Dezasseis estudantes do 10º ano da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), em Mangualde, vão receber, esta sexta-feira, 15 de dezembro, os primeiros certificados de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) com Desfibrilhação Automática Externa (DAE), no âmbito do projeto piloto que já está a ser implementado no concelho mangualdense.
A medida que consta da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva começou a ser colocada em prática esta semana com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, que ministram aos alunos a formação certificada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
O presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, congratula-se pelo facto do município que lidera ser o primeiro a receber esta iniciativa que considera de “extrema” importância. “Antes de mais, porque vai capacitar os jovens, desde tenra idade, para atuarem em situações de emergência, com conhecimentos e competências para salvar vidas”, realça.
Além disso, Marco Almeida, refere que este curso de Suporte Básico de Vida “desenvolve nos alunos o sentido de responsabilidade, de solidariedade e de cidadania, tornando-os mais conscientes e mais preparados para lidarem com situações reais e imprevisíveis”, acrescenta.
O presidente do município sublinha ainda que este é um projeto abrangente, que mobiliza a comunidade escolar, nomeadamente o Agrupamento de Escolas e os bombeiros voluntários de Mangualde, associação acreditada para ministrar este tipo de formação que irá abranger cerca de 150 alunos que frequentam a ESFA.
A cerimónia de entrega dos certificados, marcada para as 10h00, na Escola Secundária Felismina Alcântara, vai contar com as presenças do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e do Ministro da Educação, João Costa.
Foto: INEM