O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, teve a garantia do ACES Dão Lafões que durante este mês de abril, as extensões de saúde de Carvalhal Redondo e de Santar volta a abrir portas. Este foi um dos temas que esteve em cima da mesa numa reunião de trabalho com a ARS Centro e com o ACES Dão Lafões.
Reunião que serviu, segundo um comunicado da autarquia de Nelas, para “reivindicações importantes para reposição de condições de saúde no concelho”, nomeadamente o horário de atendimento da USF de Nelas, urgências, extensões de saúde e requalificação dos edifícios.
Sobre o atual encerramento do Centro de Saúde às 17H00, foi dito ao autarca que se trata de uma “situação temporária, uma vez que aguarda da parte da ARS Centro a aprovação da contratação de mais dois assistentes técnicos para a resoluçã”.
“Colocada a questão sobre a reabertura das urgências em Nelas, foi também adiantado que será uma questão a debater entre a ARS e o ACES Dão Lafões com a coordenadora do Centro de Saúde, no sentido de avaliar qual o melhor horário, de segunda a sexta das 20h00 às 00h00, e aos sábados”, explica.
No comunicado da autarquia pode ainda ler-se que a Câmara Municipal de Nelas “tem encetado todos os esforços possíveis no sentido de minimizar os impactos negativos causados pelo funcionamento deficitário dos serviços de saúde, quer através da cedência de assistentes técnicos e operacionais, quer na contratação de dois enfermeiros que ao longo de quatro meses asseguraram o Centro Vacinação, bem como o corpo de voluntários do banco Local de Voluntários do Município, aos quais o município agradece pelo seu altruísmo”.