Até sexta-feira (01 de março) está a assinalar-se a Semana para a Consciencialização para as Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA).
A iniciativa desenvolvida pela primeira vez nos Estados Unidos da América e posteriormente generalizada a outros países é agora, pela primeira vez, dinamizada em Portugal pela equipa de PCA da ULS Viseu Dão-Lafões.
A equipa de Perturbações do Comportamento Alimentar da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões intervém com crianças, adolescentes e adultos com PCA e durante o ano de 2023 realizou 416 consultas de Pedopsiquiatria e Psiquiatria e 629 consultas de Psicologia do Comportamento Alimentar.
No âmbito desta iniciativa, estão a ser realizadas diversas atividades de sensibilização e prevenção.
A nível hospitalar na quinta e sexta-feira será dinamizado o I Ciclo de Conferências para as Perturbações do Comportamento Alimentar, no Auditório do Hospital São Teotónio. A iniciativa conta com dois workshops, um ciclo de conferências e sessões de posters sobre a compreensão e intervenção nas PCA. Será ainda realizada uma exposição de desenhos de doentes com PCA acompanhados na ULS Viseu Dão-Lafões, sobre a experiência com a doença.
Ao nível comunitário, em articulação com os psicólogos dos agrupamentos de escolas da região de Viseu, será realizada uma ação de sensibilização e prevenção em todas as turmas do 3º ciclo e ensino secundário. Nesta ação será visualizado um vídeo realizado pela Equipa de PCA da ULS Viseu Dão-Lafões que pretende a sensibilização para as perturbações do comportamento alimentar e os riscos, em particular para a Anorexia Nervosa. Será ainda promovida a discussão e trabalho em pequenos grupos sobre a prevenção de comportamentos que podem aumentar o risco de perturbações do comportamento alimentar, nomeadamente comportamentos de Body Shaming, permitindo que os alunos possam colocar, numa caixa de perguntas, as questões ou preocupações que tenham sobre a temática, que serão mais tarde respondidas por profissionais qualificados.