Kartcross: Alexandre Borges, piloto de Nelas, forçado a desistir em Lousada

O piloto de Nelas, Alexandre Borges, não concluiu a etapa do último fim-de-semana (13 e 14 de julho), no Eurocircuito da Costilha, em Lousada. De acordo com o clube NelaSport, alguns toques na Final, danificaram "irremediavelmente o seu Semog, forçando a desistência prematura".
"No dia de sábado, as coisas também não começaram da melhor forma, fruto de alguns problemas mecânicos nos treinos cronometrados, que não permitiram ir além do sétimo posto e consequentemente a condicionar a corrida de qualificação seguinte", explica.
"Se na manhã de domingo, paulatinamente foi recuperando posições, sendo quarto na segunda corrida de qualificação e segundo na terceira qualificação, o que lhe garantiu acesso direto à Final, na segunda linha da grelha. O período da tarde, foi madrasto para as aspirações da equipa, que apesar do bom arranque na Final, a carambola da primeira curva, danificou o Semog, inviabilizando a continuação em prova", acrescenta o clube nelense.
“Não era este o resultado para o qual trabalhámos para Lousada, mas há coisas que não conseguimos controlar e que podem condicionar a nossa prestação, como foi o caso. Apesar dos pontos perdidos, o importante é que conseguimos fechar esta primeira volta do campeonato na liderança, tanto do campeonato, como da Divisão 2. Agora é tempo de reparar os danos e preparar tudo para voltarmos às lutas pelo pódio em Mação”, explica o piloto Alexandre Borges.
O campeonato de Kartcross regressa a 31 ago/01 set na pista da Boavista, em Mação.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-07-16 09:01:29

 

Foto: Ricardo OMS

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: município avança com reconversão do coberto vegetal nos separadores da Circular Sul

Os separadores rodoviários da Circular Sul, na zona do Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, estão a ser alvo de uma intervenção para reconversão do coberto vegetal, ao abrigo de uma candidatura da Rede CENCYL. A atual vegetação (relva) será substituída, segundo a autarquia viseense, por um conjunto de maciços arbustivos, espécies cujas necessidades de rega e manutenção são substancialmente inferiores às atuais.
“São cada vez mais os desafios que se colocam aos municípios na gestão do seu território no contexto das alterações climáticas. É uma realidade que não podemos ignorar e para a qual temos vindo a delinear novas estratégias rumo à sustentabilidade ambiental e económica”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas. “Os espaços verdes sofrem com períodos estivais progressivamente mais quentes e longos, colocando uma enorme pressão na disponibilidade de água para rega, gerando um ciclo de difícil gestão. É neste sentido que avançamos com esta solução, procurando mitigar todo este impacto”, refere.
De acordo com a Câmara Municipal, logo após a plantação, a autarquia conseguirá obter uma poupança de rega anual na ordem dos 80%, através da implementação de um sistema de telegestão de regas, que permitirá uma monitorização remota, "levando a uma gestão mais eficiente da água". A longo prazo, e após os arbustos se encontrarem bem enraizados, a rega deixará de ser necessária. Também o corte de relva regular será abolido para dar lugar a uma poda de trêa a quatro vezes ao ano. "A área a intervir é de cerca de 2800 metros quadrados e o investimento ronda os 54 mil euros", acrescenta a autarquia.
"De destacar ainda outro aspeto importante, que reside no facto desta proposta, do ponto de vista ambiental, apresentar um coberto mais adaptado à circulação rodoviária nestes espaços verdes, já que a sua folhagem permite fixar poeiras e partículas em suspensão, melhorando a qualidade do ar", refere.
Segundo a autarquia de Viseu, a intervenção condiciona a circulação automóvel. "A empreitada em questão implica um novo plano de sinalização temporária para gestão da circulação automóvel na Avenida Dom Afonso Henriques, em frente ao Palácio do Gelo Shopping, por um prazo de 63 dias", explica.
O plano traduz-se no corte de trânsito da faixa esquerda de ambos os sentidos desta Avenida, permitindo, contudo a circulação na outra faixa, de forma a minimizar o impacto desta intervenção numa zona de especial fluxo de trânsito.

Local/Regional

CIM Viseu Dão Lafões apresentou, esta quinta-feira, resultados do projeto europeu Life Nieblas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou esta quinta-feira, 07 de novembro, num workshop em Vouzela, os resultados do projeto europeu Life Nieblas, em que participou durante três anos.
O projeto “Life Nieblas - Reflorestação e Mitigação das Alterações Climáticas: Testes, Avaliação e Transferência de Métodos de Inovação Baseados na Recolha de Nevoeiro” teve como âmbito a promoção de uma tecnologia inovadora: protótipos de coletores de neblina, que recolhem água da humidade da atmosfera e a reaproveitam para a recuperação de áreas florestais afetadas por incêndios e desertificação.
Liderado pela GESPLAN - Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental, do Governo de Gran Canária, o projeto Life Nieblas foi testado em florestas autóctones de Espanha e Portugal.
Em Portugal, as intervenções tiveram lugar nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, mais concretamente em áreas integradas na Rede Natura 2000, e integradas no Parque Natural Local Vouga - Caramulo, que foram devastadas pelos incêndios de 2016 e 2017. A reflorestação envolveu a plantação de espécies autóctones, como carvalho alvarinho, carvalho negral e sobreiro. Foram instalados coletores de nevoeiro e depósitos de água atmosférica, para posterior aproveitamento da água recolhida para rega das espécies florestais instaladas.
Esta quinta-feira, depois de apresentados os resultados do projeto, decorreu uma mesa-redonda com o tema “Recuperação da floresta autóctone: seu contributo para mitigação das alterações climáticas, incêndios florestais e biodiversidade”. Moderada por Hélder Viana, presidente da Escola Superior Agrária de Viseu, participaram representantes de entidades regionais e nacionais.
A sessão de encerramento esteve a cargo de Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões e o workshop terminou com uma visita aos locais do projeto, em Vouzela e Carregal do Sal. 
Segundo Fernando Ruas, projeto “é um exemplo a seguir de inovação no combate às alterações climáticas. As ações desenvolvidas em Vouzela e Carregal do Sal permitem reduzir a vulnerabilidade dos nossos ecossistemas aos incêndios e à desertificação e, desta forma, contribuem para a conservação da biodiversidade. Não menos importante, o Life Nieblas promove a aplicação de tecnologias sustentáveis, que podem ser replicadas em outros territórios da Europa. Para a CIM Viseu Dão Lafões, é fundamental apoiar iniciativas como esta, que valorizam as nossas florestas e protegem o futuro das nossas comunidades”.

 

Local/Regional

Tarouca: alunos da Escola EB2,3S José Leite Vasconcelos conheceram realidade dos bombeiros locais

Os Bombeiros Voluntários de Tarouca realizaram, na manhã desta quinta-feira (07 de novembro), uma ação de captação de bombeiros na Escola EB2,3S Dr. José Leite Vasconcelos. O evento começou com uma palestra sobre a atuação dos bombeiros, e prosseguiu com uma visita aos veículos onde foram realizadas demonstrações práticas de procedimentos de emergência e dos equipamentos utilizados.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, que é bombeiro há 33 anos, partilhou a experiência e destacou a nobreza da atividade, afirmando que “ser bombeiro é ter a capacidade de fazer o bem a qualquer momento, ajudando quem mais precisa”, sublinhando o compromisso e a dedicação necessários para exercer a função.
De acordo com a autarquia de Tarouca, estas ações são de "extrema importância para sensibilizar e educar os jovens sobre o papel vital dos bombeiros na sociedade, sendo muito importante e fundamental garantir a continuidade do serviço de voluntariado". "Através de atividades como esta, os alunos têm a oportunidade de compreender melhor as responsabilidades e os desafios enfrentados pelos bombeiros, promovendo um maior respeito e admiração pelo seu trabalho", acrescenta.
A autarquia considera ainda que a interação direta com os profissionais e a possibilidade de ver de perto os veículos e equipamentos utilizados nas operações de emergência são fundamentais para despertar o interesse e, possivelmente, inspirar futuros bombeiros.

Local/Regional

Politécnico de Viseu pretende, no próximo ano, avançar com novos projetos formativos

No próximo ano, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai avançar com formação em gestão autárquica e empresarial. O anúncio foi feito no âmbito dos 45 anos da instituição de Ensino Superior, assinalados na terça-feira (05 de novembro), na Aula Magna.
José Santos Costa, presidente do Politécnico viseense, assumiu-se orgulhoso do percurso da instituição, que “procura investir na formação da comunidade”. “No próximo ano, iremos começar a prestar formação em gestão autárquica e empresarial para responder às necessidades dos autarcas e das nossas empresas”, anunciou.
“Estamos a preparar com parceiros da nossa universidade europeia, Eunice, uma nova proposta de doutoramento em saúde global e novos cursos de mestrado”, acrescentou o presidente do IPV.
Com uma comunidade académica de 7.300 pessoas, das quais cerca de 6.400 são estudantes (10% de nacionalidade estrangeira), uma oferta de 100 cursos, cinco unidades orgânicas, três residências com 321 camas, quatro unidades de investigação, cinco laboratórios colaborativos e um orçamento de 40 milhões de euros, José Costa partilhou o crescimento do IPV, lembrando que já neste ano letivo o número de estudantes matriculados pela primeira vez é de 2.257, dos quais 362 em CTeSP, 358 em mestrados, 1469 em licenciaturas e 68 em pós-graduações.
O presidente do IPV anunciou ainda que está a ser preparada a candidatura a um segundo doutoramento em Saúde Global e que no ano letivo 2025-2026 iniciar-se-á o CTeSP em Termalismo, Saúde e Bem-estar em São Pedro do Sul.
O presidente do IPV fez, ainda, um balanço dos investimentos de requalificação das instalações da instituição, em curso, destacando as obras do Campus Politécnico e Escola Superior Agrária. Referiu, também, a necessidade de investimento na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Escola Superior da Educação, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, reforçando o apoio do município viseense na concretização dos novos espaços letivos, onde serão lecionados os CTeSP em parceria com a Delloite, e requalificação de um novo espaço de 1400 metros para laboratórios, sala de aulas, auditório e cantina.

Desporto

Futsal Feminino: Seleção sub 17 de Futsal da AFV começou a preparar a nova temporada

A pensar na nova época desportiva 2024/2025, a Seleção sub 17 de Futsal da Associação de Futebol de Viseu (AFV) já deu início aos treinos.
A primeira sessão aconteceu esta quarta-feira, 06 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Cavernães.  Segundo a AFV, para a primeira convocatória foram chamadas 32 atletas, oriundas de 10 clubes dos Campeonatos Distritais.
A Seleção sub 17 de Futsal da AFV é orientada pelo treinador Rafael Outeiro.

Local/Regional

Carregal do Sal: 'Municipalismo' foi tema no Dia do Concelho

No âmbito do Dia do Concelho de Carregal do Sal, assinalado esta quarta-feira (06 de novembro), os alunos do 12º ano e uma turma do 10º do Agrupamento de Escolas local participaram numa ação dinamizada pela MyPolis, realizada no Salão Nobre Aristides de Sousa Mendes, a convite da autarquia.
Na celebração comemorativa para assinalar os 188 anos sobre a criação do concelho de Carregal do Sal, a Câmara Municipal convidou a equipa pedagógica da MYPolis, com o propósito da promoção de cidadania ativa junto dos jovens incentivando-os à envolvência e à participação na vida local. “Com base em interação criativa, os profissionais envolveram os jovens em dinâmicas de quebra-gelo e jogos, promovendo o contacto com representantes políticos locais convidados para a ação”, explica.
Segundo a Câmara Municipal, os diversos convidados locais partilharam vivências, experiências e conhecimento com os alunos. No final, os conhecimentos dos jovens foram colocados à prova num espaço para perguntas/respostas sobre o municipalismo.