Viseu: Teatro Viriato apresenta programação variada durante o mês de maio

O mês de maio, no Teatro Viriato, em Viseu, vai contar com performances sobre o papel e o futuro da mulher na sociedade, peças de teatro que abordam o corpo, oficinas de música, novo circo e espetáculos de teatro para famílias, concertos de bateria, seminários sobre cinema vanguardista e espetáculos de teatro.  
A começar por sexta-feira, dia 03 de maio, às 21h00, o Teatro Viriato recebe o concerto “Sangue Suor”, um projeto a seis mãos e três baterias composto pelos músicos Rui Rodrigues, Susie Filipe e Ricardo Martins. 
A companhia Amarelo Silvestre estreia, nos dias 10 e 11 de maio, o espetáculo “Corpo Título”.  Com direção artística de Rafaela Santos, este é um espetáculo que conta com a participação da Dançando com a Diferença, numa coprodução com o Teatro Viriato, Teatro Académico Gil Vicente e Cineteatro Louletano. Um espetáculo sobre o Corpo. Para os mais novos, bebés, crianças e famílias, dia 11 de maio traz novamente ao Teatro Viriato a oficina de música “Tatabitato”, de Ana Bento e Bruno Pinto. 
Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu, nos dias 17 e 18, para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas. Desta vez, dão a conhecer Antónia Rodrigues, uma mulher à frente do seu tempo, que deixou a sua vila ao pé do Rio Vouga em busca de uma vida de aventuras, nomeadamente a bordo das caravelas portuguesas. 
Nos dias 23, 24 e 25, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “BU!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins. A artista materializa ironicamente, numa só boneca, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista.  
Ainda este mês, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, no dia 25. Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. A peça será apresentada no dia 29 para público geral e no dia 28 para turmas do ensino secundário e ensino superior.  
O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda/Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. É organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu.

Publicado por: Irene Ferreira
2024-04-30 14:38:55

 

"Sangue Suor" © Gonçalo Delgado

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Temperatura volta a subir nos próximos dias, na região de Viseu, e chuva dá tréguas (com áudio)

O tempo melhora ligeiramente a partir desta quarta-feira (22 de maio), apesar das nuvens que ainda persistem. A temperatura máxima também começa a subir, como explica a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A temperatura máxima começa a aproximar-se dos valores normais para a época do ano, mas a mínima vai continuar baixa, na região de Viseu, não ultrapassando os 10 graus ao longo desta semana.

Local/Regional

Nelas: aras votivas romanas vão integrar as reservas patrimoniais da autarquia

Depois de vários anos, o Município de Nelas anunciou a relocalização das aras votivas romanas, que, segundo a autarquia, estavam perdidas desde o final da década de 80. É objetivo da Câmara Municipal integrar as peças nas reservas patrimoniais da autarquia, em colaboração com a União de Freguesias de Carvalhal Redondo e Aguieira, que, de acordo com a autarquia, as recebeu de um dos habitantes da aldeia.
“Originalmente encontradas a servir de ombreiras num lagar em Carvalhal Redondo, as preciosas relíquias foram recolhidas no verão de 1985, resultando num artigo científico elaborado pelo ilustre arqueólogo João Inês Vaz. Este achado reveste-se de extrema importância para o concelho, atestando um denso povoamento na época romana”, explica.
A Câmara Municipal de Nelas acrescenta que as aras estão sob o devido acompanhamento do Serviço de Turismo e Património Cultural, “que irá catalogar os achados com vista a serem musealizados num futuro próximo, para usufruto da comunidade”.
As aras encontram-se temporariamente na sede da Junta de Freguesia, onde podem ser apreciadas pelo público.
Uma Ara é uma pedra aparelhada, geralmente prismática, com uma inscrição na qual o dedicante agradece a uma determinada divindade algum benefício ou graça concedida.

Local/Regional

Campanha 'Dê Troco a Quem Precisa' está a decorrer no distrito de Viseu

Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 11.ª edição decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão pode doar o troco das compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“Arredondando o seu troco numa farmácia aderente, pode impactar pessoas carenciadas no acesso ao medicamento. Para isso, participe na 11ª Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias aderentes do nosso distrito”, explica Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde.
“De 20 a 29 de maio participe na Campanha “Dê troco a Quem Precisa” numa farmácia aderente do distrito de Viseu. Ao fazê-lo está a apoiar quem mais precisa no acesso à medicação de que necessita para viver. Ajude-nos a fazer a diferença.”, explica Catarina Caçador, farmacêutica da Farmácia Espinho Petrucci, em Mangualde.
No distrito de Viseu, existe uma rede de 42 farmácias abem: à qual mais de 590 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos médicos. Atualmente, a Rede abem: conta com 10 entidades referenciadoras no distrito de Viseu, nomeadamente a Conferência de Nossa Senhora do Viso, a Junta de Freguesia de Viseu, os municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Penedono e também o município de Viseu.
O troco pode ser doado na Farmácia A Medicinal (Viseu), Farmácia Augusta (Tarouca), Farmácia Avenida, Farmácia Grão Vasco, Farmácia Marques e Farmácia Moderna (Viseu), Farmácia Batista Ramalho (Armamar), Farmácia Espinho Petrucci (Mangualde), Farmácia Monteiro (Santa Comba Dão) e Farmácia Tavares (São João da Pesqueira).

Local/Regional

Associação dos Trabalhadores da Minas de Urânio reúne com grupos parlamentares, esta quarta-feira

Com o objetivo de exigir a abertura de um inquérito ao processo de descontaminação das casas da Urgeiriça, a Associação dos Trabalhadores da Minas de Urânio, ATMU, reúne, esta quarta-feira (22 de maio), com os grupos parlamentares do PCP, BE, PSD e PS.
António Minhoto, o presidente da ATMU, lembra que a resolução de descontaminação foi aprovada na Assembleia da República em 2018 e ainda não foi concluída. 
O responsável fala mesmo em incúria do Governo e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Local/Regional

Projeto 'Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões' leva alunos da região a diversos locais

No âmbito do projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões", a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a levar mais de 3500 alunos de escolas da região a conhecer locais com especial interesse pedagógico nos 14 municípios do território. 
Com cerca de 100 visitas de estudo previstas, o projeto "Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões" foi desenvolvido com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos em contexto educativo fora da sala de aula. Ao proporcionar a descoberta de diferentes locais e espaços da região, promove a aquisição de competências curriculares transversais, através de uma visão educativa, cultural e lúdica.
O projeto “Descobre e Aprender em Viseu Dão Lafões” está inserido no programa “Valoriza-te!”, no âmbito do Plano Inovador de Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, candidatura apresentada pela CIM Viseu Dão Lafões e pelos 14 municípios associados. 
 

Locais a visitar nos 14 municípios:
Aguiar da Beira: Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro e da Castanha; Trilogia Monumental de Aguiar da Beira
Carregal do Sal: Carnaval de Cabanas de Viriato; Núcleo Museológico das Escolas Primárias de Carregal do Sal; Monumentos Megalíticos; Casa do Passal 
Castro Daire: Centro de Interpretação de Montemuro e Paiva; A Última Rota da Transumância; Empresa Ervital; Clube de Caça e Pesca de Castro Daire
Mangualde: Empresa Stellantis Mangualde; Patronato – Pastelaria do Complexo Paroquial de Mangualde; Palácio dos Condes de Anadia; Aldeia de Tibaldinho
Nelas:  Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão; Fundação Lapa do Lobo
Oliveira de Frades: Rota dos Rios e Levadas; Museu Municipal e Passeio Histórico por Oliveira de Frades; Barragem de Ribeiradio; Roteiro da Serra do Caramulo
Penalva do Castelo: Forno Comunitário de Sangemil; Casa da Ínsua; Roteiro Arqueológico; Caminho dos Galegos
Santa Comba Dão: Escolinha de Cadetes e Infantes - Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão; Ecopista do Dão
São Pedro do Sul: Bioparque de Carvalhais; Termas de São Pedro do Sul e Balneário Romano; Roteiro Arquitetónico e Histórico; Mosteiro de São Cristóvão de Lafões
Sátão: Convento de Santa Eufémia; Empresa Cerutil; Rota do Míscaro; Capela de Nossa Senhora da Esperança
Tondela: Museu do Caramulo; Olarias de Molelos; Museu Terras de Besteiros; Empresa HUF
Vila Nova de Paiva: Parque Botânico Arbutus do Demo; Centro Municipal de Trail; Museu Rural de Pendilhe; Percurso Aquilino Ribeiro
Viseu: Museu Nacional Grão Vasco; Museu do Quartzo
Vouzela: Circuito com História; Centro Português de Sustentabilidade; Reserva Botânica de Cambarinho e Mata da Penoita; Circuito das Torres Medievais

Local/Regional

Quer ser voluntário para a recolha de alimentos no fim-de-semana? Ainda pode inscrever-se

A pensar na campanha de recolha de alimentos, agendada para o próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de maio, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu continua a aceitar voluntários.
De acordo com a presidente da instituição, Fátima Ribeiro, são necessários voluntários motoristas, voluntários para o armazém e para os pontos de recolha dos alimentos nos supermercados.
As inscrições podem ser feitas através do site do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu ou através dos contactos disponíveis na internet.