A ACERT, em Tondela, já tem disponível a programação para a edição deste ano do Tom de Festa - Festival de Músicas do Mundo. O evento acontece entre 12 e 15 de julho. Uma edição que celebra, também, os 90 anos do artista António Quadros, nascido há 90 anos em Santiago de Besteiros.
Este ano, o Tom de Festa, que acontece há 31 anos, promete proporcionar uma viagem musical por Madagáscar, Gâmbia, Gana, Espanha, Chile, Brasil e Portugal. A programação inicia em Molelos, no dia 12 de julho, com uma Soenga realizada por oleiros da aldeia. Ceramistas de todo o país irão criar peças inspiradas em António Quadros e o resultado da cozedura em Soenga será uma exposição.
Para essa mesma noite, em Molelos, está reservado um espetáculo de Teatro de Rua, “Flotados”, dos espanhóis David Moreno Cia & Cristina Calleja, que combina música, dança e circo.
No dia 13, a ACERT recebe Sona Jobarteh vinda da Gâmbia. Na mesma noite, a portuguesa Da Chick sobe ao palco com muito funk. O dia 14, promete ser, segundo a ACERT, uma noite de contrastes. Começa com o diálogo entre as culturas brasileira e portuguesa, do qual nasceu o espetáculo “De Mar a Mar”. A fadista Carminho também pisa o palco nessa noite com a apresentação do disco mais recente “Portuguesa”. A festa continua com um “Eletro Pachamanico” dos chilenos Calle Mambo.
Nesta edição, as noites de sexta-feira e sábado terminam com dj-sets. Na noite de sexta-feira, será com a tondelense Francisca Urbano. No sábado, no Tom de Festa, regressam as sonoridades de países africanos e completa-se a homenagem iniciada em Molelos.
A noite começa com Rajery que virá celebra os 40 anos de palco, seguindo-se o espetáculo “Amor e Circunstância”, criado para esta edição do Tom de Festa em homenagem ao artista António Quadros. Segue-se o concerto de FRA! do Gana. A noite, e o festival, terminam com o viseense Moullinex.