara Municipal de Tarouca, e União de Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira.

Local/Regional

Lamego: Escola Secundária de Latino Coelho assinalou, esta sexta-feira, os 144 anos

A Escola Secundária de Latino Coelho, em Lamego, assinalou, esta sexta-feira (08 de novembro), 144 anos de atividade. A sessão solene juntou a comunidade educativa e contou com a apresentação, como é tradição, do selo postal comemorativo dos 144 anos do estabelecimento de ensino. O trabalho final teve por base fotografias a preto e branco concebidas pelos formandos do curso de técnico de multimédia.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, elogiou a recente requalificação do edifício que, segundo referiu, melhorou a vivência diária de centenas de alunos e dos professores, oferecendo agora condições ao nível do melhor que existe no país na área da educação.
O autarca também anunciou que, em breve, o Município de Lamego irá avançar com intervenções na Escola Secundária da Sé, na Escola Básica de Lamego e no Mercado Municipal, que passará a acolher o segundo pólo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
"A Educação é um pilar estratégico da nossa atuação municipal para proporcionarmos as melhores condições à comunidade educativa. Neste sentido, reafirmo a nossa total disponibilidade para continuarmos a colaborar com os agrupamentos de escolas", fundamenta.
A cerimónia pública terminou com uma visita guiada às instalações do novo Centro Tecnológico Especializado em Energias Renováveis que entrou em funcionamento, no início do atual ano letivo. O investimento, na ordem de 1 milhão e 148 mil euros, foi criado na Escola Secundária Latino Coelho, “representando uma aposta muito forte na promoção do ensino profissional no concelho”. 

Local/Regional

No fim-de-semana, as nuvens prometem ser poucas, na região de Viseu, mas a temperatura sobe e desce

Depois do tempo cinzento que marcou a tarde desta sexta-feira (08 de novembro), o fim-de-semana será, na região de Viseu, de poucas nuvens.
Para este sábado, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir da tarde. Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã, com vento moderado. Para além da ligeira descida da temperatura, (mínima e máxima), existe também a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal.
Para domingo, a temperatura máxima volta a subir para valores a rondar os 20 graus.
O céu vai manter-se geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade, em especial por nuvens altas, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
O vento vai soprar ligeiramente mais forte nas terras altas, a partir do final da tarde.

Arte e Cultura

'Feliz Aniversário' leva João Baião ao Pavilhão Multiusos de Viseu, esta sexta-feira e sábado

O ator e apresentador João Baião está, esta sexta-feira e sábado (08 e 09 de novembro), em Viseu, para apresentar o espetáculo “Feliz Aniversário”. A iniciativa, uma peça de comédia, acontece no Pavilhão Multiusos, às 21h30.
O espetáculo é baseado numa obra original de Marc Camoletti, sendo adaptado por João Baião.
Ao palco sobem, para além de João Baião, Heitor Lourenço, Cristina Oliveira, Joana França, Fernando Gomes e Bruna Andrade.

Local/Regional

Escola de Outono, em Nelas e Viseu, propõe reflexão sobre as alterações nas paisagens do interior

A Escola Superior Agrária de Viseu organiza uma Escola de Agroecologia, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre processos de mudança, revitalização e valorização dos territórios, paisagens e comunidades rurais do interior, a partir de dinâmicas agroecológicas.
Segundo a instituição de Ensino Superior, os territórios têm enfrentado mudanças nos últimos 50 anos, com a desruralização e o abandono das práticas agrícolas tradicionais a conduzirem a alterações na paisagem.
A Escola de Outono de Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis, organizada em parceria com o Município de Nelas e a Universidade de Santiago do Chile, decorre entre esta segunda e terça-feira (de 11 a 13 de novembro), em Nelas e Viseu. 
A Escola de Outono pretende proporcionar aprendizagem e troca de conhecimentos focada na valorização e preservação dos territórios e paisagens rurais singulares através de um programa prático e reflexivo dividido em três eixos — paisagens e memórias bioculturais, fatores de evolução e estratégias de preservação.

Local/Regional

Viseu: Institutos Politécnicos encontram-se para falar sobre a qualidade das instituições de ensino

No âmbito do Dia Mundial da Qualidade, a Subcomissão para Avaliação e Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) realiza, esta segunda-feira (11 de novembro), o 1º Encontro da Qualidade do CCISP. Em cima da mesa vai estar a temática “Novas abordagens e perspetivas futuras da garantia da qualidade nas instituições de ensino superior”.
De acordo com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), O encontro tem como objetivos sensibilizar para a importância e necessidade de investimento na qualidade e perspetivar desafios da qualidade nas IES e decorre do percurso que a Subcomissão para Avaliação e Qualidade do CCISP tem vindo a desenvolver com as instituições que o Conselho representa.
Na iniciativa participam, o presidente do European Quality Assurance Register for Higher Education (EQAR), Stéphane Lawick, sobre os desafios da qualidade no ensino superior na Europa, e o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Pinto Guerreiro, sobre as implicações da avaliação institucional e respetivas perspetivas para o futuro.
O encontro conta, ainda, com a apresentação de projetos/casos de boas práticas, no âmbito da qualidade, em quatro instituições portuguesas de ensino superior, nomeadamente o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Politécnico de Setúbal.
O encontro acontece na Aula Magna do Politécnico de Viseu.