Região de Lafões recebe Torneio Interassociações sub-17 de Futsal Feminino

De 26 de fevereiro a 01 de março, a zona de Lafões vai ser a “Capital do futsal jovem feminino”. Mais de 200 atletas, vindas de 20 associações do país (continente e ilhas), vão estar em prova, nos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela, no Torneio Interassociações (TIA) de Futsal Feminino Sub-17.
A competição é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em colaboração com a Associação de Futebol de Viseu (AFV) e com o apoio dos três concelhos da região de Lafões.
Durante o torneio realizam-se quatro dezenas de jogos, distribuídos por sete pavilhões: três no concelho de São Pedro do Sul - Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa e Pavilhão David Correia de Andrade; três em Oliveira de Frades - Pavilhão Municipal de Oliveira de Frades, Pavilhão Escola Secundária de Oliveira de Frades e Pavilhão Municipal Arcozelo das Maias; e um em Vouzela - Pavilhão Municipal de Vouzela.
O Presidente da AF Viseu, José Carlos Lopes, refere que, ao todo, "de 26 de fevereiro a 1 de março, vamos ter na zona de Lafões mais de 200 atletas, vindos de 20 associações distritais, quer do continente, quer das ilhas, vão estar envolvidos, para além dos atletas, árbitros, staff da Federação, staff da Associação, técnico, dirigentes, mais de 400 pessoas".
Pedro Mouro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, concelho que servirá de local de jogos mas também de descanso das comitivas, salientou a importância deste tipo de eventos desportivo na economia local. “É fundamental para nós, trazermos cá este tipo de eventos, e portanto, resta-nos agradecer o facto de já ter acontecido cá este evento em anos anteriores e ter corrido bem" que foi uma das razões para voltar a apostar neste território.
Elisa Oliveira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, frisou que a escolha da “região de Lafões” para a realização deste Torneio é motivo de orgulho  e mostra o potencial que tem este território. “Nós estamos disponíveis para vos receber e temos a certeza que tudo vai correr da melhor forma até porque os municípios têm infraestruturas, é importante que sejam utilizadas, quer pelas pessoas que fazem parte dos nossos municípios que também, por aquelas que vindo de fora, os podem conhecer e voltar futuramente e podermos assim, levar Lafões mais longe”, disse.
Carlos Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, salientou que "é uma honra para a região de Lafões receber uma vez mais este Torneio de futsal feminino que é uma oportunidade muito grande de experimentar, para as atletas, o ambiente competitivo a uma escala maior". 
O responsável salientou ainda, "a importância da atividade física em tempos pós pandémicos, não só para as seleções mas também para toda a comunidade. Este Torneio é também uma forma de valorizar não só a prática do futsal mas principalmente o futsal feminino e o desporto na sua globalidade".
José Alberto Ferreira, diretor da FPF destacou  que “há dois anos tivemos aqui o último torneio pré pandemia. O último Torneio Interassociações, realizou-se em lafões e mal sabíamos que iria ser o último torneio e não íriamos voltar a ter estes torneios nos próximos dois anos."
“Nós gostariamos que de alguma maneira, o feminino tivesse uma expressão maior, a nível do desporto, daí que a federação vai investir a nível nacional, quer nas associações, quer nos clubes no sentido de aumentar a prática desportiva em cinquenta porcento”, acrescentou.
José Alberto Ferreira desafiou as autarquias a investirem mais no desporto e a terem um clube na vertente do feminino de modo a promover a prática da modalidade do futsal ou futebol no feminino, "estão a investir no que é a saúde pública, estão a investir naquilo que é, a criação de determinados hábitos de vida".

Autor: Irene Ferreira
2022-02-23 11:57:48

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: autarquia atribuiu a Miguel Monteiro (atleta) a Medalha de Mérito Municipal (com áudio)

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, natural de Mangualde, recebeu esta quinta-feira, dia em que foram assinalados os 50 anos do "25 de Abril", a Medalha de Mérito Municipal atribuida pela autarquia mangualdense.
Na hora dos agradecimentos, o atleta da Casa do Povo de Mangualde, prometeu ainda melhores resultados nas provas futuras.
Para além de ​​​​​​Miguel Monteiro, também o antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, foram homenageados com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde:Câmara Municipal atribuiu três 'Medalhas de Ouro da Cidade', esta quinta-feira (com áudio)

Esta quinta-feira (25 de abril) ficou marcada, em Mangualde, pela atribuição de “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” a três personalidades do concelho.
A título póstumo foi atribuída a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde” ao antigo ministro e empresário Jorge Coelho. A filha, Maria João Coelho, recebeu a homenagem e sublinhou o orgulho que Jorge Coelho iria ter em receber a condecoração. O mangualdense Jorge Coelho morreu em abril de 2021.
João Azevedo, antigo presidente da Câmara Municipal, também recebeu a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”. O também deputado na Assembleia da República agradeceu a homenagem e sublinhou a importância da família e amigos no percurso que tem feito. 
A única mulher homenageada foi Teresa Cruz,  fundadora da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Por motivos de saúde, não esteve presente. O marido, o Coronel Fernando Almeida, recebeu, em substituição, a “Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde”.

Local/Regional

Mangualde assinala o '25 de Abril' com homeangem a personalidades do concelho (com áudio)

No dia da celebração dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a Câmara Municipal de Mangualde homenageou, esta quinta-feira, quatro personalidades do concelho: “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde” e com a  “Medalha de Mérito Municipal”. 
O antigo ministro Jorge Coelho, Maria Teresa Cruz, fundadora da Universidade Sénior do Rotary de Mangualde, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, com “Medalhas de Ouro da Cidade de Mangualde”, e o atleta paralímpico Miguel Monteiro, com a “Medalha de Mérito Municipal”, foram os homenageados.
Antes da entrega das medalhas, o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, sublinhou a importância do 25 de Abril para o Poder Local. 
Um a um, o autarca realçou qualidades dos homenageados que pesaram na atribuição das respectivas medalhas. Os galardões foram atribuídos por deliberação da Câmara Municipal e aprovados em Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
Elisio Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, aproveitou para também homenagear, por palavras, todos os que nos últimos 50 anos serviram as instituições e o poder local no concelho de Mangualde.

Local/Regional

Viseu acolhe mais uma Semana Académica entre esta quarta e a próxima terça-feira

A Semana Académica de Viseu arranca esta quarta-feira (24 de abril). Até terça-feira (30 de abril), a festa dos estudantes conta com diversas iniciativas, desde concertos, a Serenata, Missa e Benção das Pastas e o tradicional desfile académico.
O Pavilhão Multiusos recebe, na abertura, o Revenge of the 90’s, na quinta-feira os DJ’s Breyth e Zanova e na sexta-feira sobe ao palco o Baile das Novinhas.
No sábado é a vez de ProfJam, no domingo é Mizzy Miles e Saúl sobe ao palco do Multiusos na segunda-feira. Para fechar o cartaz, na terça-feira, último dia do evento estudantil, atua o rapper Dillaz.
A serenata acontece esta sexta-feira e a Missa de Finalistas (14h30) e a Bênção das Pastas no domingo.
O tradicional desfile académico, pelas ruas da cidade de Viseu, marca o dia de segunda-feira.

Local/Regional

Mangualde: Mega Caminhada liga, esta quinta-feira, Água Levada a Casal de Cima (com áudio)

Mais de uma centena de pessoas participam, nesta quinta-feira, feriado do 25 de Abril, na 11ª Mega Caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Água Levada, no concelho de Mangualde.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região e partilhar experiência com outras coletividades, como refere Carlos Henriques, o presidente. Este ano, a caminhada liga Água Levada a Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, numa distância de 14 quilómetros.
De acordo com a organização, os caminhantes vão poder desfrutar de um percurso por vias secundárias em volta do vale do Rio Castelo, com passagem pelas encostas da serra de Almeidinha. A participação na caminhada é gratuita. O encontro, em Água Levada, é às 08h45.

Local/Regional

Tondela: Vitor Kley é a 1ª confirmação na FICTON 2024

No âmbito da realização da Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON), em setembro, a autarquia anunciou, esta quarta-feira (24 de abril), o primeiro nome do cartaz musical. Trata-se da estreia de um artista internacional nas festas do concelho. O músico brasileiro Vitor Kley. De acordo com a autarquia, o cantor vai atuar no palco principal do evento a 14 de setembro.
“O Sol”, “Morena”, “Adrenalizou” e “Pupila” são algumas das músicas que não irão faltar no concerto. A FICTON cumpre este ano 30 edições entre 11 e 16 de setembro.