Legislativas: Catarina Martins (BE) quer luta 'contra o crime económico e a corrupção'

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, prometeu um “contrato para o país que combata a economia do privilégio e da desigualdade”, defendendo “contas certas” do trabalho e “contra o crime económico e a corrupção”.
No primeiro dia de campanha, o BE escolheu Viseu para fazer um comício inteiramente dedicado ao interior e no qual discursaram antes os cabeças de lista do partido pelos círculos eleitorais da Guarda, Castelo Branco, Bragança, Vila Real e Viseu, bem como o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.
“Nestas eleições dizemos ao que vimos. Vimos por um contrato para o país que combata a economia do privilégio e da desigualdade e que possa construir um país mais justo, a começar pelo acesso à saúde e pelo salário e pela pensão, pelos direitos do trabalho”, comprometeu-se Catarina Martins.
O BE, segundo a sua líder, confronta “a porta giratória e a economia do privilégio” e deixou uma “garantia aos poderosos que vampirizam Portugal”.
“Estamos aqui para um país de contas certas, em que a riqueza é justamente distribuída e em que ninguém tem direito a destruir a economia para ganhar tanto enquanto deixa quem trabalha com quase nada”, afirmou.
A expressão das “contas certas” entrou de novo no discurso dos bloquistas, mas desta vez “as contas certas do trabalho, as contas certas contra o crime económico e contra a corrupção, as contas certas que constroem a justiça” em Portugal.
“E, essa garantia, sabem que o BE a pode dar como mais nenhum partido neste país”, disse.
Tal como tem sido tónica em todos os discursos e declarações, a meta eleitoral de ser a terceira força política não foi esquecida nesta intervenção em Viseu.
“Um Bloco de Esquerda forte, uma terceira força política determinante neste país é a derrota da direita e do seu projeto económico, é também a derrota dos interesses económicos que vivem da porta giratória e que fazem do crime económico e da corrupção a forma do seu enriquecimento, é também vencer a extrema-direita e o preconceito”, defendeu.
Os bloquistas, nas palavras de Catarina Martins, não faltarão “ao contrato para o país” nem a “uma força decisiva de Governo que faça com que em Portugal se ande de cabeça erguida” e respeite quem “aqui trabalha”.

Publicado por: Irene Ferreira
2022-01-17 09:55:23

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: abriu o Balcão de Atendimento da AIMA para regularizar processos de imigrantes (c/ áudio)

O Município de Mangualde já tem a funcionar um balcão de atendimento da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo. O novo serviço está disponível  no edifício do CIDEM.
A abertura surgiu no âmbito de um protocolo assinado entre o município e a AIMA, para dar resposta às necessidades de imigrantes, no que diz respeito à legalização.
“Este balcão permite responder com maior proximidade, mais humanismo e de forma mais célere a pessoas imigrantes, que se encontram a aguardar regularização no país.  Por outro lado, este mecanismo também permite saber quem são estes imigrantes, onde se encontram e o que fazem”, explica o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Mangualde, com um dos dois balcões de atendimento da AIMA existentes no distrito de Viseu, pretende, desta forma, contribuir para ajudar a resolver os 400 mil casos de imigrantes com processos de regularização pendentes.
“Por sermos um concelho com um forte tecido empresarial, temos sido muito procurados por imigrantes. Prova disso mesmo é que desde junho de 2022, altura em que foi aberto o CLAIM - Centro Local de Atendimento a Imigrantes, já foram atendidos neste serviço cerca de 1200 imigrantes”, realça o autarca para justificar a abertura do balcão da AIMA.
“Só este ano letivo temos cerca de 400 alunos de 22 nacionalidades, o que reflete bem a realidade do nosso concelho”, afirma Marco Almeida.
O serviço funciona entre as 09h00 e as 12h30 e da 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

País

Esta sexta-feira é celebrado, no calendário religioso, o Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 01 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 02 de novembro.
A origem da festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.
Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos familiares nos cemitérios e ao longo do dia primeiro de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.
O dia 01 de novembro também é conhecido como o Dia de Pão por Deus, uma data aguardada pelas crianças, que saem às ruas com um saquinho a fim de recolher ofertas, como castanhas, nozes, figos e doces.
O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou-o em 2016, por acordo com a Santa Sé.

País

Na noite desta quinta-feira, o Halloween sai à rua

O Halloween ou “A noite das Bruxas” é uma celebração que decorre anualmente em vários países do mundo, na noite de 31 de outubro para 01 de novembro, onde a fantasia é a principal atração. Muitos acreditam que a festa teve origem nas ilhas britânicas, a partir do festival de origem celta Samhain onde os pagãos honravam deuses e recordavam mortos. 
Inúmeras celebrações acontecem por todo o mundo, como é o caso de Portugal. Embora as tradições não sejam tão enraizadas quanto em outros países, como os Estados Unidos, existem algumas tradições associadas ao Halloween. As crianças vão de porta em porta pedir doces, e organizam-se algumas festas de Halloween, onde os convidados vestem fantasias assustadoras.
Já o “Dia de Todos os Santos” é comemorado há vários anos e, em algumas regiões do país, sobretudo fora das grandes cidades, o Pão por Deus continua a ser um costume muito português. Dita a tradição que, no dia 1 de novembro, as crianças saem à rua em pequenos grupos cantarolando versos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. Atualmente, os donos das casas oferecem bolinhos, romãs, frutos secos e doces.
Esta é uma das festas mais aguardadas nos Estados Unidos e é a única altura do ano em que ser um fantasma, lobisomem ou vampiro não só é permitido, como é encorajado. As festas de máscaras, as lanternas iluminadas, e as doçuras ou travessuras tornaram-se sinónimo de Halloween, mas nem sempre foi assim.
O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows' Eve”, que significa justamente “véspera do dia de todos os santos”. Cada país comemora esta data de uma forma diferente, conforme suas crenças e tradições. Mas uma coisa é certa: as celebrações de Halloween ao redor do mundo refletem uma mistura de tradições antigas e influências modernas, adaptadas para a cultura local de cada país.

Local/Regional

Mangualde: Halloween é celebrado com caminhada e 'Baile de Inverno', esta quinta-feira

As "Leituras Enfeitiçadas" regressam a Mangualde, esta quinta-feira (31 de outubro) para mais uma noite de Halloween. Este ano, a iniciativa, marcada para aas 20h00, pretende celebrar os 25 anos da 1ª edição portuguesa do primeiro livro da saga Harry Potter.
De acordo com a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, para além das iniciativas que decorrem no espaço da biblioteca, será realizada uma caminhada em direção ao Mercado Municipal, onde vai decorrer um "Baile de Inverno" de Hogwarts.

Local/Regional

Sátão prepara noite de Halloween. Há prémio para o melhor disfarse

Ao longo dos anos, a Biblioteca Municipal de Sátão tem assinalado o Dia da Bruxas e este ano não é exceção. O Halloween ou Dia das Bruxas é uma comemoração oriunda dos Estados Unidos, cada vez mais enraizada no nosso país.
Esta última semana de outubro as crianças dos jardins de infância são convidadas a participar na hora do conto “Uma Corrida de Vassouras", de Nicha Alvim no período da manhã, estando aberto ao público em geral, o atelier "Construção Docinha" no período da tarde.
Para a noite do Halloween, quinta-feira (31 d outubro), a Biblioteca Municipal está a preparar surpresas assustadoras e misteriosas para os mais novos ( a partir dos 6 anos). A partir das 20h30, haverá um desfile de Halloween, onde será atribuído um prémio para o melhor disfarce, com zona VIP para as crianças poderem tirar fotografias. Também serão realizados jogos de doçuras e travessuras, com muita música à mistura.

Local/Regional

Viseu: Serviço de Psiquiatria, em Abraveses, serve de cenário para simulacro, esta quarta-feira

A Unidade Local de Saúde (USF) de Viseu Dão-Lafões realiza esta quarta-feira, dia 30 de outubro, um simulacro de incêndio e evacuação nas instalações do Serviço de Psiquiatria, em Abraveses. O simulacro, que conta com a participação de bombeiros e forças de segurança, permite, segundo a unidade hospitalar, fortalecer  a capacidade de coordenação e comunicação entre as diversas entidades envolvidas. "Tem como objetivo testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno e treinar os profissionais, de modo a criar rotinas de comportamento e atuação em situações de emergência", explica.
"A colaboração de todos é essencial para o sucesso da atividade, pelo que se apela à compreensão da população e dos profissionais para os possíveis transtornos causados pela sua realização", acrescenta a USF Viseu Dão Lafões.