O Centro Hospitalar Tondela Viseu, através do Serviço de Anestesiologia, foi uma das instituições participantes da IANDA Guiné. Uma iniciativa da União Europeia que reúne um conjunto de ações de cooperação com a Guiné-Bissau, priorizando áreas estratégicas para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento do país.
A componente para o Reforço do Sistema de Saúde (IANDA Guiné! Saúde), é gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian e visa reforçar o sistema de saúde da Guiné-Bissau.
"O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Tondela Viseu participou, colaborando na formação de oito médicos guineenses, quatro dos quais fizeram parte da formação no Serviço de Anestesiologia em Viseu, enquanto os outros quatro receberam formação no país de origem, graças à deslocação de três médicos anestesistas do CHTV à Guiné", explica a unidade de saúde.
O hospital de Viseu acrescenta ainda que os oito médicos guineenses, que já foram certificados pela coordenação do programa, irão ser alocados aos blocos operatórios locais dos principais hospitais da Guiné-Bissau, melhorando a qualidade dos cuidados à população.
O projeto, que perspetiva abrir uma nova era de cuidados de Saúde naquele país, teve início em 2019 e terminou no dia 28 de abril deste ano em Bissau, com uma cerimónia de encerramento oficial na Universidade de Medicina de Bissau.
Liliana Paulo, Médica Anestesiologista do CHTV na cerimónia de encerramento