Mangualde: Amentar das Almas, esta sexta-feira, abre comemorações da Páscoa no concelho (com áudio)




Em Mangualde, ao tempo de Páscoa é assinalada a partir desta sexta-feira (17 de março). As atividades são desenvolvidas pela autarquia e em parceria com a Paróquia de Mangualde.
Esta sexta-feira, ainda em tempo de Quaresma, acontece o tradicional “Amentar das Almas”, pelo Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara. A iniciativa consiste em orações cantadas em louvor dos que já morreram.
O presidente da coletividade, António Ferreira, explica que é uma tradição secular que pretendem manter no concelho. O amentar das almas acontece na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 21h00 também com a participação do Grupo de Encomendação das Almas de Idanha a Nova.
Para dia 01 de abril está agendado um Concerto Quaresmal, também pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Mangualde. O momento é protagonizado pelo Ensemble S. Tomás de Aquino com “A Música dos Salmos”.
No dia 02 de abril decorre o “Domingo de Ramos na Paixão do Senhor”, com a Bênção dos Ramos e Procissão na Capela do Desterro, pelas 10h00, seguida da Eucaristia de Domingo de Ramos, na Igreja Paroquial.
Está também previsto o “Concerto Semana Santa” decorre a 04 de abril, pelas 21h30, na Igreja Paroquial de Mangualde, com o Ensemble de Cordas da Orquestra POEMa.
A Missa Vespertina da Ceia do Senhor tem lugar a 06 de abril, na Igreja Paroquial, pelas 21h00. E, no mesmo local, no dia seguinte, decorre a Celebração da Paixão do Senhor, pelas 17h00. A Vigília Pascal a 08 de abril, pelas 21h30, e a Eucaristia de Domingo de Páscoa pelas 11h00.
Segundo a autarquia mangualdense, a programação da Quaresma e Páscoa 2023 termina no dia 22 de abril, com o teatro “O Homem de Branco”, no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, pelas 21h30.

Autor: Irene Ferreira
2023-03-17 09:35:58

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Mangualde assinala em abril o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

“Serei o que me deres…que seja amor” é o tema do o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, assinalado em abril, em Mangualde.
Numa parceria entre o município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Mangualde, estão previstas diversas as ações integradas na campanha de sensibilização. O objetivo passa por alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.  
O arranque da campanha está marcado para sábado, dia 01 de abril, com a divulgação de uma mensagem do presidente da CPCJ de Mangualde, Fernando Espinha, e do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida. 
A partir de sábado e até dia 30 de abril, os edifícios públicos do município de Mangualde são iluminados de azul.
Em parceria com o Projeto Bons Velhos Tempos, as IPSS do concelho de Mangualde vão produzir “Malhas Protetoras”, que serão expostas durante o mês no Jardim do Rossio, onde também se vão poder encontrar mensagens alusivas ao tema, criadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Será ainda divulgada a história do Laço Azul nas escolas do Agrupamento de Mangualde. Os comerciantes do município são também convidados a ter um papel fundamental para a sensibilização da comunidade local, através da decoração das montras em cor azul.
No período de 17 a 21 de abril, é assinalada a Semana Azul, onde a comunidade escolar e as IPSS é sensibilizada para a temática, com a História do Laço Azul e realização de atividades, o Calendário dos Afetos e a exploração do livro “Livro Azul”, a apresentação do Livro “O Rapaz Que Voou Até Ao Mar” e  a leitura encenada/dramatizada do livro “Cuida Bem de Mim!”.
No dia 20 de abril, decorre a palestra “Agarra o Teu Futuro! Tu e os outros!” – O papel das emoções e das (in)decisões na tua vida”, dinamizada pelos 5 Sentidos, dirigida aos alunos do secundário da Escola Secundária Felismina Alcântara.
No dia 28 de abril, toda a comunidade escolar é convidada a vestir uma peça de roupa azul, e será ainda construído um laço azul humano nas Escolas do Agrupamento de Escolas e nas IPSS.

Local

Restaurante Mesa de Lemos, no concelho de Viseu, foi premiado com o Garfo de Ouro

O restaurante Mesa de Lemos, localizado em Silgueiros, no concelho de Viseu, foi premiado com o Garfo de Ouro. Galardão atribuido durante os prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”.
Da região centro de Portugal, também o Rei dos Leitões, na Medalha, foi distinguido com o Garfo de Ouro.
O Centro de Portugal esteve em evidência nos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, que distinguiram cinco hotéis e dois restaurantes situados na região. Segundo a lista revelada pelo guia do jornal "Expresso", o Centro de Portugal recebeu três Chaves de Ouro, duas Chaves de Prata e dois Garfos de Ouro.
Nos alojamentos, a Chave de Ouro foi atribuída ao Areias do Seixo (Mexilhoeira, Torres Vedras), à Casas do Côro (Marialva, Mêda) e ao Rio do Prado (Arelho, Óbidos). Com a Chave de Prata, foram premiados a Casa de São Lourenço (Manteigas) e o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém).
Para assinalar duas décadas de publicação, o “Guia Boa Cama Boa Mesa” decidiu ainda atribuir uma distinção especial “Mérito 20 Anos” aos alojamentos e restaurantes presentes em todas as edições desde 2003. Na região Centro de Portugal, foram distinguidos nove estabelecimentos que cumprem esse critério.
Assim, o prémio “Mérito 20 Anos” foi atribuído a quatro unidades de alojamento – Hotel Moliceiro (Aveiro), Pousada Convento de Belmonte (Belmonte), Pousada Castelo de Óbidos (Óbidos) e Quinta das Lágrimas Palace (Coimbra) – e a cinco restaurantes da região: 3 Pipos (Tondela), A Lúria (Tomar), Chico Elias (Tomar), Tia Alice (Ourém) e Vallécula (Guarda).

 

 

Local

Tondela: Termas de Sangemil reabrem no sábado

As Termas de Sangemil, em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem ao público no sábado (01 de abril) e mantêm-se abertas até 30 de novembro.
Em 2022, passaram pela estância termal 662 aquistas. Os indicadores estatísticos apontam para uma subida de 27% no número de termalistas. Pelo complexo
passaram 294 clientes no terceiro trimestre do ano, 165 no segundo e 163 no quarto trimestre de 2022.
Segundo a autarquia de Tondela, as termas foram procurada sobretudo para o chamado termalismo terapêutico. Quatrocentos e vinte e seis pessoas escolheram Sangemil para
fazerem este género de curas, o que representa um crescimento de cerca de 5%. "O aumento mais expressivo registou-se na vertente de bem-estar, que subiu 139%, com 196 clientes", refere acrescentando que no ano passado, as Termas de Sangemil faturaram 119 mil euros, mais 10% do que em 2021, sendo que a maior parte deste montante fica a dever-se ao termalismo clássico.
As termas estão vocacionadas para o tratamento de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas e ainda das vias respiratórias, como sinusite, rinite, faringite ou bronquite.

 

Local

Termas de S. Pedro do Sul promovem programa para as crianças

As Termas São Pedro do Sul vão promover o Programa de Termalismo Júnior entre sábado, dia 01, e 08 de abril. O programa é destinado às crianças e tem como objetivo promover a saúde dos mais pequenos através de tratamentos termais específicos para a idade.
Além disso, "o programa inclui uma oferta de um peluche, que as crianças poderão levar consigo como recordação da estadia nas Termas São Pedro do Sul", refere a autarquia. "Para além dos tratamentos termais, haverá ainda uma programação infantil com várias atividades destinadas às crianças, incluindo jogos, oficinas criativas, pinturas faciais, entre outras", acrescenta.
Segundo a Câmara Municipal, todas as atividades do programa de termalismo júnior foram pensadas para promover a alegria e a ocupação dos tempos livres das crianças, proporcionando-lhes momentos de diversão e aprendizagem. As mascotes das Termas São Pedro do Sul também estarão presentes para animar os mais pequenos e tornar a sua estadia ainda mais inesquecível.
 

Local

Greve dos funcionários judiciais é para continuar nos tribunais da Comarca de Viseu

Protesto dos funcionários judiciais sem fim à vista. Os funcionários afetos à Comarca de Viseu reuniram em plenário e decidiram que a greve é para manter para além do dia 15 de abril.
Aliás, segundo Luis Barros do Sindicato dos Funcionários Judiciais, a luta vai intensificar-se a partir de abril.
O sindicalista diz não entender a falta de abertura do Ministério da Justiça perante as reivindicações dos funcionários judiciais, que se baseiam na necessidade de mais funcionários, promoções na carreira, entre outras. 

Local

Exposição 'Luzes' está patente na Biblioteca Municipal de Nelas

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, tem patente nova exposiçãao. Até dia 15 de abril está disponivel a mostra "Luzes".
A exposição é composta por diversos painéis de fotografia artística da autoria de José Santos e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00 e aos sábados das 14h30 às 18h00.