Centro de Tecnologia e Inovação vai ser criado no Campus do Instituto Politécnico de Viseu

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas, com sede em Mangualde, assinaram um acordo que vai permitir a construção de um Centro de Tecnologia e Inovação em Viseu.
Segundo o IPV, o acordo consiste na cedência do direito de superfície no campus do Politécnico de Viseu onde será construída a nova infraestrutura que visa “valorizar o ensino superior da região de Viseu, atrair e fixar jovens e desenvolver atividades de investigação e inovação que potenciem o desenvolvimento do nosso tecido empresarial”. Quem o diz é o presidente da STAR Institute, Elísio Oliveira, para quem este “é um projeto de grande alcance” no território.
Trata-se de uma parcela de 8.500 m2 que será cedida por 40 anos à associação que ali vai construir um edifício no valor de 3,3 milhões de euros e cujo concurso público está a decorrer. A restante verba, de 1,7 milhões, vai ser investida no equipamento. De referir que parte destes investimentos são feitos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente no âmbito da Agenda Green Auto.
Para o Presidente do IPV, José Costa, “O Centro de Tecnologia e Inovação é uma oportunidade excelente para reforçar e fortalecer a nossa ligação ao mundo empresarial e ao sistema científico que nos acompanha. O IPV e a STAR Institute, o qual permitirá o crescimento no Campus de um espaço de enorme acuidade no âmbito da investigação e inovação, é um sinal de enorme confiança e reconhecimento da qualidade da nossa instituição, bem como mais uma oportunidade para os nossos estudantes e professores, em conjunto com as empresas, potenciarem mutuamente o seu caminho e valorização”.
“Este investimento, marcante no território, será gerador de mais valias. Estamos empenhados em fortalecer a qualidade de proximidade com os nossos parceiros. Este será mais um contributo para pôr o IPV a liderar nas preferências dos jovens e para uma crescente afirmação do território”, salientou o presidente do IPV.
“Estamos focalizados nas áreas de inovação e desenvolvimento mais prementes do contexto histórico que vivemos, nomeadamente a transição energética e digital, a descarbonização e os desafios da resiliência e da sustentabilidade”, afirmou Elísio Oliveira, explicando que “a STAR Institute é o primeiro e único Centro de Tecnologia e Inovação do distrito de Viseu, com o reconhecimento da Agência Nacional de Inovação e do Ministério da Economia” que desenvolve atividades em Mangualde, no IPV e na UPTEC- Porto.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-08 16:57:35

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: comunidade é convidada a caminhar com 'Mochila às Costas, Sapatilhas no pé'

“Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está de regresso a Mangualde, a partir do dia 15 deste mês. O projeto da autarquia, que pretende incentivar a prática de exercício físico, acontece às terças-feiras às 20h00 até ao mês de julho.  No total, segundo a Câmara Municipal serão realizados doze percursos pela cidade, com duração aproximada de uma hora.
Centenas de pessoas têm participado na iniciativa, que já vai na 7ª edição.
O percurso ronda os cinco quilómetros, como sublinha a vereadora com o pelouro da Ação Social, Maria José Coelho. O “Projeto Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está integrado no Plano de Ação de 2024 da Rede Social de Mangualde, no âmbito do eixo V – Promover Estilos de Vida Saudáveis.
Os interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se através do formulário online Inscrição Mochila às Costas na Sapatilha no pé  

Local/Regional

Tondela: município aprova apoios a atletas e clubes de mais de 30 mil euros

O executivo municipal de Tondela aprovou, por unanimidade, os protocolos de apoio a associações desportivas e atletas do concelho no valor de mais de 31 mil euros.
O acordo referente ao Caramulo Racing Team, no montante global de 9.500 euros, visa subsidiar a atividade desportiva federada da coletividade para a modalidade de automobilismo, apoiar os pilotos federados da coletividade e a organização da Gala da Montanha.
Já o protocolo com o Clube Desportivo de Tondela tem o valor de 9 mil euros, numa verba destinada a auxiliar a atividade desportiva federada em 2024 na modalidade de hipismo.
Com a Associação Desportiva e Radical de Tondela foi aprovada uma ajuda de 7.500 euros para a atividade desportiva federada neste ano na modalidade de ciclismo e para a realização do Encontro Inter-Regional de BTT.
Por seu lado, foi dada luz verde ao subsídio de 1.500 euros para o Clube de Ténis de Tondela e que tem o objetivo de auxiliar a atividade desportiva federada da coletividade para a época 2024 na modalidade de ténis.
Ainda no desporto, foi aprovado um apoio de 2.200 euros para ajudar o piloto Pedro Duarte na participação no Campeonato de Ralis. O atleta Pedro Peixe receberá uma ajuda de 1.500 euros para participar em provas nacionais e internacionais de pesca. Já o piloto Filipe Matos será apoiado com 250 euros para alinhar no Campeonato de Ralis.

 

Desporto

Viseu recebe o Campeonato Nacional de Boccia - Individual - Masculino e Feminino

O Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu e o Pavilhão da Escola Infante D. Henrique, em Viseu, vão receber o Campeonato Nacional Individual de Boccia – Masculinos e Femininos, no próximo fim-de-semana, dias 11 e 12 de maio. Uma iniciativa da Associação Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral.
No evento vão estar, segundo a organização, 23 delegações, do país e ilhas, compostas por cerca de 70 atletas, 90 acompanhantes e 20 árbitros nacionais. Durante a competição, a Associação Mover Viseu e a Associação Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral vão homenagear o atleta paralímpico de Boccia, Fernando Costa, natural de Ferreira de Aves, no concelho de Sátão.

Desporto

Viseu: paralímpico Mário Trindade começou a competir em ténis em cadeira de rodas

Atleta paralímpico, Mário Trindade, residente em Viseu, estreou-se no Circuito de Ténis Internacional ao participar no 5º Trofeo Citta'di Cantu', em Itália, no início deste mês de maio.
O atleta do Viseu Royal Tennis Club, estreou-se no ténis em cadeira de rodas Internacional, na classe Quad (para pessoas com mais limitações), numa prova do circuito da ITF International Tennis Federation.
O primeiro encontro foi com um jogador italiano Massimo Girardello, 74º no Ranking Mundial, onde o atleta “viseense” venceu em dois sets no tie-break, 7-6¹, 7-6³, garantindo assim o avanço para os quartos de final, onde acabou por perder.
Na variante de pares, Mário Trindade fez dupla com o peruano Edwind Grandez, que defrontaram os italianos Davide Giozet e Massimo Girardello, que venceram a partida por 6-1, 6-2.
No próximo fim de semana, Mário Trindade volta a competir, mas no Circuito de Ténis em Cadeira de Rodas – TCR 4 no Jamor.

Local/Regional

Viseu: distrito conta, até fim de junho, com seis postos de vigia de deteção de incêndios(com áudio)

Os seis postos de vigia para prevenir e detetar incêndios, no distrito de Viseu, já estão ativos. Postos da responsabilidade da GNR e que integram a Rede Nacional, no âmbito da operação Floresta Segura.
Os postos estão localizados em Tarouca, Viseu, Mangualde, São Pedro do Sul, Tondela e Mortágua, como explica o Tenente João Marques, relações públicas da GNR de Viseu.
Ao todo são 24 vigilantes que se dividem pelas 24 horas do dia, nesta primeira fase, denominada de rede primária. A partir de julho, na segunda fase, o distrito de Viseu é reforçado com mais 13 postos de vigia e reforço de vigilantes.
O Tenente Coronel sublinha a importância dos postos de vigia para a deteção e combate precoce dos incêndios rurais.

Local/Regional

Idosos do distrito de Viseu encontram-se, esta quarta-feira, para uma 'matiné' dançante (com áudio)

Esta quarta-feira (08 de maio), a Danceteria Mamma Mia, em Viseu, vai abrir as portas para acolher numa tarde dançante, cerca de 500 seniores do distrito de Viseu.
Uma iniciativa do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, que tem como objetivo proporcionar momentos de convívio e valorização dos idosos e o intercâmbio entre instituições, como realça Vanda Rodrigues, educadora social.
Vanda Rodrigues realça que a dinâmica não se espera apenas durante a tarde, mas sim ao longo de toda a manhã, nas respetivas instituições, com a preparação dos “dançarinos” seniores.
A festa acontece a partir das 14h30.
É a segunda vez que o Centro Social Paroquial de Rio de Loba organiza um encontro do género. O primeiro aconteceu em 2019.