Figuras públicas promovem Centro de Portugal no projeto 'Experiências By...'

A Turismo Centro de Portugal apresentou o Projeto “Experiências By…”. É um projeto editorial, em que seis figuras reconhecidas dos portugueses assumem o papel de curadores em várias áreas e, nessa função, dão a conhecer percursos, viagens, memórias e recordações pelo Centro de Portugal. Em comum têm a sua origem ou ligação à região Centro.
Os roteiros podem ser descarregados, gratuitamente, no site do Turismo do Centro, em https://turismodocentro.pt/roteiros. O ritmo de publicação será semanal, sendo que o primeiro, da autoria da modelo e apresentadora Iva Lamarão, já está disponível.
Como explicou na apresentação Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “este é um projeto de sedução. Queremos seduzir os portugueses, através dos olhos dos nossos curadores”“O ‘Experiências By…’ é um projeto de posicionamento e divulgação daquilo que é o Centro de Portugal e surge no seguimento de um trabalho que temos vindo a fazer, de afirmação desta região como destino de primeira escolha para os portugueses e de referência para os turistas internacionais. Agradeço aos curadores, que tiveram a disponibilidade e amabilidade para fazer as suas escolhas no Centro de Portugal e as proporem aos portugueses”, destacou Pedro Machado.

Na área da “Gastronomia e Vinhos”, o curador escolhido foi o chef Diogo Rocha, detentor da única Estrela Michelin da região, atribuída ao restaurante Mesa de Lemos. No projeto “Experiências By…”, Diogo Rocha irá focar-se nas tradições gastronómicas e produtos-chave das 8 sub-regiões do Centro de Portugal, propondo um percurso relacionado com produtos certificados, receituário tradicional, mercados municipais, locais de comércio tradicional local, eventos associados à temática e restaurantes de referência. Na apresentação, Diogo Rocha explicou que tentou “selecionar comidas e vinhos que sejam representativos da região Centro”, embora sabendo que “esta é uma região que tem muita coisa, especialmente no que toca à mesa”“Com o roteiro que proponho, quero provocar em que nos visita a vontade de conhecer. Estou muito entusiasmado com a oportunidade de apresentar um projeto que orgulhe a região”, disse.

Na temática “Espiritual”, o curador escolhido foi o escritor Afonso Cruz, que vai apresentar um percurso relacionado com percursos de peregrinação, lugares de culto e lugares que convocam à espiritualidade. Na temática “Lifestyle e Inspirational”, a curadora é a modelo e apresentadora Iva Lamarão, que irá convidar para um percurso relacionado com as tendências da vida contemporânea. “É um privilégio integrar este projeto, porque a região Centro diz-me muito. Fiquei muito feliz por poder dar o meu contributo para um roteiro que entusiasme as pessoas a visitar a região e a conhecer alguns cantinhos que me são queridos. É um roteiro agradável e que espero que desperte a curiosidade para que quem não conhece vir descobrir esta zona tão bonita do país”, sublinhou Iva Lamarão.

A cantora e compositora Rita Redshoes é a curadora da temática “Cultura” e irá apresentar um percurso relacionado com a oferta cultural da região. “As minhas sugestões são pontos estratégicos, com os quais tenho uma ligação emocional e cultural, pois contribuíram para a munha carreira artística. Penso que vão aguçar a curiosidade das pessoas em visitarem um território tão bonito como este”, frisou a artista.

O tema “Natureza e Bem-estar” é da responsabilidade de Pedro Pedrosa, empresário especializado em desporto de natureza. Como curador, vai sugerir um percurso relacionado com o património natural com condições de visitação, paisagens e lugares que convocam à contemplação, a prática de trilhos e percursos. “É difícil fazer escolhas, uma vez que o Centro tem tudo numa só região. Somos privilegiados, porque em duas horas vamos do mar até ao ponto mais alto de Portugal continental e temos uma diversidade de paisagens e uma autenticidade das pessoas que já é rara. Vale mesmo a pena pegar numa bicicleta ou numas botas, deixar o carro e deixar-se levar pela natureza no Centro de Portugal e é isso que proponho no roteiro”, explicou Pedro Pedrosa.

Finalmente, Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo” e irá desafiar para um percurso relacionado com o património natural, associado à oferta de atividades desportivas.

 

Publicado por: Irene Ferreira
2021-07-30 11:00:02

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: comunidade é convidada a caminhar com 'Mochila às Costas, Sapatilhas no pé'

“Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está de regresso a Mangualde, a partir do dia 15 deste mês. O projeto da autarquia, que pretende incentivar a prática de exercício físico, acontece às terças-feiras às 20h00 até ao mês de julho.  No total, segundo a Câmara Municipal serão realizados doze percursos pela cidade, com duração aproximada de uma hora.
Centenas de pessoas têm participado na iniciativa, que já vai na 7ª edição.
O percurso ronda os cinco quilómetros, como sublinha a vereadora com o pelouro da Ação Social, Maria José Coelho. O “Projeto Mochila às Costas, Sapatilhas no pé” está integrado no Plano de Ação de 2024 da Rede Social de Mangualde, no âmbito do eixo V – Promover Estilos de Vida Saudáveis.
Os interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se através do formulário online Inscrição Mochila às Costas na Sapatilha no pé  

Local/Regional

Tondela: município aprova apoios a atletas e clubes de mais de 30 mil euros

O executivo municipal de Tondela aprovou, por unanimidade, os protocolos de apoio a associações desportivas e atletas do concelho no valor de mais de 31 mil euros.
O acordo referente ao Caramulo Racing Team, no montante global de 9.500 euros, visa subsidiar a atividade desportiva federada da coletividade para a modalidade de automobilismo, apoiar os pilotos federados da coletividade e a organização da Gala da Montanha.
Já o protocolo com o Clube Desportivo de Tondela tem o valor de 9 mil euros, numa verba destinada a auxiliar a atividade desportiva federada em 2024 na modalidade de hipismo.
Com a Associação Desportiva e Radical de Tondela foi aprovada uma ajuda de 7.500 euros para a atividade desportiva federada neste ano na modalidade de ciclismo e para a realização do Encontro Inter-Regional de BTT.
Por seu lado, foi dada luz verde ao subsídio de 1.500 euros para o Clube de Ténis de Tondela e que tem o objetivo de auxiliar a atividade desportiva federada da coletividade para a época 2024 na modalidade de ténis.
Ainda no desporto, foi aprovado um apoio de 2.200 euros para ajudar o piloto Pedro Duarte na participação no Campeonato de Ralis. O atleta Pedro Peixe receberá uma ajuda de 1.500 euros para participar em provas nacionais e internacionais de pesca. Já o piloto Filipe Matos será apoiado com 250 euros para alinhar no Campeonato de Ralis.

 

Desporto

Viseu recebe o Campeonato Nacional de Boccia - Individual - Masculino e Feminino

O Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu e o Pavilhão da Escola Infante D. Henrique, em Viseu, vão receber o Campeonato Nacional Individual de Boccia – Masculinos e Femininos, no próximo fim-de-semana, dias 11 e 12 de maio. Uma iniciativa da Associação Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral.
No evento vão estar, segundo a organização, 23 delegações, do país e ilhas, compostas por cerca de 70 atletas, 90 acompanhantes e 20 árbitros nacionais. Durante a competição, a Associação Mover Viseu e a Associação Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral vão homenagear o atleta paralímpico de Boccia, Fernando Costa, natural de Ferreira de Aves, no concelho de Sátão.

Desporto

Viseu: paralímpico Mário Trindade começou a competir em ténis em cadeira de rodas

Atleta paralímpico, Mário Trindade, residente em Viseu, estreou-se no Circuito de Ténis Internacional ao participar no 5º Trofeo Citta'di Cantu', em Itália, no início deste mês de maio.
O atleta do Viseu Royal Tennis Club, estreou-se no ténis em cadeira de rodas Internacional, na classe Quad (para pessoas com mais limitações), numa prova do circuito da ITF International Tennis Federation.
O primeiro encontro foi com um jogador italiano Massimo Girardello, 74º no Ranking Mundial, onde o atleta “viseense” venceu em dois sets no tie-break, 7-6¹, 7-6³, garantindo assim o avanço para os quartos de final, onde acabou por perder.
Na variante de pares, Mário Trindade fez dupla com o peruano Edwind Grandez, que defrontaram os italianos Davide Giozet e Massimo Girardello, que venceram a partida por 6-1, 6-2.
No próximo fim de semana, Mário Trindade volta a competir, mas no Circuito de Ténis em Cadeira de Rodas – TCR 4 no Jamor.

Local/Regional

Viseu: distrito conta, até fim de junho, com seis postos de vigia de deteção de incêndios(com áudio)

Os seis postos de vigia para prevenir e detetar incêndios, no distrito de Viseu, já estão ativos. Postos da responsabilidade da GNR e que integram a Rede Nacional, no âmbito da operação Floresta Segura.
Os postos estão localizados em Tarouca, Viseu, Mangualde, São Pedro do Sul, Tondela e Mortágua, como explica o Tenente João Marques, relações públicas da GNR de Viseu.
Ao todo são 24 vigilantes que se dividem pelas 24 horas do dia, nesta primeira fase, denominada de rede primária. A partir de julho, na segunda fase, o distrito de Viseu é reforçado com mais 13 postos de vigia e reforço de vigilantes.
O Tenente Coronel sublinha a importância dos postos de vigia para a deteção e combate precoce dos incêndios rurais.

Local/Regional

Idosos do distrito de Viseu encontram-se, esta quarta-feira, para uma 'matiné' dançante (com áudio)

Esta quarta-feira (08 de maio), a Danceteria Mamma Mia, em Viseu, vai abrir as portas para acolher numa tarde dançante, cerca de 500 seniores do distrito de Viseu.
Uma iniciativa do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, que tem como objetivo proporcionar momentos de convívio e valorização dos idosos e o intercâmbio entre instituições, como realça Vanda Rodrigues, educadora social.
Vanda Rodrigues realça que a dinâmica não se espera apenas durante a tarde, mas sim ao longo de toda a manhã, nas respetivas instituições, com a preparação dos “dançarinos” seniores.
A festa acontece a partir das 14h30.
É a segunda vez que o Centro Social Paroquial de Rio de Loba organiza um encontro do género. O primeiro aconteceu em 2019.