Mangualde: Catarina Martins(BE) visitou a Unidade de Saúde Familiar

Durante uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Mangualde, esta quarta-feira (25 de agosto), a lider do Bloco de Esquerda disse que o partido se vai “bater” no próximo Orçamento de Estado por um programa de recuperação da saúde não covid, considerando que é “absolutamente vital” no regresso à normalidade.
“Este é também o momento em que se prepara o Orçamento do Estado e para nós é absolutamente vital que haja um programa de recuperação da saúde não covid, do atendimento, de tudo o que são problemas de saúde não covid”, defendeu Catarina Martins.
A coordenadora nacional do BE esteve reunida com a diretora da unidade de saúde na sequência do encerramento, em março de 2020, do serviço de atendimento permanente (SAP).
“Como dizia aqui a médica, há uma enorme frustração saber que há cuidados não covid que vão ficando para trás, porque sem mais meios, sem mais condições, fica impossível para responder a tudo. Um programa de recuperação de cuidados não covid é absolutamente essencial ao país e é por ele que nos vamos bater”, insistiu.
A líder do BE defendeu também que, tendo em conta que os profissionais de saúde dos cuidados primários estão também a trabalhar na vacinação, a “covid não faz só uma enorme pressão sobre os cuidados hospitalares, faz uma enorme pressão sobre os cuidados primários”.
“Nós precisamos, neste momento, de garantir um aumento de meios, de gente, de equipamentos, de condições, nos cuidados primários de saúde em Portugal para garantir que há uma resposta covid e não covid”, considerou.
Neste sentido, defendeu que “é preciso compreender que os cuidados primários de saúde estão sobre uma pressão muito grande há muitos meses e que é muitas vezes invisível, mas que é muito real e, por isso, é urgente mais” profissionais de saúde.
“Não podemos só passar mais funções para os cuidados primários, precisamos de lhes dar condições e precisamos de um programa de recuperação dos cuidados não covid em Portugal que é fundamental”, insistiu a líder que defendeu, entre outras, “a regularização de todos os vínculos precários”, porque estes profissionais “não podem ser dispensados” do SNS.
Um serviço que, no entender de Catarina Martins, deve estar distribuído pelo território nacional, nomeadamente no interior, em que “os serviços públicos têm obrigação de garantir condições para que as pessoas possam querer viver”, por exemplo, em Mangualde, cidade onde se encontrava.
“A boa notícia que tive hoje é que médicas de família que aqui estão são jovens, que tiveram filhas, tiveram direitos, no meio da covid também, naturalmente, aos seus direitos de maternidade, mas estão aqui a viver e querem cá ficar”, apontou.
Assim, defendeu que são necessárias “políticas públicas que acompanhem a vontade de tanta gente e de gerações de viver no interior e isso significa abrir mais serviços e não encerrar” como aconteceu ao SAP de Mangualde.
“Por isso é tão importante que o serviço de atendimento permanente aqui reabra e não haja uma espécie de resignação ao fecho que aconteceu em março de 2020 com a pandemia, porque esse é o grande perigo: fechou não volta a abrir. Não, fechou e tem de abrir para que as pessoas possam aqui estar”, exigiu.
A bloquista considerou este encerramento “absolutamente incompreensível” após ano e meio de pandemia, porque isso “é duplamente negativo, por um lado, as pessoas de Mangualde são obrigadas a deslocarem-se para Viseu, ou seja, os cuidados de saúde ficaram mais longe, numa população envelhecida e isto é um problema grave”.
“Por outro lado, seguramente o hospital em Viseu acaba por ter uma urgência com casos que não deviam ir parar à urgência de um hospital, porque deviam ser resolvidos numa urgência básica, num serviço de atendimento permanente”, disse.
Assim, direcionou “esta responsabilidade” de reabertura do SAP de Mangualde para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, a que está afeta a USF, atendendo ao facto de, neste momento, já se saber “o suficiente como a covid se espalha para que seja seguro abrir serviços de atendimento permanente”.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-08-25 15:51:06

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Município de Lamego reabilita seis polidesportivos da cidade

O Município de Lamego está a requalificar seis polidesportivos da cidade com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática desportiva. A renovação dos equipamentos abrange intervenções realizadas em quatro urbanizações - Quinta da Vista Alegre, Quinta das Oliveiras, Quinta de São Vicente e Bairro de Nazes -, mas também no Parque Isidoro Guedes e no Complexo Desportivo. O investimento total ascende a 81.669,18 euros (+ IVA).
Segundo a autarquia, e atendendo às necessidades específicas de cada um, os equipamentos desportivos careciam de diversas obras de manutenção. "Os trabalhos em execução ou já concluídos visam a limpeza e tratamento dos pavimentos, a substituição das vedações e das redes para as balizas e tabela de basquetebol e a colocação de projetores led. Também está a ser efetuada a limpeza das bancadas e muros e a aplicação de novas linhas de jogo", explica.
“Os nossos jovens têm agora melhores condições para usufruir destes espaços públicos para atividades de recreio e lazer. Trata-se de um investimento que não é muito avultado, mas que melhora, efetivamente, a qualidade de vida de toda a população, sobretudo dos moradores dos nossos bairros urbanos”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes.

Local/Regional

PSP de Viseu identificou a mulher que atropelou mortalmente um jovem na última madrugada

A PSP de Viseu já identificou a condutora que terá atropelado o jovem de 21 anos na madrugada (00h35) desta sexta-feira junto ao Instituto Politécnico, na Avenida Tenente Coronel Vale de Andrade, e que acabou por falecer no Hospital de Viseu. A informação foi avançada pela polícia, em comunicado. Após o atropelamento, a condutora da viatura ter-se-á colocado em fuga.
A PSP adianta ainda que a vítima, natural de Leiria, foi transportada para o Centro Hospitalar de Viseu – Hospital São Teotónio, onde veio a falecer, pelas 02h05.
“Após diligências efetuadas por esta polícia, foi identificada a condutora, de 21 anos, que foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência”, refere a PSP acrescentando que ao veículo envolvido no acidente foram efetuados exames periciais para preservação de provas, que foram integrados no respetivo processo, que correrá os habituais trâmites legais. 


 

Local/Regional

CLAIM de Viseu atendeu mais de duas centenas de pessoas no último ano

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Viseu celebra, este sábado (12 de outubro), um ano de atividade. No decorrer deste período, o gabinete realizou 344 atendimentos a imigrantes de 20 nacionalidades diferentes, num total de 219 pessoas.
Segundo a autarquia viseense, os dados revelam uma maior procura de auxílio por parte de cidadãos angolanos, representando 40,2% do acompanhamento efetuado, seguidos da população proveniente do Brasil, com 35,3% dos atendimentos. O trabalho do CLAIM tem sido dirigido, na sua maioria, a pessoas residentes no concelho de Viseu. Estas representam 85% de todos os atendimentos efetivados.
O processo de ajuda no acolhimento e integração de pessoas provenientes de outros países tem-se debruçado principalmente sobre o tema da permanência em território nacional. Estes cidadãos recorrem ao auxílio do CLAIM por forma a tratarem das questões necessárias para uma situação regular em Portugal. O registo de menores e a inserção profissional são outros temas com representação considerável neste período de existência do gabinete.

Local/Regional

Sátão: Acácio Pinto apresenta o novo livro 'O Leitor de Dicionários', este domingo

O livro “O Leitor de Dicionários”, de Acácio Pinto, é lançado este domingo, dia 13 de outubro, às 15h00, no Cineteatro Municipal de Sátão. A apresentação do livro estará a cargo de Ascenso Simões e conta com a atuação do grupo Musical SemGénero.
O lançamento do livro vem no seguimento do Prémio Literário “Cónego Albano Martins de Sousa” do ano de 2024, onde Acácio Pinto, natural de Sátão, se sagrou vencedor, na modalidade de prosa. 

Local/Regional

Tondela assinala o Dia Nacional do Peregrino, este domingo

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Tondela vai celebrar o Dia Nacional do Peregrino. A data é assinalada este domingo (dia 13 de outubro), com uma tertúlia. A iniciativa está agendada para as 16h30, no Auditório do Museu Municipal Terras de Besteiros e pretende proporcionar um momento de partilha e reflexão entre peregrinos ou quem se interesse por pelo tema.
“Ser Peregrino: Uma Experiência para a Vida” é o tema que vai ser abordado pelo escritor e peregrino Luís Ferreira. As celebrações do Dia Nacional do Peregrino em Tondela são promovidas pelo município, com o apoio da Associação de Peregrinos de Nandufe.
A data foi instituída pela Assembleia da República em 2014. De acordo com a autarquia, o concelho tondelense é um ponto de passagem quer dos peregrinos a caminho de Fátima, quer de Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha. "Tondela é atravessado por dois caminhos de Santiago. Um deles liga o Caramulo e o Vouga, entroncando depois no Caminho Central Português, já o outro faz a ligação entre Coimbra e Viseu, percorrendo em grande parte a Ecopista do Dão. Na freguesia de Santiago de Besteiros os peregrinos têm à disposição um albergue para os acolher, explica.

Educação

Crianças do pré-escolar de Alvite, Leomil e Moimenta da Beira vão ter aulas de Inglês e Desporto

Inglês e Desporto, uma vez por semana, são as duas áreas que o Município de Moimenta da Beira, em parceria com o Agrupamento de Escolas local, decidiram implementar, a partir deste ano letivo, no currículo de todas as crianças da educação pré-escolar das escolas de Alvite, Leomil e Moimenta da Beira.
Desenvolvido pelas professoras das AEC’s, o projeto de “inglês precoce” vai chegar, segundo a autarquia, a todas as crianças do Agrupamento de Escolas e também aos mais pequenos que frequentam a AMAI. "Nas aulas semanais, as professoras vão recorrer a estratégias que envolvem ludicidade, de forma a motivar as crianças no processo de aprendizagem do idioma, tais como músicas, histórias ilustradas, jogos e cartões ilustrados", explica.
Quanto ao “desporto”, os alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas vão contar com aulas semanais de Educação Física, asseguradas pelos técnicos da Câmara Municipal. As atividades desportivas vão decorrer no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. "O projeto de desporto desenvolvido pelos técnicos de Educação Física da autarquia tem como objetivo de ajudar as crianças do pré-escolar a adquirir habilidades motoras distintas, a criar hábitos de vida saudáveis, e ainda a desenvolver capacidades sociais e emocionais, podendo até melhorar o desempenho cognitivo", acrescenta a Câmara Municipal.
"É um projeto muito importante de construção de autoestradas do conhecimento com vista a formar melhor os cidadãos do futuro", explica Paulo Figueiredo, presidente da autarquia.