O Teatro Viriato associa-se, a partir deste mês de outubro, à associação Amarelo Silvestre na iniciativa “Há lugar para mais 6”. A companhia sediada em Canas de Senhorim, dará boleia ao público do concelho de Nelas que queira assistir a espetáculos em instituições culturais fora do concelho, como é o caso do Teatro Viriato.
“A Amarelo Silvestre tem um ramo de ação muito importante que é a Biblioteca Amarelo Silvestre. Dentro desta Biblioteca têm surgido diversos projetos, todos eles relacionados com a leitura. Sempre com o objetivo de aproximar a população do concelho de Nelas à Amarelo Silvestre, mas também à cultura. A dada altura percebemos que temos uma carrinha de 7 lugares que é usada nas deslocações a outras instituições culturais e que estas deslocações podiam ser abertas à comunidade”, explica a responsável pela Mediação da Amarelo Silvestre, Rita Coelho. Para a companhia, esta é uma forma de proporcionar “boleia” às pessoas do concelho de Nelas que querem assistir a espetáculos de artes performativas, mas que, por diferentes razões, sejam elas económicas ou logísticas não o conseguem fazer.
Tendo em conta a missão de fomentar a participação da população de Viseu na atualidade artística, o Teatro Viriato associa-se à iniciativa com a atribuição de desconto de 30% nos espetáculos (exceção no caso dos espetáculos com preço único).
De acordo com o diretor artístico do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, “a estratégia de proximidade com a comunidade traçada para este ano é visível não apenas na programação. Há uma preocupação em fortalecer e estabelecer novas parcerias que permitam facilitar ou incentivar o acesso à cultura. Por isso, no Teatro Viriato conseguimos disponibilizar um conjunto muito alargado de descontos e preços especiais, facilitando o acesso às diferentes propostas da nossa programação”, refere.
Foto: Amarelo Silvestre