Politécnico de Viseu mostra-se à comunidade, este sábado

Este sábado (20 de abril), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai estar de portas abertas para toda a comunidade.
Entre as 10h00 e as 19h00, o Multiusos do Politécnico vai mostrar as ofertas e atividades da instituição de Ensino Superior. Uma mostra que decorre na sequência dos Dias Abertos IPV 2024 nos quais os alunos puderam visitar laboratórios e espaços educativos das escolas superiores integradas e que contou com mais de mil alunos de várias escolas secundárias e profissionais do distrito de Viseu.
No edifício Multiusos, este sábado, vão estar representadas as escolas que coabermpõem o IPV, sendo que os alunos podem esclarecer dúvidas e obter informações.
De acordo com o Politécnico, a iniciativa conta ainda com diversas atividades paralelas, em espaços envolventes, desde sessões de informação sobre o acesso ao ensino superior, sessões de informação sobre a oferta formativa institucional, assim como divulgação dos apoios sociais.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-19 12:17:17

 

Foto: IPV

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Futebol: Carvalhais é Campeão Distrital da 1ª Divisão

O Carvalhais já garantiu a subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV), ao sagrar-se Campeão Distrital da 1ª Divisão, quando ainda faltam duas jornadas para o fim da temporada 2023/24.
A equipa do concelho de São Pedro do Sul, na última jornada venceu, em casa, o Santacombadense por 5-2.
A formação de Carvalhais conquistou, até agora, nesta Fase de Apuramento de Campeão 32 pontos em 12 jornadas, mais sete pontos que o segundo classificado que é o Carregal do Sal.

Desporto

Atleta viseense, Carlos Lopes, é homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal

O antigo atleta, Carlos Lopes, natural de Vildemoinhos (concelho de Viseu), vai ser homenageado pela Confederação do Desporto de Portugal. O campeão olímpico da maratona em Los Angeles, em 1984, vai receber o prémio Mérito Desportivo – Alto Prestígio.
O galardão é entregue na 27ª Gala do Desporto, numa altura em que passam 40 anos da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, nos Estados Unidos.
A Gala do Desporto de Portugal, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, acontece esta sexta-feira, dia 03 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
O evento pretende ainda eleger os vencedores dos prémios Desportistas do Ano de 2023.

Local/Regional

Banda de Penalva do Castelo assinala 200 anos desde esta quarta-feira e durante um ano (com áudio)

Arrancaram, esta quarta-feira (01 de maio), as comemorações dos 200 anos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
Os dois séculos de atividade são cumpridos em 2025, mas a coletividade quer estender a festa ao longo de um ano, como explica Anselmo Sales, o presidente da direção da banda.
Esta quarta-feira ficou marcada pela homenagem a antigos músicos e diretores da banda. Até ao final deste ano, já é conhecida a programação do aniversário. Estão previstos concertos, teatro, palestras, entre outras iniciativas, como realça Anselmo Sales.

Desporto

Ciclismo: equipa de Mortágua participa no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

A equipa de ciclismo de Mortágua, a Tavfer-Ovos Matinados, vai participar, a partir desta sexta-feira (03 de maio), no VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova que termina no domingo (05 de maio), na Covilhã, parte esta sexta-feira de Trancoso com mais de 130 corredores.
Com um pelotão onde figuram 19 equipas de seis países diferentes (Portugal, Espanha, Marrocos, Croácia, Roménia e Filipinas), serão percorridos mais de 520 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
Trancoso acolhe a partida que inaugura, esta sexta-feira, às 11h25, a 6.ª edição da prova. Pela frente vai estar uma viagem com 197,7 km até Mêda (16h05). A 2.ª Etapa, sábado, sai de Belmonte às 11h55, em direção ao Sabugal, com chegada à meta cerca das 15h31, após 151,7 km de percurso. Já domingo, a 3.ª Etapa tem partida em Manteigas (10h55), para um percurso com 171 km que tem a Covilhã como destino (14h58), cidade que vai coroar o vencedor de 2024.

Local/Regional

Viseu: Quinta da Cruz inaugura exposição 'Movimento do Traço', com espólio de José Mouga

A partir de sábado, 04 de maio, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu abre as portas a uma nova exposição sobre um dos nomes maiores da arte contemporânea dos séculos XX e XXI – José Mouga. 
Com curadoria de Luiz Antunes, bailarino, coreógrafo e, investigador, a exposição “Movimento do Traço” vai ocupar o edifício principal do Centro de Arte Contemporânea, permitindo ao público visitar uma seleção do universo visual de José Mouga. A mostra exibe um conjunto de 34 pinturas e 25 desenhos, que abrangem diversas fases e linguagens do percurso do artista plástico viseense.  
A concretização da exposição surge depois  do Município de Viseu ter iniciado em 2020 e, marcado em março de 2021, a primeira transferência de parte da obra do artista, do seu ateliê em Caxias para Viseu, no seguimento do protocolo de doação e depósito aprovado em fevereiro desse mesmo ano. 
O acordo estabeleceu as condições de doação e depósito pela família do espólio artístico de José Mouga à autarquia viseense, composto por pintura, desenho, escultura, cadernos de registo, entre outros com a intensão de criar um serviço de investigação e práticas artísticas através da constituição de uma reserva técnica visitável, que permitirá o estudo da obra, a sua salvaguarda e um conjunto de dinâmicas de investigação em torno do trabalho deste autor.
José Mouga nasceu em Viseu no ano de 1942. Faleceu a 27 de setembro de 2016, em Lisboa.

Local/Regional

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu

A Associação de Ténis de Mesa do distrito de Viseu vai continuar a ser liderada por Aquilino Rocha Pinto. O fundador avançou com a recandidatura para os próximos quatro anos e voltou a ser eleito, pela sétima vez. Tratou-se de candidatura única ao cargo.
Aquilino Pinto, refere que um dos objetivos nos próximos quatro anos é conseguir que a associação aumente o número de agentes desportivos inscritos e captar novos clubes que queiram criar secções de Ténis de Mesa federada.