GNR reforça patrulhamento para prevenir os incêndios florestais

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar o patrulhamento e a vigilância terrestre no território continental, face ao agravamento do risco de ocorrência de incêndios rurais previsto para os próximos dias em 14 distritos.

O reforço do “patrulhamento e o esforço de vigilância terrestre em todo o território nacional, em coordenação com as demais entidades, no intuito de prevenir a ocorrência de ignições”, foi anunciado hoje pela GNR em comunicado.

A medida é justificada pelo agravamento do risco de incêndios rurais previsto para os próximos dias e à declaração conjunta da situação de alerta para 14 distritos: Viseu, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Vila Real.

Tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, a situação de alerta e as medidas de caráter excecional entraram em vigor às 12h00 do dia de hoje (13 de agosto) e irão prolongar-se até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 16 de agosto.

Durante esse período, nos 14 distritos, é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

É também proibida a realização de queimadas ou a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, como motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

As medidas incluem ainda a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Laranja pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

No comunicado, a GNR esclarece que de fora da proibição ficam os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de caráter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição.

A extração de cortiça por métodos manuais e a extração (cresta) de mel, constam também das exceções, desde que realizadas sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material incandescente ou gerador de temperatura.

São também permitidos os trabalhos de construção civil, “desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural”, como referido no comunicado.

Face ao risco da ocorrência de incêndio, a Guarda Nacional Republicana reforça os conselhos para que as populações evitem fumar ou fazer lume, fumigar ou desinfestar apiários, bem como que utilizem tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Em caso de incêndio deve ligar-se de imediato para o 112, lembra a GNR , salientando que quem verificar a presença de pessoas com comportamentos de risco, deve reportar de imediato às autoridades.

Publicado por: Irene Ferreira
2021-08-13 15:27:48

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Ruas de Viseu ficam condicionadas, na tarde desta segunda-feira, devido ao desfile académico

As ruas da cidade de Viseu recebem na tarde desta segunda-feira (29 de abril), o tradicional desfile académico, inserido na Semana Académica. O cortejo vai passar pela Av. 25 de Abril, Rua Gaspar Barreiros, Rua D. António Alves Martins, Rotunda de Santa Cristina, Av. Capitão Silva Pereira, Rotunda de Santo António, Avenida dos Capitães e Largo da Feira Semanal.
Por esse motivo, diversas ruas vão ficar interditas à circulação automóvel. De acordo com a PSP de Viseu, são cortadas/condicionadas, entre as 12h00 e as 18h00, as seguintes artérias: Rotunda Paulo VI; Avenida 25 de Abril; Rua Alexandre Herculano; Rua Bernardo Pais de Almeida; Rua Nuno Álvares Pereira; Rua José de Oliveira Berardo; Rua Dr. António Esteves Correia; Rua João de Deus Avenida Infante D. Henrique; Rua Mendonça; Rua Calouste Gulbenkian Rotunda do Rossio; Rua Gaspar Barreiros; Largo General Humberto Delgado; Rua D. António Alves Martins; Rua Cimo de Vila; Rua do Serrado; Avenida Monsenhor Celso Tavares da Silva; Rua 5 de outubro Rotunda Santa Cristina; Avenida Capitão Silva Pereira; Rua João Mendes; Rua Maria do Céu Mendes; Rotunda Santo António; Avenida Emídio Navarro; Avenida dos Capitães; Rua do Arco e Largo Major Monteiro Leite.
A PSP explica que o condicionamento será feito entre as 12h00 e as 18h00 na Avenida 25 de abril e ruas adjacentes, e no restante percurso a partir das 13h00, até às 18h00, “podendo este período ser alterado, com o desenrolar do evento”.
Como alternativa, a PSP aconselha os automobilistas a utilizarem a circunvalação.

Local/Regional

IP avança com eletrificação da Linha da Beira Alta, no troço entre Santa Comba Dão e Mangualde

A partir desta segunda-feira (29 de abril), arranca a eletrificação da Linha da Beira Alta, no troço entre Santa Comba Dão e Mangualde. De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) tem início o processo de colocação em tensão elétrica da catenária a 25 mil volts entre as estações de Santa Comba Dão e Mangualde, para realização de ensaios.
Através de um aviso, a empresa pública alerta para os perigos decorrentes de fenómenos elétricos associados, e que resultam da tensão elétrica utilizada, a existência de corrente elétrica nos carris e indução eletromagnética e influência elétrica. 
“Qualquer contacto acidental, ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jato de água, apresenta riscos de eletrocussão”, explica, acrescentando que qualquer cabo caído no solo também deve ser sempre considerado em tensão.

Arte e Cultura

Mangualde: poesia e música encerram, domingo, programação do '25 de Abril' na Biblioteca Municipal

As comemorações dos 50 anos do “25 de Abril”, terminam, em Mangualde, no domingo (28 de abril). A fechar a programação, o palco da Biblioteca Municipal acolhe um momento de declamação de poemas, alusivos à “Revolução dos Cravos”, por alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde e o concerto “Musica de Abril” pela Orquestra Juvenil + Música.
O coordenador da orquestra, Vitor Mendes, explicou à Dão Digital que a iniciativa é uma mais valia porque serve para mostrar aos mais novos a importância do 25 de Abril.
A Orquestra Juvenil + Música existe há cerca de uma década e conta com alunos e ex alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
No domingo, o concerto, de entrada livre, está agendado para as 16h00 com transmissão em direto no facebook da Rádio Dão Digital.

Local/Regional

Distrito de Viseu com aviso amarelo devido à previsão de neve. Aguaceiros marcam o fim-de-semana

Devido à previsão de queda de neve, o distrito de Viseu fica sob aviso amarelo a partir das 21h00 desta sexta-feira até às 12h00 deste sábado (26 e 27 de abril). De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a cota situa-se acima de 1100 metros.
A par da previsão de neve, para a região de Viseu está ainda previsto, para este sábado, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do fim da manhã, com aguaceiros, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo. O IPMA prevê também uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.
Para domingo, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, em especial durante a tarde, com possibilidade de aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. A temperatura volta a descer ligeiramente.

Desporto

Jogos Desportivos de Viseu 2.0 arrancam este fim-de-semana

Os Jogos Desportivos de Viseu 2.0 estão de regresso. Entre este sábado (27 de abril) e  28 de julho, a Cidade Europeia do Desporto volta a acolher o evento. Este ano, a iniciativa conta com 27 modalidades, para os jovens dos 5 aos 15 anos. Destaque para dez novas modalidades: Aikido, Atletismo, Dança, Disc Golf, Duatlo, Ginástica, GoalBall, Jiu-Jitsu, Laser Run e o Tiro com Arco.
A par das dez novas modalidades, os mais novos podem ainda contactar com outras, como é o caso do Andebol, do Arborismo, do Basquetebol 3x3, do BTT XCO, do Desporto Adaptado, do Futebol de 7, do Futsal, do Hipismo, do Hóquei em Patins, do Judo, da Natação, da Orientação, da Patinagem, do Ténis, do Ténis de Mesa, do Voleibol de Praia e do Xadrez.
As instalações desportivas de gestão municipal, como é o caso do Pavilhão Desportivo do Fontelo, do Pavilhão Cidade de Viseu ou dos campos que integram o Parque Desportivo do Fontelo, continuam a ser palco privilegiado para a realização das atividades.

Local/Regional

Oliveira de Frades assinala Dia Europeu da Cultura Megalítica com visitas ao Dólmen de Antelas

O Dia Europeu da Cultura Megalítica é comemorado este domingo (28 de abril) e pretende a divulgação e valorização do Património Megalítico.
Nesse sentido e de forma a assinalar a data, o Museu Municipal e o Município de Oliveira de Frades promovem visitas guiadas à catedral do neolítico, o Dólmen de Antelas, considerado um dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa, classificado como Monumento Nacional em 1990. As visitas acontecem durante a manhã de deste domingo.