Viseu conta com mais um ponto de carregamento elétrico a partir desta segunda-feira

No âmbito do Programa do Fundo Ambiental aprovado pelo Governo, a cidade de Viseu conta, desde esta segunda-feira (19 de setembro) com mais um Hub de carregamento para a mobilidade elétrica.
O investimento para um total de nove Hubs é de cerca de dois milhões de euros, integrado no programa de Estabilização Económica e Social, lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.
O presidente da MOBI.E, Luís Barroso, sublinha que “para cumprir o plano de ter 15 mil postos de carregamento até 2025, este hub em Viseu vem cristalizar os esforços que têm vindo a ser feitos um pouco por todo o país. Atualmente contamos com mais de 5000 postos de carregamento, por isso estamos a trabalhar com urgência para cumprir os objetivos a que nos propusemos”.
O Hub de Viseu vai ser operado pela KLC ao abrigo de um contrato de concessão de dez anos.
Cada Hub, tal como a que vai ser inaugurada agora em Viseu, é constituído por nove postos de carregamento: um ultrarrápido (150 kW), três rápidos (50 kW) e cinco semirrápidos (22 kW). Depois de Leiria, Guimarães, Loures e Loulé seguem-se Almada, Coimbra, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, “projetos que estarão concluídos durante os próximos meses”, revela o presidente da MOBI.E.

Autor: Irene Ferreira
2022-09-19 11:49:27

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Penalva do Castelo: despiste de trator provoca um morto na freguesia de Pindo

Uma vítima mortal, um homem, é o resultado de um acidente de trator ocorrido na manhã desta terça-feira (16 de abril), no concelho de Penalva do Castelo.
De acordo com informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, tratou-se do despiste do trator na Estrada Municipal 1468, próximo da Quinta da Vinha, na freguesia de Pindo.
O acidente aconteceu poucos minutos depois das 09h00. Para o local foram chamados os Bombeiros de Penalva do Castelo, a VMER de Viseu e a GNR, num total de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas.

Local/Regional

A cidade de Viseu concretizou mais uma geminação. Desta vez com uma cidade espanhola, a de León

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Alcaide da Câmara Municipal de León, José Antonio Diez Díaz, celebram um Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade.
“Esta parceria histórica entre Viseu e León desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre as duas cidades”, avançou o autarca viseense. “Esta é uma oportunidade única para o crescimento mútuo e a construção de um futuro mais próspero e integrado para as duas comunidades. Estou convicto que este compromisso hoje assumido criará oportunidades significativas para o nosso crescimento”, sublinhou o presidente.
Também o Alcaide de León, José Diaz, realçou que “no ano passado, a Câmara Municipal de León aprovou, por unanimidade, sem fissuras nem polémicas, a proposta de declarar as nossas cidades irmãs. Desta forma, reconhecemos todos os laços históricos que nos unem e as alianças que, a partir de agora, construiremos sobre eles. Espanha e Portugal partilham tanta história que nos consideramos e nos sentimos irmãos de sangue e de legado. Espanhóis e portugueses estão unidos por laços de fraternidade que o tempo não pode apagar”.
“Anos de convivência e crescimento que justificam, e agora avançam, o interesse que a Câmara Municipal de Viseu demonstrou por esta irmandade como oportunidade para uma união protocolar e institucional que alicerça as suas raízes no passado do Reino de Leão e que se cimenta nas colaborações atuais e projetos conjuntos económicos, sociais e culturais”, justificou José Diaz.
“Vamos dar a esta grandeza a nossa base para consolidar um futuro esperançoso para o nosso povo. Muito obrigado pelo acolhimento, pela colaboração e pelo desejo de fraternidade que hoje nos traz aqui e nos abre um futuro magnífico”, concluiu o Alcaide.
À data, Viseu é geminada com 13 cidades, em territórios como Cabo Verde, França, Polónia, Itália, Bulgária, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Costa do Marfim e China, a par de Portugal, concretamente com as cidades de Elvas e Cascais e, agora, Espanha.

Desporto

Kartcross: Alexandre Borges (Nelas) vence Open de Castelo Branco, antes de arrancar a nova temporada

Em contagem decrescente para o início do Campeonato de Portugal de Kartcross, o Open de Castelo Branco abriu as hostilidades da época, acolhendo, alguns dos nomes que irão marcar a época desportiva de 2024.
Alexandre Borges, o piloto da NelaSport, marcou presença com o novo Semog Attack, fazendo a estreia a nova viatura de competição e da recém-criada divisão 2 do kartcross, em provas oficiais em Portugal.
Ainda em fase de adaptação a estas novas especificações, o piloto de Nelas, entrou,d e acordo com o clube, determinado em não deixar os créditos por mãos alheias e desde cedo demonstrou que estaria na luta pela vitória, averbando o tempo mais rápido nos treinos cronometrados.
Na final de domingo (14 de abril), desde cedo que assumiu a liderança, a qual não viria a largar até ao cair da bandeira de xadrez, averbando assim a primeira vitória do Semog Attack, logo na prova de estreia em Portugal.
“Chegámos a Castelo Branco, completamente às escuras. Em primeiro porque estivemos em contrarrelógio a terminar o kartcross para conseguir estar presentes, pelo que foi o meu primeiro contacto com este novo modelo da Semog em pista, por outro lado, não tínhamos qualquer referência de como seria a competitividade desta nova motorização em pista, comparativamente aos 600. Face a tudo isto, só posso considerar que foi uma vitória importante e que nos dá bons indicadores para a primeira prova do campeonato, agendada já para o fim de semana de 04 e 05 de maio, em Mação”, refere Alexandre Borges.

Local/Regional

Novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu é inaugurado esta terça-feira

Esta terça-feira (16 de abril) é inaugurado o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu, situado na Freguesia de Rio de Loba, junto à Feira de Gado.
O Centro de Recolha Oficial resulta de investimento municipal e é constituído por dois pavilhões, um destinado a serviços/apoio e outro destinado ao alojamento dos animais. De acordo com a autarquia viseense, a obra teve como objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.
Também esta terça-feira, pelas 15h00, o presidente e vice-presidente da Câmara de Viseu visita o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, para a assinatura do protocolo entre o município e a associação, para acolhimento de animais recolhidos na via pública e para esterilização e identificação com registo de animais abandonados, recolhidos na via pública.

Local/Regional

Penalva do Castelo: bebé morreu em creche

Um bebé de três meses morreu esta segunda-feira, dia 15 de abril, na creche da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.
A criança foi encontrada por funcionárias em paragem cardiorrespiratória. Enquanto os bombeiros não chegavam ao local, as primeiras manobras de reanimação foram realizadas pela equipa de enfermagem da Misericórdia. Trabalhos de reanimação que não surtiram efeito, sendo o óbito declarado no local pelo médico da VMER de Viseu. O corpo da bebé foi encaminhado para o gabinete médico-legal do Hospital de Viseu.

Local/Regional

Câmara de Lamego melhora relvado do Estádio dos Remédios

A Câmara Municipal de Lamego realizou uma intreveção no relvado natural do Estádio dos Remédios. Nas últimas semanas, foram realizados diversos trabalhos para beneficiar a infraestrutura, nomeadamente a escarificação da relva, uma nova sementeira e o espalhamento de areia, seguido da respetiva furação (verti-drain) e adubação. "A autarquia está a investir mais 48 mil e 600 euros para garantir a manutenção e conservação deste equipamento, durante o período de um ano", explica.
O investimento pretende, de acordo com a autarquia, prolongar a vida útil do relvado, tornando-o mais uniforme para oferecer as melhores condições de segurança aos atletas que o utilizam.
Recentemente, a autarquia de Lamego também procedeu à reabilitação extraordinária do relvado sintético do Estádio dos Remédios, utilizado sobretudo pelas camadas jovens dos clubes de futebol, e concretiza a reabilitação do relvado natural, de forma a torná-lo praticável para a atividade desportiva.