A Câmara Municipal de Tondela aceitou as competências na área da Saúde. A decisão da aceitação surge após várias negociações entre o município e o Ministério da Saúde. O auto de transferência foi assinado no final de dezembro, produzindo efeitos desde o dia 01 de janeiro de 2024.
Com os novos poderes o município fica responsável pela gestão, manutenção e conservação do edificado e do equipamento não médico existentes no Centro de Saúde de Tondela e nas extensões de Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caramulo, Lajeosa do Dão e Molelos. Para a autarquia transitam ainda cinco assistentes operacionais da unidade de Tondela.
Além disso, a Câmara Municipal passa a participar no planeamento, gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de saúde, nomeadamente na sua construção, equipamento e manutenção. "Exemplo disso será a nova Unidade de Saúde Familiar de Tondela, que irá nascer no edifício do centro de saúde da cidade, imóvel que sofrerá uma profunda remodelação", explica a autarquia.
O auto de delegação de competências foi assinado entre a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Ruivo, prevendo uma transferência financeira anual para o município de 271.528 euros.
USF Canas