O Município de Mortágua aderiu à participação na iniciativa Med On Tour, numa parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
A Med On Tour é a maior campanha de rastreios de saúde, feita por estudantes de Medicina, em Portugal. A iniciativa decorre no concelho de Mortágua entre esta sexta-feira e domingo (16, 17 e 18 de fevereiro), tendo sido descentralizada por várias localidades e abrangendo todas as freguesias.
De acordo com a autarquia, durante os três dias, estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Médicas Abel Salazar vão levar a efeito rastreios gratuitos em aldeias e lares da 3ª Idade, que consistem na medição da tensão arterial, índice de massa corporal, perímetro abdominal e cálculo do risco de Diabetes Mellitus tipo II.
"As sedes das Associações e Igrejas foram os locais escolhidos para a realização dos rastreios, tendo em vista uma mais fácil acessibilidade e a maior afluência de pessoas", explica, acrescenrando que vão ainda realizar-se palestras dirigidas à comunidade escolar que abordam temas como Sono, Alimentação Saudável e Exercício Físico.
A iniciativa Med On Tour tem por objetivo sensibilizar a comunidade em geral e os jovens para a adoção de hábitos de vida saudável e comportamentos responsáveis pela saúde, prevenindo riscos e doenças.
Por outro lado, a iniciativa promove a aproximação dos estudantes a aldeias, vilas e cidades do Interior do país, estabelecendo uma ligação mais próxima entre as populações e os cuidados de saúde, e contribuindo assim para a formação de médicos mais completos, sensíveis às necessidades locais.