Desporto

Desporto
Treinador do Tondela testa positivo à Covid-19

O treinador do Tondela, Pako Ayestarán, testou positivo à Covid-19, o que o vai afastar do próximo jogo frente ao Sporting, marcado para domingo (28 de novembro).
Segundo o clube que milita na 1ª Divisão de futebol “o treinador teve uma tosse ligeira na quarta-feira (24 de novembro) e resolveu não esperar pelos testes regulares e realizou logo nesse dia o teste, o que acabou por se confirmar na quinta-feira à noite”.
Assim, Pako Ayestarán, que se encontra em isolamento, fica afastado do próximo jogo e também deverá falhar a receção ao Moreirense, que está agendada para o dia 04 de dezembro, no Estádio João Cardoso, a contar para a 13.ª jornada do campeonato.
O restante plantel e ‘staff’ do clube ainda não tem os resultados.

Desporto
S. Pedro do Sul: corrida S. Silvestre Manuel dos Santos Almeida no dia 26 de dezembro

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em coorganização com a Termalistur e a União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões, vai levar a cabo a 8.ª edição da Corrida S. Silvestre Manuel dos Santos Almeida.
A prova vai decorrer no dia 26 de dezembro, com início às 19:00 horas, num percurso com 10 quilómetros, entre S. Pedro do Sul e as Termas, percorrendo o troço da Ecopista.
Segundo a autarquia podem participar atletas federados e atletas representantes do INATEL, de Estabelecimentos de Ensino, de Núcleos de Atletismo, de Associações Culturais e Recreativas, devidamente legalizados, bem como atletas individuais, nos escalões de Absolutos Femininos e Masculinos e de Veteranos Femininos e Masculinos.
As inscrições devem ser efetuadas em https://registerandgo.net/?evento=656 ou no Complexo Desportivo Municipal até às 17h30m do dia 10 de dezembro.
A autarquia de S. Pedro do Sul refere ainsa que todos os participantes terão direito a t’shirt alusiva à prova e a medalha de participação.

Desporto
Sétimo Trail do Míscaro em Aguiar da Beira decorre este fim-de-semana (com áudio)

Mais de 600 pessoas, de vários pontos do país, vão participar na 7ª edição do Trail do Míscaro, este fim de semana (27 e 28 de novembro) no concelho de Aguiar da Beira.
De acordo com Altino Pinto, da organização, o Trail do Míscaro para além de uma corrida ou caminhada, é também uma forma de dar a conhecer o concelho.
A modalidade mais concorrida, segundo a organização, é o Trail Curto (12Km), que vai reunir 291 atletas, seguida da caminhada, com a mesma distância, que terá 200 caminhantes. O evento inclui ainda as distâncias de Trail Longo (22Km), com 105 participantes, e de Ultra Trail (42Km), com 20 atletas.
O evento tem também uma vertente mais solidária. O objetivo passa por reflorestar o concelho de Aguiar da Beira.

Desporto
Instalações do Desportivo de Tondela alvo da Autoridade Tributária

Uma equipa de inspetores da Autoridade Tributária e Aduaneira esteve esta quinta-feira (25 de novembro) nas instalações do Tondela, no âmbito de uma investigação em curso, tendo solicitado a colaboração do clube da I Liga de futebol.
Em comunicado, o Tondela refere que a equipa de inspetores esteve hoje no Estádio João Cardoso, solicitando “colaboração numa operação que está a desenvolver”.
O Tondela explica que “prestou o auxílio pedido no acesso a toda a documentação e informação numa conduta totalmente cooperante com os inspetores e operação em causa”.
Informações dão conta que a equipa de inspetores procurava "documentos relacionados com um processo de transferência do jogador Osório, jogador de nacionalidade venezuelana que chegou ao Tondela em 2016. Foi emprestado ao Porto e regressou ao Tondela, tendo sido novamente negociado com o Porto por vários milhões de euros. Depois terá voltado para o Tondela. Em 2020 assinou com o Parma, clube italiano, onde ainda joga.

Desporto
Olga Almeida é árbitra assistente no jogo entre a França e o Cazaquistão

A árbitra da Associação de Futebol de Viseu, Olga Almeida, natural do concelho de Mangualde, está nomeada como árbitra assistente para mais um jogo internacional de futebol. O encontro do Grupo I a contar para a fase de grupos do apuramento para o Campeonato Mundial de 2023 entre a França e o Cazaquistão. A partida tem lugar esta sexta-feira, dia 26 de novembro, pelas 20h00, em Vannes, França.
A árbitra é Sílvia Santos que conta com Olga Almeida e Andreia Sousa como árbitras assistentes.

 

Desporto
Natação: João Vitória (Académico de Viseu) vence nadador Completo em Ílhavo

O nadador do Académico de Viseu, João Vitória, venceu o Torneio Nadador Completo de Infantis, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, onde também Madalena Figueira foi vice-campeã em Juvenis. A mesma classificação alcançada por Leonor Cardeal em Infantis.
O clube « de Viseu participou na competição com 15 nadadores, onde estiveram 231 atletas, em representação de 18 clubes.
"A competição decorreu em quatro sessões, com boas marcas alcançadas pelos atletas Viseenses e um bom espirito competitivo entre todos os intervenientes", refere o Académico de Viseu.
"Destacam-se os diplomas de quinto e sexto classificados de Miguel Batista e Guilherme Silva, respetivamente, que foram distinguidos pela sua excelente prestação", conta acrescentando que
"foi um fim de semana de sucesso" para o Académico de Viseu, que vai nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro a Leiria, disputar o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores.

Desporto
Kartcross: Alexandre Borges, piloto de Nelas, revalida título na Taça de Portugal

O piloto da NelaSport, Alexandre Borges, fechou com “chave de ouro” a época 2021, erguendo novamente o troféu na Taça de Portugal de Kartcross, na capital da Beira Baixa.
O detentor da Taça desde 2019, entrou determinado em não deixar os créditos por mãos alheias e voltou a ser um dos pilotos mais rápidos ao longo do fim de semana (20 e 21 de novembro), levando novamente o título para o concelho de Nelas.
“Foi gratificante conseguir fechar a época, com a revalidação do título na Taça de Portugal. É um prémio justo para todos os meus patrocinadores e equipa que foram sempre incansáveis ao longo do ano, para que tudo estivesse sempre preparado para cada prova. A todos eles e à minha família em especial, um profundo agradecimento por tudo. Este título é de todos eles também”, refere Alexandre Borges.
Quanto a planos para a próxima época 2022, o piloto da NelaSport, continua a não “abrir o jogo” e a deixar tudo em aberto. “Não é segredo que temos o Semog à venda e já com alguns possíveis interessados. Há vários fatores em cima da mesa, profissionalmente e desportivamente. Por isso, nada está ainda decidido e tudo pode acontecer”, concluiu.

Desporto
Olga Almeida, árbitra de Mangualde, na Liga dos Campeões de Futebol Feminino

A árbitra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), Olga Almeida, natural do concelho de Mangualde, está nomeada como árbitra assistente para o encontro da 3ª jornada, do Grupo C, da UEFA Woman Champions League, entre as equipas do HB Køge e o Arsenal FC.
O encontro tem lugar esta quarta-feira, dia 10 de novembro, pelas 17h45, em Køge, Dinamarca.
O encontro terá transmissão em direto no Youtube.

Desporto
S. Pedro do Sul recebe Campeonato da Europa de Skyrunning

S. Pedro do Sul vai receber o Campeonato da Europa de Skyrunning, o primeiro a realizar-se em Portugal. Uma modalidade de corrida pedestre em montanha, com percursos de elevados desníveis e inclinações acentuadas.
Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, os percursos do Pisão Extreme vão desafiar os verdadeiros Skyrunners que gostam de provas difíceis e íngremes.
A prova conta com cerca de 1400 participantes de trinta nacionalidades diferentes e é composta por quatro percursos: 65 km, 35 km, 24 km e 14 km, em formato circular e com partida e chegada no Bioparque, em Carvalhais. As duas distâncias mais longas detêm o título de provas mais duras da Europa.
Segundo a autarquia, esta é "uma prova épica e extrema que apresenta altimetrias únicas em Portugal e inclinações acentuadas, permitindo aos atletas usufruir da natureza ímpar da zona envolvente das Montanhas Mágicas, com passagem pelas aldeias típicas de S. Pedro do Sul".
O Campeonato Europeu de Skyrunning, que se realiza de dois em dois anos, vai ser disputado por 22 seleções oficiais que disputam doze medalhas e os títulos individual de campeão europeu de Skyrunning.

Desporto
Levi França, do Judo Clube de Viseu, é Campeão Nacional de Cadetes

O Judo Clube de Viseu participou no Campeonato Nacional de Juvenis e Cadetes, no Pavilhão do Colégio da Imaculada Conceição em Cernache, com o total de seis atletas, onde Levi França se sagrou Campeão Nacional de Cadetes e Gaspar Santos Cruz e Tomás Rodrigues levaram a medalha de bronze nos Juvenis.
Na competição de Cadetes (sub-18), o destaque foi para Levi França, Vice-Campeão Nacional em 2020, que este ano subiu ao lugar mais alto do pódio sagrando-se Campeão Nacional - 66kgs, conquistando assim mais um título Nacional para o Judo Clube de Viseu.
"Levi França venceu todos os seus combates por Ippon, tendo feito um percurso imaculado e com distinção até alcançar o objetivo máximo de conquistar o ouro", explica o clube.
Tomé Figueiredo a competir nos -73kgs, levou de vencida o primeiro adversário, perdeu na 2ª ronda e já não foi repescado. Ricardo Rocha, nos -81kgs, foi afastado precocemente da
competição na 1ª ronda. Na competição de Juvenis (sub-15), Gaspar Santos Cruz a lutar nos -60kgs, levou de vencida todos os adversários até chegar á meia final, onde não conseguiu vencer.
"Na disputa pela medalha de bronze, voltou a demonstrar muita determinação e garra, o que lhe permitiu alcançar um fantástico 3º lugar", conta acrescentando que Tomás Rodrigues, "também ele um estreante nestas lides e com pouco tempo de prática de Judo, conquistou também a medalha de bronze pelo 3º lugar nos +81kgs, tendo pontuado em todos os seus combates, demonstrando um atitude muito forte e positiva durante toda a competição".
Pedro Sousa, a lutar nos -55kgs, ultrapassou as duas primeiras rondas, tendo perdido em seguida já no golden score e já não foi repescado para continuar na competição,.
Com as medalhas conquistadas pelo clube de Viseu no passado fim de semana, são já 15 as conquistadas em Campeonatos Nacionais nos escalões de Formação (Juvenis, Cadetes e Júniores) desde 2017, com sete títulos de Campeão Nacional. "Uma marca excelente que demonstra a qualidade do trabalho que tem sido feito no Judo Clube de Viseu", explica.

Desporto
Atletismo: atleta de Mangualde é campeão do mundo nos 1500 metros (com áudio)

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, conquistou a medalha de ouro nos 1500 metros T20, em Ponta Delgada, nos Açores, no Campeonato Europeu e Mundial de Meia-Maratona.
A prova decorreu no fim-de-semana e segundo o treinador do atleta, João Amaral, correu dentro das expectativas.
Para o treinador, o ouro conseguido por Cristiano Pereira, nos Açores, é fundamental para o ânimo do atleta a pensar em provas futuras.

Desporto
Moimenta da Beira: Nelson Gomes sagrou-se Campeão do Mundo de Duatlo Sprint em Espanha

Nelson Gomes é o novo Campeão do Mundo de Duatlo Sprint 2021, faixa etária dos 40 aos 45 anos. Subiu ao lugar mais alto do pódio no sábado passado, 6 de novembro, na cidade espanhola de Avilés, que recebeu mais de mil atletas de 37 países. Vestiu a camisola de Portugal e conquistou o título de melhor do universo. Nelson Gomes nsceu no concelho de Sernancelhe e reside em Moimenta da Beira.
Já em 2019, a 27 de abril, também em Espanha, mas na cidade de Pontevedra, se sagrara vice-campeão do mundo ao alcançar o segundo lugar no Campeonato Mundial da modalidade, faixa etária dos 35 aos 39.
Em Portugal é atualmente o “Número Um” do ranking em todas as categorias. E este ano já conquistou três títulos nacionais: Duatlo Longo, em Mafra; Duatlo Sprint, em Soure; e Duatlo Cross, em Vila Nova de Famalicão.
Na prova de sábado passado em que se sagrou campeão, Nelson estreou a extensão do circuito de ciclismo para a prova de grupos etários de distância padrão até o Farol de San Juan de Nieva, circuito que permitiu aos atletas percorrer em praticamente toda a margem direita do estuário de Avilesina, com paisagens lindíssimas tanto na saída quanto na volta ao Núcleo Niemeyer.
O Duatlo é um misto de provas de ciclismo e corridas. Na competição onde alcançou o título mundial, correu primeiro 5 quilómetros, pedalou depois 20 e fechou a correr mais 2,5 quilómetros.

Desporto
Futsal: Taça de Portugal não conta com Gigantes de Mangualde na primeira eliminatória

O Gigantes Sport de Mangualde não vai jogar a primeira eliminatória da Taça de Portugal masculina de Futsal. O sorteio ditou que o clube fica isento assim como o S. Martinho de Mouros, clube do concelho de Resende.
Na primeira eliminatória marcada para o dia 13 de novembro, o Unidos da Estação desloca-se ao campo do Boavista.
Em relação ao ABC de Nelas, como joga na 2ª Divisão de Futsal, só entra em competição na 2ª eliminatória e o Viseu 2001 entra em campo na 4ª fase por integrar a Liga de Futsal.

Desporto
Moimenta da Beira: Pista de Leomil recebe em novembro prova do Campeonato de Portugal de Trial 4×4

É a maior competição de Trial 4x4 que se realiza no país, e está de regresso à pista do Alto da Portela, em Leomil, no concelho de Moimenta da Beira. É um evento desportivo que envolve centenas de pessoas, entre pilotos, navegadores, assistentes, amantes da modalidade e todos os agentes desportivos intervenientes na competição.
A prova, a contar para o Campeonato de Portugal de Trial 4x4, inicialmente marcada para 31 de outubro, vai decorrer no dia 7 de novembro.
"A pista de Leomil, ou “Calhaus do Demo”, como era antigamente conhecido este espaço no Alto da Portela, por ser um monte agreste de dificuldades naturais, vai voltar assim a receber a competição nacional de Trial 4x4, depois da pandemia ter suspenso a prova de 2020", refere a autarquia de Moimenta da Beira.
O Campeonato Portugal de Trial 4x4 iniciou-se em Valongo, no dia 10 de outubro, com um elenco de 24 equipas.

Desporto
Natação: três vitórias para o Académico de Viseu em Estarreja

O Académico de Viseu (natação) foi a Estarreja disputar o Torneio de Abertura da Associação do Centro Norte de Portugal (ANCNP), onde conquistou três vitórias.
Com 16 equipas, o Torneio de Abertura de Juniores e Seniores contou ainda com a equipa principal do FCPorto, sendo que a prova teve em ação 159 nadadores.
Segundo o clube de Viseu, foi uma prova de abertura "com um nível bastante bom, para o qual contribuiu a presença do FCPorto, com marcas de valor acima da média e provas
bastante bem disputadas".
O Académico de Viseu venceu em Seniores, por três vezes, com Joana Cardeal e André Moura a serem os protagonistas. "Nos 800 Livres Femininos tivemos uma prova bem dividida, entre Joana Cardeal e Ana Rita Ramos do FCP, com vitória para o Académico de Viseu, com 9,03,79s, contra os 9,04,13s da Portista, prova apenas decidida na ultima braçada", refere o Académico. "A gestão de prova e consequente vitória final voltou a sorrir a Joana Cardeal nos 100 Costas, com a 1,05,47s, com a segunda classificada a ser novamente uma nadadora do FCP com 1,05,78s, em mais uma prova disputadíssima", acrescenta.
Em Masculinos a vitória de André Moura na prova de 50 Bruços foi a mais valiosa para os academistas, com o crono de 29,88s.
De realçar ainda a prestação dos Juniores do Académico de Viseu, que conseguiram somar records pessoais "num momento tão precoce da época, o
que se torna bastante promissor para o ano que aí vem".
A estreia dos Infantis e Juvenis, na nova época, acontece nos dias 30 e 31 de outubro, com a ANCNP a disputar o Torneio de Abertura em Castro Daire.

Desporto
Resende é palco do Rally Resende Douro Verde

O Targa Clube volta às lides organizativas de Ralis e leva para a estrada, este fim de semana 23 e 24 de outubro, o Rally Resende Douro Verde em Resende, dedicado em exclusivo ao plantel do Campeonato Centro de Ralis, contando ainda para o 4º Desafio Kumho Asfalto, Centro e Norte. 
Fernando Batista, presidente do Targa Clube, a escolha de Resende é fácil de defender. “Já tínhamos Resende em mente há muito tempo. E de facto aqui há condições magníficas para realizar uma prova desta natureza, e quando as pessoas têm força de vontade tudo se concretiza. Viemos encontrar uma grande recetividade junto do município e temos plena convicção de que vamos apresentar um rali que vai agradar a todos”. Fernando Batista apontou também a importância que o automobilismo pode desempenhar para a promoção de uma região como a do Douro intermédio, onde se insere Resende.
Já o autarca de Resende, Garcez Trindade, destacou a forma como o Targa Clube se empenhou na prova e na tradição que a região tem no desporto motorizado: “Basta ver que as perícias que temos tido no concelho. E a ideia é que a tradição se mantenha, pois é um polo dinamizador do turismo e da economia local”.
Pelas 19h05 horas de sábado, 23 de outubro, a primeira equipa enfrentará a passagem inicial pelos 11,61 kms da especial de Resende/Enxertado, cuja segunda passagem acontecerá às 20.50, concluindo-se aí a jornada inicial contra o cronómetro.
No domingo, 24 de outubro, a caravana do Campeonato Centro de Ralis terá pela frente mais duas duplas passagens pelos troços cronometrados de Miomães/S. Romão (5,23 kms) e de Canizes/S:Cristovão (7,96 kms), intervaladas por uma passagem única nos 9,07 kms de S. Martinho de Mouros/Paus. Serão assim 58,67 quilómetros de especiais numa prova desafiante que terá o seu epílogo às 15.10, com a cerimónia de entrega de prémios, frente à Câmara Municipal de Resende.

Desporto
Mário Patrão, piloto de Seia, é Campeão Europeu de Bajas 2021

Mário Patrão, piloto natural do concelho de Seia, sagrou-se no fim de semana campeão Europeu de Bajas, na Baja Oeste de Portugal e, com este resultado, soma mais um título aos sete que já conquistou a nível internacional e aos 26 alcançados em Portugal.
O piloto já anteriormente se tinha sagrado vice-campeão do mundo de Bajas em 2018.
Com alguma prudência e apesar das condições climatéricas desfavoráveis que se fizeram sentir no domingo, o piloto tentou fazer uma boa gestão entre o ritmo e a exigência da corrida e assim alcançar o tão ambicionado título europeu.
Segundo Mário Patrão, “o sábado foi bom, consegui manter-me focado e não cometi erros de condução. No domingo, devido à chuva imensa que caiu de manhã tive alguma dificuldade com a visibilidade reduzida que assim se manteve até à zona de assistência. Os óculos embaciaram da parte de dentro, o que acaba por interferir bastante na velocidade que consigo imprimir e no meu ritmo. Na assistência troquei de óculos e daí para a frente não houve quaisquer contratempos. Gostei bastante do percurso. É uma zona com muito potencial, que reúne boas condições para se fazer aqui uma boa prova de TT. Espero que a organização avalie o que está bem e menos bem e que para a próxima possa melhorar. Dedico este título aos meus patrocinadores”, revela Mário Patrão.
O piloto de Seia prossegue com as competições no final deste mês de outubro. Entre os dias 28 e 30 vai disputar-se a Baja Portalegre 500, sexta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 

Desporto
Atleta de Mangualde, António Silva, vence Grande Prémio de Alvite (com áudio)

Grande Prémio de Atletismo do concelho de Alvito, no Alentejo, num total de 12km, foi ganho pelo atleta de Mangualde que corre pelo Sporting Clube de Portugal.
António Silva conquistou o primeiro lugar ao cortar a meta em 37 minutos. À Dão Digital contou como correu a prova.

Desporto
Mortágua: Bruno Sancho é Campeão Nacional de Maratonas XCM, categoria Elites

O piloto de Mortágua, Bruno Sancho, é o novo Campeão Nacional de Maratonas XCM, categoria Elites.
Bruno Sancho, da equipa (Korpo Activo/Penacova) cortou a meta com mais de quatro minutos de avanço sobre o segundo classificado, Roberto Ferreira, da equipa DMT Racing Team.
O Campeonato Nacional de Maratona XCM realizou-se em Mortágua, no domingo, dia 17 de outubro, numa organização do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua e Associação de Ciclismo da Beira Alta.
Na prova participaram mais de 400 ateltas, distribuídos pelos vários escalões de competição: Elites Masculinos, Master 30/35/40/45; Elites Femininas, Master 30/40/50; Paraciclismo e Classe Open (Promoção CPT).
Entre os atletas estiveram o viseense Tiago Ferreira (DMT Racing Team),Campeão Europeu e Mundial, Tiago Machado, ciclista profissional de estrada ( Rádio Popular Boavista), além de Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) e Melissa Maia (Team Farto/BTC), que revalidou em Mortágua o título de Campeã Nacional Elites Feminino.

 

Desporto
Cartão Branco atribuído à equipa técnica dos Sub 15 do Desportivo de Mangualde

A equipa técnica do escalão Sub 15 do Grupo Desportivo de Mangualde recebeu este domingo, dia 17 de outubro, o Cartão Branco. A decisão da equipa de arbitragem surgiu no jogo a contar para o Campeonato Distrital frente ao Silgueiros.

Segundo o clube de Mangualde, apercebendo-se que o adversário iria iniciar o encontro com apenas 10 jogadores, "os treinadores Marco Amaral e João Costa, decidiram retirar também um jogador de campo, permitindo desta forma que o jogo se realizasse com 10 jogadores para cada lado". "O árbitro Luís Castainça exibiu o Cartão Branco como forma de premiar esta atitude", conta o Desportivo de Mangualde.

A atribuição do Cartão Branco tem como objetivo enaltecer "atitudes eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos".

Desporto
Atletas femininas do Desportivo de Mangualde chamadas à seleção distrital da AFV

Laura Silva (Sub16), Laura Garcia (Sub14) e Telma Ribeiro (Sub14), atletas femininas do Grupo Desportivo de Mangualde (GDM) foram convocadas para integrarem os treinos das Seleções Distritais da Associação de Futebol de Viseu (AFV). A informação foi avançada pelo clube mangualdense.
Treinos que estão agendados para segunda-feira, dia 18 de outubro, no Complexo Desportivo de Castro Daire.
As Seleções Distritais da AFV iniciam assim a preparação para os torneios que vão decorrer no próximo mês de dezembro, em Vila Real.
Para a Seleção Sub-14 de Futebol Feminino Foram convocadas 38 atletas, provenientes de 19 clubes dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Viseu, que vão trabalhar sob a orientação de João Peres.
Para a Seleção Sub-16 de Futebol Feminino foram convocadas 22 atletas, provenientes de sete clubes dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Viseu, que vão trabalhar sob a orientação de Miguel Marques.

Desporto
Associação de Futebol de Viseu assinala 95 anos (com áudio)

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) assinala esta sexta-feira (15 de outubro) os 95 anos de atividade. Em dia de aniversário, o presidente, José Carlos Lopes, realça as dificuldades sentidas ao longo do último ano e meio, devido à pandemia.
No âmbito da medida “Reativar Desporto”, comparticipada pelo IPDJ, vários clubes voltaram ao ativo e segundo o presidente da associação, até ao final do ano recebem parte do apoio.
José Carlos Lopes espera que esta época seja de normalidade apesar de já terem surgido alguns casos de covid-19 em equipas da região.
A AFV pretende também retomar os projetos e competições como os Traquinas e Petizes e a participação das Seleções Distritais nos torneios organizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Pretende ainda apostar na área de recreação e lazer com torneios de diversas entidades e instituições.
Numa conversa com os jornalistas, José Carlos Lopes fala ainda da Academia Distrital de Futebol que está na fase final de construção e cuja inauguração está prevista para breve.

 

Desporto
Olga Almeida é àrbitra assistente no jogo feminino entre o Real Madrid e o Breidablik.

A árbitra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), Olga Almeida, natural do concelho de Mangualde (Abrunhosa do Mato), está nomeada como árbitra assistente para o encontro da 2ª jornada, do Grupo B, da UEFA Woman Champions League, entre as equipas do Real Madrid e o Breidablik, equipa da Islândia.
O encontro tem lugar esta quarta-feira, dia 13 de outubro, pelas 20h00, na capital espanhola.

Desporto
Kartcross: Alexandre Borges, do Nelasport, vence prova na Lousada

No regresso do Campeonato de Portugal de Kartcross a Lousada, Alexandre Borges, piloto do Nelasport, voltou a dominar a Pista da Costilha, "deixando imaculado o registo de vitórias", em 2021.
"Sendo sempre um dos mais rápidos ao longo do fim de semana, nas Meias-Finais e Final, puxou dos galões e mostrou porque não permitiu a mais nenhum piloto, deixar a sua marca no registo de vitórias do CPKx 2021, em Lousada", conta o clube de Nelas.
“Estava bastante motivado para esta prova, para brindar os meus patrocinadores e equipa, com mais uma vitória. Na derradeira corrida, a Final, a primeira curva é sempre decisiva, mas arranquei muito bem e consegui assegurar logo a liderança. A partir daí, foi forçar o andamento nas primeiras voltas, para ganhar alguma margem de segurança e depois fazer a gestão da corrida, até ao cair da bandeira do xadrez. Foi uma boa corrida. Agora é tempo de começar já a preparar o próximo fim de semana, para tentar amealhar um bom resultado na prova de suporte
ao Mundial RX em Montalegre”, refere Alexandre Borges.

Desporto
Gala do Comité Paralímpico de Portugal entrega medalha a Miguel Monteiro

Miguel Monteiro, atleta da Casa do Povo de Mangualde, terceiro classificado nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, vai receber a Medalha Paralímpica no próximo dia 14 deste mês de outubro, durante a 3ª Gala do Comité Paralímpico de Portugal. A Dão digital sabe que Miguel Monteiro foi o primeiro atleta português do Lançamento do Peso a ser medalhado em Jogos Paralímpicos e Olímpicos. 
A gala decorre a partir das 19h00 horas no espaço “O Clube – Monsanto Secret Spot”, em Lisboa. O evento vai contar com a presença de diversas personalidades relacionadas com o universo paralímpico e terá como ponto a atribuição de prémios e galardões referentes a 2021, 2020 e último trimestre de 2019, de acordo com o regulamento presente no site oficial do Comité Paralímpico de Portugal. 
Os atletas medalhados em Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo neste período serão distinguidos com a Medalha de Mérito, enquanto Miguel Monteiro e Norberto Mourão, terceiros classificados nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, irão receber a Medalha Paralímpica. Haverá ainda espaço para a atribuição do Prémio Jornalismo Desportivo ao melhor trabalho jornalístico sobre a dimensão paralímpica e para o reconhecimento de várias personalidades e instituições pelo seu contributo decisivo para a promoção e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência através do Prémio Inclusão Pelo Desporto, do Troféu Paralímpico, da Insígnia Paralímpica e da Ordem Paralímpica. 

Desporto
Encontro de escolas de ciclismo e Taça regional XCO, este domingo, no circuito da Roda (com áudio)

A aldeia da Roda, no concelho de Mangualde, recebe no domingo (10 de outubro), duas provas de ciclismo. Uma destinada à formação e outra à competição regional. Uma iniciativa promovida pelo clube de ciclismo Azuribike de Mangualde.
O presidente, José Gomes, explica o que está previsto para domingo.
A prova da tarde serve também para testar o novo circuito de BTT que foi criado na aldeia da Roda.

Desporto
Lamego: rampa de Nossa Senhora dos Remédios recebe históricos do Rally de Portugal

Os entusiastas do desporto automóvel vão poder admirar esta quinta-feira, dia 07 de outubro, em Lamego, os carros que fizeram história no Rally de Portugal.
Os concorrentes do Rally de Portugal Histórico, uma das mais exigentes provas de regularidade histórica da Europa, vão subir novamente a Rampa de Nossa Senhora dos Remédios em ritmo de classificativa.
Sessenta e três equipas, de nove nacionalidades, vão percorrer o trajeto a partir das 12h45 e, mais tarde, de novo a partir das 15h15. A 15ª edição da prova organizada pelo ACP - Automóvel Club de Portugal está na estrada até ao próximo sábado, dia 09 de outubro, e finaliza nos Jardins do Casino Estoril.

Desporto
Alexandre Borges focado na vitória, em Lousada, no regresso do Campeonato de Portugal de Kartcross

No fim de semana, 9 e 10 de outubro, regressa o Campeonato de Portugal de Kartcross, à Pista da Costilha. Uma das presenças confirmadas é o piloto da NelaSport, Alexandre Borges. O piloto diz estar focado em brindar novamente a sua equipa e patrocinadores, com o lugar mais alto do pódio, em Lousada.
“Estou determinado em vencer novamente na Costilha. Foi aqui a Prova de abertura do Campeonato, onde venci e pretendo amealhar uma nova vitória, já no próximo fim de semana. É uma Pista que apresenta um traçado que me agrada bastante, rápida e sem margem para erros, mas onde me sinto bastante confortável. Por isso, o plano só poderia ser rodar no limite, do princípio ao fim e procurar saborear novamente a vitória”, refere Alexandre Borges.
Face ao levantamento das restições, no âmbito da pandemia de COVID-19, a prova vai contar com público nas bancadas, e vai ser transmitida via streaming, através do Facebook e Youtube.

Desporto
Desportivo de Mangualde muda de treinador. A versão do presidente e do dispensado (com áudio)

Rogério Sousa é o novo treinador da equipa principal de futebol do Grupo Desportivo de Mangualde (GDM). Na passada segunda-feira (04 de outubro), o clube anunciou a rescisão com João Bento.
Ricardo Lopes, o presidente do clube que milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, justifica a saída do técnico com os maus resultados.
A Dão Digital ouviu João Bento. O treinador dispensado diz não entender a justificação do presidente do clube e diz sentir-se usado.
João Bento diz ainda que não vai parar e que vai voltar a treinar uma equipa.
O Desportivo de Mangualde contratou Rogério Sousa para treinar o plantel sénior até ao final desta época. Segundo Ricardo Lopes, o técnico encaixa no perfil do plantel.
Rogério Sousa, o novo treinador, orientou nas últimas cinco temporadas o Lusitano Vildemoinhos. Antes tinha treinado o Penalva do Castelo. A acompanhar o técnico vai estar o treinador adjunto Gustavo Guerreiro.
A apresentação oficial da nova equipa técnica está marcada para as 19h30 desta quarta-feira e começa a preparar a receção ao Nelas do próximo domingo (10 de outubro).

Desporto
Rogério Sousa é o novo treinador do Desportivo de Mangualde

Rogério Sousa é o novo treinador da equipa principal de futebol do Desportivo de Mangualde. Na passada segunda-feira (o4 de outubro), o clube anunciou a rescisão com João Bento e ontem à noite deu a conhecer o nome de Rogério Sousa para treinar o plantel sénior até ao final desta época. A acompanhar o técnico vai estar o treinador adjunto Gustavo Guerreiro.
Rogério Sousa orientou nas últimas cinco temporadas o Lusitano Vildemoinhos. Antes tinha treinado o Penalva do Castelo.

Desporto
Mangualde recebe a Supertaça de Futsal Masculino

O Pavilhão Municipal de Mangualde recebe esta terça-feira ( 05 de outubro) a Supertaça de Futsal Masculino da Associação de Futebol de Viseu. Frente a frente vão estar o A Unidos da Estação e o Viseu 2001 B.
A Supertaça de Futsal Masculino tem início marcado para as 17h00.

Desporto
Vitor Salvador conquista a prata no Nacional dos três mil metros de obstáculos (com áudio)

O atleta natural de Mangualde, Vitor Salvador, conquistou no fim de semana (02 e 03 de outubro) a medalha de prata no Campeonato Nacional dos três mil metros de obstáculos de pista ao ar livre.
O veterano corre pelo Clube de Atletismo Belenenses.
À Dão Digital, o novo vice-campeão nacional falou da prova que, segundo disse, ficou aquém das expectativas.
Na hora de conquistar a medalha de prata, Vitor Salvador, não esquece quem o ajuda a não desistir da competição.

 

Desporto
Rally de Portugal Histórico volta ao distrito de Viseu

As cidades de Viseu e Lamego voltam este ano a ver passar o Rally de Portugal Histórico. O evento volta à estrada entre esta terça-feira,mdia 05 de outubro, e o próximo sábado, 09 de outubro. A prova tem início no Autódromo do Estoril, na terça-feira (feriado nacional), às 14h00 em direção à Figueira da Foz, cidade que termina a primeira etapa por volta das 19h20.
Na segunda etapa, na quarta-feira, os pilotos deixam a Figueira da Foz e seguem em direção a Viseu, onde na quinta-feira cumprem a terceira etapa Viseu-Viseu. Os participantes vão ter a oportunidade de subir a Rampa de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, em ritmo de classificativa. 63 equipas, de nove nacionalidades diferentes, vão percorrer o trajeto primeiro a partir das 12h45 e, mais tarde, a partir das 15h15.
Na sexta-feira o Rallye de Portugal Histórico faz a ligação Viseu ao Estoril, onde termina no próximo sábado.
O Rally de Portugal Histórico vai contar com cerca de dois mil quilómetros de distância.

Desporto
Cinfães: Estádio Municipal vai ser requalificado

A Câmara Municipal de Cinfães lançou o procedimento pré-contratual por consulta prévia, com o preço base de 45 mil euros, para a elaboração do projeto da empreitada de requalificação do Estádio Municipal de Cinfães.
O objetivo é requalificar as instalações do Estádio Municipal e as infraestruturas do recinto de jogo, estando previsto, entre outras, uma intervenção nas bancadas, a reparação de muros e vedações, a criação de salas de formação, a instalação de um bar e novos sanitários. 

Desporto
Futsal: Viseu 2001 apresenta-se em jogo contra o Fundão

Este domingo, dia 3 de Outubro, pelas 16h00, no Pavilhão Cidade de Viseu o Viseu 2001 apresenta-se aos sócios e simpatizantes em jogo a realizar contra o Fun­dão. 
Segundo o clube "será uma oportunidade para rever e conhecer as novas caras da nossa equipa", que no domingo seguinte (dia 10 de outubro) se estreia na Liga Placard às 15h30. 
A lotação do Pavilhão Cidade de Viseu, para este domingo, é de 400 lugares.

 

 

Desporto
Mangualde: circuito de BTT está a ser criado na aldeia da Roda (com áudio)

Na aldeia da Roda, no concelho de Mangualde, está a ser criado um circuito para a prática do BTT. Uma iniciativa do clube Azuribike que o presidente, José Gomes, considera importante e necessário para garantir melhores condições aos praticantes da modalidade.
O circuito tem pouco mais de três quilómetros, mas o objetivo no futuro passa por alargá-lo de forma a ter condições para acolher provas nacionais e também internacionais.
O primeiro teste ao circuito acontece no dia 10 de outubro, dia em que recebe uma prova regional de BTT.

Desporto
Aguiar da Beira acolhe equipa de juniores em Orientação da Finlândia

A Seleção Nacional de Juniores da Finlândia, da modalidade de Orientação, encontra-se em estágio no concelho de Aguiar da Beira. O período de preparação decorre até dia 4 de outubro.
A comitiva, constituída por 25 membros, preparação o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação (JWOC) que vai decorrer em Aguiar da Beira de 10 a 17 de julho de 2022.

Desporto
Mangualde: João Amaral é treinador do ano de atletismo adaptado (com áudio)

João Amaral, treinador da Casa do Povo de Mangualde foi eleito treinador do ano no setor de atletismo adaptado.
Uma distinção atribuída pela Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal, que o técnico esperava há já algum tempo e que o deixa orgulhoso do trabalho que tem vindo a fazer.
João Amaral diz que o mérito é também dos atletas que acompanha na Casa do Povo de Mangualde.
O prémio é entregue nos dias 16 e 17 de outubro em Coimbra.

Desporto
Associação Invictus, de Viseu, aposta no andebol em cadeira de rodas (com áudio)

Em Viseu foi constituída uma equipa de andebol em cadeira de rodas. Uma iniciativa da Associação Invictus destinada a pessoas portadoras de deficiência e incapacidade motora.
Paula Ferreira, presidente da associação, falou à Dão Digital sobre os objetivos do projeto.
No arranque do projeto, a equipa conta com 10 atletas. O objetivo futuro passa pela aposta na vertente federada de competição.
Mais uma equipa a juntar-se às existentes nas modalidades de atletismo adaptado, natação, karaté e boccia adaptado.
Os treinos para o andebol em cadeira de rodas acontecem no Pavilhão Desportivo do Estabelecimento Prisional de Viseu, localizado na localidade do Campo.
O projeto conta com a parceria da Associação de Andebol de Viseu e o Município de Viseu.

Desporto
Terminou a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge promovida pela CIM

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões deu por concluída a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge, um desafio inovador que voltou a atrair para as estradas de montanha da região atletas nacionais e internacionais (Espanha, Reino Unido).
Nesta prova, que decorreu entre os dias 15 de julho e 15 de setembro de 2021, os participantes foram, novamente, desafiados a percorrer as quatro Subidas Épicas | Viseu Dão Lafões, desta feita, em três circuitos distintos traçados nas encostas das serras do Caramulo, Arada e Montemuro.
"Neste desafio, em que as componentes de superação e de descoberta são condimentos principais, a vertente competitiva não é esquecida por via do registo dos tempos obtidos em cada uma das etapas", explica a CIM.
"No plano competitivo foram validadas mais de 110 subidas. Entre os atletas que completaram as três subidas (finishers), Sandra Monteiro, atleta da equipa Clube de Montanha Alto Trilho - Javali, foi a Vencedora Absoluta Feminina; Michel Machado, da equipa Vasconha BTT Vouzela, foi, novamente, o Vencedor Absoluto Masculino", refere. 
De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “atendendo ao contexto em que vivemos, consideramos que a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge foi um sucesso, tanto no plano desportivo como no âmbito da promoção da região enquanto destino de excelência para turismo natureza e desportivo”.
Ainda de acordo com o Secretário Executivo, “o sucesso desta iniciativa, que começa a criar raízes no território, está diretamente relacionado com potencial de atração que os recursos naturais da região exercem sobre os amantes de atividades ao ar livre. Com esta iniciativa, a CIM procura criar, não só, novas oportunidades para os apaixonados da natureza e do ciclismo e para o setor turístico, mas também atrair novos públicos para a região, apresentando-a enquanto um território pleno de desafios, diverso e sustentável".
 

Desporto
O município de Nelas associa-se à Semana Europeia do desporto de 23 a 30 de setembro

O concelho de Nelas assinala a Semana Europeiaa do Desporto ( 23 a 30 de setembro) com diversas atividades desportivas. A marcar o arranque da iniciativa, esta quinta-feira, dia 23, a partir das 17h00, o Parque de S. Miguel recebe aulas abertas de pilates, zumba, yoga, “kids”, danças e “jump”. Na sexta-feira à tarde, dia 24 de setembro, decorre a iniciativa Escolafit com recreios e jogos ativos. Na próxima semana, terça-feira, diaa 28 de setembro, as atividades no âmbito da Semana Europeiaa do Desporto decorrem na aldeia de Vilar Seco. São atividades para os mais idosos, numa parceria com a Universidade Sénior de Nelas.
Na próxima semana estão ainda previstas aulas de Karaté, junto ao edificio da autarquia e a terminar o conjunto de atividades, está agendado para dia 30 de setembro, por volta das 17h30, uma ação de “plogging” (caminhada com recolha de lixo) junto ao Rio Castelo, em Senhorim. Segundo a autarquia de Nelas, as condições climatéricas podem levar à alteração de local de algumas atividades.

Desporto
Em Viseu foi constituída uma equipa de andebol em cadeira de rodas

Uma equipa de andebol em cadeira de rodas foi constituída na cidade de Viseu. A nova modalidade desportiva coletiva é dirigida à população com deficiência /incapacidade motora e resulta de uma parceria de trabalho entre a Associação Invictus Viseu, a Associação de Andebol de Viseu e o Município de Viseu, "que pela partilha de recursos e competências múltiplas, encontram-se a fortificar diariamente todas as condições necessárias para melhorar continuamente a prática deste desporto, destinado não só a pessoas com deficiência motora residentes no concelho de Viseu, mas também a potenciais atletas pertencentes a todo o distrito de Viseu, quer do género feminino, quer masculino". Segundo a Associação Invictus, a génese da equipa conta ainda com o apoio de algumas entidades locais, bem como nacionais, como é o caso da Federação de Andebol de Portugal, estando assim integrada no seu projeto Andebol4ALL.  
"Nesta primeira fase, a modalidade inicia-se numa vertente recreativa, perspetivando-se com o seu desenvolvimento gradual e sustentado, uma aposta futura na vertente federada de competição", explica.
O andebol em cadeira de rodas é um desporto coletivo, de oposição, que tem como população-alvo, pessoas com uma ou mais formas de deficiência/incapacidade motora, de ambos os géneros e que se enquadrem numa ou mais categorias desportivas internacionais, nomeadamente: Amputados; Paralisia cerebral; Lesionados medulares e “Les Autres”, isto é, outras incapacidades/deficiência motora não incluídas nas outras três categorias.
"Até ao momento, a equipa é constituída por 10 atletas, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos. A pensar na formação desportiva de jovens com deficiência motora/incapacidade que possam ter interesse em praticar a modalidade e possibilitar a prática desportiva a mais pessoas, tornando-as assim, fisicamente mais ativas e socialmente incluídas, a Invictus Viseu, manterá aberta a fase de captação de potenciais atletas séniores, permitindo igualmente, a participação de população infanto-juvenil, mais propriamente, de crianças/jovens a partir dos 10 anos de idade", refere.
A criação desta equipa/modalidade tem como principais objetivos:
- Alargar o leque de modalidades desportivas adaptadas e de vertente coletiva, possíveis de serem praticadas por pessoas com deficiência/incapacidade motora, residentes no concelho e distrito de Viseu;

- Proporcionar a prática de andebol a todos aqueles(as) que até aqui não o praticavam, e que terão agora essa oportunidade, incluindo estas pessoas na sociedade através do Desporto;

- Reconhecer a importância do envolvimento das famílias de cidadãos com deficiência, enquanto elementos-chave no sucesso de ações deste âmbito;

- Evidenciar a importância que o desporto pode assumir na vida de todos os cidadãos, sendo este um veículo privilegiado para a reabilitação e melhoria da autonomia;

- Enfatizar as várias dimensões que a inclusão pode assumir (desportiva, social e educativa) no desenvolvimento integral do ser humano;

-Fomentar valores éticos na comunidade através do desporto, no que respeita à aceitação, interajuda e convivência para com a diferença.

Os treinos decorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 20h30, no Pavilhão Desportivo do Estabelecimento Prisional de Viseu (Campo).

 

Desporto
VISEU 2001 é certificado como entidade formadora quatro estrelas pela FPF

O Departamento de Futsal do Viseu 2001 foi certificado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como Entidade Formadora de quatro Estrelas, distinção que "reconhece o trabalho de excelência na formação de atletas para a prática de futsal".
O Processo de Certificação destaca a qualidade do processo formativo de jovens praticantes, a qualidade organizacional dos clubes e em defender a saúde e segurança dos atletas, conside­rando que neste caso, o Futsal do Viseu 2001 cumpre com os requisitos para ter a certificação.
"A aprovação do processo de Certificação no Viseu 2001 como Entidade Formadora de quatro Estre­las é uma distinção do trabalho que está a ser implementado, e é motivo de orgulho para as equipas do Futsal do Viseu 2001, todos os seus atletas, encarregados de educação, diretores, coordenadores, técnicos, administrativos, estagiários e muitos simpatizantes, bem como da região de Viseu", explica o clube.
 

 

 

Desporto
Moimenta da Beira: 'Caminhe com um Doutor' arranca este domingo

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro promovem este domingo, 19 de setembro, às 10h00, a primeira de seis edições do “Caminhe com um Doutor”. As caminhadas decorrerão mensalmente, no terceiro domingo de cada mês.
Os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição, basta os interessados aparecerem à hora marcada junto do Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. Os participantes devem ter idade igual ou superior a 18 anos, ou devem ser acompanhados por um adulto.
O primeiro percurso da caminhada terá um grau de dificuldade moderado e duração de uma hora. Este será feito em grupo e com acompanhamento de um técnico de desporto e de um médico.
A Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro deixa algumas recomendações para uma boa caminhada:

- Use calçado confortável, com sola firme e flexível, de forma a amortecer o impacto no solo (nunca deve usar um calçado novo para uma caminhada);

- Vista roupas confortáveis e use várias camadas, para se adaptar facilmente às diferenças de temperatura;

- Beba água durante a caminhada e faça uma refeição leve antes de começar;

- Se necessário, use óculos escuros e chapéu para se proteger do sol e nunca se esqueça do protetor solar;

- Converse com os restantes participantes durante a caminhada (mas evite falar sobre problemas ou aborrecimentos enquanto caminha!) - enquanto exercita o corpo, também pode exercitar a sua mente.

“Caminhar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela nossa saúde - é bom para o coração, cérebro, ossos, pulmões, músculos, articulações e até ajuda a prevenir o cancro e outras doenças crónicas”.

“Vamos todos caminhar rumo a uma vida mais saudável!”

Desporto
Rodrigo Boavida (Judo Clube de Viseu) esteve no Campeonato Europa Juniores Judo 2021

O atleta do Judo Clube de Viseu, Rodrigo Boavida, participou no Campeonato da Europa de Juniores (sub-21) em Judo, que decorreu no Luxemburgo de 9 a 11 de setembro, em
representação da Seleção Nacional de Portugal.
O atleta viseense classificou-se na 9ª posição na prova individual, tendo também sido selecionado para a prova por equipas que decorreu no domingo onde Portugal defrontou a
Geórgia e a Polónia.
"Foi mais um momento marcante e inesquecível na carreira desportiva deste jovem atleta, que em 2018 já tinha participado também no Campeonato da Europa de Cadetes (sub-18) que se
realizou em Sarajevo e onde se classificou em 7º lugar", refere o clube.
Aluno do Instituto Politécnico de Viseu, Rodrigo Boavida, três vezes Campeão Nacional e oito vezes Campeão da Zona Norte, é treinador de Judo de Grau I, estando a iniciar também o acompanhamento das turmas dos escalões de formação.
"Foi mais uma página brilhante para o Judo de Viseu, reforçando todo o trabalho efetuado no Judo Clube de Viseu, clube com mais de 50 anos de história no ensino de Judo na cidade de
Viriato", acrescenta.

Desporto
Rodrigo Marques ficou em 10º Lugar Elites no Campeonato Regional de Downhill

Rodrigo Marques, ciclista de Mangualde, ficou em 10º Lugar Elites no Campeonato Regional de Downhill Urbano. Um lugar alcançado no 1° Downhill Urbano Castro Daire 2021.
Rodrigo Marques é bombeiro na corporação de Mangualde. "O jovem é um apaixonado da modalidade desde os 14 anos, atualmente é piloto federado na Federação Portuguesa de Ciclismo na categoria de Elites", refere a autarquia.
O atleta também marcou presença na 1ª edição da Taça de Portugal de Downhill que se realizou a 10 e 11 de abril passado.

Desporto
Ciclismo: Joaquim Silva e Pedro Pinto (Mortágua) foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu no domingo, 12 de setembro, a temporada 2021, com o Campeonato Nacional de Rampa, prova disputada na mítica subida da
Senhora Graça. Joaquim Silva alcançou a medalha de bronze nos Elites, enquanto que Pedro Pinto repetiu o feito em Sub23. É desta forma, com a disputa do Campeonato Nacional de Rampa, em Mondim de Basto, que a Tavfer-Measindot-Mortágua fecha a época de 2021, "de forma muito positiva".
A crono escalada deste domingo, uma subida até ao Alto da Senhora da Graça, num total de 7,8 km, teve como vencedor na categoria de Elite José Neves (W52-FC Porto), que completou o percurso em 19m42s, ficando Joaquim Silva a 1m16s segundos, na 3ª posição e alcançando a medalha de bronze.
Já em Sub23, o vencedor foi André Domingues (Efapel) e Pedro Pinto foi o 3º classificado, arrancando assim também uma medalha de bronze.
Em rescaldo à prova, Xavier Silva afirma que “foi uma grande prestação da nossa equipa neste Campeonato Nacional de Rampa, onde conseguimos dois honrosos 3ºs lugares, o que me leva a fazer um balanço muito positivo e um encerramento de época muito bom". "Foi uma temporada de superação, de muita luta, mas com resultados extremamente positivos", refere o diretor desportivo da equipa de ciclismo de Mortágua.

Desporto
Atletismo: treinador da Casa do Povo de Mangualde ameaça deixar a coletividade (com áudio)

O futuro do treinador de atletismo, na Casa do Povo de Mangualde, é uma incerteza. João Amaral há muito que tem vindo a demonstrar descontentamento com o trabalho desenvolvido por ele e pelos atletas, que na sua opinião não é reconhecido quer pela coletividade que os acolhe, quer pela autarquia mangualdense.
João Amaral diz que tem convites para apostar em novos projetos.
O treinador diz mesmo que se o trabalho não for mais reconhecido e atendidas as reivindicações desiste da Casa do Povo de Mangualde. 

Desporto
Desportivo de Tondela realiza 1º Open Day

Este sábado, 11 de setembro, decorre a primeira edição do CD Tondela Open Day. Um evento que "pretende servir de reencontro de toda a família auriverde com o clube". O Parque Urbano de Tondela foi o palco para escolhido para acolher a iniciativa.
"Com a presença garantida de jogadores do plantel principal do CD Tondela, os atletas vão participar numa sessão de autógrafos e fotos, indo também jogar uma 'peladinha' com os mais pequenos num campo de futebol montado de propósito", explica o clube que milita na 1ª Divisão.
O evento serve também para a apresentação pública do basquetebol, a nova modalidade do clube, "num momento que contará, além de um campo de basquetebol, com a presença de representantes da Associação de Basquetebol de Viseu e de atletas das nossas seleções nacionais". 
O evento vai contar também com pinturas faciais além de todas as modalidades do clube. Do ténis que terá aulas gratuitas logo a partir das 09h00 para adultos, das 10h00 para jovens e das 11h00 para crianças.

Desporto
Núcleo de Árbitros de Futebol de Viseu angaria equipamentos

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Viseu está a promover uma campanha de apoio a árbitros jovens e estagiários.
"Pedimos a todos os árbitros e ex-árbitros que queiram/tenham a possibilidade de solidariamente ceder os equipamentos ''esquecidos na prateleira'' para que haja melhores condições para estagiários que estejam agora a entrar no ramo", refere a entidade.

Desta forma, o Núcleo de Árbitros de Futebol de Viseu apela à participação no projeto a todos aqueles que "tenham em sua posse equipamentos em condições boas/razoáveis, sacos/malas, bandeiras", entre outro material que não necessitem e possam dispensar.

Desporto
Supertaças de futsal e andebol feminino juntas em Viseu no dia 19 de setembro

As supertaças de futsal e andebol femininos vão disputar-se no mesmo dia e local, a 19 de setembro, em Viseu, no primeiro evento organizado em conjunto pelas federações que tutelam estas modalidades.

Benfica e Nun’Álvares começam por decidir a supertaça de futsal feminino, no Pavilhão Cidade de Viseu, às 11h00, e, quatro horas depois, às 15h00, Madeira SAD e ARC Alpendorada vão tentar conquistar o primeiro troféu da época no andebol.

“A organização das duas Supertaças femininas é a prova da cooperação que temos vindo a implementar e que será uma aposta para o futuro. O trabalho conjunto de ambas as instituições não começou agora, mas este será mais uma realização que resulta do conjunto de sinergias que ousámos retirar do papel e dar vida no terreno de jogo. Acredito que estas Supertaças sejam mais um passo firme dado a esse crescimento do futsal e do andebol”, elogiou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

Miguel Laranjeiro, o homólogo da Federação de Andebol de Portugal (FAP), considera que “em equipa” os dois organismos caminham para o “sucesso” da organização dos eventos, numa cooperação que a instituição que dirige pretende “reforçar”.

“Olhamos para esta iniciativa como o passo seguinte no caminho certo, de colaboração entre as duas federações, que já participam em conjunto em diversas temáticas, nomeadamente na formação. Consideramos que esta será uma nova forma de aprendizagem e melhoria do nosso desempenho, preparando-nos para um futuro promissor de envolvência entre as duas modalidades”, acrescentou.

Os ingressos para os dois jogos serão gratuitos, no máximo de dois por pessoa e com número restrito devido à situação que se vive atualmente, sendo que os mesmos devem ser levantados no pavilhão, na manhã da véspera dos jogos, a 18 de setembro.

Desporto
Cartão de acesso aos jogos do Viseu 2001 à venda no Palácio do Gelo

O Viseu 2001 disponibiliza, a partir desta segunda-feira (13 de setembro), em número limitado, um cartão de acesso a todos os jogos da Liga Placard.

O Orange Pass terá o custo de 60€ para não sócios e 40€ para sócios. O cartão permite o acesso aos jogos que o clube realizar na condição de visitado, sendo que o portador tem de levantar o seu bilhete, com a antecedência de 24 horas em relação ao jogo. O levantamento pode ser efetuado na nova loja do Viseu 2001, que estará brevemente situada no piso -2 do Palácio do Gelo.

O clube ainda informa que os preços dos bilhetes de acesso, na época 2021/2022, variam entre os 3€ e os 7€ por jogo, tendo em conta a condição de sócio ou não sócio.

Desporto
Futsal: Viseu 2001 realiza torneio feminino solidário

O Viseu 2001 realiza, este fim-de-semana (11 e 12 de setembro), o II Woman Cup Solidário.

O torneio que conta com as equipas femininas de futsal do Viseu 2001, Sporting CP, Quinta dos Lombos e Associação Académica de Coimbra, será de cariz solidário, com as receitas a reverter na íntegra para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.

Os jogos são disputados no Pavilhão Cidade de Viseu, com o primeiro encontro a acontecer no sábado, entre a Quinta dos Lombos e a Académica de Coimbra, pelas 15h30. Às 18h30, o Viseu 2001 defronta o Sporting CP.

No domingo, decorre o jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar, pelas 15h00, entre as equipas derrotadas na véspera. A final está marcada para as 18h00.

Os bilhetes estão à venda no Pavilhão Cidade de Viseu, e têm um custo de 1€. O bilhete dá acesso a todos os jogos do torneio.

Desporto
Mangualde: treinador e atletas da Casa do Povo já regressaram do Japão (com áudio)

Os atletas da Casa do Povo de Mangualde já regressaram a casa depois da passagem pelos Jogos Paralímpicos que decorreram no Japão.
Recordo que Miguel Monteiro conquistou uma medalha de bronze no lançamento do peso e Cristiano Pereira foi 11º nos 1500 metros. Em jeito de balanço, o treinador dos atletas, João Amaral, disse à Dão Digital que a participação foi positiva.
O treinador de atletismo admite que esperava mais da participação de Cristiano Pereira.
A partir de agora o objetivo passa pela preparação do Campeonato do Mundo do próximo ano.
Ouça a entrevista do trienador de atletismo.

Desporto
Guilherme Duarte ( Azuribike) venceu nos Cadetes em encontro de BTT

A Escola de Ciclismo Linces Azuribike esteve presente em Tondela no 3.º Encontro Regional de Escolas de BTT e segunda prova do Campeonato XCO da Beira Alta.
O clube mangualdente teve em prova 12 atletas na Vertente Escolas e cinco Cadetes na Vertente XCO. "Num percurso muito exigente onde o calor também foi um grande adversário os nossos jovens ciclistas mostraram empenho e grande espírito de sacrifício", refere a Escola de Ciclismo Linces Azuribike.
Guilherme Duarte venceu no escalão Cadetes "evidenciando assim o excelente momento de forma que atravessa".
Ainda no escalão Cadetes: Martim Ferreira 8.º lugar, Guilherme Pais 13.º lugar, Gonçalo Jesus 15.º lugar e Rodrigo Jesus DNF. Coletivamente na prova de XCO foi conseguido o 4.º lugar na classificação por equipas.
"Na vertente Escolas, também os nossos jovens demonstraram o trabalho desenvolvido nos treinos", refere o clube.
Simão Silva consegui o 2.º lugar no Escalão Juvenis, "numa prova igualmente dura e exigente".
Ainda no escalão Juvenis: Martim Costa 31.º Lugar e António Alves Escalão Pupilos/Benjamins: Gustavo Lopes 7.º Lugar, Eduardo Patrício 14.º lugar e Afonso Costa 19.º Lugar, André Fernandes 21.º Lugar. No Escalão Iniciados: Tiago Queiriga 8.º lugar, Martim Fernandes 11.º lugar e João Sousa 16.º lugar.
Escalão Infantis: Henrique Sequeira 12.º lugar.
Coletivamente na vertente Escolas foi conseguido o 3.º lugar por equipas.

Desporto
Ténis de Mesa: atleta do Mundão convocada para estágio

A atleta do clube Mundão Ténis de Mesa, Leonor Marques, sub 12, foi convocada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) para o estágio das seleções do futuro a realizar entre 17 e 21 de outubro no Centro de Alto rendimento de Gaia. Segundo o clube, a convocatória surge no seguimento dos excelentes resultados obtidos pela atleta e pelo clube nos campeonatos nacionais da época passada "onde os atletas de Mundão se destacaram pela sua qualidade conquistando vários títulos nacionais".
"Esta convocatória, vem confirmar e afirmar o caminho traçado pelo clube nos últimos anos de aposta na formação e a qualidade do trabalho desenvolvido", acrescenta o de Mundão de Ténis de Mesa.

Desporto
Ciclismo: Joaquim Silva (Mortágua) é o grande vencedor do 30o Grande Prémio JN

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu com uma vitória, no domingo 05 de setembro, a participação no Grande Prémio Jornal de Notícias, com uma ligação de 178,2 quilómetros entre Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo. Segundo a equipa de ciclismo do distrito de Viseu, "foi mais um dia onde a equipa esteve a um nível soberbo e defendeu com todas as forças a camisola amarela de Joaquim Silva que foi o grande vencedor deste 30a Grande Prémio Jornal de Notícias".
"As derradeiras pedaladas desta competição revelaram-se muito complicadas para a equipa que desde muito cedo teve que assumir as despesas da corrida. Fase inicial muito rápida onde se formou um grupo na frente com os principais favoritos, e onde estava inserido o camisola amarela, Joaquim Silva", explica.
O corredor acabou por sofrer uma avaria mecânica e teve que esperar pelo auxílio do carro de apoio, que apenas vinha atrás do pelotão. Seguiram-se alguns quilómetros de perseguição “a fundo”, primeiramente para recolar ao pelotão e depois para reduzir o tempo para o grupo que permanecia na frente da corrida e que punha em perigo a camisola amarela. "A equipa fez um trabalho soberbo e conseguiu reduzir a diferença para cerca de 15 segundos e aí foi o próprio camisola amarela que fez a ponte para a frente da corrida".
"Todos os ciclistas foram incansáveis, Francisco Morais, Leangel Linarez, Ángel Sanchez, Tiago Antunes, Gaspar Gonçalves e Rui Carvalho defenderam esta camisola amarela como se fosse deles próprios e isto é um verdadeiro significado de equipa, todos deram o máximo de si por Joaquim Silva e só assim foi possível defender a liderança durante cinco etapas. Camisola amarela que foi dedicada a Pedro Silva, antigo diretor que faleceu há poucas semanas.

 

Desporto
Covid-19: Pauleta, que estagia em Viseu, testa positivo na seleção portuguesa de futsal

O ala Pauleta testou positivo ao novo coronavírus e é uma das três baixas na seleção portuguesa de futsal, que defronta esta sexta feira (03 de setembro), em Viseu, o Paraguai, num particular de preparação para o Campeonato do Mundo de 2021.
De acordo com uma nota publicada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pauleta “testou positivo à covid-19 na quinta-feira e apresenta sintomas ligeiros”.
“O ala entrará em fase de recuperação e juntar-se-á ao grupo de trabalho assim que a situação clínica estiver normalizada e a Direção-Geral da Saúde autorize”, acrescentou a FPF.
O organismo explicou que Tiago Brito, que tem partilhado quarto com Pauleta no estágio na cidade de Viseu, teve um teste negativo e ficou em isolamento profilático, falhado também o duelo com os paraguaios.
“Tiago Brito cumprirá um plano individualizado de treino e integrará os trabalhos conjuntos assim que for autorizado pela Direção-Geral da Saúde”, esclareceu a FPF.
Os dois jogadores vão falhar a viagem em 09 de setembro para Lituânia, país organizador do Mundial, e juntam-se posteriormente à equipa liderada por Jorge Braz, devendo também falhar a estreia diante a Tailândia, em 13.
“A seleção concentrou-se no dia 08 de agosto em Rio Maior e cumpre a sua quarta semana de preparação. Toda a comitiva tem feito testes regulares à covid-19”, adiantou o organismo.
Por seu lado, Tomás Paço tem uma lesão na perna direita e também é baixa certa no particular com a seleção sul-americana, que arranca às 20:00, no Pavilhão Cidade de Viseu.
O Campeonato do Mundo vai decorrer de 12 de setembro a 03 de outubro.

Desporto
Andebol: dois atletas da Escola de Moimenta da Beira deixam o clube

Gonçalo Magalhães e Guilherme Gávea, dois atletas da Escola de Andebol de Moimenta da Beira, deixam o clube para "voar mais alto". 
"Ambos se formaram e aprenderam a jogar na Escola de Andebol de Moimenta da Beira, o Gonçalo Magalhães desde os cinco anos de idade, e o Guilherme Gávea desde os 12 anos", refere a autarquia.
Aos 17 anos, Gonçalo Magalhães mudou-se para os Juvenis/Juniores do Xico Andebol e Guilherme Gávea para o plantel sénior do Artística de Avanca que milita na 1º Divisão Nacional.
“Eles têm todas as condições para ir longe. Sempre foram atletas talentosos, trabalhadores, com o sonho de chegar cada vez mais longe e fazer história no clube, por isso, andavam já a ser observados por muitos clubes e chamados a seleções regionais e nacionais", refere.
Gonçalo Magalhães e Guilherme Gávea vão assim fazer parte de um lote alargado de atletas da Escola de Andebol de Moimenta da Beira que fazem parte de equipas da 1º Divisão Nacional, tais como: David Soares (Futebol Clube do Porto), Carlos Martins (Sport Lisboa e Benfica), João Santos (Póvoa Andebol) Ricardo Magalhães (Xico Andebol).
De realçar que esta época a Escola de Andebol Moimenta da Beira vai ter cinco atletas a disputar o Campeonato Placard Andebol 1.

Desporto
Paralímpicos: Marco Menezes (natação) termina Tóquio na 12.ª posição

Portugal fechou com dois recordes nacionais e sem presenças em finais a participação nas provas de natação dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, nas quais esteve representado por seis atletas. Um deles foi Marco Menezes, natural de Castro Daire.
Marco Meneses nadou as eliminatórias dos 100 metros mariposa S11 (deficiência visual) em 1.21,25 minutos, marca que o deixou na 12.ª posição da geral, mas que lhe permitiu melhorar o recorde nacional (1.22,25), que já lhe pertencia.
O nadador de Castro Daire, que se estreou em Jogos Paralímpicos, nadou quatro provas no Centro Aquático de Tóquio e termina a competição com dois diplomas e dois recordes nacionais.

Desporto
Paralímpicos: Cristiano Pereira termina a final dos 1.500m T20 em 11º lugar

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, admitiu esta sexta-feira (03 de setembro) ter “ido abaixo” na final dos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, na qual foi 11.º classificado, na última madrugada.
“Tentei acompanhar o grupo, infelizmente não consegui, ninguém tem culpa, acho que fui que me deixei ir abaixo e quando quis acordar já foi tarde demais e deitei tudo a perder”, disse o atleta de Nelas, que conclui a prova com o tempo de 4.05,10 minutos.
O recordista nacional da distância (3.55,39) explicou que a estratégia que tinha para a prova, ganha pelo britânico Owen Miller (3.54,57) passava por “acompanhar o grupo da frente, e na parte final ir à medalha, mas não consegui”.
O atleta, que se despediu dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, desvalorizou o facto de a prova ter sido disputada sob chuva, considerando que “as condições são iguais para todos”.

Desporto
Paralímpicos: Cristiano Pereira vai correr os 1500 metros

Atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira, entra em pista esta madrugada de sexta-feira (03 de setembro), nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O atleta, natural do concelho de Nelas vai correr os 1500 metros às 02h14. É a última prestação dos atletas da Casa do Povo de Mangualde na maior competição desportiva do mundo. 
De referir que Miguel Monteiro, natural de Mangualde, conquistou na madrugada do passado domingo (29 de agosto), a medalha de bronze no lançamento do peso F40. O atleta assegurou o terceiro lugar do pódio com o lançamento de 10,76 metros.
Também esta sexta-feira fica marcada pela última participação de Marco Menezes, natural de Castro Daire. O nadador volta a entrar na piscina olímpica para os 100 metros mariposa.

 

Desporto
Natação: Académico de Viseu arranca com nova temporada (com áudio)

Académico de Viseu arrancou esta quarta-feira (01 de setembro) a nova época na modalidade de natação. O treinador, Humberto Fonseca, tem boas expectativas para a nova temporada.
O Académico de Viseu conta com cerca de uma centena de nadadores, mas o objetivo, esta época, é aumentar o número de praticantes da natação.

Desporto
Kartcross: Alexandre Borges, piloto de Nelas, participa na rentrée do campeonato em Mação

A vila de Mação, recebe este fim de semana (4 e 5 de setembro), a rentrée do Campeonato de Portugal de Kartcross e marca também o regresso do público aos circuitos.
Com uma lista de inscritos, novamente a rondar as três dezenas, o líder do Campeonato, Alexandre Borges, natural de Nelas, parte para a prova, "determinado em dar
continuidade à senda de bons resultados e promete estar entre os mais rápidos na luta pela vitória", explica o clube NelaSport.
“O Campeonato está ao rubro, com quatro provas e três vencedores diferentes. Estamos certamente a viver um dos melhores anos do Kartcross em Portugal, tanto em número de participantes, como em competitividade. As diferenças de andamento, estão em valores irrisórios, pelo que a concentração tem que estar em níveis muito elevados ao longo de todo o fim de semana. Apesar de não ser uma tarefa fácil, vamos para Mação, com o mesmo objetivo de sempre, lutar pelos lugares do pódio”, refere Alexandre Borges.
Apesar do interregno da competição, durante o mês de agosto, a equipa não teve direito a descanso. O tempo disponível, foi aproveitado para fazer uma revisão ao carro utilizado pelo piloto de Nelas "para que nada falhe", para esta que é a quinta ronda do campeonato, antes do regresso a Sever do Vouga e o términus em Castelo Branco, no final do mês de outubro.

Desporto
Ciclismo: Guilherme Duarte (Azuribike) vence na Primeira Prova do Campeonato da Beira Alta de XCO

A Escola de ciclismo Linces Azuribike, de Mangualde, participou na primeira prova do Campeonato da Beira Alta de XCO. A competição decorreu na localidade de Marmeleira, no concelho de Mortágua. O clube mangualdense marcou presença com cinco atletas do escalão Cadetes (15/16 anos), "tendo ambos conseguido uma excelente prestação, num percurso muito técnico e exigente", refere a escola de ciclismo.
No escalão de cadetes, Guilherme Duarte venceu a prova "a qual dominou desde o início" e Martim Ferreira alcançou a segunda posição.
Guilherme Pais terminou na 6.ª posição, Rodrigo Jesus 7.ª posição e Gonçalo Jesus na 8.ª posição.

 

Desporto
Constálica Rallye de Vouzela vai para a estrada nos dias 11 e 12 de setembro

As instalações do grupo Constálica, em Monte Cavalo, em Vouzela, foram palco da apresentação oficial do 8.º Constálica Rallye Vouzela, que vai para a estrada nos dias 11 e 12 de setembro.
Com uma vertente ambiental muito vincada, a oitava edição da prova, que pontua para o Campeonato Nacional GT de Ralis e para o Campeonato Centro de Ralis, "vai também evidenciar-se pelo cumprimento rigoroso das medidas de contenção da covid-19, dando um sinal de segurança para intervenientes e público".
Numa altura em que o país retoma gradualmente a normalidade, “este é um evento que promove turisticamente o concelho e a região, alavancando um conjunto de atividades económicas muito fragilizadas com a pandemia”, referiu na apresentação Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.
Além do presidente da Câmara Municipal de Vouzela, estiveram presentes na apresentação da prova Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Sérgio Matos, presidente e CEO do grupo Constálica, Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Joaquim Neves, responsável do Gondomar Automóvel Sport, e José Correia, responsável da Promolafões, entre outras entidades.

Desporto
Paralímpicos: Carina Paim, com ligações ao concelho de Mangualde, garante quarto lugar nos 400m T20

O sétimo dia de competição dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 teve como centro da ação portuguesa a prestação de Carina Paim no Estádio Nacional de Tóquio. A velocista de 22 anos, que tem ligações familiares ao concelho de Mangualde, conquistou o quarto lugar nos 400m T20 com 58.83 segundos e o respetivo diploma paralímpico para Portugal. “Na eliminatória de ontem vi a luzinha do bronze e hoje lutei bastante por essa medalha, mas infelizmente não foi possível. O quarto lugar nos Jogos Paralímpicos acaba por ser um bom resultado, regresso a Portugal de consciência tranquila porque dei tudo e com a certeza de que vou trabalhar muito para em Paris 2024 estar no topo da classificação”, afirmou Carina Paim que fez a sua formação no atletismo na Casa do Povo de Mangualde.

Desporto
Ricardo Lopes recandidata-se à direção do Desportivo de Mangualde (com áudio)

Grupo Desportivo de Mangualde vai a eleições na próxima terça-feira, dia 7 de setembro. Ricardo Lopes volta a candidatar-se à presidência do clube.
Um cargo que ocupa há 14 anos. Ricardo Lopes justifica a recandidatura com a experiência que tem nas funções que desempenha.
Nos próximos dois anos, Ricardo Lopes quer apostar nos escalões de formação e na criação de melhores condições para os atletas.

 

Desporto
Ciclismo: equipa de Mortágua regressa à competição no Grande Prémio JN

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua regressa esta terça-feira (31 de agosto) à competição com o 30º Grande Prémio (GP) Jornal de Notícias (JN), prova que se disputa até dia 5 de setembro. 
A prova abre no dia 31 de agosto com uma jornada dupla, da parte da manhã um Prólogo de 1,8 quilómetros em Gondomar e da parte da tarde uma tirada de 85,8 quilómetros entre Gondomar e Gaia.
No dia seguinte corre-se a 2a Etapa, com uma extensão de 124,5 quilómetros entre Porto e Ovar. Pelo meio duas contagens de montanha de 3a categoria e uma de 2a irão marcar as principais dificuldades da jornada. À 3a Etapa, um  dos momentos mais importantes para a Classificação Geral com uma Crono Escalada de 7,8 quilómetros desde Santo Tirso até ao Santuário de Nossa Sra. Da Assunção. 
Ao 4o dia de prova chegada a Vila Real, numa extensão de 149,5 quilómetros. A 5a Etapa irá disputar-se em Valongo com uma extensão de 132,2 quilómetros, pelo meio quatro contagens de montanha, uma delas de 2a categoria com a subida ao Alto da Penha.
Todas as decisões irão ficar guardadas para o último dia, com a tirada mais longa. Partida de Gaia e chegada a Viana do Castelo após 178,5 quilómetros. Duas contagens de montanha já dentro dos últimos 30 quilómetros podem marcar algumas diferenças e fazer pequenos ajustes na Classificação Geral.
Para esta prova, a equipa de cilcismo de Mortágua alinha com sete corredores: Joaquim Silva, Tiago Antunes, Leangel Linarez, Gaspar Gonçalves, Francisco Morais, Rui Carvalho e Ángel Sanchez. "Uma equipa sólida que permite estar na discussão da Classificação Geral mas também de vencer etapas, sendo este um dos principais objetivos para esta prova", refere o clube.
Em antevisão à prova, o diretor desportivo adjunto Xavier Silva afirma que “partimos para esta prova com ambições altas e queremos muito vencer uma etapa. Também estar
entre os primeiros da Classificação Geral é um objetivo e vamos trabalhar para que seja possível.”

Desporto
Paralímpicos: Bronze para Portugal, bronze para Mangualde

Miguel Monteiro, atleta da Casa do Povo de Mangualde, conquistou na madrugada deste domingo, 29 de agosto, a medalha de bronze no lançamento do peso F40 nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O atleta de 20 anos assegurou o terceiro lugar do pódio com o lançamento de 10,76 metros.

Para Miguel Monteiro “é uma grande honra ser medalhado paralímpico num palco onde só chegam os melhores dos melhores”. O lançador português fez um balanço positivo da sua segunda participação paralímpica e afirmou estar “satisfeito com o resultado”, deixando a garantia que vai “trabalhar para conseguir ainda melhores marcas e novos recordes pessoais”.

Esta foi a primeira medalha portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que se soma aos cinco diplomas paralímpicos e cinco recordes nacionais já alcançados pelos atletas nacionais até ao momento na competição.

Desporto
Covid-19: recintos desportivos com 50 por cento da capacidade de ocupação

A taxa de ocupação do público nos recintos desportivos vai aumentar para 50% da lotação, substituindo o limite atual de 33% imposto no âmbito das restrições da pandemia de covid-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a orientação 009/2021 divulgada pela autoridade de saúde nacional no seu site oficial, “a referência de lotação para o público em bancada com lugares individuais é de 50% excluindo a primeira fila” junto à área desportiva. Paralelamente, a “ocupação dos lugares sentados deve ser efetuada com um lugar entre espetadores, sendo os lugares ocupados desencontrados em cada fila”.
A DGS continua a desaconselhar qualquer contacto entre espetadores e outros intervenientes do evento desportivo e recomendou ainda que os lugares desocupados “devem ter sinalética a proibir a sua ocupação” pelo público em estádios e pavilhões, além do uso obrigatório de máscara no interior destes espaços.
O acesso aos recintos, sempre que o número de espetadores seja superior a 1000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado, vai continuar a exigir a apresentação do certificado digital de vacinação completa ou teste com resultado negativo para o vírus SARS-CoV-2.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já confirmou que a orientação da DGS será seguida “com efeitos imediatos” nas competições por si organizadas.

Desporto
Paralímpicos: nadador de Castro Daire consegue diploma na final dos 50m livres S11

Marco Meneses, nadador de Castro Daire, termina a final dos 50m livres S11 no 8.º lugar com o tempo de 28.02 segundos e bate o recorde nacional da especialidade pela segunda vez no mesmo dia. 
Este é o segundo diploma para Portugal nestes Jogos Paralímpicos que decorrem em Tóquio.

Desporto
Aguiar da Beira: Penaverdense promove treinos para novos atletas de futsal (com áudio)

O clube de futsal Penaverdense, de Aguiar da Beira, vai este domingo (29 de agosto) promover treinos de captação de novos atletas. O clube disponibiliza equipas de masculinos e femininos.
Tiago Marques, da direção, fala dos objetivos da iniciativa.

 

Desporto
Caramulo Motorfestival, deste ano, com número record de pilotos

A 16.ª edição do Caramulo Motorfestival conta com o “maior número de sempre” de pilotos, além da presença do primeiro automóvel do mundo ou de um modelo usado na saga James Bond, disse esta quinta-feira (26 de agosto), a organização.
“Temos uma rampa muito completa, a maior de sempre em termos de participantes. Estimamos cerca de 400 automóveis por dia em termos de clássicos que se vão juntar ao evento. Temos um alinhamento de pilotos ótimo”, destacou Salvador Patrício Gouveia.
Entre os pilotos que acelerarão no concelho de Tondela, há presenças como a de Adalberto Melim, em automóvel, e Alex Laranjeira, nas motas, que regressa após “alguns anos”, a que se juntam, entre outros, André Villas-Boas, Pedro Villas-Boas, Luís Lisboa ou Francisco Sande.
“Mais de 100 participantes é um número bastante relevante que nos obrigou a aumentar o número de grupos. Antes, eram três grupos de subidas e, desta vez, vamos ter quatro grupos, o que é uma vantagem para os pilotos que ficam menos tempo lá em cima”, explicou João Lacerda, também da organização.
Entre as “variadas marcas” presentes entre 03 e 05 de setembro no Caramulo, a organização destacou a Aston Martin, que levará para o evento “o DB5 [Goldfinger Continuation], do James Bond, que todos se lembram com as metralhadoras, matrículas rotativas e todos aqueles ‘gadgets’” do automóvel, e “outros vários modelos bastante raros a subir a rampa”.
“Este ano, também são os 135 anos da criação do automóvel e vamos ter um Benz de 1886, o primeiro automóvel do mundo, que vai dar umas voltas dentro do circuito. É um carro com três rodas e que terá um piloto vestido à época”, destacou Salvador Patrício Gouveia.
A GNR “também se estreia enquanto participante com automóveis clássicos e motas”, vai haver “muita adrenalina este ano também com a presença de um ‘powerslide’ que vai subir a rampa de lado” e ainda as presenças “clássicas de pilotos que animam” o Caramulo que também tem os habituais passeios e concentrações.
“Temos a ‘biker’s village, que é outra estreia. O evento está a crescer em termos de área e, neste momento, ocupa cerca de 140 mil metros quadrados, e vai agora conquistar a zona do parque do Sameiro que será a área onde está concentrado tudo o que é duas rodas”, explicou.
O espetáculo aéreo “bate o recorde de aeronaves incluídas, com muito tipo de aviões”, assim como em terra, onde estarão “cerca de 1.000 carros” a participar no evento que inclui, este ano, “duas novas categorias” no festival.
“A rampa que em 1979 tinha 3.500 metros, foi baixando para garantir a segurança e, hoje, tem 2.850 metros de extensão. Apesar de não contar para nenhum campeonato e os pilotos só estarem para se divertir, temos duas novas categorias”, adiantou João Lacerda.
A categoria regularidade conta com 72 automóveis, “na qual o carro mais antigo é de 1914 e o mais recente de 2016” e, há ainda duas “subcategorias para os automóveis pré-guerra e a fórmula V”.
Na categoria velocidade, continuou João Lacerda, estão inscritos “29 automóveis, cinco do campeonato nacional de montanha e oito do grupo um Portugal, que corre no campeonato de velocidade nacional”.
“Ao longo dos dias, cada uma destas categorias irá ter três subidas. Entre subidas de prova e de treino, totalizam seis subidas durante o fim de semana”, explicou João Lacerda, que disse que “estarão 36 marcas diferentes de automóveis, o que traduz a variedade do plantel” no evento que conta com 400 pessoas na organização, 70 das quais voluntárias.
De novo nesta edição, está também a componente social que, segundo a organização, “há muito anos que é desejada, mas que este ano é possível de concretizar com as duas iniciativas que são para manter: ‘The Good Drive’, que junta proprietários de automóveis que possibilitam experiências a pessoas que nunca tiveram essa oportunidade”.
A segunda, é a “Race for Good” fundada por André Villas-Boas, que é embaixador de três instituições de solidariedade social, para as quais está “vinculado de forma emocional”, e que juntou para fazer nascer esta associação que quer tornar IPSS.
“Com a presença que tenho vindo a fazer há uns anos no Caramulo Motorfestival, achei que seria uma parceria ótima para sensibilizar ainda mais as pessoas para as causas, arranjar financiamento de diversas formas, como a venda de produtos”, explicou André Villas-Boas, que não escondeu o desejo de “juntar mais associações à “Race for Good”.
Os três dias de festival decorrem sob medidas de segurança sanitária e que quem não tiver certificado digital de vacinação ou teste negativo, poderá fazer no local, “para que o evento decorra com toda a segurança” e, para isso, cada momento “tem o limite de cinco mil espetadores”.
“Com a presença de até cinco mil espetadores em cada momento, prevemos que seja possível passarem pelo Caramulo Motorfestival cerca de 20.000 pessoas, durante os três dias de iniciativa”, calculou Salvador Patrício Gouveia.

Desporto
Futsal: Penaverdense (Aguiar da Beira) prepara nova época (com áudio)

O Penaverdense, clube de futsal, do concelho de Aguiar da Beira prepara a nova temporada na 1º Divisão distrital da Associação de Futebol da Guarda. Volta a entrar em campo com uma equipa masculina e outra feminina.
A Rádio Dão Digital falou com Tiago Marques, membro da direção, que nos fez o ponto de situação da equipa de futsal masculina.
No que diz respeito à equipa feminina, o Penaverdense quer repetir o título da época passada.

Desporto
Ciclismo: Inter Regional de XCO das Beiras arranca a 5 de setembro

No próximo dia 5 de setembro tem início o troféu Inter-regional de XCO das Beiras, com a prova de abertura a ser realizada na região da Associação de Ciclismo da Beira Alta, na localidade de Tondela.
O troféu é uma colaboração entre as associações de Ciclismo da Beira Alta e da Beira Interior, e pretende chamar mais praticantes à vertente de XCO, a nível regional.
"Esta é uma das vertentes olímpicas do ciclismo (XCO – Cross Country Olímpico) e é uma das grandes apostas da FPC ao nível das seleções nacionais sendo, portanto, uma das vertentes onde é prioritário investir, quer ao nível da formação, quer ao nível do alto rendimento", explica a organização.
As provas de XCO desenrolam-se em circuitos de cerca de 4km, onde os atletas completam um determinado número de voltas, tendo em conta a sua categoria. É uma vertente de grande espetacularidade e de exigência técnica, mas também onde as distâncias curtas obrigam a elevada intensidade de esforço.
O calendário previsto para 2021 é o seguinte:

XCO #1 – Tondela – 5 de setembro (ACBA)

XCO #2 – Sabugal – 19 setembro (ACBI)

XCO #3 – Mangualde – 10 outubro (ACBA)

XCO #4 – Vila Velha de Ródão – 24 outubro (ACBI)

Inscrições para a primeira prova em www.fpciclismo.pt

Desporto
Paralímpicos: nadador de Castro Daire não entrou com o pé direito em Tóquio

Problemas de transporte disponibilizado pela organização impediram o nadador de Castro Daire, Marco Menezes, de competir na última madrugada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O atleta não conseguiu chegar a tempo para participar na prova dos 400 metros livres S11.
Marco Meneses volta a ter prova, esta sexta-feira (27 de agosto), para nadar os 50 metros livres S11. A prova volta a estar marcada para a próxima madrugada, por volta das 02h00. Se Marco Menezes conseguir um lugar na final, volta a entrar na piscina às 10h00.

Desporto
Paralímpicos: nadador de Castro Daire em competição durante a madrugada

O nadador de Castro Daire, Marco Meneses, entra em ação nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, durante esta madrugada de quarta para quinta-feira, hora em Portugal quando faltarem 20 minutos para as 02h00 da manhã. 
O atleta vai nadar os 400 metros livres S11. Se conseguir o apuramento para a final, Marco Meneses volta a entrar na piscina às 10h00 desta quinta-feira.

Desporto
Viseu: jogos de preparação da Seleção Nacional de Futsal vão ter público e bilhetes gratuitos

No âmbito do estágio de preparação da seleção nacional de futsal para o Campeonato do Mundo 2021, que se encontra a decorrer em Viseu, até dia 05 de setembro, o Pavilhão Cidade de Viseu vai acolher oito jogos internacionais.
Durante os jogos, o Pavilhão Cidade de Viseu vai ter uma lotação reduzida para 262 lugares e será ainda obrigatório, ao público presente, a medição de temperatura corporal e o preenchimento de um inquérito epidemiológico (a fornecer juntamente com os bilhetes).
Os bilhetes são gratuitos, podendo os mesmos ser levantados na receção do Pavilhão Cidade de Viseu nos seguintes dias e horários:
- Para os jogos de 26 e 27 de agosto os bilhetes já se encontram esgotados.
- Para os jogos de 29 de agosto os bilhetes podem ser levantados no dia 27 (6ª feira), entre as 08h30 e as 12h30.
Cada pessoa poderá levantar um máximo de 4 bilhetes por jogo e está proibido o acesso a menores de 6 anos.

 Calendário de jogos:
26 de agosto

16h30 | Uzbequistão - Costa Rica

19h00 | Portugal - Angola

 27 de agosto

16h30 | Angola - Costa Rica

19h00 | Portugal - Uzbequistão

 29 de agosto

16h30 | Uzbequistão - Angola

19h00 | Portugal - Costa Rica

 03 de setembro

20h00 | Portugal - Paraguai

 05 de setembro

19h00 | Portugal - Paraguai

Desporto
Basquetebol: Benfica realiza estágio em S. Pedro do Sul

A equipa sénior de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica (SLB), encontra-se a realizar o estágio de pré-época no concelho de S. Pedro do Sul.
O estágio teve início na segunda-feira, 23 de agosto, e decorre  até ao próximo sábado, dia 28 de agosto.
As sessões de treino acontecem no Pavilhão Municipal.

Desporto
Paralímpicos: atletas do distrito de Viseu entram em competição na quinta-feira

Miguel Monteiro, atleta da Casa do Povo de Mangualde, é um dos portugueses que esta terça-feira transporta o estandarte da seleção nacional na abertura dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio. A cerimónia acontece às 12h00, hora portuguesa. A competição arranca esta terça-feira termina no dia 5 de setembro.
Os atletas do distrito de Viseu entram em ação na próxima quinta-feira (26 de agosto).
Marco Meneses, atleta de Castro Daire, é o primeiro a entrar em ação. O nadador castrense vai competir na quinta-feira, nos 400 metros livres S11. No dia seguinte, sexta-feira, o nadador volta a entrar na piscina para os 50 metros livres S11. No sábado Marco Meneses nada os 100 metros costas S11. Depois de um dia de descanso (domingo), Marco Menezes volta a competir na segunda-feira , para disputar os 200 metros estilos S11.
O nadador de Castro Daire termina a participação em Tóquio no dia 3 de setembro, com os 100 metros mariposa S11.
Já Miguel Monteiro entra em competição, no lançamento do peso F40, no domingo e Cristiano Pereira, na corrida, no dia 3 de setembro.
O atleta da Casa do Povo de Mangualde vai correr os 1500 metros.

Desporto
Paralímpicos: contagem decrescente para a maior competição do mundo

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam esta terça-feira (24 de agosto). O distrito de Viseu vai estar representado por três atletas. Há ainda outra atleta com ligações familiares ao distrito que integra a comitiva portuguesa.
Dos participantes um é do concelho de Mangualde, Miguel Monteiro, outro do concelho de Nelas, Cristiano Pereira e também um atleta do concelho de Castro Daire.
Já Carina Paim, que corre pelo Sporting, tem ligações familiares ao concelho mangualdense, onde cresceu e estudou, e onde fez a formação em atletismo na Casa do Povo de Mangualde. Entidade que acolhe também Miguel Monteiro (lançamento do peso) e Cristiano Pereira (1500 e 5000 metros).
Marco Menezes é de Castro Daire, vai competir na natação, nos 100 metros costas, 100 metros mariposa, 200 estilos, 400 livres e 50 livres S11. É atleta do Castro e é uma estreia em Jogos Paralímpicos. A edição deste ano decorre até dia 5 de setembro.
A missão portuguesa é composta por 77 elementos, sendo que 33 são atletas que vão competir em oito modalidades: atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, equestre, judo e natação.

Desporto
Futsal: Seleção Nacional prepara Campeonato do Mundo em Viseu

A Seleção Nacional de Futsal está concentrada em Viseu, onde cumpre mais duas semanas de estágio, no âmbito da preparação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2021, que se disputa entre 12 de setembro e 3 de outubro deste ano.

A Equipa das Quinas já cumpriu duas semanas de estágio em Rio Maior, onde disputou dois jogos de preparação, diante do Japão e da Venezuela.

Jorge Braz, o selecionador nacional, ainda terá oportunidade de ver os 16 convocados para o Mundial em ação em mais cinco partidas de preparação, diante de Angola, Uzbequistão, Costa e por duas vezes diante do Paraguai.

Desporto
Grupo Desportivo de Mangualde rebece Bandeira da Ética

Depois do reconhecimento do Grupo Desportivo de Mangualde como Entidade Formadora Duas Estrelas, também a candidatura à Bandeira da Ética, apresentada pelo clube, foi aprovada.
Segundo a direção do Desportivo de Mangualde é "um orgulho e uma enorme responsabilidade para o presente e futuro".
O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos seguintes pressupostos:
Construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto;
Uma conceção compatível e aplicável a todas as modalidades desportivas;
Uma metodologia que garanta processos justos, transparentes e de autogestão;
A capacidade de gerar reconhecimento para iniciativas desportivas que apostam na temática da ética e valores no desporto.

São objetivos da Bandeira da Ética:
Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

Desporto
Lamego vai acolher torneio de voleibol

As Piscinas Municipais Descobertas de Lamego vão acolher mais uma edição do "Torneio de Voleibol de Praia", masculino e feminino, que habitualmente é promovido no areal existente no equipamento.
A organização da competição, que decorre no fim-de-semana de 4 e 5 de setembro, cabe à Associação de Voleibol de Viseu, com o apoio do Município de Lamego.
As inscrições são gratuitas. Os interessados em participar na prova devem inscrever-se até ao dia 2 de setembro, através do e-mail avviseu@gmail.com ou pelo telefone 254 614 085.

Desporto
Futsal: Viseu 2001 recebe o Elétrico na primeira jornada

É a jogar em casa que o Viseu 2001 dá o pontapé de saída para a nova temporada (2021/22) da Primeira Divisão de futsal. A equipa viseense recebe o Elétrico. Na jornada seguinte vai a Braga para depois jogar no terrno da Quinta dos Lombos. Em casa, o Viseu 2001, recebe na quarta jornada o Benfica. Também o Sporting de desloca a Viseu na jornada oito.
O calendário da Primeira Divisão de futsal foi conhecido esta tarde de terça-feira (17 de agosto).

Jornada 1. Viseu 2001 vs Elétrico
Jornada 2. Braga vs Viseu 2001
Jornada 3. Quinta dos Lombos vs Viseu 2001
Jornada 4. Viseu 2001 vs Benfica
Jornada 5. Futsal Azeméis vs Viseu 2001
Jornada 6. Viseu 2001 vs Torreense
Jornada 7. Candoso vs Viseu 2001
Jornada 8. Viseu 2001 vs Sporting
Jornada 9. Nun´Álvares vs Viseu 2001
Jornada 10- Viseu 2001 vs Modicus
Jornada 11. Portimonense vs Viseu 2001
Jornada 12. Viseu 2001 vs Fundão
Jornada 13. Leões Porto Salvo vs Viseu 2001

Desporto
Sernancelhe recebe Campeonato Nacional de Estrada

O Campeonato Nacional de Estrada para juniores e cadetes masculinos e para cadetes, juniores e masters femininas (apenas de contrarrelógio) disputa-se no próximo fim de semana (22 e 22 de agosto) , em Sernancelhe.
A iniciativa conta com cerca de 300 participantes. No sábado correm-se os contrarrelógios de femininas, cadetes e juniores. No domino apenas competem os rapazes, os cadetes de manhã e os juniores de tarde.
O programa abre com o contrarrelógio feminino, às 14h30 de sábado. Segue-se, às 15h15 a prova para atribuição dos títulos nacionais de cadetes masculinos. São exercícios individuais com 14,6 quilómetros. Os juniores competem a partir das 16h15, tendo pela frente um contrarrelógio de 18,9 quilómetros.
Domingo será o dia para ficarmos a conhecer os campeões nacionais de fundo em cadetes e em juniores. Os sub-17 vão percorrer 73,5 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito de 24,5 quilómetros de perímetro. A partida acontecerá às 10h00. Cinco horas mais tarde inicia-se a corrida de juniores, que darão cinco voltas ao mesmo circuito, totalizando 122,5 quilómetros.

Desporto
Izandro Pereira vence nono Open de ténis em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira recebeu o 9º Open de ténis. Foram 18 tenistas que participaram "numa maratona de 11 horas de ténis de alto nível", refere a autarquia. Participaram tenistas de Aguiar da Beira, Guarda, Viseu, Manteigas, Belmonte e Castelo Branco.  
Izandro Pereira, de Manteigas, foi o vencedor que bateu o Rodrigo Magalhães, de Viseu, na final.
No 3º lugar ficou o Vasco Monteiro, de Viseu.

 

Desporto
Paralímpicos: atletas já treinam no Japão

A Missão Portuguesa para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 chegou ao Japão no domingo, 15 de agosto, pelas 18h45 (hora local). A viagem de mais de 18 horas iniciada em Lisboa teve uma escala em Istambul, na Turquia, até à chegada ao aeroporto de Haneda, em Tóquio. Após cerca de quatro horas de espera no aeroporto para verificação da documentação necessária e testagem de todos os elementos da delegação, a Missão partiu diretamente para o Centro Desportivo de Kanagawa, situado na cidade de Fujisawa a cerca de uma hora de distância, onde ficará a estagiar até à passagem gradual para a Aldeia Paralímpica.

Uma viagem longa mas que correu bem como contou, à Dão Digital, o treinador de atletismo da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral. O trreinador está a acompanhar Miguel Monteiro e Cristiano Pereira.
Todos os atletas nacionais se encontram atualmente em Fujisawa e já treinaram esta manhã de segunda-feira, dia 16 de agosto, à exceção de Alex Santos e Norberto Mourão da canoagem que estão em estágio na cidade de Komatsu e de Ana Mota Veiga, de Equestre, que está ainda em Aachen, na Alemanha, em quarentena com o cavalo Convicto até à partida para Tóquio.
Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 realizam-se de 24 de agosto a 5 de setembro com participação de 33 atletas portugueses de oito modalidades.

Desporto
Volta a Portugal: Amaro Antunes vence pelo segundo ano consecutivo

O português Amaro Antunes (W52-FC Porto), vencedor em 2020, conquistou este domingo (15 de agosto) a 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, após a 10.ª e última etapa, um contrarrelógio de 20,3 quilómetros em Viseu, ganho pelo português Rafael Reis (Efapel).

Para conquistar a quarta vitória nesta Volta, Rafael Reis gastou 25.24 minutos, menos 12 segundos do que o uruguaio Maurício Moreira (Efapel) e 41 do que o alemão Juri Hollmann (Movistar).

Amaro Antunes terminou a Volta com 10 segundos de avanço sobre Maurício Moreira e 1.23 minutos sobre o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

Desporto
Futsal: desistência permite ao Viseu 2001 B dar o salto para a terceira Divisão Nacional

O Viseu 2001 B foi convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para participar no Campeonato Nacional da Terceira Divi­são de Futsal, em consequência da desistência  AR Freixieiro.
Para o clube é uma notícia recebida "com um misto de alegria, mas com alguma nostalgia pela enorme con­sideração e respeito que o Viseu 2001 mantém por este clube histórico. O primeiro jogo oficial do Viseu 2001 realizou-se em setembro de 2002, precisamente contra o na altura Campeão Nacional Freixieiro".

"Pretende-se continuar a trabalhar e aproveitar esta oportunidade para continuar a fazer crescer os jovens atletas do clube", refere a direção do Viseu 2001, acrescentando que não pode deixar de reconhecer o trabalho da equipa técnica, coordenador e jogadores pelo título de Campeões Distritais, "que permitiu atingir este objectivo".

Desporto
Viseu: Volta a Portugal em Bicicleta condiciona e corta trânsito no domingo

Viseu recebe no domingo, dia 15 de agosto, a 10.ª e última etapa, de Contrarrelógio Individual, da 82.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que vai condicionar o trânsito na cidade a partir das 12h00.
De acordo com um comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Viseu, também ocorrerá o corte de trânsito ao longo do percurso de 20,3 quilómetros, a partir da Avenida da Europa e a norte do concelho, nas freguesias de Viseu, Abraveses, Campo e Lordosa.
“No terreno, serão sinalizados percursos alternativos às vias interditadas, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente destes cortes de trânsito junto da população”, explica a nota que refere as principais alternativas para as deslocações para a cidade, nomeadamente “via Norte/Castro Daire, será com desvio nos semáforos em Bigas, via Paçô – Ribafeita – EN16”.
A saída das zonas residenciais de Bassar/Moure de Madalena será efetuada através da EN2 e IP5 (com trânsito alternado); a saída para Viseu Centro a partir das zonas residenciais do Bairro da Cumieira e Bairro da Cimalha será realizada via Rua do Janeleiro – Abraveses – Avenida da Bélgica ou para outras direções via EN2 – IP5; e a saída de Viseu, a partir do núcleo urbano, será realizada através da EN16 Norte, via Avenida Cidade de Aveiro – Orgens – Santo Estêvão.
A autarquia apela aos munícipes que residem na Freguesia de Lordosa, em especial nas localidades de Folgosa, Lajeosa, Fermentelos e Quintãs que pretendam ausentar-se das suas habitações em viatura própria, entre as 13:00 e as 18:30 que “avaliem antecipadamente as alternativas de saída e que estacionem, preferencialmente, fora do perímetro do percurso da prova, pois este ficará restrito ao longo de toda a tarde de domingo”.

Desporto
Distrito de Viseu conta com quatro atletas nos Jogos Paralímpicos

O distrito de Viseu vai estar representado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio por três atletas. Há ainda outra atleta com ligações familiares ao distrito que integra a comitiva portuguesa.
Dos quatro participantes um é do concelho de Mangualde, Miguel Monteiro, outro do concelho de Nelas, Cristiano Pereira, também um atleta é do concelho de Castro Daire.
Já Carina Paim, que corre pelo Sporting, tem ligações familiares ao concelho mangualdense, onde cresceu e estudou, e onde fez a formação em atletismo na Casa do Povo de Mangualde. Entidade que acolhe também Miguel Monteiro (lançamento do peso) e Cristiano Pereira (1500 e 5000 metros).
Marco Menezes é de Castro Daire, tem 20 anos e vai competir na natação, nos 100 costas, 100 mariposa, 200 estilos, 400 livres e 50 livres S11. É atleta do Castro e é uma estreia em Jogos Paralímpicos.
A edição deste ano da competição decorre em Tóquio, Japão, entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro e tem como lema “O desporto tem o poder de mudar o mundo e o nosso futuro”.
A missão portuguesa é composta por 77 elementos, sendo que 33 são atletas que vão competir em oitio modalidades: atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, equestre, judo e natação.
No total, os Jogos Paralímpicos de Tóquio contam com 4400 atletas para 22 modalidades.

Desporto
Atletas paralímpicos deixam Mangualde, esta quinta-feira, rumo a Tóquio (com áudio)

Os dois atletas da Casa do Povo de Mangualde, Miguel Monteiro e Cristiano Pereira, acompanhados pelo treinador João Amaral, deixam Mangualde esta quinta-feira, dia 12 de agosto, rumando à Cidade do Futebol, em Oeiras. Antes de seguirem para o Japão ainda são recebidos pelo Presidente da República e pelo Primeiro-ministro. Os atletas chamados para representar a seleção portuguesa nos Jogos Paralímpicos, seguem para Tóquio no sábado, dia 14 de agosto.
Até lá a preparação para o lançamento do peso e corrida tem sido uma prioridade, como dá conta o treinador.
Miguel Monteiro entra em competição em Tóquio no dia 29 deste mês e Cristiano Pereira no dia 3 de setembro.
Recordo que esta terça-feira foi anunciado que Miguel Monteiro, é um dos porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Desporto
Jorge Almeida vence a II Perícia de Vilar Formoso

Piloto de Mangualde, Jorge Almeida, venceu a II Perícia de Vilar Formoso/Almeida. A iniciativa automóvel foi organizada pelo Guarda Unida Desportiva (GUD) no passado domingo, dia 08 de agosto.
A prova inclui-se no Campeonato de Portugal de Perícias e na terceira edição do Troféu Raiano de Perícia/Slalom 2021.
Inicialmente, apresentaram-se 19 participantes, distribuídos pelas classes correspondentes, de acordo com as características dos veículos. Após a realização das cinco tentativas por cada concorrente, apenas um participante não pontuou para a classificação geral e para a classificação por classes.
No final, o mangualdense Jorge Almeida venceu na geral aos comandos de um Volkswagen Polo, sendo seguido por António Marques Alexandre (Mini) e por António Borges (Caterham). O piloto vencedor na geral subiu, também, ao lugar mais alto do pódio na Classe 1A.
Quanto às restantes classes, António Borges obteve o menor tempo na Classe 1B, Joaquim Morgado venceu na Classe 2A, Dino Almeida na Classe 2B, Rui Loureiro na Classe 3A. O melhor piloto do concelho de Almeida foi Frederico Neto, tendo, também, alcançado o primeiro lugar do pódio na Classe 3B.
 

Desporto
Miguel Monteiro e Beatriz Monteiro são porta-estandarte de Portugal nos Jogos Paralímpicos

Atleta da Casa do Povo de Mangualde, Miguel Monteiro, é um dos porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Miguel Monteiro vai estar acompanhado pela atleta de badminton Beatriz Monteiro.
Miguel Monteiro tem 20 anos, é campeão da Europa no lançamento do peso F40, recordista do mundo na especialidade e vai ter a sua segunda experiência paralímpica depois do Rio 2016.
Beatriz Monteiro é a atleta mais jovem da Missão com apenas 15 anos e será a estreante portuguesa em Jogos Paralímpicos na modalidade de badminton, depois de já ter conquistado três pódios em torneios internacionais da modalidade em singulares SU5.
A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 tem como protagonistas 33 atletas de oito modalidades e é composta por um total de 77 elementos.

 

Desporto
Torneio Internacional de Andebol de Viseu com três equipas estrangeiras (com áudio)

Edição deste ano do Torneio Internacional de Andebol de Viseu conta com três equipas estrangeiras. O evento que vai na edição 23 está agendado para os dias 19, 20 e 21 de agosto.
Joaquim Escada, presidente da Associação de Andebol de Viseu, fala das equipas participantes.

Joaquim Escada considera que o torneio de andebol é uma mais valia para a modalidade e para a promoção da região.

Confira os jogos do Torneio:

19 de agosto 18h30: FC Porto – Chambery

20 de agosto 17h00: Sporting – Chambery

19h00: FC Porto – Chekhovskiye Medvedi

21h00: Benfica – Ademar León

21 de agosto Chekhovskiye Medvedi – Ademar León

Sporting – Benfica

Desporto
Ciclismo: Volta a Portugal percorre o país até dia 15 de agosto

Arranca esta quarta-feira (04 de agosto) a 82ª Volta a Portagal em bicicleta.  A prova rainha do ciclismo decorre até 15 de agosto e vai ligar Lisboa a Viseu no total de 1568,2 quilómetros. Conta com um prólogo e 10 etapas.
A primeira etapa será de homenagem a Joaquim Agostinho, com Torres Vedras a ser o ponto de partida de 175,8 quilómetros até Setúbal, onde a meta está instalada depois da passagem pela contagem de segunda categoria no Alto da Arrábida, sempre propícia a ataques-surpresa das maiores figuras do pelotão, este ano composto por 19 equipas, entre as quais a Movistar, a primeira formação WorldTour a participar na prova desde 2011.

Para a segunda tirada está reservada a única ‘estreia’ desta edição, a da cidade alentejana de Ponte de Sor, que acolhe o início de 162,1 quilómetros até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro de Castelo Branco, onde os ‘sprinters’ terão uma das raras oportunidades para brilhar até Viseu.

No sábado, 07 de agosto, é dia de ‘etapa rainha’ da Volta a Portugal, com o ponto mais alto de Portugal continental a ‘coroar’ uma jornada de 170,3 quilómetros a partir da Sertã, que inclui quatro contagens de montanha, a última das quais, a única de categoria especial, a coincidir com a meta instalada na Torre.

Antes do dia de descanso, o pelotão ainda terá pela frente, na quarta tirada, 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, onde dois prémios de montanha de terceira categoria aguardam os corredores dentro do perímetro urbano da cidade mais alta de Portugal, à qual chegarão já depois de terem ultrapassado uma segunda categoria menos de 30 quilómetros antes do final.

Cumprida a única pausa desta edição, é altura de regressar à estrada para a quinta etapa, com a partida para os 171,3 quilómetros até Santo Tirso, mais concretamente o alto do Santuário da Nossa Senhora da Assunção, a ser dada em Águeda para homenagear os que em 1978 conseguiram, pela primeira vez, roubar protagonismo a Lisboa e Porto ao receber o final da Volta a Portugal desse ano - até aí, a prova sempre terminara ora numa, ora noutra cidade.

O sétimo dia de competição será inteiramente minhoto, com uma ligação de 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe, onde os homens rápidos terão uma palavra a dizer, na antessala da etapa mais longa desta edição, a sétima, que vai começar em Felgueiras e percorrer 193,2 quilómetros até Bragança.

Será também da cidade brigantina que começa a oitava tirada, uma jornada de 160,7 quilómetros que vai terminar em Montalegre, mais concretamente na Serra do Larouco, após a sempre difícil (e amiúde invernal) subida de 10 quilómetros até ao segundo ponto mais alto de Portugal Continental, a uma altitude de 1.503 metros.

Os candidatos enfrentam, no sábado, 14 de agosto, o penúltimo desafio na última etapa montanhosa: desde Boticas ao alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), os corredores percorrem 145,5 quilómetros e têm pela frente dois prémios de montanha de primeira categoria, o último na tão carismática chegada ao topo do Monte Farinha.

Será Viseu, no entanto (e pela sétima vez), a definir a classificação geral final, no tradicional contrarrelógio repleto de rotundas naquela cidade: são 20,3 quilómetros de uma luta individual contra o cronómetro, com fim na Avenida da Europa, para encontrar o vencedor da 82.ª Volta a Portugal.

Desporto
Natação: atleta do Académico de Viseu é Campeão Nacional

O nadador Infantil do Académico de Viseu, João Vitória, sagrou-se Campeão Nacional nos 200 Costas, durante o Campeonato Nacional de Infantis, que se disputou nos dias 24 e 25 de junho, em Setúbal.
O Académico de Viseu esteve repreentado por seis atletas: Lara Fonseca, João Vitória, Martim Lavajo, Guilherme Silva, Miguel Batista e
Guilherme Sousa. Marcaram presença na prova 97 equipas e 478 nadadores.
"Os resultados dos academistas foram acima da média, com marcas valiosas e com vários records pessoais", sublinha o clube viseense.
"Em destaque esteve João Vitória com o Título Nacional nos 200 Costas, com a marca de 2.44.49s, ocupando a segunda posição Tomás Duarte do Fluvial Portuense, conquistando o bronze Pedro Saad Oliveira do Sporting Clube de Portugal. O nadador Academista viria ainda a ser distinguido como um dos mais valiosos em competição", conta.
Os nadadores do Académico de Viseu tiveram, na sua maioria, classificações no top ten, numa competição que chegou a contar com mais de 100 nadadores por prova.
A equipa sénior do Académico desloca-se no próximo fim de semana (31 de julho) ao Jamor, onde disputa o Nacional de Absolutos, onde vai estar presente com nove
nadadores. Esta prova marca o final época 20/21.

Desporto
Futsal: Marcelo regressa ao Viseu 2001

Guarda-redes Marcelo regressa na nova temporada 2021/22 ao Viseu 2001. Depois de ter actuado no Viseu 2001 no escalão de Juniores e de ter, no ano passado, repre­sentado a AJAB, o jovem de 20 anos vai ocupar um dos lugares de guarda-redes da equipa de futsal orientada por Paulo Fernandes.

Assim, quanto a guarda redes o Viseu 2001 tem à disposição para a nova época Júlio César, Thiago Soares e Mar­celo.

Desporto
Kartcross: piloto de Nelas sobe ao pódio em Montalegre

Alexandre Borges, o piloto da NelaSport, terminou em segundo lugar a prova de Kartcross de Montalegre, nom passado sábado, dia 24 de julho.
Este é terceiro pódio da época, o que lhe permite continuar a liderar o Campeonato de Portugal de Kartcross.

“Foi um fim de semana intenso, com várias peripécias e um misto de emoções. Tanto ocupámos os lugares cimeiros, como de um momento para o outro, passámos para lugares longe dos nossos objetivos e vice-versa. Mas o importante, foi nunca baixar os braços e impedir que os imprevistos, influenciassem negativamente a equipa. Por isso, este 2º lugar, foi bastante positivo e “arrancado a ferros”. O toque no final da reta da meta, empenou um dos triângulos da suspensão, tornando a condução extremamente complicada, mas mesmo assim, ainda conseguimos averbar a volta mais rápida e manter a liderança do Campeonato”, refere Alexandre Borges.

No final da corrida, a equipa ainda teve que fazer “horas extraordinárias”, com o Semog Bravo, a ser alvo, novamente, de uma verificação técnica, a nível de motor, por parte da organização, com o objetivo de aferir se tudo se encontrava de acordo com o Regulamento Técnico. Como seria de esperar, confirmou-se que tudo estava em concordância com o Regulamento.

Desporto
Futsal: Dário Figueiredo continua a treinar o Gigantes de Mangualde (com áudio)

Treinador do Gigantes Sport Mangualde mantém-se no clube pela quinta época consecutiva. A equipa vai continuar no Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão.
Dário Figueiredo falou à Dão Digital sobre os objetivos da nova época prevista para o final do mês de agosto.
Segundo o treinador, nenhum jogador saiu do clube, mas são esperados reforços.
Dário Figueiredo espera que, na nova época, a pandemia não volte a tirar o público das bancadas.

 

 

Desporto
Perícia automóvel: mangualdense Jorge Almeida domina Castelo Rodrigo

O piloto de Mangualde, Jorge Almeida, venceu a edição 22 do Slalom de Castelo Rodrigo. O evento de desporto automóvel arrancou no sábado (24 de julho) com os 31 pilotos inscritos a terem quatro oportunidades de fazer o melhor tempo no traçado da prova. Sem o aplauso e a animação habitual nas bancadas do Estádio Municipal, Jorge Almeida levou o seu VW Polo R à vitória.
O piloto conseguiu o tempo de 1m 09,215s, na terceira tentativa, prescindindo da quarta passagem. A luta pelo segundo lugar foi mais intensa com Nelson Aguiar (Peugeot 205) a levar a melhor sobre António Alexandre (Mini) e Luís Guedes (Lotus Seven). Terminaram por esta ordem entre o segundo e o quarto lugar, fechando o Top 5 o magnífico Honda S800 de Dino Almeida.

No que toca às classes, o mangualdense Jorge Almeida venceu a 1ª e Luís Guedes a 1B, Dino Almeida ganhou a 2B e Dario Oliveira (Fiat 126) a 2C. O Peugeot 205 de Rui Loureiro foi o vencedor na classe 3A e Frederico Neto (Toyota Starlet) ganhou a classe 3B.

 

Desporto
Ciclismo: edição deste ano da Volta a Portugal tem mais de 1500 quilómetros

Montanha não falta no regresso da Volta a Portugal em bicicleta ao seu figurino habitual, com a 82.ª edição a ‘visitar’ a Torre na terceira etapa e a incluir uma sucessão Larouco-Senhora da Graça antes do contrarrelógio final.

A 82.ª edição decorre entre 04 e 15 de agosto e vai ligar Lisboa a Viseu no total de 1568,2 quilómetros. Conta com um prólogo e 10 etapas.

Após uma edição diferente, ‘encurtada’ e ‘deslocada’ no calendário devido à pandemia de covid-19, a 82.ª Volta a Portugal retoma o desenho montanhoso, com um traçado que pode muito bem ser o mais difícil dos últimos anos, pela sucessão de metas em alto que prevê: a Torre, desafio maior do pelotão, aparece logo à terceira etapa, na véspera da sempre complicada chegada à Guarda, e o duo Larouco-Senhora da Graça antecede o ‘crono’ final.

A primeira etapa será de homenagem a Joaquim Agostinho, com Torres Vedras, cidade daquele que é considerado o melhor ciclista português de sempre, a ser o ponto de partida de 175,8 quilómetros até Setúbal, onde a meta está instalada depois da passagem pela contagem de segunda categoria no Alto da Arrábida, sempre propícia a ataques-surpresa das maiores figuras do pelotão, este ano composto por 19 equipas, entre as quais a Movistar, a primeira formação WorldTour a participar na prova desde 2011.

Para a segunda tirada está reservada a única ‘estreia’ desta edição, a da cidade alentejana de Ponte de Sor, que acolhe o início de 162,1 quilómetros até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro de Castelo Branco, onde os ‘sprinters’ terão uma das raras oportunidades para brilhar até Viseu.

No sábado, 07 de agosto, é dia de ‘etapa rainha’ da Volta a Portugal, com o ponto mais alto de Portugal continental a ‘coroar’ uma jornada de 170,3 quilómetros a partir da Sertã, que inclui quatro contagens de montanha, a última das quais, a única de categoria especial, a coincidir com a meta instalada na Torre.

Antes do dia de descanso, o pelotão ainda terá pela frente, na quarta tirada, 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, onde dois prémios de montanha de terceira categoria aguardam os corredores dentro do perímetro urbano da cidade mais alta de Portugal, à qual chegarão já depois de terem ultrapassado uma segunda categoria menos de 30 quilómetros antes do final.

Cumprida a única pausa desta edição, é altura de regressar à estrada para a quinta etapa, com a partida para os 171,3 quilómetros até Santo Tirso, mais concretamente o alto do Santuário da Nossa Senhora da Assunção, a ser dada em Águeda para homenagear os que em 1978 conseguiram, pela primeira vez, roubar protagonismo a Lisboa e Porto ao receber o final da Volta a Portugal desse ano - até aí, a prova sempre terminara ora numa, ora noutra cidade.

O sétimo dia de competição será inteiramente minhoto, com uma ligação de 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe, onde os homens rápidos terão uma palavra a dizer, na antessala da etapa mais longa desta edição, a sétima, que vai começar em Felgueiras e percorrer 193,2 quilómetros até Bragança.

Será também da cidade brigantina que começa a oitava tirada, uma jornada de 160,7 quilómetros que vai terminar em Montalegre, mais concretamente na Serra do Larouco, após a sempre difícil (e amiúde invernal) subida de 10 quilómetros até ao segundo ponto mais alto de Portugal Continental, a uma altitude de 1.503 metros.

Os candidatos enfrentam, no sábado, 14 de agosto, o penúltimo desafio na última etapa montanhosa: desde Boticas ao alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), os corredores percorrem 145,5 quilómetros e têm pela frente dois prémios de montanha de primeira categoria, o último na tão carismática chegada ao topo do Monte Farinha.

Será Viseu, no entanto (e pela sétima vez), a definir a classificação geral final, no tradicional contrarrelógio repleto de rotundas naquela cidade: são 20,3 quilómetros de uma luta individual contra o cronómetro, com fim na Avenida da Europa, para encontrar o vencedor da 82.ª Volta a Portugal.

Desporto
Treinador natural de Penalva do Castelo, Vaz Pinto, deixa o Quénia e ruma à Madeira

Depois de vencer a Taça do Quénia, o treinador natural de Penalva do Castelo, Carlos Vaz Pinto, deixou o clube queniano Gor Mahia e regressou a Portugal. O treinador integra, nesta época 2021/22, a equipa técnica do Nacional da Madeira, a convite do treinador Costinha. "Há um novo quadro e outro cenário. De regresso à língua onde aprendi as letras. De regresso à Madeira, onde o percurso antes feito, me trouxe até aqui", explica Vaz Pinto.
"Há felicidade. Basta que nos dêem um pedaço de relva e uma bola. Depois é deixar fluir o trabalho", acrescenta.
O treinador natural de Penalva do Castelo diz que foi com "enorme satisfação" que recebeu o convite de Costinha para integrar a equipa técnica do Nacional.
"Lealdade, compromisso e a uma grande vontade de ajudar num projeto que é agora o meu"conclui na sua página de Facebook..

Desporto
Relvado do Complexo Desportivo de Castro Daire foi renovado

O Município de Castro Daire procedeu a uma intervenção de manutenção e conservação do relvado do Complexo Desportivo de Castro Daire.

A intervenção tem como objetivo a manutenção e melhoramento do relvado, dotando-o de melhores condições para a prática desportiva.

"Este relvado foi durante vários anos o único campo com as condições necessárias para a prática desportiva de competição, bem como para a formação dos nossos jovens", refere a autarquia.

O executivo, "perante a intensidade da utilização do relvado do complexo desportivo, rapidamente avançou com outros investimentos, procedeu à requalificação do Polidesportivo do Calvário, à construção do relvado do Campo Padre José Tavares em Lamelas, bem como se tornou parceiro de outras entidades que procuram melhorar as suas infraestruturas desportivas".

"Para além destes novos investimentos, era também fundamental conservar o património existente", explica o municipio de Castro Daire.

Desporto
Natação: Académico de Viseu apura nove atletas para o Jamor

A equipa de natação do Académico de Viseu leva nove atletas para o Campeonato Nacional de Absolutos. Os nadadores cumpriram os mínimos para estarem presentes no Jamor, no último fim de semana deste mês de julho.

O último teste, realizado na Gafanha da Nazaré, contou com mais de 200 nadadores e 17 equipas, onde os Academistas que estiveram presentes, "saíram da competição com boas indicações e grandes marcas realizadas", refere o clube.

Os atletas com mínimos que têm presença marcada nos Nacionais do Jamor são Joana Cardeal, Beatriz Cardeal, Beatriz Correia, Madalena Figueira, André Moura, Tiberius Neagu, Nuno Sousa, Pedro Anselmo e André Pires.

Este fim de semana (24 e 25 de julho) é a vez dos infantis do Académico entrarem em ação no Nacional, que se disputa em Setúbal, esta época, com seis nadadores do clube de Viseu presentes.

Desporto
Jogos Paralímpicos: atleta Mário Trindade (Viseu) desiludido por não ser convocado

Mário Trindade, atleta Internacional Paralímpico em atletismo, natural de Vila Real mas a viver em Viseu, onde treina, não foi convocado para os Jogos Paralímpicos deste ano.
O atleta mostrou o desagrado nas redes sociais. Na sua página de Facebook, Mario Trindade lamenta não ter sido selecionado depois de se ter preparado nos últimos cinco anos. O atleta diz que fez tudo o que estava ao alcance para integrar a comitiva portuguesa. "Com muita pena minha não vi o meu nome selecionado para representar Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.Trabalho de cinco anos duros, e este meio ano de 2021 sem dúvida do mais exigente que alguma vez tive, por 35 centésimos de segundo, fico a ver os jogos em casa".
Recordo que no fim-de-semana foi conhecida a lista dos 32 atletas que partem para Tóquio, onde entre os dias 26 de agosto e 5 de setembro decorrem os Jogos Paralímpicos. Dois atletas da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira e Miguel Monteiro, foram convocados. 

Desporto
Troféu Joaquim Agostinho: Ciclistas de Mortágua terminam nos 10 primeiros da classificação geral

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua terminou no domingo (18 de julho) a participação no Troféu Joaquim Agostinho com a terceira etapa, uma ligação de 185 quilómetros,
entre Serra d'El Rei e o alto de Montejunto. 
"Mais um dia onde a equipa esteve entre os melhores com Tiago Antunes e Joaquim Silva entre os 10 primeiros na alto, cimentando assim os seus lugares também nos 10 primeiros da Classificação Geral", refere o clube.
No domingo aconteceu a etapa mais longa da competição mas nem assim deixou de ser atacada desde o quilómetro zero. Uma fuga de 14 elementos viria a formar-se após cerca de 30 quilómetros. "A nossa equipa manteve-se junta e coesa no pelotão, aguardando as principais dificuldades do dia para fazer diferenças", acrescenta a Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua.
Já dentro dos últimos 10 quilómetros com as subidas ao Avenal e Montejunto, a corrida "explodiu por completo com o aumentar do ritmo. No grupo da dianteira contávamos com a presença de Tiago Antunes, Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves. Já nos derradeiros quilómetros Tiago Antunes e Joaquim Silva trabalharam em conjunto para alcançar a frente da corrida e no Alto do Montejunto Tiago Antunes foi 5o e Joaquim Silva 10o classificado". "Com estas posições cimentaram os seus lugares dentro dos 10 primeiros da Classificação Geral, terminando assim em 6o e 7o lugar respetivamente", explica acrescentando que coletivamente "foi mais um dia bastante positivo e o assalto à liderança desta classificação foi falhado por apenas escassos seis segundos".
Esta foi a última prova antes da Volta a Portugal.

Desporto
Mundão 'domina' Campeonatos Distritais de Ténis de Mesa

A equipa de ténis de mesa do Agrupamento de Escolas de Mundão (concelho de Viseu) venceu as categorias sub10, sub12, sub15, sub21 e veteranos, no masculino, e sub19 feminino, nos Campeonatos Distritais de Ténis de Mesa, que no passado sábado (17 de julho) decorreram em Vouzela.

Ary Aguiar venceu as provas de sub10 e sub12, sendo que em sub10 o Simão Duarte alcançou o 3º lugar. A competição de sub15 foi vencida pelo Diogo Morais. Em sub19 femininos Mundão garantiu as duas primeiras posições do pódio, a Filipa Cardoso venceu a competição frente à Linda Leitão. Na competição masculina o Diogo Rodrigues perdeu a final por 3-2, disputada frente ao Tiago Mendonça (Orgens). Nos sub21, Diogo Rodrigues foi o vencedor "atestando a qualidade dos atletas em causa". Ainda nos sub19, os gémeos Gabriel e Rodrigo Jesus alcançaram o 3º lugar. Também em veteranos masculinos a vitória sorriu ao atleta António Silva de Mundão.

Para a equipa "estes resultados atestam a aposta na formação e a qualidade do trabalho desenvolvido em prol do ténis de mesa".

O clube de Mundão "lamenta a atitude da ATMD (Associação De Ténis De Mesa) Viseu, que decidiu, sem qualquer justificação, não entregar os prémios aos atletas, deixando esta entrega para um momento posterior. Deixaram os atletas, especialmente os mais jovens, desalentados".

Desporto
Jogos Paralímpicos: treinador João Amaral satisfeito com a convocatória (com áudio)

A convocatória dos atletas Miguel Monteiro, no lançamento do peso, e Cristiano Pereira, na corrida, para integrarem a comitiva portuguesa para os Jogos Paralímpicos (Tóquio), não é surpresa para o treinador de atletismo da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral.

Os dois atletas da Casa do Povo já estão a preparar a competição.

Segundo o treinador, a adaptação ao Japão é fundamental para um bom desempenho dos atletas.

Os Paralímpicos decorrem em Tóquio entre os dias 26 de agosto e 5 de setembro. Carina Paim, atleta mangualdense que representa o Sporting, também foi convocada para a competição.

Desporto
Casa do Povo de Mangualde pode vir a ter dois atletas nos Jogos Paralímpicos

Esta sexta-feira (16 de julho), à noite, é conhecida a lista completa da comitiva que integra a seleção nacional para os Jogos Paralímpicos que vão decorrer no Japão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro deste ano.
A presença do atleta da Casa do Povo de Mangualde, Miguel Monteiro, já é uma certeza para o lançamento do peso e tudo indica que Cristiano Pereira, também atleta da Casa do Povo de Mangualde, faça parte da comitiva portuguesa na vertente de corrida.

Desporto
Mangualde: Campo de futebol de Santo André vai entrar em obras

Já foi assinado o contrato da empreitada de requalificação do campo de futebol de 11, do Complexo Desportivo do Centro Recreativo e Cultural de Santo André, no concelho de Mangualde. A intervenção que arranca este mês de julho tem como objetivo a colocação de um relvado sintético.
O investimento é de 200 mil euros por parte da Câmara Municipal de Mangualde e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A obra tem conclusão prevista para o final de setembro e segundo Joaquim Santos, o presidente da coletividade, enriquece o complexo desportivo, tornando-se uma mais valia para o concelho mangualdense.

Desporto
CIM Viseu Dão Lafões apresenta 'Viseu Dão Lafões Riders Challenge'

A Comunidade Intermuncipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou, esta segunda-feira (dia 12 de julho), em Castro Daire, a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge.
Na prova de ciclismo de estrada, a decorrer entre os dias 15 de julho e 15 de setembro, os participantes são desafiados a cumprir quatro circuitos, cujos percursos integram as quatro Subidas Épicas| Viseu Dão Lafões. 
Embora as componentes de superação e de descoberta continuem a ser os condimentos principais de atração, a componente competitiva está presente, através do registo do tempo que os participantes demoram a percorrer cada uma das etapas. 
"Este desafio foi desenvolvido num formato que permite incrementar a dinâmica de descoberta do território, potenciando o tempo de permanência dos atletas, causando um impacto direto nos agentes locais ligados ao turismo, explica a CIM. 
Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "este desafio surge no âmbito da estratégia que a CIM  delineou, de ativação da região enquanto destino de turismo natureza e desportivo, através do desenvolvimento de um produto compósito no domínio do Walking & Cycling que alia percursos pedestres, Ecopistas, Centros de BTT e Trail às Subidas Épicas, com o objetivo de atrair para o território uma dinâmica e animação permanente."
"Com esta iniciativa, a CIM pretende assegurar a  ativação do destino Viseu Dão Lafões enquanto referência para o Turismo Desportivo, em particular para o Ciclismo de Estrada, em torno das quatro Subidas Épicas traçadas nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro", concluiu o Secretário Executivo.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida, "Estas iniciativas são importantes para o território na medida em que  dinamizam a economia e ajudam a promover a atratividade, ao longo de todo o  ano, junto de novos públicos."

Desporto
Ciclismo: Iúri Leitão (Mortágua) foi prata na Taça das Nações em São Petersburgo

Iúri Leitão, ciclista da equipa de Mortágua, terminou no domingo (11 de julho) a participação na Taça das Nações de Pista em São Petersburgo, ao serviço da Seleção Nacional. "Desempenho brilhante do nosso corredor que alcançou duas medalhas de prata, em Madison (dupla com João Matias) e Omnium", refere o clube de Mortágua.
Ao longo dos quatro dias de competição Iúri leitão esteve presente em quatro provas distintas. Começou a participação na prova de Perseguição Individual onde alcançou a 8a posição a 12,5 segundos do vencedor, o britânico Kyle Gordon.
Já no sábado, Iúri Leitão que fazia dupla com João Matias, tiveram um desempenho de "grande qualidade" nos 50 quilómetros do Madison. A dupla de Portugal manteve-se na luta pelo pódio, pontuando em vários sprints. À entrada do último terço da corrida, os portugueses arriscaram tentar ganhar os 20 pontos atribuídos às equipas que dobram o pelotão. "O esforço de Iúri Leitão e João Matias foi bem sucedido" e, com essa movimentação, Portugal ficou na luta pela medalha de ouro. No final a seleção russa levou a vitória com sete pontos de vantagem para a dupla portuguesa que conquistaram a medalha de prata.
No último dia de competição, Iúri Leitão esteve de novo em ação competindo no Ominium, esta que é uma prova composta pelas disciplinas de Scratch, Tempo Race, Eliminação e Corrida por Pontos. "Iúri teve uma entrada muito forte no concurso", revela o clube, vencendo as duas primeiras provas de Scracth e Tempo Race. Com um 3o lugar na Eliminação ficou tudo em aberto para a Corrida por Pontos. "Iúri Leitão defendeu-se bem, ganhou duas voltas ao pelotão e pontuou em quatro sprints", sublinha. Com este desempenho desceu ao segundo lugar da geral, com 166 pontos alcançando assim mais uma medalha de prata.

Desporto
Ténis: Mundão sobe à 2ª Divisão Nacional

Realizou-se durante o fim-de-semana (10 e 11 de julho), no pavilhão da EB Infante D. Henrique em Viseu, a poule de subida à 2ª divisão nacional de ténis de mesa. A prova sob a organização da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa contou com nove equipas da zona norte do país em busca de garantir os quatro lugares que davam acesso à 2ª divisão nacional.
Em representação de Viseu estava a equipa “B” da APEE do AE Mundão que ficou inserida no grupo 3 com as equipas do A2Didáxis (Braga) e com o Estrelas do Bonfim (Porto).
No primeiro encontro a equipa Mundanense venceu o A2Didáxis por 4-0 e no segundo venceu o Estrelas do Bonfim por 4-1 garantindo assim a subida à 2ª Divisão Nacional em
conjunto com o ARC Sobrão e o CTM Mirandela “B”, vencedores dos respetivos grupos, e da AR Canidelense que venceu a poule dos segundos classificados.
Com este resultado, a equipa de Mundão, que composta apenas por um sénior e quatro juniores vai, na próxima época desportiva, disputar a 2º divisão nacional permitindo aos
atletas mais jovens preparar-se para integrar a equipa A.
Também, pela 1ª vez, a ATMD Viseu tem um clube com duas equipas a disputar as provas nacionais.

Desporto
Penalva do Castelo: Vera Vilaça vence o Troféu Feminino da Beira Alta de ciclismo

Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conquistou, este domingo (11 de julho), a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa na categoria de elite, depois de vencer a última prova pontuável (Troféu Feminino da Beira Alta), disputada em Penalva do Castelo.
A atleta foi a mais rápida a cumprir os 75,6 quilómetros da corrida de elite, cruzando a meta isolada, ao fim de 2h18m32s a pedalar. Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova) ficou na posição imediata, a sete segundos. Lucy Odonnell (Velo Performance/JS Campinense) fechou o pódio do dia, com o mesmo tempo da segunda classificada.
Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) foi a sexta classificada, não conseguindo defender a primeira posição na geral da Taça. Vera Vilaça ganhou as duas únicas corridas em que participou, feito que lhe garantiu a conquista da Taça de Portugal, com 100 pontos. Daniela Pereira concluiu a Taça com 82 e Iulia Legkova ficou na terceira posição, com 54.
Beatriz Roxo (Academia Ciclismo de Paredes) defendeu da melhor forma o primeiro posto entre as juniores, impondo-se ao sprint nos 56,7 quilómetros de Penalva do Castelo. Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls) ocuparam os lugares imediatos na prova deste domingo. Na geral da Taça Beatriz Roxo somou 170 pontos, Sofia Gomes ficou-se pelos 115 e Beatriz Pereira (Bairrada) chegou aos 90.

Desporto
Penalva do Castelo: Troféu Feminino da Beira Alta decorre no domingo (com áudio)

No domingo (11 de julho) decorre, em Penalva do Castelo, o Troféu Feminino da Beira Alta, última prova pontuável para a Taça de Portugal de Ciclismo. Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, explica o que está previsto.
Este ano, a competição conta com 105 ciclistas inscritas. Para Pedro Martins, o interesse pelo ciclismo tem vindo a aumentar. O responsavel realça também a qualidade das ciclistas.

 

Desporto
Atletismo: Carlos Lopes dá nome à nova pista de Viseu

A nova pista de atletismo de Viseu, que se encontra ainda em construção, já tem designação aprovada. O executivo municipal decidiu esta quinta-feira (8 de julho), em reunião de Câmara, atribuir do nome do antigo campeão de atletismo Carlos Lopes à estrutura. A pista de atletismo está incluída na obra de requalificação do Estádio Municipal de Viseu, um investimento global de 1,4 milhões de euros.
“Carlos Lopes é o eterno campeão olímpico português. É um atleta viseense, nascido em Vildemoinhos há 74 anos, que levou muito longe o nome de Viseu. Tenho a certeza que esta é a escolha mais acertada para a designação da nova pista de atletismo e serve também como uma homenagem justa e merecida”, explica Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Carlos Lopes foi um dos melhores atletas da sua geração e uma referência mundial do atletismo de longa distância. A 12 de agosto de 1984, venceu a prova da maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, tornando-se o primeiro português a receber uma medalha de ouro no mais importante evento desportivo a nível mundial.
De referir que a intervenção de requalificação envolve também a instalação de um novo relvado no estádio municipal e respetivas infraestruturas de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água e rede de rega. A construção das novas pistas de atletismo em tartan, incluirá todos os equipamentos para a prática das diversas disciplinas de atletismo.

 

Desporto
Ciclismo: Iúri Leitão participa na Taça das Nações de Pista na Rússia

Iúri Leitão, ciclista da Tavfer Measindot Mortágua está nos próximos dias ao serviço da Seleção Nacional para a Taça das Nações de Pista na ronda de São Petersburgo, Rússia, que vai disputar-se entre esta quinta-feira (8 de julho) e 11 de julho.
"O nosso ciclista parte para este compromisso com alguns objetivos alinhados com a participação de Portugal, colocar o setor masculino nacional de pista em condições de se apurar para o Campeonato do Mundo, que irá realizar-se em outubro", explica o clube de ciclismo de Moartágua.
Nesta participação Iúri Leitão está acompanhado por João Matias e no setor feminino por Maria Martins.
Apesar de a ronda de São Petersburgo da Taça das Nações começar esta quinta-feira, os ciclistas portugueses apenas correm a partir de sexta feira, dia 9. Às 12h15 inicia-se a qualificação de
perseguição individual, na qual participa Iúri Leitão. 
No sábado, dia 10, Iúri Leitão e João Matias fazem equipa em Madison, prova que se realiza às 17h30. A representação nacional fecha a participação no domingo, dia 11, com Iúri
Leitão. 
Iúri Leitão afirma que “vai ser uma corrida difícil e bastante exigente. Vamos tentar fazer o máximo de pontos possível, com vista a qualificação para os campeonatos do mundo. Vai ser um regresso à pista que já há muito aguardava, espero que o corpo se adapte rapidamente a este tipo de competição.”.

Desporto
Natação: atletas do Académico de Viseu no pódio por 30 vezes na Gafanha da Nazaré

Nadadores do Académico de Viseu participaram nos Campeonatos Regionais onde somaram 16 títulos, arrecadando, no total, 30 subidas ao pódio. As provas com mais pontuação FINA, de todo o campeonato, foram dos nadadores Seniores do Académico, André Moura,100 Bruços, e Joana Cardeal, 400 Livres. A prova disputou-se nas piscinas da Gafanha da Nazaré.
Com catorze nadadores a disputar a competição os viseenses somaram um conjunto considerável de medalhas, com 16 de ouro, nove de prata e 5 de bronze. Estiveram a competir quinze clubes e 222 nadadores.

Segundo o clube, na primeira jornada quem mais brilhou nas piscinas de Ílhavo foi a academista Beatriz Cardeal, com o “crono” de 17.03.65s e conquistou a medalha de ouro. "Foi uma vitória absoluta e o melhor tempo da história da ANCNP aos 1500 Livres. É um record fabuloso para os viseenses, alcançado por uma nadadora ainda Júnior, que bateu toda a concorrência", realça o Académico de Viseu.
Joana Cardeal somou 6 títulos, em 6 possíveis. "Nadou num nível muito bom, derretendo também o anterior record Absoluto da ANCNP, com tempo de 2.02.38s na prova de 200 Livres, onde teve um desempenho vistoso, com uma vitória arrebatadora", refere o clube.
André Moura, "o mais experiente dos academistas", subiu por quatro vezes ao pódio, com quatro ouros nas provas que nadou, "vencendo e convencendo nos 100 Bruços, com o um novo máximo pessoal, nadando a distância nuns fantásticos 1.02.81s".
"Madalena Figueira brilhou também na Gafanha da Encarnação, com excelentes marcas, o passaporte para o Nacional carimbado e duas subidas ao pódio, por parte da jovem promessa viseense", salienta.
Numa nota o Académico refere ainda que a competição deveria ter sido disputada em piscina de 50 metros, mas por força da pandemia foi disputado em piscina curta, "limitando assim a preparação para o Nacional que terá lugar no Jamor, em piscina longa, de 50 metros".
Os Academistas voltam a competir mais uma vez antes do Campeonato Nacional, numa prova de preparação nos dias 17 e 18 de julho, indo ao Jamor no último fim de semana de julho, fechar a época no Campeonato Nacional de Absolutos.

Desporto
Piloto de Nelas desiste da prova de Kartcross em Sever do Vouga

Alexandre Borges, líder do Campeonato de Portugal de Kartcross, natural de Nelas, chegou a Sever do Vouga, decidido em amealhar mais um bom resultado, mais viu goradas as aspirações, "depois um toque na final, que danificou irremediavelmente o seu Semog e forçou a sua desistência", anunciou o clube NelaSport.
Nesta que foi a terceira prova pontuável para o Campeonato, o piloto da NelaSport, apresentou-se novamente com "um bom ritmo, rodando sempre no grupo dos mais rápidos e vencendo duas, das quatro corridas de qualificação, da sua série".
No somatório das quatro qualificações, fechou a manhã de domingo, na terceira posição. Com um segundo lugar na Meia-Final A, assegurou uma posição na primeira linha da grelha de partida para a Final, a qual, "viria a ser madrasta para as aspirações da equipa, em resultado dos toques da primeira curva".
“As corridas, por vezes, têm estes dissabores. Foram alguns toques que acabaram da pior forma para mim e com danos significativos no Kartcross. Desta vez, infelizmente, fui eu o “comtemplado”, conta Alexandre Borges.  
"Agora é tempo de reparar os estragos e começar já a preparar a próxima prova, agendada para o fim de semana de 24 e 25 de julho, no Circuito
Internacional de Montalegre”, refere o piloto.
 

Desporto
BTT: Fernando Gouveia sobe ao podio em Marco de Canavezes (com áudio)

Fernando Gouveia, ciclista de BTT natural de Mangualde venceu no domingo a 2ª prova da Taça de Portugal XCM. Prova que decorreu em Marco de Canaveses..
Fernando Gouveia falou à Dão Digital e referiu que não estava à espera de vencer.

Desporto
Ginastas da Casa do Benfica em Viseu conquistam pódios no Campeonato Nacional de Trampolins

No fim de semana (3 e 4 de julho), realizou-se, em Viana do Castelo, o Campeonato Nacional de Base de Ginástica de Trampolins, onde a Casa do Benfica de Viseu participou com 34 ginastas.
Segundo o clube viseense, a prestação dos atletas "foi muito positiva", com a conquista, coletivamente, de um segundo lugar nos juvenis masculinos e dois terceiros nos escalões de iniciados masculinos e juvenis femininos na competição de Duplo Minitrampolim.  "Estas conquistas têm relevância por terem sido as primeiras na história do clube e da ginástica de trampolins em Viseu", refere.
Individualmente destacaram-se os ginastas Nuno Costa e Guilherme Marques, em seniores, em 10º e 11º respetivamente, Carlos Calado, 10º nos juniores e Martim Lopes em 25º nos iniciados. No setor feminino, Daniela Mota ficou em 33ª em juniores, Filipa Silva, nas juvenis ficou na 29ª posição.
"Mais do que as conquistas individuais e as inesperadas conquistas coletivas, os ginastas puderam viver um fim de semana de aprendizagem com ginastas de todo o país e dos clubes mais representativos da ginástica de trampolins em Portugal", conclui a nota da Casa do Benfica de Viseu.

Desporto
Treinador Vaz Pinto, natural de Penalva do Castelo, conquista a Taça do Quénia (com áudio)

Carlos Vaz Pinto, treinador do Gor Mahia, no Quénia, natural do concelho de Penalva do Castelo, conquistou no domingo a Taça daquele país, ao vencer na final da competição os AFC Leopards, por 4-1 no desempate por penáltis.
Em declarações à Dão Digital, Vaz Pinto mostra-se radiante pela conquista.
Vaz Pinto, o treinador natural de Penalva do Castelo, de 46 anos, conta com passagens pelo S.C. Penalva do  Castelo, A.R.C. Sezurense, Académica Coimbra, Sertanense F.C., F. C. Famalicão, Recreativo da Caála, Académica Lobito, Recreativo do Libolo (de Angola) e pelo St. George (da Etiópia).
De referir que Vaz Pinto foi recentemente eleito como melhor treinador do mês de maio no Quénia.

Desporto
Natação: Gil Mendes, de Carregal do Sal, bate o recorde pessoal nos 100m Costas

Gil Mendes, nadador da Escola Municipal de Natação de Carregal do Sal, no âmbito do projeto “Natação Adaptada”, participou no I Torneio Internacional Natação Adaptada ANIC/ANDS.

Na piscina coberta de Ponte de Sor decorreu o I Torneio Internacional Natação Adaptada com provas em duas sessões.

O nadador de Carregal do Sal bateu o recorde pessoal na prova dos 100m Costas com o tempo de 1:43.26, conquistando o 1º Lugar no escalão de esperanças. Ainda na parte da manhã nadou a prova dos 100m Buços com o tempo de 1:51.86 e também a prova dos 50m livres, na qual realizou o tempo de 38.15, que proporcionou a obtenção do 1º lugar no escalão de esperanças.

Desporto
Escola Academia do Sporting, em Viseu, à procura de talentos do futebol (com áudio)

Em Viseu está a ser criada a Escola Academia do Sporting. O projeto estava previsto para S. Pedro do Sul mas acabou por ser implementado em Viseu, como explica o diretor Manuel Gomes.
Para dar a conhecer o projeto e captar futuros alunos, no domingo (4 de julho) acontece o primeiro dia aberto da academia, a pensar nas crianças e jovens nascidos entre 2003 e 2017.

Desporto
Ciclismo: equipa de Mortágua participa em duas provas no fim-de-semana

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua regressa este fim-de-semana (3 e 4 de julho) à competição com duas provas. No sábado decorre a Clássica de Viana do Castelo e no domingo o 5º Grande Prémio Anicolor na zona de Águeda.
A Clássica de Viana do Castelo é uma estreia no calendário nacional. Será uma prova de 170,4 quilómetros, com partida em Vila Franca do Lima, às 11h00, e chegada em Viana do Castelo.
No domingo, o pelotão de equipas continentais e de clubes desloca-se para Águeda, onde vai se realizar o 5º Grande Prémio Anicolor. A prova arranca em Fermentelos, às 13h00, terminando na Avenida 25 de Abril, Águeda, cerca das 17h00, à terceira passagem pela meta. Quatro prémios de montanha nos últimos 40 quilómetros, o derradeiro a 9,7 quilómetros da chegada, prometem aquecer a luta pela vitória.
"Numa altura em que um dos principais objetivos da temporada se avizinha, iremos partir para estas duas competições com seis ciclistas e são eles: Ash Coning, Francisco Morais, Rui Carvalho, Ángel Sanchez, Tiago Antunes e Leangel Linarez que faz o seu regresso após um período de paragem por ter contraído o vírus da Covid-19", explica a equipa de ciclismo de Mortágua.
Na antevisão às duas provas, o diretor desportivo Xavier Silva afirma que “após uma Volta ao Alentejo muito bem conseguida, vamos para estas duas provas com o objetivo de sermos combativos e conseguir a vitória num dos dias. Temos ciclistas que se adaptam às características das provas e vamos trabalhar para que possamos sair com um bom resultado.”

Desporto
Associação de Ciclismo da Beira Alta distingue ciclistas, entre eles José Rosa (com áudio)

Os ciclistas José Rosa de Mangualde, Tiago Ferreira de Viseu e Pedro Silva de Mortágua vão ser distinguidos pela Associação de Ciclismo da Beira Alta.
A associação pretende atribuir-lhes a distinção de sócios de mérito honorário.
O presidente, Pedro Martins, justifica a decisão.

Desporto
Infantis do Académico de Viseu, em natação, conquistam medalhas

Os nadadores Infantis do Académico participaram no Torneio de Preparação da Associação de Natação Centro e Norte de Portugal (ANCNP) para preparar o Nacional que acontece daqui a três semanas, em Setúbal.
Os infantis que se deslocaram a Estarreja, foram Lara Fonseca, João Vitória, Martim Lavajo, Miguel Batista, Guilherme Sousa e Guilherme Silva. Em Estarreja estiveram 17 clubes e 134 nadadores, durante as duas jornadas da competição.

Com a presença dos seis nadadores garantida no Nacional, os viseenses procuraram melhorar as suas marcas, subir no Ranking Nacional e os melhores lugares no Torneio.
"João Vitória cumpriu à risca o que era pedido, com as vitórias nos 400 Livres e 200 Costas. Digno de registo fica mesmo o pódio dos 400 Livres em que os três lugares foram ocupados por Academistas, João Vitória, Miguel Batista e Guilherme Silva", refere o clube.
"Martim Lavajo fez também uma excelente prova de 200 Mariposa, que lhe valeu a vitória na distância", acrescenta.
No fim-de-semana, 3 e 4 de julho, decorre 
na Gafanha da Nazaré, o Torneio de preparação de Juvenis, Juniores e Seniores.

Desporto
Treinador Vaz Pinto, natural de Penalva do Castelo, conquista prémio no Quénia (com áudio)

Treinador natural de Penalva do Castelo, Carlos Vaz Pinto, foi eleito o técnico do mês de maio no Quénia, país onde trabalha.

“Foi com muito orgulho que recebi o prémio de Coach of the Month (treinador do mês)  relativo ao mês de maio”, diz o técnico, acrescentando que “foi um mês intenso, de muito trabalho e os números mostram que fizemos tudo quase na perfeição”. Vaz Pinto realça ainda que “é um prémio que me cabe mas que é de cada um dos meus assistentes, do staff e dos jogadores. São todos eles quem complementa o trabalho do treinador”.

O penalvense faz questão de entregar uma parte do prémio monetário à From Kibera With Love, uma organização não governamental que se dedica às crianças do Quénia.

Desporto
Piloto de Nelas, Alexandre Borges, de olhos postos no pódio para Sever do Vouga

O piloto da equipa NelaSport, Alexandre Borges, participa no fim-de-semana (3 e 4 de julho) na terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Kartcross. A prova decorre em Sever do Vouga. Alexandre Borges é o lider do campeonato, o único a bisar a presença no pódio, nesta edição de 2021.

Com uma lista a rondar as três dezenas de pilotos, num dos campeonatos mais concorridos dos últimos anos e com vários candidatos ao pódio, estão, segundo a equipa de Nelas, "mais do que garantidos, os condimentos necessários, para mais um fim de semana de muita emoção, até ao cair da bandeira de xadrez".

“O campeonato este ano, está muito forte, com um lote muito vasto de pilotos a lutar pelos lugares cimeiros. Os cronos em Lousada e Montalegre, foram prova disso, estamos com andamentos muito semelhantes e com diferenças mínimas, muitas vezes, na casa das milésimas de segundo. A margem de erro, tem que ser reduzida praticamente a zero, pelo que o nível de concentração em cada corrida, tem que ser muito elevado. O nosso objetivo, mantém-se inalterável, por isso vamos para Sever do Vouga, determinados em lutar por um lugar do pódio”, refere Alexandre Borges. 

 

Desporto
Ténis de Mesa: atletas de Mundão conquistam mais dois títulos Nacionais

Atletas de Mundão, concelho de Viseu, conquistam dois títulos no campeonato nacional de pares e pares mistos que decorreu no fim-de-semana (26 e 27 de junho) em Mozelos Santa Maria da Feira. No sábado de correu a competição de pares e pares mistos Sub 10, sub 15 e Sub 21. Enquanto no domingo decorreu a competição de sub 12 e sub 19. A equipa de Mundão esteve representada em todas as competições dos escalões de formação (sub 10 a sub 19).
"Mais uma vez ficou patente a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa de Mundão nos escalões de formação com a conquista de mais dois títulos nacionais esta época no escalão de
sub 10", realça o clube acrescentando que a equipa de Mundão venceu a competição de pares femininos através das atletas Leonor Marques e Mariana Rodrigues. Alcançou igual feito nos pares mistos pelos atletas Ary Aguiar e Leonor Marques. Ainda neste escalão conseguiu o 3º lugar em pares masculinos através do par Ary Aguiar e do Simão Duarte.
"Destaque ainda para algumas exibições dos restantes pares que, apesar de não terem resultados finais de relevo, demonstraram muita qualidade de jogo e venderam cara a derrota
perante duplas que atingiram praticamente todas o pódio", refere.
 

Desporto
Miguel Monteiro conquista mais ouro para a Casa do Povo de Mangualde (com áudio)

Miguel Monteiro, atleta da Casa do Povo de Mangualde, alcançou mais um título nacional, a pouco mais de um mês dos Jogos Paralímpicos.
No domingo, dia 27 de junho, participou no lançamento do peso nos Campeonatos de Portugal em Pista, na cidade da Maia, e sagrou-se campeão nacional.
Miguel Monteiro é campeão nacional no lançamento do peso e Cristiano Pereira vice campeão na corrida. Apesar da medalha de prata conseguida este domingo, o treinador da Casa do Povo de Mangualde assume que o atleta podia ter feito melhor.
Nos próximos dias é conhecida a convocatória para os Jogos Paralímpicos de Tóquio agendados para o mês de agosto. A participação de Miguel Monteiro já está garantida e a de Cristiano Pereira ainda é uma incógnita. 

Desporto
João Azevedo é campeão nacional de Parakaraté (com áudio)

Depois do título de Vice-Campeão Europeu conquistado em maio deste ano, João Azevedo, do Centro Bujutsu de Mangualde, alcançou este sábado (26de junho) o lugar mais alto do pódio, no Campeonato Nacional de Parakaraté. Iniciativa organizado pela Federação Nacional de Karaté (FNK-P). O sensei, Pedro Veloso, mostra-se surpreendido com a conquista de João Azevedo.

António Pereira, atleta do Centro de Artes Marciais da Guarda, sagrou-se Vice-Campeão Nacional.

1⁰ - João Azevedo (CB Mangualde) 🥇

2⁰ - António Pereira (CAM Guarda) 🥈

3⁰ - Carlos Lobo (KS Vila das Aves) 🥉

Desporto
Viseu: rede de BTT com 280 quilómetros com o nome do ciclista Tiago Ferreira

O ciclista de Viseu, Tiago Ferreira, vai dar nome ao centro de BTT, Centro Cyclin’Portugal, que está a nascer no concelho viseense, com cerca de 280 quilómetros.

A presidente da autarquia, Conceição Azevedo, justifica a atribuição do nome do ciclista de montanha viseense, que é também Embaixador do Ciclismo do Município de Viseu, com o percurso desportivo que tem e que “não deixa margens para dúvidas”.

“Alcançou por três vezes o pódio em mundiais de XCM, sagrando-se campeão em 2016. O atleta soma ainda três medalhas em Campeonatos da Europa: ouro em 2017 e 2019, e prata em 2016”, apontou.

“Com a instalação do centro pretende-se dar mais apoio aos praticantes, mas também atrair novos públicos. Procura-se estruturar uma rede de percursos que organize a prática de BTT e melhore as condições existentes”, disse Conceição Azevedo.

Este centro, que “está quase a ser inaugurado, está só pendente da colocação de uma estação de serviço para bicicletas no parque do Fontelo, na cidade, tem duas portas de entrada, de onde sairão os percursos para as várias zonas do concelho”.

Uma das portas fica, precisamente, na mata do Fontelo e a outra na freguesia de Santos Êvos, que já conta com um percurso de 30 quilómetros há vários anos e que agora integra este centro.

Conceição Azevedo acrescentou ainda que “o total de 280 km passa por 18 das 25 freguesias do concelho: Viseu, Rio de Loba, Mundão, Santos Êvos, Cavernães, Cepões, Lordosa, Calde, Ribafeita, Bodiosa, Campo, Orgens, Coutos, Abraveses, Repeses e S. Salvador, S. Cipriano e Vil de Soito, Ranhados e Povolide”.

Desporto
Joel Monteiro está de saída do plantel do Académico de Viseu

O defesa lateral direito Joel Monteiro abandona o plantel do Académico de Viseu. O anúncio foi feito esta quarta-feira (23 de junho) pelo jogador de 30 anos.
No Académico de Viseu Joel Monteiro alinhou em 28 jogos oficiais.
Depois de Ricardo Fernandes, já confirmado como reforço para a baliza do Santa Clara, da 1ª Liga, Joel Monteiro é o segundo jogador de saída do plantel do Académico de Viseu.
O clube viseense que já informou que vai iniciar os trabalhos de pre-época na próxima segunda-feira (29 de junho), com a realização dos habituais exames médicos ao plantel.

Desporto
De Mangualde à Hungria para ver a seleção portuguesa (com áudio)

Esta quarta feira, é decisiva para Portugal passar à próxima fase do Campeonato Europeu de Futebol. Esta noite, a seleção das quinas joga, na Hungria, com a França. João Tomás, um adepto natural de Mangualde, vai estar presente no jogo, no estádio em Budapeste.

À Rádio Dão Digital falou-nos do ambiente que se vive na cidade húngara.

Desporto
Pako Ayestarán continua a treinar o Tondela por mais uma época

 

Desportivo de Tondela renovou contrato com o treinador Pako Ayestarán por mais uma época. O anúncio foi feito pela SAD do clube que milita na I Liga de futebol.

“A CD Tondela – Futebol SAD vem por este meio oficializar o acordo para a renovação do contrato com o treinador Pako Ayestarán até 30 de junho de 2022”, lê-se na página do clube de futebol.

Depois de cumprir, “com sucesso, a primeira época ao leme dos ‘auriverdes’, tendo alcançado o principal objetivo da temporada, a manutenção”, Pako Ayestarán segue para a segunda temporada na liderança do comando técnico dos ‘beirões’, refere o comunicado do clube.

Na última época, a primeira para Pako Ayestarán à frente do Tondela, onde se apresentou em 11 de agosto de 2020, o espanhol de 58 anos, natural de Beasáin, no País Basco, “bateu vários recordes com a excelente performance alcançada em 2020/21”.

“Num trabalho notável de valorização dos jovens talentos saídos da nossa formação e na construção de uma identidade de jogo positiva, Pako Ayestarán está há várias semanas, em conjunto com a direção da SAD e a direção desportiva do Tondela, a preparar a nova época”, refere o clube.

O regresso do plantel aos trabalhos está previsto para 28 de junho, com os habituais exames médicos, e no dia seguinte começam os treinos no Estádio João Cardoso.

Desporto
Atletismo: Casa do Povo de Mangualde conquista ouro e prata no Fundão (com áudio)

Mais duas medalhas para o atletismo da Casa do Povo de Mangualde. Ouro e prata conseguidas no Fundão no Grande Prémio da Cereja, no domingo. A medalha de ouro para Cristiano Pereira e a prata para Ana Albuquerque, como nos contou o treinador João Amaral.
No próximo domingo decorrem os Campeonatos de Portugal em atletismo onde vão estar Cristiano Pereira e Miguel Monteiro.

Desporto
Jogador do Moimenta do Dão Futebol Clube infetado com Covid-19 (com áudio)

Um caso de Covid-19 no plantel do Moimenta do Dão Futebol Clube levou ao adiamento do jogo deste fim de semana frente ao Vila Chã de Sá. Um encontro da 1ª Divisão zona Sul.
O jogo terá de ser realizado até dia 30 deste mês. O jogo com  o Vila Chã de Sá vai decidir a subida, ou não, do Moimenta do Dão à Divisão de Honra. O presidente do Moimenta do Dão, Delfim Saraiva, está expectante mas diz que em primeiro lugar está a saúde dos jogadores.

 

 

Desporto
Mangualde: público regressou ao Campo Conde de Anadia

O Campo Conde de Anadia, em Mangualde, voltou a receber público, este domingo, durante o jogo de sub 19 entre o Desportivo de Mangualde e o Repeses.

Durante os últimos meses, devido à pandemia, os pais e familiares não podiam assistir aos jogos dos mais novos, levando-os mesmo a arranjar outras formas de espreitar para dentro do campo.

A medida do Governo nunca agradou aos familiares dos atletas da formação e amadores, que viram, este domingo, uma nova oportunidade para apoiar de perto os atletas. "Os atletas sentem-se mais animados, têm mais força e vontade para jogar, e para nós, pais, é um gosto estarmos aqui a apoiar os nossas atletas", refere uma mãe que assistiu ao encontro.

O Desportivo de Mangualde venceu o Repeses por 4-3.

Desporto
Natação: Académico de Viseu arrecada vários triunfos em Torneio Especialista

O Académico de Viseu esteve presente com 18 atletas, no Torneio Especialista da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (ANCNP). O grupo de natação academista somou vitórias em todos os estilos. A competição decorreu nas piscinas do Fontelo, no passado domingo (13 de junho).

Joana Cardeal, uma atleta do clube, venceu e bateu o record Sénior da ANCNP, nos 200 Mariposa, com o tempo de 2.17.95s.

André Moura também venceu duas provas, os 100 e 200 Bruços.

Segundo o Académico, o balanço geral "é muito positivo para os atletas que somaram vitórias em várias provas, vários estilos, em todos os escalões, vencendo ainda o diploma de especialista em todos os escalões".

Estiveram presentes 15 equipas e cerca de 180 nadadores, numa fase da época em que as equipas preparam os Campeonatos Nacionais da modalidade.

Os atletas do Académico de Viseu continuam a sua preparação para os Nacionais, deslocando-se já este fim de semana (19 e 20 de junho), a Calvão, com os atletas mais novos. Em Vagos, o clube disputa o III Torregri de Cadetes, e no domingo, o Torneio Primeira Braçada, com nadadores cadetes e da formação.

Desporto
Final da Taça da Divisão de Honra da AFV é esta quarta-feira

O Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira (CDR) e o Sporting Clube de Lamego disputam esta quarta-feira, dia 16 de junho, a final da Taça da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV). O encontro está marcado para as 20h30, no Estádio Municipal de Fornelos, em Resende.
A vitória do CDR, por 4-1, ao Roriz, garantiu a passagem do clube moimentense à final, vencendo o Grupo B.
Já o Sporting Clube de Lamego conseguiu o apuramento, ao vencer o Grupo A.

Desporto
Damas: Casa do Povo de Mangualde vice-campeã da Taça de Portugal

A equipa de Damas da Casa do Povo de Mangualde é vice-campeã da Taça de Portugal da modalidade. A final aconteceu no fim de semana, em São João da Madeira.

A Casa do Povo de Mangualde venceu a Casa do Povo de Vizela.

A grande vencedora da Taça de Portugal é Capricho Setubalense.

A equipa da Casa do Povo de Mangualde, vice-campeã, foi constituída por António Figueiredo, António Almeida, Vasco Esperança e José Melo.

Desporto
Atletismo: Campeão do mundo, Cristiano Pereira, aguarda convocatória para os Paralímpicos

Cristiano Pereira, atleta da Casa do Povo de Mangualde, foi campeão do mundo nos cinco mil metros. A vitória foi conseguida este domigo (13 de junho), no Campeonato do Mundo de Atletismo adaptado, que este ano decorreu na Polónia.

João Amaral, treinador, conta que "a prova correu muito bem", apesar do mau tempo encontrado numa parte da corrida. "Havia muito vento, na reta oposta à da meta. Soprava muito forte (o vento), o que dificultou um pouco a corrida".

Com uma marca de 14' 50'', abaixo dos 15 minutos, o treinador considera que foi "excelente".

Com a medalha de ouro, João Amaral declara que Cristiano Pereira "está bem colocado para ter presença marcada nos Jogos Olímpicos, mas as quotas podem não deixar". Os Jogos Paralímpicos estão agendados para o mês de agosto, em Tóquio (Japão). "Ele é dos poucos atletas que tem mínimos para estar presente nos Jogos, e eu espero que ele seja um dos convocados", refere.

Apesar das conquistas alcançadas, o treinador diz que se sente abandonado pelos "responsáveis do desporto da Câmara Municipal de Mangualde". João Amaral refere que a modalidade é a única que não tem uma pista em condições, e se o concelho não se continuar a lembrar dos feitos dos seus atletas, "não sei se vale a pena o atletismo continuar em Mangualde".

Esta vitória junta-se à da passada quarte-feira (09 de junho), onde Cristiano Pereira alcançou a medalha de prata nos 1500 metros.

Desporto
Associação de Futebol de Viseu prepara as próximas épocas

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai realizar um Curso de Formação de Árbitros de futebol e futsal.
Os interessados devem fazer a inscrição através da página da AFV na internet.
Segundo a entidade, o curso é gratuito sendo que a idade mínima para a inscrição são os 14 anos.

Desporto
Piloto de Nelas em ronda Espanhola na Baja TT Dehesa de Extremadura

Tiago Santos, piloto natural do concelho de Nelas, está a disputar entre esta sexta-feira e domingo (dia 13 de junho) a Baja TT Dehesa da Extremadura, em Espanha.

O piloto diz que se sente motivado "para enfrentar esta primeira corrida deste campeonato. Quero alcançar o maior número de pontos e lutar pela revalidação do título", diz Tiago Santos.

O motociclista não venceu a prova em 2020 "porque tive um problema mecânico a 4 km da meta, por isso estou confiante que iremos trazer um bom resultado" este ano, refere.

A jornada deste ano, em Espanha, conta com um total de 752km, onde 426km são contra o cronómetro.

 

Desporto
Mortágua: rali foi adiado devido ao alto risco de incêndio

O Rali de Mortágua, prova pontuável para o Campeonato de Portugal da especialidade e prevista para 10 a 11 de julho, foi adiada para os dias 12 e 13 de novembro deste ano, devido à previsão de temperaturas muito elevadas e com grande risco de incêndio. A Câmara Municipal de Mortágua emitiu um comunicado a explicar que "não estão reunidas as condições de garantir que o Rali de Mortágua possa ser desfrutado em pleno e em segurança devido ao grande risco deincêndios". 
Ao longo dos últimos anos, o município de Mortágua manteve uma parceria com o Clube Automóvel do Centro (CAC) para a realização do Rali de Mortágua, só interrompida o ano
passado devido ao avançar da pandemia da Covid-19. Agora, devido aos incêndios, a autarquia decidiu não avançar com a realização da prova na data agendada e já comunicou ao CAC, entidade organizadora do Rali de Mortágua, bem como à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Contudo, e face ao comunicado da autarquia de Mortágua, já foi solicitado à estrutura federativa que a prova avance para os dias 12 e 13 de Novembro de 2021.
"A Câmara Municipal, este ano, continua disponível para manter esta ligação ao CAC, que tem prestigiado as duas instituições e toda a região Centro, com um dos melhores ralis nacionais. Para isso tem que garantir todas as regras de segurança e respeitar todas as imposições da Direção-Geral de Saúde, Proteção Civil e Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios", refere a autarquia de Mortágua em comunicado. "Dando cumprimentos a todos estes pressupostos e indo ainda mais longe, face à previsão de temperaturas muito elevadas e com grande risco de incêndio, ouvimos também os Bombeiros Voluntários de Mortágua e a GNR, e todos foram unânimes em considerar que não estavam reunidas as condições mínimas para garantir a segurança na realização do Rali de Mortágua", pode ler-se na nota da autarquia.
Ainda de acordo com o comunicado, a Câmara Municipal refere que, "a juntar a tudo isto, temos a agravante de ainda estarmos a apenas a cerca de 50% dos níveis da vacinação cujo Centro está instalado no edifício dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, onde toda a logística de apoio ao Centro de Saúde está a se feita pelos operacionais da corporação".

Desporto
Atletismo: medalha de prata para Cristiano Pereira

O atleta da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira sagrou-se esta quarta-feira, 09 de junho, vice campeão do mundo nos 1500 metros. A prova decorreu na Polónia no âmbito do Campeonato do Mundo de atletismo.

No final o treinador da Casa do Povo de Mangualde, João Amaral, disse à Dão Digital que a prova correu bem. "O Cristiano não partiu tão bem como nós queriamos mas depois assumiu o comando da corrida, levou a corrida até ao meio da reta final mas perdeu o primeiro lugar para um rapaz italiano que foi mais rápido do que ele na ponta final".

Segundo o treinador, o atleta "lutou e fez pela vida até ao fim e foi bom". "O Cristiano precisava desta melhada", conclui João Amaral.

Depois de, esta quarta feira, correr os 1500 metros, Cristiano Pereira volta à pista para os cinco mil metros no próximo domingo.

 

 

Desporto
A Azuribike está captar novos alunos para a Escola de Ciclismo (com áudio)

A Azuribike Mangualde Team tem inscrições abertas para novos ciclistas. O clube foi criado com o intuito de promover o BTT e o ciclismo nas diversas vertentes.
O clube que está a assinalar dez anos de atividade aposta na formação, mas também apoia nas competições oficiais.

Ouça a entrevista ao presidente da direção da Azuribike Mangualde Team, José Gomes.

Desporto
Sorteado calendário da Taça de Futsal Sénior Masculino

No futsal já são conhecidos os jogos da Taça Sénior Masculino. O sorteio realizado no auditório Carlos Costa, na sede da Associação de Futebol de Viseu (AFV) ditou que o jogo 1 acontece entre o Sernancelhe e o Tarouca.

O Jogo 2 é entre o Pedreles e o Unidos da Estação.

O Jogo 3 Casa Benfica Viseu contra o Futsal Clube Lamego e o Jogo 4 entre o Gente Da Nave-Alvite e a Tuna Santo Estevão.

A Taça de futsal da Associação de Futebol de Viseu Sénior Masculino é disputada por oito equipas, que numa primeira fase discutem os quartos de final, de seguida as meias finais, 3ª/4ª lugar e por último a final.

Meias Finais :

Vencedor Jogo 1 VS Vencedor Jogo 3

Vencedor Jogo 2 VS Vencedor Jogo 4

3ª/4ª Lugar :

Vencido Meia Final 1 VS Vencido Meia Final 2

Final :

Vencedor Meia Final 1 VS Vencedor Meia Final 2

Desporto
Natação: Ouro, prata e bronze para o Académico de Viseu no Meeting Internacional do Porto

Os nadadores do Académico evidenciaram-se no 36º Meeting Internacional do Porto, disputado nas Piscinas da Campanhã, conquistando quatro medalhas. André Moura, Beatriz Cardeal e Joana Cardeal foram os medalhados de serviço.
Os nadadores de Viseu estiveram em destaque com a presença em 15 finais. Coletivamente a Seleção Espanhola foi a vencedora. Os viseenses conseguiram a sétima posição, de entre as quarenta equipas presentes, mesmo com uma equipa de apenas seis nadadores.
Beatriz Cardeal abriu o primeiro dia de finais com a espetacular vitória nos 1500 Livres, com o tempo 17,41,55s, apenas 5 centésimos mais rápida que a nadadora do FCPorto Ana Rita Ramos.
Joana Cardeal com a Prata nos 400 Estilos e o Bronze nos 400 Livres, subiu por duas vezes ao pódio, registando o seu melhor tempo de sempre nos 400 Livres, com 4.25.27s.
André Moura apurou-se para três finais e depois do quarto lugar nos 100 Bruços, foi medalha de Bronze nos 50 Bruços, com 29,87s. Destaque ainda para a participação de Nuno Sousa nas três finais de Costas, 50, 100 e 200 metros.
Os academistas pensam agora no Nacional que acontece no último fim de semana de julho, no Jamor.
Entretanto a equipa Academista irá disputar um torneio de preparação
em Viseu, no domingo dia 13.

Desporto
Gigantes Sport de Mangualde garante manutenção na 3ªDivisão Nacional em futsal (com áudio)

Os Gigantes Sport de Mangualde conquistaram este domingo, 06 de junho, a permanência na Terceira Divisão Nacional em futsal, depois de vencerem na deslocação ao campo do Ossela, por 5-6. Segundo a presidente do clube, Isabel Geraldo, o objetivo da época foi cumprido.

Desporto
Atletismo: Cristiano Pereira é quinto no Campeonato Europeu

Cristiano Pereira, atleta da Casa do Povo de Mangualde é 5.º classificado nos 1500 metros T20 do Campeonato da Europa de Atletismo com a marca de 3.59.97 minutos. A prova está a decorrer na Polónia. Já na passada terça-feira, dia 1 de junho, Miguel Monteiro se tinha sagrado campeão europeu no Lançamento do Peso.

Desporto
Grupo Desportivo de Mangualde multado por infração de atleta

O Grupo Desportivo de Mangualde (GDM) foi multado pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Viseu (AFV), em dez euros por causa do jogo com o Viseu e Benfica, a contar para o Torneio Complementar de Juniores A.

Em causa o facto de um atleta não se encontrar inscrito na ficha de jogo e no final do encontro ter aberto o portão de acesso ao relvado e ir ao encontro dos colegas que tinham saído derrotados do duelo.

Uma decisão que deixou o presidente do GDM indignado, não por considerar que a infração existiu, mas por no retomar das competições os responsaveis pela AFV ter "prometido flexibilidade em questões menores”. 

Ricardo Lopes refere que a Associação de Futebol de Viseu se mostrou "sensível às dificuldades e incertezas com que os clubes se deparam". "O mais importante era voltar a colocar os jovens atletas em prática desportiva coletiva, dando-lhes competição ainda esta época", diz.

O presidente do Desportivo de Mangualde considera que houve excesso de zelo por parte da equipa de arbitragem. "Não pretendemos branquear a infração, que ocorreu e sabemos que é punida em Regulamento Disciplinar. Pretendemos, isso sim, alertar para o excesso de zelo e falta de pedagogia da equipa de arbitragem", explica o responsável acrescentando que "não estamos a falar de qualquer comportamento antidesportivo ou de indisciplina. Estamos a falar de um jovem atleta, que depois de largos meses afastado da vivência da amizade, da partilha e do companheirismo, decidiu, após o jogo terminar, deslocar-se para junto dos seus colegas".

Ricardo Lopes finaliza dizendo que o clube vai pagar a multa de 10 euros.

Desporto
Atletismo: Cristiano Pereira, esta sexta-feira, no Campeonato Europeu

Ao final desta tarde de sexta-feira (04 de junho), Cristiano Pereira, atleta da Casa do Povo de Mangualde entra em pista no Campeonato da Europa de atletismo que está a decorrer na Polonia. Segundo o treinador, João Amaral,  o atleta "está num grande momento de forma, está muito bem e muito confiante". Na opinião do técnico que acompanha Cristiano Pereira, os atletas adversários "são muito fortes". "Há aqui quatro ou cinco atletas dos melhores do mundo, mas os atletas da Casa do Povo de Mangualde vêm para as competições internacionais trabalham para estarem bem e para ois resultados serem os melhores", refere, acrescentando que é um bom resultado que espera da prova do final do dis desta sexta-feira. "Não é fácil, mas espero uma grande marca do Cristiano e um bom resultado", conclui João Amaral.
De referir que na terça-feira (1 de junho) Miguel Monteiro, também atleta da Casa do Povo de Mangualde, se sagrou campeão da europa no lançamento peso no Campeonato Europeu de Atletismo.

Desporto
Freedom of Speed na Serra do Caramulo

O Museu do Caramulo promove este sábado (5 de junho) a primeira edição do Freedom of Speed, um conjunto de corridas de moto numa pista de flat track situada na Serra do Caramulo.
O evento tem como base a recém-criada pista de flat track, situada na Mata dos Viveiros do Caramulo. 
O evento conta com a presença de mais de 30 pilotos, provenientes das categorias de Velocidade, Motocross, Enduro e Supermoto, que irão correr durante todo o dia e pela noite dentro, uma vez que a pista é iluminada para as corridas nocturnas.

Segundo os responsaveis pelo Museu do Caramulo, esta estreia serve também de aquecimento para o primeiro Troféu Nacional de Flat Track, da Federação Portuguesa de Motociclismo, que se estreia este ano com quatro provas, sendo a primeira exactamente no Caramulo, no dia 3 de Julho.
A entrada do evento é livre mas sujeita a um limite máximo de espectadores, de acordo com as regras de higiene e segurança em vigor.

Desporto
Vouzela acolhe final da 1ª etapa do Grande Prémio ABIMOTA 2021

A 41.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA decorre este fim-de-semana, e pelo segundo ano consecutivo tem passagem garantida pelo concelho de Vouzela.

Segundo a organização da prova, a partida vai ser dada em Fátima, no sábado (5 de junho), para a realização de uma etapa em linha, com 197,3 quilómetros. Integra duas metas de montanha, meta bolinhas, meta autarquias e uma meta volante. Vouzela recebe a final da etapa. A corrida chega ao concelho em Vasconha, pelas 16h29, seguindo por Crescido, Laje, Fataunços, Calvos e entrando por Vouzela pela rotunda da Volta Escura. A etapa termina junto à Câmara Municipal de Vouzela, pelas 16h48.

“As atuais circunstâncias de pandemia que vivemos colocam-nos desafios extra à organização deste tipo de eventos, porém da nossa parte tudo faremos para tornar esta iniciativa segura do ponto de vista da saúde pública. É importante que os territórios voltem a ganhar vida, dinâmica e pessoas, pois só assim conseguiremos ajudar a retomar os negócios locais tão afetados pelas medidas de contingência resultantes dos sucessivos estados de emergência”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

No Domingo, (6 de Junho) é disputada a etapa que liga Anadia a Águeda, sendo esta uma clássica do GP ABIMOTA, conhecida como a etapa das praias. Vão ser 158,6 quilómetros, com três contagens de montanha, meta autarquias, meta bolinhas e meta volante.

Desporto
Viseu 2001: Amândio Ferreira, natural de Mangualde sobe à equipa principal

Atleta de futsal natural de Mangualde que joga no Viseu 2001 sobe à equipa principal… Amândio Ferreira, de 20 anos jogou nos escalões de formação do Viseu 2001, oscilando na presente temporada entre a equipa B e a equipa principal.
O jovem assinou um compromisso para os próximos três anos subindo à equipa principal para disputar a Liga Placard.
Depois de Xano, que tem conquistado espaço na equipa principal, o ala, canhoto, é mais uma aposta do Viseu 2001 num jovem formado nos escalões de formação.

Desporto
Atleta João Azevedo na conquista de novos objetivos C/ÁUDIO

João Azevedo conquistou, em maio, a medalha de prata nos Campeonatos Europeus de Parakaraté, na Croácia. Ouça a entrevista ao atleta e ao Sensei Pedro Veloso

Desporto
Atleta da Casa do Povo de Mangualde é campeão da Europa no lançamento do peso

Miguel Monteiro, natural de Mangualde sagrou-se esta terça-feira, dia 1 de junho, Campeão da Europa ao conquistar a medalha de ouro no Lançamento do Peso F40 no Campeonato da Europa de Atletismo WPA Bydgoszcz 2021 que está a decorrer na Polónia.
O atleta português alcançou o título com a marca de 10.92 que é recorde dos campeonatos da Europa e foi seguido pelo russo Dmitry Dushkin com 10.68 metros e pelo alemão Yannis Fischer com 9.77 metros.
No rescaldo da prova Miguel Monteiro mostrou-se satisfeito por ter cumprido "o principal objetivo de ganhar a medalha de ouro e fazer uma boa marca" e apontou já o foco para o futuro ao afirmar que "agora é altura de começarmos a preparar os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 que estão quase aí". 

De recordar que Miguel Monteiro é também o atual recordista do Mundo no Lançamento do Peso F40 com a marca de 11.01 metros conquistada em Braga em fevereiro de 2021.