Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior. A narrativa bíblica não dá muitos detalhes sobre eles, apenas relata que eles foram visitar Jesus para adorá-lo e lhe entregar presentes, ouro, incenso e mirra.
Melchior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia. É ele quem oferece o ouro; Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso; Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.
O presente do ouro oferecido para Jesus mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei.
O presente do incenso mostra que os magos reconhecem naquela criança, o próprio Deus. O incenso era algo oferecido somente para as divindades.
O presente da mirra simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano. A mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento.
Os três reis representam as raças e os povos de todo o mundo.