O projeto “Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo” do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) venceu a 1ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha. Um prémio lançado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). O objetivo passa por reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde, apoiando as equipas no desenvolvimento das competências necessárias para que possam contribuir proactivamente para processos de transformação nas organizações. Participaram 26 candidaturas.
O prémio atribuído concretizou-se num Programa de Consultoria Especializada, desenvolvido pela empresa ERISING, que teve início em agosto e termina este mês de dezembro.
O prémio foi desenhado para apoiar a resolução dos constrangimentos na distribuição de roupa hospitalar no CHTV, passando pelas fases de identificação do problema, diagnóstico, causas, raiz e, por fim, o desenho do estado futuro e implementação.
Segundo a unidade hospitalar, apesar da implementação do projeto estar ainda em fase de maturação, os resultados preliminares evidenciam uma redução de 80% no número de reclamações, redução do tráfego nos elevadores de serviço no período da manhã, aumento das sinergias entre profissionais de saúde e funcionários da lavandaria, associadas à produção Pull, com mitigação do ambiente de stress e conflito.
Verifica-se também maior eficácia das medidas aplicadas na distribuição de roupa hospitalar do que na distribuição de fardamento.