Esta sexta-feira (08 de dezembro) arranca o Viseu Natal, com um programa alargado na cidade e nas freguesias do concelho até 07 de janeiro. No Rossio e na Rua Direita, o Mercado de Natal abre ao público a partir das 10h30, com oferta de produtos da região. Também a Aldeia do Pai Natal, na Rua Direita (espaço exterior do Palácio dos Silveiras), receber os mais novos e as famílias de manhã, em clima mágico de festa e largada de neve.
O município preparou uma verdadeira Aldeia do Pai Natal. Além de o principal habitante estar por lá a ouvir os desejos de Natal dos mais pequenos, a aldeia acolhe, diariamente, vários momentos de largada de neve. Complementarmente, há ainda a Oficina do Pai Natal, no nº71 desta Rua, mesmo junto ao Largo Mouzinho de Albuquerque, com atividades criativas imperdíveis.
Ainda para o público infantil, o Pavilhão Multiusos de Viseu vai receber figuras bem conhecidas entre as crianças. O espetáculo musical “O Panda e os Caricas no Mar” realiza-se esta sexta-feira, às 11h00 e às 15h00.
No primeiro dia do Viseu Natal, as pessoas podem contactar com a Oficina de Serigrafia Itinerante, da Centropontoarte, e levar o saco personalizado ou ouvir músicas de natal pelas quatro vozes dos Christmas Friends. Já no sábado, os Duendes do Circo trocam os brinquedos por malabarismos e acrobacias impressionantes. No domingo, as Travessuras em Natal de dois elfos vão fazer do Natal uma festa inesquecível.
O espírito natalício estende-se também às várias freguesias do concelho, através da iniciativa Cantando o Natal. Esta sexta-feira, a Igreja de Gumirães acolhe a Tuna da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e o Grupo Coral Lopes Morago, pelas 15h00. Uma hora depois, a Igreja Matriz de Boa Aldeia recebe o Grupo de Cantares de Boa Aldeia e a Tuna Nova de Passos de Silgueiros. No primeiro dia do Viseu Natal, está ainda agendada a atuação do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros e do Coral CARDES, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Loureiro de Silgueiros.
Já no sábado, as melodias da quadra chegam à Igreja Matriz de Cavernães, com o Agrupamento de Escuteiros 1235 de Cavernães e o Grupo Coral Lopes Morago, pelas 21h00. No domingo, a Igreja Matriz de Fragosela dá espaço às atuações do Agrupamento de Escuteiros 1063 de Fragosela e do Coro Mozart, às 15h30. Ao final da tarde, pelas 17h 30, a Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago acolhe a Teletuna e o Coro Azul.