António Durães, figura do teatro em Portugal, é o convidado da próxima edição do projeto “Noite Fora - Leitura e Conversas sobre Teatro”, que decorre esta quarta-feira (dia 22 de novembro), às 21h00, no Teatro Viriato, em Viseu.
Conhecido pelas suas interpretações, direções e criações em diversos espetáculos do Teatro Nacional São João, assim como em espetáculos apresentados no Teatro Viriato, António Durães regressa a Viseu com a missão de desafiar o público a ler e a refletir sobre peças teatrais. Para a 18.ª edição de Noite Fora, o artista escolheu a obra “Hamelin”, de Juan Mayorga.
De acordo com Sónia Barbosa, coordenadora do projeto, a obra proposta está ligada “à ideia do pensamento crítico e de traçar pontes entre os acontecimentos proeminentes à nossa volta, que se liga à ideia de fazer objetos artísticos, mas ao mesmo tempo politicamente engajados”. “Todas estas relações, encadeadas entre si, nos colocam de novo no centro do que é o 'Noite Fora': um entrecruzar, um encontro, uma partilha, uma reflexão, um modo de fazer arte enquanto se pensa sobre ela, um modo de estarmos juntos, em comunidade, em discussão, em confronto entre o que somos, de onde vimos e o que desejamos fazer”, explica a artista.
O texto de Mayorga retrata a história de uma cidade onde a perversão reina nas palavras, na educação, na vida sexual. Dá-nos a história de uma cidade presa numa rede de pedofilia, onde uma personagem-comentador tenta mudar, constantemente, o ponto de vista do público. "Hamelin” é ainda um conto sobre culpa e medo.
A sessão conta com a interpretação de Sónia Barbosa, Clara Spormann, Gabriel Gomes, Afonso Cortez e Ricardo Carneiro.