Hospital de Viseu reforça que Centro de Radioterapia fica concluído em 2023

O futuro Centro de Ambulatório e Radioterapia de Viseu tem vindo a ser tema divergente entre o PSD e o PS. O Partido Social Democrata acusa o Partido Socialista de se aproveitar do projeto neste ano de eleições autáquicas e lançar, com informações do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), o ano de 2023 como conclusão da construção da unidade. O PSD refere que essa data não vai ser possivel, uma vez que "o Governo tem mostrado que desconhece essa pretensão".
Face às últimas notícias veiculadas sobre o novo Centro de Ambulatório e Radioterapia, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu esclarece, em comunicado, que o projeto de arquitetura para a construção do novo Centro de Ambulatório e Radioterapia "está concluído" e que já "mereceu aprovação por parte da Administração Regional de Saúde do Centro".
O CHTV refere ainda que o equipamento para a Radioterapia foi já validado pelo Instituto Português de Oncologia de Coimbra, com quem o CHTV "fechará acordo de colaboração até ao final do presente mês de julho" Também toda a documentação a entregar à Câmara Municipal de Viseu "está finalizada e será entregue nos próximos dias, tendo em vista a emissão das devidas licenças". "Até final do mês de julho serão emitidos os pareceres do Conselho Fiscal e do Revisor de Contas e no início do mês de agosto, será submetida na plataforma de investimentos do Serviço Nacional de Saúde a documentação exigida, tendo em vista a aprovação por parte da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)", explica o Conselho de Administração da unidade hospitalar.
Na nota de imprensa pode ainda ler-se que está em curso o projeto de execução e respetivas especialidades, o qual ficará concluído durante mês de agosto, conforme a calendarização prevista para o investimento.
"Nas próximas semanas, o CHTV vai reunir com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, de modo a ser aberta, ainda em agosto de 2021, a respetiva candidatura de financiamento a fundos comunitários, através do Programa Operacional do Centro (POCENTRO), no âmbito do quadro comunitário 2020, explica acrescentando que o Centro Hospitalar prevê estar em condições de começar a obra do novo Centro de Ambulatório e Radioterapia "em 2022, estando a sua conclusão prevista para 2023".  


Publicidade

 

 


2021-07-15 16:44:12
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Tribunal de Viseu adia leitura de acórdão de presidente da Câmara de Tondela

O Tribunal de Viseu adiou, esta sexta-feira (22 de outubro), a leitura do acórdão relativo ao caso que envolve o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus (PSD), acusado de ter recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias.
A leitura do acórdão "foi adiada por motivos de saúde da juiz presidente do coletivo", disse uma fonte do tribunal.
Nos próximos dias, "será designada nova data" para essa diligência, acrescentou.

 

Política

Mangualde: JS com eleições a 30 de outubro. Renato Albuquerque avança com recandidatura (com áudio)

A Juventude Socialista (JS) de Mangualde vai a eleições no final deste mês de outubro. Recandidata-se ao cargo Renato Albuquerque que se apresenta como candidato único. Para os próximos dois anos a aposta é na formação política e no reforço da militância. À Dão Digital, Renato Albuquerque justifica a recandidatura.
As eleições estão marcadas para dia 30 de outubro.

Local

Covid-19: três turmas da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, em isolamento (com áudio)

Três turmas da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, e dois professores estão em isolamento profilático, depois de três alunos e uma professora terem testado positivo ao novo coronavírus.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Agnelo Figueiredo, faz o ponto de situação.
Os três alunos e a professora infetados regressam à escola no início de novembro. O diretor do agrupamento apela calma à comunidade escolar.
Também nas Piscinas Municipais estão quatro turmas de crianças e uma de adultos em isolamento, depois de na quarta-feira (20 de outubro) um professor de natação ter testado positivo.
Na quinta-feira, a Câmara Municipal de Mangualde deu conta de 21 novos casos de Covid-19, no concelho, relativamente às últimas 24 horas. Esta sexta-feira surgiram mais seis infetados.
Nesta altura, no concelho, há 29 casos ativos.

Local

Mangualde: feira promove a adoção animal, este sábado (com áudio)

Este sábado (23 de outubro) decorre em Mangualde a ”Feira de adoção” de animais de companhia. São cães provenientes do CROI (Centro de recolha oficial intermunicipal de animais de companhia, localizado no concelho de Sátão.
Um serviço intermunicipal que abrange os concelhos de Mangualde, Sátão, Penalva do Castelo e Aguiar da Beira.
O objetivo passa por sensibilizar a população para a adoção, como explica Rui Costa, vereador na autarquia de Mangualde.
Rui Costa considera que é necessária uma maior aposta na sensibilização para a adoção de animais.
A iniciativa tem lugar em frente ao edifício da Câmara Municipal entre as 14h30 e as 17h30. Segundo a autarquia, o animal adotado é entregue gratuitamente esterilizado, vacinado e identificado com microship.

Local

Mangualde: Universidade Sénior reabre esta sexta-feira

Arranca esta tarde de sexta-feira (22 de outubro) mais um ano letivo na Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde. Ao longo dos próximos meses dezenas de alunos sénior vão frequentar cerca de 15 disciplinas.
Para o presidente do Rotary Clube de Mangualde, Luis Fraga, a Universidade Sénior é uma mais valia.
Segundo o diretor da Universidade Sénior, João Carlos Alves, o arranque fica marcado com uma cerimónia de homenagem.

Cultura

Sátão: 'Amália: uma história de vida' para ver, no domingo, no Cineteatro Municipal

O Cineteatro Municipal de Sátão recebe o concerto "Amália: uma história de vida", no domingo, dia 24 de outubro, às 17h00. A Vox Angelis apresenta um espetáculo multimédia com a história de vida e com os principais Fados que imortalizaram a voz de Amália. De natureza histórico-musical, o evento faz parte das comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Amália Rodrigues e é realizado no âmbito da candidatura "Culturas do Dão", realizada pelo Pelouro da Cultura do Município de Sátão.
Os bilhetes (gratuitos e limitados) de acesso estão disponíveis na
bilheteira do Cineteatro Municipal.