Moimenta da Beira: Escola Superior Externato Infante D. Henrique conta com quatro cursos

Mais de meia centena de alunos vão frequentar, este ano letivo, em Moimenta da Beira, os quatro Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP): Fruticultura e Viticultura, Assessoria e Comunicação Organizacional, Intervenção Social e Comunitária e Computação Cloud. Cursos ministrados na Escola Superior Externato Infante D. Henrique. A sessão de boas-vindas aconteceu no Auditório Municipal Padre Bento da Guia.
“É mais um! É o terceiro ano lectivo consecutivo! Cada vez a fazer mais sentido! Cada vez com mais multiplicidade de presenças e com os nossos parceiros, que são muito importantes desde o primeiro dia. Não tenho dúvidas que valeu a pena chegarmos até aqui”, referiu Hugo Bondoso, vereador com o pelouro da Educação na atarquia local.
Também Miguel Mota, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, destacou a importância dos parceiros e dos protocolos para o funcionamento dos CTeSP. “A este projeto aplica-se o lema de Aquilino Ribeiro, ‘Alcança quem não cansa’. Foi um processo de três anos com algumas pedras pelo caminho, mas nós não nos cansamos e alcançamos. Temos atualmente mais de meia centena de alunos, em Moimenta da Beira’”.
A encerrar a sessão de boas-vindas, Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira corroborou da importância da nova oferta formativa. “Passaram três anos e o projeto tem vindo a crescer. Temos quatro cursos hoje, e obviamente que ficamos muito agradados pelo facto de termos um deles ligado à fruticultura e viticultura na nossa região. É um projeto regional e faz todo o sentido porque vamos ao encontro de uma grande necessidade que existe no território. As pessoas do nosso Município e dos concelhos limítrofes podem usufruir, evoluir o seu conhecimento com esta nova oferta formativa”.
O autarca ainda falou sobre os custos de estudar fora da área de residência e sobre o ponto de situação das obras de construção do edifício para os estudantes. “Temos uma residência que no final de dezembro estará praticamente concluída. Esta será também uma oportunidade para que alunos fora do concelho de Moimenta da Beira possam estar aqui connosco e usufruir de novas instalações”.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-10-03 09:13:50

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Nelas: requalificação do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão avança com Pólo de Inovação

Em Nelas vai ser criado um Pólo de Inovação, no âmbito da requalificação e modernização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, durante uma visita à estrutura localizada em Nelas.
Para além da requalificação, a intervenção, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrange também equipamentos e maquinarias, bem como a aposta na qualificação e valorização de recursos humanos especializados.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, instalado em Nelas desde 1946, assume-se como verdadeiro espaço congregador de conhecimentos vitivinícolas da Região Demarcada do Dão, e do próprio concelho de Nelas. Referiu ainda que com a efetivação do Pólo de Inovação, em Nelas é, simultaneamente, importante promover a vitalidade futura do mesmo ao nível da investigação, formação e promoção do setor, através de um esforço conjunto de todos os municípios que constituem a Região Demarcada do Dão e demais entidades estatais da área da agricultura. Para o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a visão estratégica apresentada pelo Município de Nelas fortalece a própria rede de inovação nacional que se pretende alavancar para o setor da vinha e do vinho. Destacou também a forma como a própria autarquia interpreta a localização do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão no seu território administrativo ao enaltecer a disponibilidade, cooperação e envolvência prestadas neste processo. 

Local/Regional

Aproveite o sol, porque a chuva e o frio regressam, esta semana, à região de Viseu... (c/ áudio)

Depois do verão de São Martinho, esta segunda e terça-feira (11 e 12 de novembro) ainda ficam marcadas por algum sol, mas a chuva regressa na quarta-feira, à região de Viseu. 
A temperatura desce significativamente, tanto a mínima como a máxima, para valores mais comuns para o Outono. O dia mais frio vai ser quarta-feira.
De acordo com Cristina Simões, do Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida da temperatura associada aos aguaceiros podem fazer com que neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Local/Regional

Viseu: Palácio do Gelo acolhe, quarta-feira, campanha de recolha de sangue

O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, acolhe uma campanha de Recolha de Sangue, esta quarta-feira (13 de novembro), iniciativa do Grupo de Dadores de Sangue do INEM em parceria com a FEPODABES (Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue).
A ação solidária vai decorrer ao longo de todo o dia, com uma viatura estacionada  junto à entrada Sul (hipermercado) do centro comercial, onde as pessoas interessadas em doar sangue o podem fazer.
Numa altura em que se aproxima o Natal, uma época em que é necessário um reforço de stock de sangue devido ao grande fluxo da população, o Palácio do Gelo Shopping apela à generosidade dos visitantes e clientes para participarem na campanha. Podem doar sangue pessoas com mais de 18 anos, com peso superior a 50 kg e com hábitos de vida saudáveis. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, acrescenta.  

Local/Regional

Município de Sátão promove mais uma edição do concurso de Montras de Natal

Em contagem decrescente para a época natalícia e com o objetivo de valorizar o comércio local, levar mais encanto às ruas e dar um toque especial e festivo ao concelho, o Município de Sátão promove a 7ª edição do Concurso de Montras de Natal.
As inscrições decorrem a
ao dia 29 deste mês de novembro, para todos os comerciantes do concelho com montra visível a partir do espaço público. As votações do público decorrem entre os dias 09 de dezembro e 04 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas online, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.cm-satao.pt/balcao-virtual/formularios/concursos/montras-de-natal ou presencialmente no Gabinete de Atendimento ao Munícipe. 

Local/Regional

Gala da Federação Académica do Desporto Universitário acontece em Viseu, esta terça-feira

A Pousada de Viseu recebe na noite desta terça-feira (12 de novembro), com início às 19h00, a XV Gala do Desporto Universitário.
Uma iniciativa da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que, uma vez mais, recebe as maiores figuras do desporto universitário português.
De acordo com a FADU, a gala promete ser um momento de celebração das conquistas dos estudantes-atletas, treinadores e equipas que, ao longo da época de 2023/2024, se destacaram no panorama desportivo universitário, tanto a nível nacional como internacional.

Desporto

Futsal: Viseu 2001 continua na Taça de Portugal. Passou à 3ª eliminatória

Apenas o Viseu 2001 continua na luta pela Taça de Portugal de Futsal, dando o salto para a terceira eliminatória, depois de vencer, por 3-2, o Jorge Antunes. O Viseu 2001 foi a única das quatro equipas do distrito de Viseu que, este fim-de-semana, ficou apurada.
O ABC de Nelas perdeu com o Portimonense por 4-2, o São Martinho de Mouros também perdeu por 2-4 com o Valpaços e o Pedreles também ficou pelo caminho ao ser goleado pelo Modicus por 2-9.