Detidos por sequestro, roubo e ofensa à integridade física grave, em Viseu e Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), em cumprimento de mandados de detenção, deteve um homem e uma mulher, em Viseu e em Coimbra, pela presumível autoria dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida, de que foi vítima um homem de 24 anos.
Os factos ocorreram, segundo a PJ, no passado dia 02 de fevereiro, quando os detidos, na companhia de um outro homem que, na altura, se encontrava evadido, a pretexto de consumirem droga, conduziram a vítima até uma zona florestal nos arredores da cidade de Viseu.
No local, afastado de habitações, foi ameaçado, de acordo com as autoridades, com uma arma de fogo, violentamente agredido, amarrado e regado com combustível. Contudo, por ter conseguido libertar-se e fugir, acabou por não ter sido incendiado. Segundo os elementos recolhidos pela Diretoria do Centro da PJ, os crimes foram motivados por questões passionais. 
Os dois detidos, com 33 e 21 anos, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando o homem sujeito à medida de coação de prisão preventiva e a mulher com apresentações semanais e proibição de contactos com os restantes intervenientes.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-29 17:42:16

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Cinco detidos por tráfico de droga em Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira

Por tráfico de droga, cinco pessoas, entre os 21 e os 42 anos, foram detidas pela GNR de Viseu. Uma mulher e quatro homens que, segundo a autoridades, cometeram o crime nos concelhos de Viseu, Mangualde, Sátão, Santa Comba Dão e Aguiar da Beira.
Segundo o Tenente Coronel João Marques, a investigação decorria há cerca de seis meses. Depois de vários mandados de busca, os militares do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde apreenderam 900 doses de haxixe, 175 doses de cocaína, 2,4 gramas de cetamina, armas brancas,  telemóveis, computadores, botijas de óxido nitroso, entre outro material. 
A investigação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Franca de Xira, do NIC de Santa Comba Dão, do Núcleo de Apoio Operativo e Tecnológico do Comando Territorial de Viseu e do Posto Territorial de Mangualde.
O Tenente Coronel João Marques garante que a GNR vai continuar a investigar com o objetivo de combater o tráfico de droga na região.

Local/Regional

Bispo de Viseu vai ao Vaticano dar conta, ao Papa Francisco, das preocupações da Diocese

O Bispo de Viseu vai estar com o Papa Francisco, no Vaticano, na próxima semana (de 20 a 24 de maio). Uma viagem dos bispos portugueses, no âmbito de um convite do Santo Padre, que acontece de cinco em cinco anos e em que é apresentado um relatório sobre a situação de cada Diocese.
De acordo com a Diocese de Viseu, trata-se de uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos fazem junto da Santa Sé e dos diversos organismos.
No relatório, relativo ao período 2015/2023, a Diocese de Viseu vai apresentar a evolução do trabalho pastoral dos vários organismos, abrangendo todas as paróquias e serviços, “sendo que a preocupação mais premente situa-se na realidade do mundo e da Igreja, no contexto social, incluindo as consequências provocadas pela Covid-19”.
Para D. António Luciano, a ida ao Vaticano, a primeira, vai acontecer num contexto de “grande emoção, surpresa, esperança e comunhão” com o Santo Padre e os responsáveis dos Dicastérios romanos. “Será um momento de comunhão e partilha entre os Bispos, de celebração e de visita às basílicas de Roma”, realçando a importância deste encontro como Pastor da Diocese de Viseu, que leva no seu coração os sentimentos e a esperança do povo de Deus que lhe está confiado e que apresentará ao Papa Francisco.
O Bispo de Viseu vai também participar na Jornada Mundial das Crianças, que se realiza nos dias 25 e 26 de maio, em Roma, onde acompanhará um grupo da Diocese de Viseu.

Local/Regional

Museu Nacional Grão Vasco assinala Dia Internacional dos Museus com visitas gratuitas (com áudio)

Música, teatro e visitas guiadas preenchem o Dia Internacional dos Museus, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, no sábado (18 de maio). Para assinalar a data, que coincide com os 20 anos da reabertura do museu  depois de obras de restauro, marca presença a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, antiga diretora do Grão Vasco, como dá conta a atual diretora, Odete Paiva.
Ao longo do dia de sábado estão previstas visitas guiadas, gratuitas, momentos musicais com o Ensemble Saxofones do Conservatório de Viseu e à noite há ainda teatro pelo Grupo OFF.
A acompanhar a ministra da Cultura vai estar também Eduardo Sotto Mouro, o arquiteto responsável pelas obras que estão a decorrer no Museu Nacional Grão Vasco.

Desporto

Futsal: Franklin Camargo vai jogar no Viseu 2001

O Viseu 2001 contratou Franklin Camargo, para representar a equipa sénior de Futsal, que vai disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão na próxima época desportiva 2024/2025.
O Ala/Pivot brasileiro, de 31 anos, atuou na temporada passada no GD Sendim onde conseguiu 17 golos em 10 jogos. O Viseu 2001 considera que Franklin Camargo é "um experiente reforço para a equipa".

Local/Regional

Empresas Gazela aumentaram no distrito de Viseu, em 2023

O distrito de Viseu conta com 19 empresas Gazela, relativamente a 2023. São mais seis do que em 2022.
O concelho com mais empresas distinguidas é Viseu com nove, seguindo-se Vouzela com três. Carregal do Sal surge com duas. Mangualde, Castro Daire, Sátão, Oliveira de Frades,  e Santa Comba Dão têm uma empresa Gazela.
Tratam-se de empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.
A região Centro conta com 135 empresas Gazela, o maior número dos últimos 12 anos, que empregam mais de 5. 854 pessoas e geram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros de exportações.
Os dados são do último estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2023.
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 22 de maio, pelas 19h30, em Vagos, e conta com a presença do Ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Local/Regional

Viseu: homem está desaparecido desde esta quarta-feira

Um homem de 63 anos está desaparecido, desde esta quarta-feira (15 de maio), na localidade de de Paçô - Lordosa, no concelho de Viseu. Segundo informações da GNR de Viseu, o paradeiro de José Lopes Oliveira Frade é desconhecido desde as 17h30.
Na altura do desaparecimento, o mesmo vestia casaco de fato de treino cinzento, t-shirt às riscas brancas e azuis e calças de fato de treino azuis”, explica a GNR.
Nas buscas estão envolvidos os bombeiros, a GNR com recurso a cães e a PSP.
“Pede-se, a quem tenha informações sobre o seu paradeiro, que entre em contacto com o Posto Territorial da GNR de Viseu, através do número 232 467 940”, acrescenta.