“Unir Viseu através de um programa que vai além dos ideais partidários e de uma equipa de pessoas de diversas áreas ideológicas e de diferentes setores de atividade”. É assim que João Azevedo se apresenta como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Viseu nas próximas eleições autárquicas, pelo Partido Socialista.
Cabeça de lista pelo distrito de Viseu nas últimas legislativas, João Azevedo é deputado na Assembleia República, onde tem trabalhado os dossiês do IP3 e da ferrovia, duas das suas prioridades para a autarquia. “É fundamental impulsionar a economia e instalar indústria em Viseu para gerar mais emprego e fixar população no concelho. Para isso, há que recolocar o comboio no coração de Viseu, dar continuidade ao projeto do IP3 e instalar novos equipamentos de saúde, uma área que terá desenvolvimentos em breve”, explica o antigo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
Com a equipa de candidatos às 25 freguesias fechada*, João Azevedo considera que Viseu “pode e deve ser mais do que é, quer na região quer no país, sendo, para isso, necessária uma visão global, ampla e integrada do concelho, como um todo, desde o centro da cidade a todas as freguesias, em áreas como a habitação, a mobilidade, a coesão social, a inovação ou a valorização das suas marcas de identidade”. E acrescenta: “Sem egos ou partidos, o que está em causa é o futuro dos Viseenses. Assim, a minha candidatura parte de uma grande vontade de unir, mobilizar, ganhar com Viseu e por Viseu. Quero colocar a minha experiência profissional exercida nos centros de decisão, junto do Governo, em Bruxelas e na Região Centro ao serviço de Viseu”.
João Azevedo é natural de Mangualde