Entre esta terça-feira (29 de outubro) e 09 de novembro, a companhia Formiga Atómica ocupa o Teatro Viriato, em Viseu, para celebrar 10 anos de existência. Durante duas semanas, a companhia vai apresentar cinco espetáculos que prometem fomentar uma reflexão sobre as alterações climáticas, a crise de refugiados, a adolescência, a educação e a morte.
A ocupação começa no Estúdio com duas sessões para público escolar, com “O Estado do Mundo (Quando Acordas)” nos dias 29 e 30 de outubro.
No dia 31 de outubro, às 21h00, na Sala de Espetáculos, o público é convidado a mergulhar vertiginosamente na adolescência com o espetáculo “Montanha-Russa”. Para maiores de 12 anos, “Montanha-Russa” é um espetáculo criado em colaboração com Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo.
“A Caminhada dos Elefantes”, acontece no dia 05 de novembro, e conta com uma sessão para escolas e outra para público geral, às 19h00.
A ocupação volta ao Estúdio, com as perguntas: Será possível explicar a crise dos refugiados às crianças? “Do Bosque para o Mundo” conta a história de Farid, um rapaz afegão de 12 anos, entre a vida e a morte. Acontece no dia 08 de novembro, em duas sessões para grupos escolares do Ensino Secundário.
No último dia da ocupação, dia 09 de novembro, às 17h00, o palco do Teatro Viriato é transformado num ringue de boxe e recebe “Má Educação - Peça em 3 Rounds”.
Foto: © Filipe Ferreira