O Teatro Viriato, em Viseu, celebra o Dia Mundial do Teatro, esta quarta-feira, 27 de março, às 21h00, com uma masterclass centrada no espetáculo “Dolo”, do encenador Fraga.
Peça que estreou em 2023 também a propósito do Dia Mundial do Teatro e que retrata uma história que há décadas marca o imaginário coletivo dos viseenses.
“Nesta masterclass, pretende-se partilhar com o público as histórias dos bastidores e de desenvolvimento da peça, assim como os momentos de criação entre autor e intérprete”, explica o Teatro Viriato.
A partir do crime da «Poça das Feiticeiras», Fraga escreveu “Dolo”, um texto dramático, que expõe o sucedido, recorrendo às declarações prestadas em julgamento, às memórias populares e à fabulação ficcional. A masterclass começa com a encenação de um excerto da peça “Dolo”. De seguida é exibido um pequeno vídeo documental sobre o processo de criação. E termina com uma conversa com o encenador e na qual serão também oradores o diretor do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, e a Juíza Desembargadora no Tribunal da Relação de Lisboa, Rute Sobral.
"Dolo" © Carlos Fernandes