Mangualde: IAPMEI promoveu uma sessão para esclarecer empresários e investidores do concelho

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, promoveu em Mangualde, em parceria com a autarquia local, uma  “Sessão de apoio empresarial a PME: ferramentas e instrumentos”. A iniciativa que decorreu no auditório do CIDEM teve como objetivo,segundo a Câmara Municipal de Mangualde “fortalecer a proximidade entre as instituições envolvidas e o tecido empresarial local, através de serviços de informação e aconselhamento personalizados, esclarecendo dúvidas e aumentando os conhecimentos dos pequenos e médios empresários do concelho”.
Marco Almeida, presidente do município, salientou que ao longo dos anos “temos tido resultados que nos podem orgulhar, mas a verdade é que não vivemos só daquilo que foi feito. O importante é projetarmos o futuro e fazermos esse caminho que tem de ser feito, além do poder local, com os privados, os investidores e com quem acredita no potencial dos territórios de baixa densidade que são por norma, territórios de oportunidade”.
Na opinião do autarca, "este trabalho não pode ser feito individualmente, mas em conjunto com as instituições que acreditam e que colaboram com o município”. Marco Almeida realçou o facto do concelho mangualdense ter mais 22 empresas reconhecidas como PME Líder. 
Luís Tavares, representante da delegação de Viseu do IAPMEI, salientou que o valor dos projetos já aprovados em Mangualde no âmbito do PT2020 é bastante significativo. “No âmbito do PRR, por exemplo, já foram aprovados cinco consórcios que representam quase 300 milhões de euros”.
Durante a sessão foram abordadas as ferramentas e instrumentos disponibilizados pelo IAPMEI para apoiar as micro, pequenas e médias empresas. Foi explicado aos participantes que o IAPMEI poderá apoiar os projetos apresentados em três pilares: inovação e empreendedorismo; qualificação e internacionalização; e inovação produtiva.


Publicidade

 

 


2022-06-23 09:56:46
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Penalva do Castelo: workshop de fotografia digital

Promovido pela Rede Social de Penalva do Castelo, tem lugar a partir do próximo sábado (09 de julho) e até dia 16 de julho, na Biblioteca Municipal, o workshop de fotografia digital “Singularidades de uma vila beirã”
Segundo a autarquia o objetivo passa pelos participantes adquirirem conhecimentos básicos de fotografia e que, em simultâneo sejam sensibilizados para a distinção entre o olhar e o ver.

Local

Vouzela: formação 'Tapeçaria Artesanal'

Tem início esta quinta-feira (07 de julho), no município de Vouzela, a formação “Tapeçaria Artesanal - projeto”. Uma pareceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).
A formação tem lugar nas instalações da Escola Primária, de segunda a sexta-feira das 19h00 às 23h00 e aos sábados das 09h00 às 17h00 e destina-se a ativos empregados, com o 6º ano de escolaridade, ou desempregados há menos de 12 meses com o 12º ano ou inferior.

Local

Tarouca: Ponte Fortificada de Ucanha recebe espetáculo 'Sangue Novo Veias Antigas, Ano II'

Tarouca acolhe no próximo sábado (09 de julho), na Ponte Fortificada de Ucanha um espetáculo de música e dança do projeto “Sangue Novo Veias Antigas, Ano II”.
Segundo o Museu de Lamego, que gere a rede de monumentos do Vale do Varosa, este projeto tem como objetivo “promover a criação artística e dar visibilidade a projetos emergentes ligados à dança, música e artes performativas”.

Local

Nelas: aprovado Regulamento de Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos no Interior das Áreas Edificadas

A autarquia de Nelas aprovou em Assembleia Municipal o Regulamento Municipal do Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos no Interior das Áreas Edificadas.
Este regulamento entra em vigor após a publicação em Diário da República e tem como objetivo asseguar a obrigatoriedade da limpeza dos terrenos situados no interior das áreas edificadas e estabelece normas e procedimentos para o exercício de atividades que impliquem o uso do fogo.
Entre as várias regras definidas, constam medidas como o pedido de autorização/ comunicação prévia de queimadas, queima de amontoados e realização de fogueiras, assim como autorização de utilização de artigos de pirotecnia.

Local

Viseu: cortes de trânsito em função da 'Feira de São Mateus'

Em virtude da montagem do recinto da edição de 2022 da Feira de São Mateus, o parque de estacionamento em frente ao Pavilhão Multiusos de Viseu, o Campo de Viriato e as artérias adjacentes estão vedadas à circulação automóvel, a partir desta quarta-feira (06 de julho).
Até dia 03 de Outubro estão cortadas ainda, a  Rua Ponte de Pau, entre o entroncamento com a rua Dom José da Cruz Moreira Pinto e a rua Campo de Viriato, e ainda a Avenida Emídio Navarro, entre o entroncamento com a rua Nª Sr.ª da Conceição e a rotunda de Viriato.

Local

Moimenta da Beira: está nas ruas o 'Planalto - Festival das Artes' (com áudio)

Está nas ruas de Moimenta da Beira a terceira edição do “Planalto - Festival das Artes”.
Evento, com a temática “O Território como Poema” e que se prolonga até sábado (09 de julho).
Em declarações à Dão Digital, Luís André Sá, diretor artístico e de programação do festival, fala de uma programação transversal.