A urgência externa da especialidade de Ortopedia, no Hospital de Viseu, vai continuar encerrada durante a noite, das 19h00 às 08h30, durante todo este mês de dezembro.
Uma medida do Conselho de Administração devido a dificuldades na elaboração das escalas resultante da recusa dos médicos para a prestação de horas suplementares para além do limite legalmente instituído.
Segundo o Centro Hospitalar, a equipa médica de Ortopedia está completa no período diurno, contando com os elementos regulamentarmente estabelecidos para poderem fazer atendimento no Serviço de Urgência e atividade cirúrgica no Bloco Operatório. No período noturno, está de prevenção um ortopedista para urgência interna, garantindo a resposta a qualquer complicação com os doentes internados.
“No período noturno, apenas as situações com necessidade muito urgente de intervenção cirúrgica por Ortopedia serão transferidos para o Serviço de Urgência do CHUC (Hospitais da Universidade de Coimbra)”, explica.
De acordo com a unidade hospitalar, as urgências de Medicina Interna, Via Verde de AVC, Via Verde Coronária, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e restantes especialidades disponíveis na carteira de serviços do Serviço de Urgência Polivalente do CHTV vão encontrar-se a funcionar sem qualquer falha, respondendo no nosso eixo de referenciação à ULSG (Guarda) e aliviando a sobrecarga sobre o CHUC.
Segundo o hospital de Viseu, a colaboração de todos é essencial para minimizar o impacto sobre o funcionamento do Serviço de Urgência Polivalente do CHTV durante o mês de dezembro, uma vez que as transferências provenientes da ULSG já acarretam uma grande sobrecarga.