Depois de terminada a edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões faz balanço positivo da participação no certame. A CIM refere que "superou as melhores expetativas, a todos os níveis". "O stand do Coração de Portugal atraiu todos os dias milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências turísticas diversificadas que podem usufruir no território, e foi também um ponto de encontro privilegiado para conversas e reuniões de negócio, que perspetivaram futuros projetos para a região", acrescenta a entidade que agrega 14 municípios.
Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destacou que a participação na BTL é uma oportunidade que tem sido aproveitada de forma exemplar. “A BTL é um evento único no país, em que todos os territórios e todos os players da atividade turística se juntam para mostrar aquilo que os diferencia. Ano após ano, os municípios, as associações e as empresas da região têm aproveitado da melhor forma a oportunidade de estarem presentes no stand de Viseu Dão Lafões, para darem a conhecer os motivos que tornam esta região cada vez mais uma referência também no turismo: os nossos produtos turísticos, mas também a nossa autenticidade, as nossas tradições e o bem receber que nos caracteriza”, sublinha.
Também Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o interesse que o stand suscitou durante a feira. “O balanço que fazemos da BTL é extremamente positivo. Durante os cinco dias, todos os caminhos vieram dar ao stand de Viseu Dão Lafões, devido não só à sua localização estratégica na feira, mas também graças à programação atrativa que apresentámos e, sobretudo, ao interesse que a região desperta entre os profissionais da atividade turística e o público em geral, salienta.
Durante os cinco dias (de 28 de fevereiro a 03 de março), a CIM e os 14 municípios apresentaram a Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza, o Bem-Estar, o Património e o Turismo Ativo e Desportivo.
De realçar também a ativação de produtos turísticos como, entre outros, a segunda edição do “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” ou os projetos “Aldeias da Serra do Caramulo” e “A Última Rota da Transumância”, bem como a estreia do premiado documentário “MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade”, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.