Urgeiriça: ATMU promove vigilia em defesa dos direitos humanos, esta quinta-feira (com áudio)




Em defesa dos direitos humanos, a ATMU com sede no concelho de Nelas, promove uma vigília no final da tarde desta quinta-feira (24 de novembro). A iniciativa  acontece às 18h30, junto ao monumento do mineiro, na Urgeiriça.
A associação está contra a realização do Mundial de Futebol que está a decorrer no Catar, mas também contra outras situações, como lembra o presidente António Minhoto.
A vigília é aberta a toda a comunidade. A iniciativa promovida pela ATMU, na Urgeiriça, acontece no dia em que a seleção nacional se estreia no Mundial do Catar. António Minhoto espera que a equipa portuguesa vença o Gana, e que mostre solidariedade pelos direitos humanos.

Autor: Irene Ferreira
2022-11-24 10:52:50

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu: homem morreu num acidente com um trator em S. João de Lourosa

Um homem de 74 anos morreu na manhã desta sexta-feira (19 de abril) num acidente com um trator, na freguesia de S. João de Lourosa, no concelho de Viseu. O acidente ocorreu numa propriedade agrícola, onde a vítima estaria a realizar alguns trabalhos com recurso ao trator.
De acordo com informações do Comando SUB regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, o óbito foi declarado no local, sendo o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Viseu, INEM e GNR, apoiados por sete viaturas.

Educação

Politécnico de Viseu mostra-se à comunidade, este sábado

Este sábado (20 de abril), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai estar de portas abertas para toda a comunidade.
Entre as 10h00 e as 19h00, o Multiusos do Politécnico vai mostrar as ofertas e atividades da instituição de Ensino Superior. Uma mostra que decorre na sequência dos Dias Abertos IPV 2024 nos quais os alunos puderam visitar laboratórios e espaços educativos das escolas superiores integradas e que contou com mais de mil alunos de várias escolas secundárias e profissionais do distrito de Viseu.
No edifício Multiusos, este sábado, vão estar representadas as escolas que coabermpõem o IPV, sendo que os alunos podem esclarecer dúvidas e obter informações.
De acordo com o Politécnico, a iniciativa conta ainda com diversas atividades paralelas, em espaços envolventes, desde sessões de informação sobre o acesso ao ensino superior, sessões de informação sobre a oferta formativa institucional, assim como divulgação dos apoios sociais.

Local/Regional

Moimenta da Beira: homem conduzia camião com matrícula falsa

Por falsificação de matrícula, um homem de 49 anos foi constituído arguido pela GNR, no concelho de Moimenta da Beira.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram um veículo pesado de mercadorias, com intuito de proceder à fiscalização. No seguimento das diligências policiais conseguiram verificar que o veículo ostentava uma matrícula cujos caracteres não correspondiam à viatura em circulação, bem como, o número de identificação do veículo não correspondia ao que constava no documento único automóvel. Na sequência da ação, o veículo foi apreendido e o proprietário foi constituído arguido.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Local/Regional

Sátão: 'Memórias de Abril' estreia, este sábado, no Cineteatro Municipal

O espetáculo “Memórias de abril”, que estreia este sábado (20 de abril), às 21h00, no Cineteatro Municipal de Sátão, pelas mãos da Escola Municipal de Teatro de Sátão, com criação de Florbela de Sá Cunha, pretende celebrar as conquistas da Revolução dos Cravos, e festejar a efeméride dos 50 anos de liberdade.
De acordo com a autarquia, a peça é um mosaico, uma colagem, "que nos dá uma ideia de como os anos da ditadura salazarista foram vividos na altura. Evoca histórias da resistência aos agentes da PIDE, como a de Catarina Eufémia, o peso da censura, o papel das mulheres, dos poetas, dos soldados na guerra do Ultramar".
No espetáculo, com música ao vivo executada pelo grupo SemGénero, "é celebrado o poder da palavra e da música". A democracia – como um lugar de liberdade onde convivem diferentes vozes e opiniões – serve de fio condutor ao espetáculo que partindo do cancioneiro poético-musical associado ao 25 abril, traz memórias do antes de abril de 74.

Arte e Cultura

Mangualde: 'Manhãs Sénior' sobem ao palco do Complexo Paroquial, este sábado à noite (com áudio)

Depois de, em janeiro, ter passado pelo auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, a peça de teatro “Manhãs Sénior” da CulturDão (Associação de Cultura e Artes do Dão) sobe ao palco do Complexo Paroquial de Mangualde, este sábado (20 de abril) à noite (21h30).
É um trabalho dos alunos de teatro da Universidade Sénior de Mangualde, inspirada nos programas de televisão emitidos durante as manhãs, como realça o encenador Rafael Pina.

Local/Regional

Linha da Beira Alta encerrou há dois anos. Final de junho é a nova data de reabertura

Esta sexta-feira (19 de abril) são assinalados dois anos do encerramento da Linha da Beira Alta, no troço entre Pampilhosa da Serra e Guarda, devido às obras de requalificação e modernização da via. Nessa altura, o prazo de conclusão da intervenção eram nove meses, mas acabou por não ser cumprido, sendo adiado para 12 de novembro do ano passado, mas mais uma vez não foi conseguido, tendo a Infraestruturas de Portugal (IP) apontado “diversos constrangimentos” e “a falta de capacidade do mercado da construção resultante da atual conjuntura mundial, bem como do período de forte investimento que o país atravessa”.
A última data prevista para a conclusão das obras, avançada pela IP, é no final do primeiro semestre deste ano.