O líder do Chega, André Ventura, afirmou na quarta-feira (19 de janeiro), em Viseu, que os portugueses “não se devem esquecer” do aumento de impostos e cortes nas pensões durante o período da ‘troika’, pelo Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passos Coelho.
“O PS tem responsabilidade nisto [nível de impostos sobre o rendimento], mas antes houve uma governação do PSD que aumentou impostos, diminuiu pensões e que os portugueses não se devem esquecer disso quando votarem no dia 30”, salientou Ventura.
André Ventura falava no final de uma arruada pelo centro histórico de Viseu.
“No consumo pagamos uma brutalidade [de impostos], no rendimento pagamos uma brutalidade, e até no imposto sucessório pagamos uma brutalidade. Rui Rio tem que explicar porque é que o PSD deixou o país com esta enorme carga fiscal, porque isto não é só responsabilidade do PS”, apontou, considerando que os sociais-democratas têm uma “grande responsabilidade” no estado do país, “em matéria de impostos, saúde e pensões”.
Questionado sobre a constante mudança de postura face aos potenciais parceiros de direita – entre um discurso conciliador e uma postura crítica -, André Ventura referiu que o Chega não ficará calado.