A CDU escolheu o parque de Santiago, em Viseu, para dar destaque aos direitos das crianças e dos pais. "O peso das creches nos orçamentos familiares, os baixos salários, a desregulação dos horários e a precariedade laboral levaram (e levam) a que muitas famílias não tenham os filhos que desejam - ou que não os tivessem tido de todo. Ter filhos não pode ser visto como um capricho, mas sim como um direito e até como um factor de desenvolvimento nacional", refere a coligação.
Durante a manhã de domingo (23 de janerio), crianças e pais foram convidados a participar em jogos tradicionais como o lencinho e a corrida de sacos ou de pneus, entre muitos outros.
"Foi uma oportunidade para divulgar as propostas CDU para o distrito e que passam nomeadamente por criar uma rede pública e gratuita de creches para todas as crianças, aumentar o abono de família e pré-natal e garantindo a sua universalização", refere acrescentando que propõe ainda "o desenvolvimento de mecanismos de incentivo à natalidade e incrementar o apoio à maternidade e paternidade".
Em complemento a estas medidas a CDU defende a criação de um programa de incentivos à fixação de jovens no distrito, com apoios extraordinários, bem como a promoção do emprego com direitos como medidas imprescindíveis à promoção dos direitos da juventude e à garantia dos direitos das crianças e dos pais.